Teoria estruturalista

Categories: Trabalhos

0

Em termos de desenvolvimento das escolas ou teorias da administração, a escola clássica é a mais velha, tendo se iniciado com a teoria da Administração Científica, de Frederic W. Taylor. Que se baseava na estrutura formal e nos processos das organizações. As pessoas eram vistas como instrumentos de produção e utilizadas para alcançar a eficiência para a organização. Henry Ford representa a contribuição da indústria para a formação da teoria clássica da administração.

Era um empresário com visão prática, que buscava a eficiência, numa fábrica de automóveis. A empresa, na visão de Ford, do mesmo modo que na de Taylor, divide se em dois níveis distintos: planejamento e Swipe nut execução. No planeja e o próprio trabalho; crs o trabalho que lhes é Swip to page dirige a empresa”. De a métodos de Taylor, q oram os métodos s apenas efetuam “o trabalho é que a oposição aos cia e os sindicatos trabalhistas, pois os trabalhadores se julgavam ameaçados nos seus privilégios e comodismos.

Na teoria da burocracia, se buscava a racionalidade técnica requerida para projetar e construir um sistema administrativo baseado no estudo exato nos tipos de relacionamentos humanos ecessários para expandir a produtividade. Ela abriu uma nova visão na perspectiva administrativa, introduzindo o estudo do seu aspecto institucional, partindo da política, direito e sociologia. Ou seja, é encontrada em diversas organizações, organizações, como política, religião, negócios, militarismo e educação.

A escola da administração científica dirigiu o foco para análise das atividades físicas do trabalho, enquanto a teoria administrativa e a teoria da burocracia tinham a ênfase na estrutura organizacional e nos processos da organização humana. A administração científica foi o ponto de transição para os precursores da administração para a escola Clássica. As pesquisas de Hawthorne representam a passagem da escola clássica para as escolas das relações humanas, continuando nessa evolução, veio à escola chamada Sistêmica, sendo o estruturalismo uma nova visão no campo administrativo.

No Ilvro de Geraldo R. Caravantes, ele descreve a síntese sobre estruturalismo segundo Amitai Etzioni, que diz que a administração científica e a das relações humanas eram em certos aspectos opostas, os fatores que uma escola considerava ritico e cruciais, a outra simplesmente ignorava. Entretanto elas tinham um ponto em comum, a busca de racionalidade por parte da organização e a busca de felicidade de parte do individuo. Acreditava que a organização mais eficiente seria também a mais satisfatória, pois priorizava tanto a produtividade quanto o pagamento do indlviduo.

A abordagem estruturalista é uma síntese da escola clássica (formal) com a escola de relações humanas (informal). Um dilema organizacional era que “o inevitável conflito entre os objetivos organizacionais e as necessidades individuais, pode ser reduzido, mas não eliminado. O estruturalismo introduz uma nova lógica, integrativa para tratar da organi estruturalismo introduz uma nova lógica, integrativa para tratar da organização do individuo. Em segundo lugar, novos temas que antes recebiam pouca atenção, como conflito, alienação e poder, passaram a encontrar guarida nesta teoria.

Em terceiro lugar, o estruturalismo passa a preocupar se não apenas com as organizações industriais, mas abre um novo leque de opções: hospitais, prisões, escolas, universidades, entre outras, são organizações que passaram a ser objeto de estudo por parte dos estruturalistas. Cremos que a proposta da Abordagem Estruturalista fica rigorosamente clara a partir das palavras de Etzioni, na abertura de seu livro Organizações complexas: “encontrar um equilíbrio entre os elementos raconals e não racionais do comportamento humano é um problema essencial da vida moderna, da sociedade e do pensamento. ? também o problema essencial da teoria das organizações. ” Assim, a análise organizacional ampliou suas preocupações para incluir: * Tanto a organização formal quanto a informal, bem como suas inter-relações; * O objetivo e o alcance dos grupos informais as relações esses grupos dentro e fora da organlzação; * Tanto os níveis mais altos como os mais baixos na organlzaçao; * Tanto as recompensas materiais como as não – materiais; * A interação da organização com seu ambiente; * Tanto organizações de trabalho como as outras, de natureza diferenciada.

Vejamos um pouco sobre os precursores do estruturalismo. O nome de maior projeção do estruturalismo é Amitai Etzioni, que deve sua proeminência ao fato de ter ocupado em analisar o estruturalismo é Amitai Etzioni, que deve sua proeminência ao fato de ter ocupado em analisar os fundamentos das escolas orrentes até então conhecidas (clássica, cientifica, da burocracia e das relações humanas) e, julgando – os insatisfatórios, ele formulou uma síntese do que considera válido, ao que denominou estruturalismo.

Etzioni desenvolveu uma tipologia de organização e examinou como o envolvimento individual com uma organização e o tipo de poder nela predominante interage para explicar o consentimento ao poder. Ele estava preocupado com as razões pelas quais pessoas respondem nas organizações mais do que confiam nos conceitos de propriedade. A visão segundo Blau e Scott (1970) sobre o estruturalismo, se aseia no conceito de beneficiário principal, isto é, daqueles que se beneficiam da existência da organização, de modo, inclusive, a interferir nas suas estruturas e definições.

Para Blau e Scott existem quatro categorias e beneficiários de uma organização formal: Os próprios membros da organização (participantes); – Os Proprietários ou mandatários, dirigentes e acionistas da Organização; -Os clientes; – O público em geral. Assim, passaram a definir quatro tipos básicos de Organização: – Associações em benefícios mútuos: os membros da organização são os beneficiários principais. Ex: Cooperativas, sindicatos. – Organizações de interesses comerciais: os proprietários, mandatários e acionistas são os principais beneficiados.

Ex: empresas privadas. – Organizações de serviço: Os clientes e a sociedade são os pnnclpals beneficiados. Ex: hospitais, escolas. -o de serviço: Os clientes e a sociedade são os principais beneficiados. Ex: hospitais, escolas. – Organizações de Estado: o publico em geral são os principais beneficiados. Ex: correios, instituições jurídicas. A classificação de Blau e Scott é limitada no que se dizem respeito a diferentes tecnologias e estruturas. São simples e unidirecionadas.

Comparando-a com outras teorias temos: ADM CIENTÍFICA trata das relações do trabalhador com seu trabalho, ênfase no relacionamento homem – maquina. Pode ser pensada num sentido de comparação como “da base para o topo”, defendendo um estudo detalhado, indutivo, sobre cada tarefa, para determinar como ela poderia ser feita mais eficientemente. ADM ADMINISTRATIVA E DA BUROCRACIA enfatizaram os princípios e funções da administração, considerada uma teoria “do topo para base”. São menos empíricas, mais dedutivas, com modelos prescritivos, não baseados em estudos particulares.

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS foi construída com base na teoria clássica, foi transferida para ênfase nas pessoas que fazem parte das organizações, Taylor dava ênfase na tarefa, Fayol na estrutura e Weber na autoridade. Esta teoria fazia os gerentes mais sensíveis às necessidades dos empregados TEORIA ESTRUTURALISTA marcou por implicar o sentido das organizações num sentido mais amplo e integral. Foi talvez a primeira abordagem a reconhecer a importância do conceito de sistema aberto, isto é, da interação entre instituições humanas e o ambiente onde elas se inserem.

Sociedades anonimas

0

3. CONSTITUIÇÃO DA COMPANHIA Qualquer que seja o modo de constituição deve-se atender ao art. 80 e 81 da Lei.

Read More

4894899

0

PROVIDED AUTOMATED STORAGE/RETRIEVAL SYSTEMS (AS,’RS) A PRODUCT SECTION OF THE MATERIAL HANDLING INDUSTRY ENHANCING ASSET MANAGEMENT AND PROFITABILITY WITH AUTOMATED

Read More