Teorias da administração

Categories: Trabalhos

0

Teoria Clássica da Administração No século XX já existia uma visão para a implantação e a inspiração de uma ciência administrativa, onde havia muitas empresas com baixos rendimentos, poucos recursos e insatisfação dos operários, isso levou a divisão do trabalho entre os que só pensam e os que pratlcam então foram estudadas novas maneiras de trabalho. Em meio a essa turbulência Frederick Taylor desenvolvia a administração estudando os problemas dos serviços públicos na escola superior de guerra do país.

A teoria clássica se caracteriza pela ênfase na estrutura que a organização everia possuir para ser eficiente, partia da organização e da to view estrutura como um t as partes envolvidas, ssc PACE 1 orfi pessoas como execu es Teoria da Burocracia O termo -ência de todas ntos, seções ou nte de cargos. pnmelra vez por, Max Weber para descrever uma cultura e a estrutura de uma empresa rigidamente fixada. A teoria da burocracia nasceu da necessidade de saber sobre a hierarquia, como funcionavam as regras e regulamentos e também a forma de sobrevivência em longo prazo.

Mesmo aplicada com um sucesso relativo em muitas organizações a burocracia não foi tão eficaz devido a muita gente ão concordar com ela, a rigidez em sua estrutura, impedindo as inovações e criatividades. Teoria Estruturalista A teoria estruturalista su Swipe to vlew next page surge como uma nova forma da teoria da burocracia e também com um pouco da teoria de relações humanas adequando uma transformação em relação à organização formal, privilegiando a abordagem comparativa. Foi um processo fundamental para grandes desenvolvimentos, inevitáveis e muitas vezes indesejáveis, que envolve projetos positivos e negativos.

O Estruturalismo se preocupa com o todo e com relacionamento das partes na contribuição do todo. ? um método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos em reação a uma totalidade, salientando o seu valor de posjçao. (CHIAVENATO, 1983, P321). Teoria das Relações Humanas Foi uma experiência que Elton Mayo desenvolveu em Hawthorne em 1937, na empresa de equipamentos e componentes telefônicos onde percebeu que os trabalhadores eram conduzidos pelo cansaço, excesso de trabalho, acidentes no trabalho e más condições de trabalho.

A experiência foi dividida em fases, a primeira fase, os pesquisadores observaram dois grupos de trabalhadores que executavam o mesmo serviço, porém com iluminações diferentes. Um grupo trabalhava sob iluminação constante enquanto outro trabalhava sob iluminação varável, quando a iluminação aumentava produziam mais e quando a iluminação diminuía produziam menos. Perceberam que o fator psicológico influenciava na produção mais que o fisiológico. Na segunda fase, mudaram o local de trabalho, a forma de pagamentos, estabeleceram pequenos intervalos de descanso e distribuíam lanches leves nesses intervalos.

Perceberam en estabeleceram pequenos intervalos de descanso e distribuíam lanches leves nesses Intervalos. Perceberam então que, os trabalhadores apresentavam maior rendimento na produção, pois rabalhavam satisfeitos. Na terceira fase, se preocupavam com as relações entre funcionários e os entrevistaram para conhecer suas opiniões, pensamentos e atitudes acerca de punições aplicadas pelos superiores e pagamentos, descobriram uma espécie de organização informal dentro da organização que se manifestava por padrões formados pelos próprios trabalhadores.

Na quarta fase analisaram a organização informação informal, fizeram pagamentos de acordo com a produção do grupo e não mais individualmente. perceberam então que os trabalhadores tornaram-se mais solidários. Foi concluído que o nível de produção é determinado pela expectativa do grupo, pelos benefícios cedidos pela organização, como intervalos de descansos e refeições durante esses e sábados livre. Os trabalhadores esperavam ser reconhecidos, compreendidos e aceitos e produziam mais quando estavam entre seus grupos informais. Teorias Administrativas: A evolução em decorrência das necessidades.

O administrador deve ter foco para estudar e organizar seus pensamentos para que possa ter um excelente desempenho onde quer que seja, exercendo sua função. A teoria da administração é agrupada por escolas para facilitar o estudo e prendizagem e é de suma importância para o entendimento das organizações. Procurando privilegiar, cada teoria teve seu objetivo PAGF3rl(F6 entendimento das organizações. Procurando privilegiar, cada teoria teve seu objetivo de enfatizar uma escolha, omitindo todas as demais. A teoria tem como base seu histórico, podendo enfatizar seus principais problemas da época.

As Escolas surgiram, na seguinte ordem: A primeira foi a Escola Clássica, depois a Escola de Relações Humanas e por fim, a Teoria Neoclássica: * Teoria Clássica: É a fonte em que se baseiam todas as teorias de Frederick Taylor e Henry Ford, aproveitando-se de todas as vantagens ou criticando os pontos falhos. * Escola das Relações humanas: Surgiu logo após a consolidação do pensamento clássico, criticando as teorias anteriores e visando somente a produção e tratando seus funcionários como se fossem máquinas. Teoria Neoclássica: Surgiu unindo os pensamentos das teorias anteriores, ampliando o conhecimento das mesmas.

No in[cio do século XX, algumas mudanças ocorreram devido a Revolução Industrial, que fizeram com que se pensasse em métodos para melhor produtividade com menos mão-de- bra pensando no lucro da empresa e visando diminuir essa idealização do homem em relação à máquina. Frederick Taylor, buscando estruturas e métodos perfeitos, criou modos de produção, observando falhas frequentes e diárias causadoras de baixa produtividade. Tal fato, o fez criar um método de produção padrão que nomeou de Administração científica.

Com essa teoria, Taylor teve a finalidade de aumentar a eficiência industrial, usando os principais métodos que são a Mensuração e a Observação. a eficiência da empresa PAGF métodos que são a Mensuração e a Observação. eficiência da empresa é muito mais do que a soma da eficiência dos seus trabalhadores, e que ela deve ser alcançada por meio da racionalidade, isto é, da adequação dos meios (órgãos e cargos) aos fins que se deseja alcançar. (CHIAVENATO, 2000, p. 11). ” Fayol possui uma teoria funcionalista, ou seja, uma vez que a ciência tem que ser como toda ciência, e deve-se basear em leis e principios aplicáveis.

Suas maiores funções são: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Que atualmente o administrador tem como objetivo, exercer tais funções. Fayol optou pela divisão do trabalho e disciplina, fazendo crescer s princípios de autoridade e responsabilidade. Max Weber teve como objetivo, buscar pontos comuns as organizaçóes formais modernas, e se igualou aos outros clássicos, sendo rígido e não se importando com os direitos dos trabalhares, visando somente à produção e o lucro da empresa.

Atualmente, a administração encontra-se numa fase de busca de conhecimentos, pensando em aplicações de métodos científicos e limitadores da capacidade humana. Taylor admitia que o trabalhador naquela época, reconhecia sua inteligência e sabia que com o passar do tempo suas experiências e tornariam métodos para um bom desempenho no trabalho, porem quem decidia o método de cada operário era o gerente. Analisando as teorias administrativas, vemos que até os dias atuais, a mesma, evoluiu bastante.

As técnicas foram aprimoradas, a produtividade, o desenvolvmento das empresas aumentou e os trabalhad técnicas foram aprimoradas, a produtividade, o desenvolvimento das empresas aumentou e os trabalhadores não são tratados como máquinas e tem seus direitos legalizados. Concluímos que a administração com a ajuda das teorias e a adaptação a atualidade, o administrador consegue criar práticas ue, o mesmo preclsa. Organizações Mecanicistas X Organizações Flexíveis: existiria um meio termo?

As teorias administrativas foram sendo adaptadas a cada contexto histórico começando com Taylor e Ford abordando a ênfase nas tarefas, seguidos por Fayol e Weber na estrutura organizacional, formando assim a escola clássica, organizações que eram vistas como um arranjo rígido, construídas a partir de um projeto e montadas como peças mecânicas. As pessoas eram consideradas preguiçosas e ineficientes e precisavam ser controladas e estimuladas financeiramente para que cumprissem suas obrigações.

No outro extremo filosófico existem as indústrias criativas que valorizam exatamente o que era desprezado pelas teorias clássicas, a capacidade intelectual e o reconhecmento ? iniciativa dos empregados passam a ser fundamentais no processo produtivo nas organizações. Essa gestão agrega então o que melhor atende às necessidades da organização e do mercado. Acreditamos que exista um meio terma, pois se percebe que nada mais é do que uma evolução da teoria clássica (racionalização da produção) em direção às propostas das organizações flexíveis (trabalhadores exercendo sua criatividade).

Filosovia – ad tecnologo ti

0

Atividades de avaliação à distância (AD) Disciplina: Filosofia Curso: Gestão em Tecnologia da Informação Professor tutor: Flavio Alexandre Hobold Nome

Read More

Gerência de memória

0

Programação em computadores Márcio Brener Costa Turma PC2C Resenha sobre G Introdução Com o surgiment ar 3 to view nut*ge

Read More