Trabalho decente

Categories: Trabalhos

0

1 DESENVOLVIMENTO 1. 1 DEFINIÇAO DE TRABALHO DECENTE Trabalho decente é um trabalho produtivo remunerado, exercido em condições de liberdade, equilidade e segurança “capaz de garantir uma vida digna” ao trabalhador. O governo do Brasil adquiriu essa proposta e gerou trabalho digno para a população, bem como o estímulo de políticas e ações que corroborem com a estratégia de tornar o trabalho, como vetor de inclusão social e desenvolvimento.

Um dos pontos centrais da política relacionados ao trabalho é o desemprego, então o trabalho decente visa não apenas a dentificação de meios para a geração de ocupação e renda, mas que representem me’ de vida. orlo O trabalho decente e tc next*ge saúde, combate á dis liberdade de associa e condições dignas e segurança e unidades com logo social e principalmente nao aceita o trabalho infantil, forçado entre outras práticas.

O crescimento econômico é uma condição necessária, mas não suficiente para atingir esses fundamentos objetivos, sua efetividade nesses projetos é ter setores que geram mais empregos e ao embasamento de mecanismos públicos e da organlzação social, permitindo assim uma ocupação com mais ualidade. Existe um avanço grande na valorização do trabalho decente nas instituições brasileiras, representando assim disposição política e mobilização social para o enfrentamento dos problemas relativos á essa questão.

O trabalho decente aderiu á convocação global para o enfrentamento desse problema, reconhecendo o valor do trabalho, como aspecto central da soci sociedade, representando assim, a disposição para dirigir esforços e consolidar conquistas, mobilizando a sociedade á buscar alternativas para superar esses desafios.

O programa Nacional de trabalho decente fol criado co o objetivo e estabelecer regras para que á sociedade viva com mais dignidade. 1. 2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE Para a Organização do rabalho (OIT) o trabalho decente tem quatro eixos estratégicos e essências e para a sua realização; • Respeito aos direitos do trabalho (eliminação de trabalho forçado. Infantil e discriminação, etc. , • Criação de emprego de qualidade para todos, • Extensão da proteção social, • Diálogo social A Agenda Nacional de Trabalho Decente tem prioridades para a juventude; Prioridade 1; mais e melhor educação, ou seja, qualidade e ensino com igualdade de oportunidade e tratamento de gênero e raça, melhor ensino médio profissionalizante e tecnológico, mais oportunidades de acesso ao ensino superior, garantir a observância efetivada idade mínima de ingresso no mercado de trabalho conforme a legislação brasileira vigente, e implementação da politica pública e educação para o campo.

Prioridade 2; conciliação dos estudos, trabalho e vida familiar. Fazer com que o trabalho não prejudique a educação e integração social, ampliando as oportunidades de conciliação entre os espaços de trabalho, estudo, vida familiar e em sociedade para os ovens trabalhadores e estudantes. Prioridade 3; inserção ativa e digna no mundo do trabalho, com igualdade de oportunidade e de tratamento.

Ampliar empregos assalariados, promover a saúde do trabalhador, combater as causas da rotatividade, acesso á terra, trabalho e renda no 10 saúde do trabalhador, combater as causas da rotatividade, acesso á terra, trabalho e renda no campo, ampliar as oportunidades de emprego no campo dos “empregos verdes”; geração de trabalho e renda através da economia popular e solidaria para o meio rural e empreendedorismo.

Prioridade 4; diálogo social – juventude, trabalho e educação; mpliar e fortalecer alternativas condicionantes para a melhor inclusão no mercado de trabalho, estimulando as condições de participação juvenil, na cidade e no campo, na defesa dos direitos de trabalho, na organização dos sindicatos e nas coletivas negociações. I . QUAIS FORAM OS AVANÇOS DESDE 2003 NES AS PRIORIDADES Cabe á um comitê executivo, composto pelos diversos ministérios e secretárias de estados envolvidos com os temas relacionados ao trabalho, emprego e proteção social, a ser coordenada pelo ministério do trabalho e emprego, a responsabilidade e mobilizar os recursos técnicos e financeiros necessários para o monitoramento e avaliação dos projetos.

Ao governo brasileiro e á OIT, em consulta és organizações de empregadores e trabalhadores, elaborar uma Agenda Nacional de Trabalho Decente (ANTD), lançado em maio de 2006, que serviu de pilar para a proposta do mesmo, seguindo suas prioridades. De acordo com a ANTD, Podemos verificar os avanços e desafios na política de emprego e proteção social.

Em junho de 2003, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e do diretor-geral da OIT Juam Somavia, assinaram um memorando e entendimento que prevê o estabelecimento de um programa especial de cooperação técnica para a formação da Agenda Nacional de Trabalho Decente, em consulta com as organizações de empregadores e trabalhadores. No período de 2006, o Brasil registrou uma notável expansão do emprego, que faz a taxa de desemprego recuar de 1 para 8,4%. Apesar da crise econômica e financeira internacional no final de 2008, o mercado de trabalho continua apresentando resultado positivo.

Elevaram-se os níveis de ocupação de mulheres no mercado de trabalho, entre 2004 e 2008, houve crescimento de 14,5% nos endimentos reais femeninos e de 14,5% masculino. Os fatores responsáveis por essa diferença são o crescimento econômico, a polltica de valonzação do salário minimo e as politicas soclais de transferência de renda. Entre 2003 e 2010 foram gerados no Brasil 15,38 milhões de trabalho; no final de 201 0 havia no país um total de 44,07 milhões de trabalhadores com contratos formais, configurando um aumento de cerca de 50% em oito anos.

A taxa de desocupação caiu de 1 1,6 para 6,2%, ampliando assim o nível de proteção social das pessoas ocupadas e seus dependentes. No período de 2006-2009 foram resgatados 18. 01 trabalhadores de trabalho análogo a escravidão, e reduziu o trabalho infantil entre 1992 e 2009 de acordo com os dados PNAD, as crianças com idade entre cinco e dezessete anos, trabalhando no país passou de 9,6 para 4,3 milhões no período, o que representa uma redução de 55%.

A promoção de trabalho decente adquiriu uma nova importância no governo federal, desenvolvendo políticas sociais, para combater a pobreza e as desigualdades, entre as quais se destacam o programa bolsa família, o BPC, a Previdência Rural, o SUS, a previdência Social, o Programa Naclonal de Fortalecmento a Agricultura Familiar. Rural, o SUS, a Previdência Social, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agr cultura Familiar.

Uma política de valorização do salário mínimo, resultado do governo e centrais sindicais, entre 2003 e 2010, indlce de reajuste do salário mínimo atingiu 70% acima da inflação, beneficiamento milhões de brasileiros. O número de beneficiados pelos programas de transferência condicionada de renda atende hoje cerca de 11 milhões de famílias, ou seja, esse número triplicou, com isso reduziu a pobreza extrema e a desigualdade de renda caiu de 0, 5809 em 2009 para O, 515 em 2008.

Outro avanço durante esse período foi; o rendimento mensal dos trabalhadores antes desprotegidos fol estendido, a classe média ou classe c passou de 46,7% da população em dez/2006 para 53,6% em dez/2009, as comparações temporárias apontam crescimento da classe conjunta. Em maio de 201 2, será realizada em Brasília a Primeira Conferencia Nacional do Trabalho Decente e Emprego, um marco importante na discussão de medidas mais efetivas que permitam a erradicação do trabalho escravo e infantil em condições degradantes do país.

Dos delegados que serão eleitos para essa conferêncla, erão os empregadores, 30% os empregados, 30% os governos e 10% as entidades da sociedade civil. Então ela persegue esta compreensão de que o diálogo social é o caminho para conquistar avanços trabalhistas. I A TRABALHO DECENTE EM SUA REGIAO, SEGUNDO A RESOLUÇÃO OIT Há um novo plano sendo construído, um novo olhar revitalizando a ação do ministério público do trabalho.

O trabalho no Rio Grande do Sul no grupo nacional de combate ao trabalho escravo, ilícito, corriqueiro, nas regiões de fronteira agrícola, nas bordas am trabalho escravo, ilícito, corriqueiro, nas regiões de fronteira grícola, nas bordas amazônicas é apenas pontual nos pampas. Um sonho antigo de unidade concreta de ação vai se transformando. A criação da Força Tarefa dos Frigoríficos é resultado da compreensão do trabalho decente e de que mazelas nacionais hão de ser nacionalmente combatidas.

Esse exemplo surge com força, pautando e traçando objetivos, perseguindo metas, localizando o leito principal das necessidades sociais para atuar com prioridades e efetivamente transformar em realidade. Um MPT vem sendo desenhado desde o fortalecimento e democratização das coordenadorias nacionais trabalho escravo, meio ambiente do trabalho, trabalho infantil, dignidade, moralidade pública, fraude nas relações de trabalho, liberdade sindical). ? ainda longo esse caminho, que passa pela transformação da concepção formal de unidade para outra, mais contemporânea, material de substância, mas ele já começou e é irrevers[vel. Os frigoríficos evoluíram ao atender a notificação do MPT e TEM, na segurança no setor de máquinas e também na melhoria dos pisos, antes mais perigosos. O trabalho do MPT, auditores fiscals do TEM, e sindicato dos trabalhadores das indústrias e alimentação, consiste em uma fiscalização que trabalha pontualmente os problemas relacionados ao ambiente de trabalho.

O trabalho começou em dez/2006, teve resultado imediato e não tem data para acabar O governo do Rio Grande do Sul e o ministério público do trabalho que atuam no setor da construção, investindo mais na saúde e segurança no meio ambiente do trabalho, realizaram operações que integram o Programa Nacional de Combate as irregularidades trabalhistas na indústr PAGF 10 irregularidades trabalhistas na indústria da construção civil, vistoriando obras e interditando as necessárias.

O crescimento do setor da construção civil tem sido fundamental para o país, entretanto, é necessário que o desenvolvimento econômico seja acompanhado no desenvolvimento social e ambiente, os quais se efetivam com os direitos dos trabalhadores. É de longo prazo o objetivo de mudar a cultura e o olhar sobre o meio ambiente do trabalhador. Já existem avanços significativos nessa área.

O programa surgiu da necessidade de uma atuação preventiva e repressiva diante das empresas de construção que representam um dos setores que mais provocam acidentes laborais e infrações omo falta de contrato social e existência de empregados menores de 18 anos. I . 5 VIABILIDADE DO TRABALHO DECENTE PARA AS EMPRESAS Para evitar o risco de desemprego de longa duração e o aumento da informalidade, o governo precisa apoiar a criação de emprego.

Para isso precisa; • Limitar a perda de emprego, incentivando as empresas a manter os seus trabalhadores mediante dispositivos adequados, a contribuir implementando emendas de diálogo social e de negociação coletiva. • Reconhecer a contribuição das micro, pequenas e médias empresas para a criação de emprego, e promover medidas, ncluindo possibilidades de créditos acessíveis, que assegurem um ambiente favorável ao seu desenvolvimento. • Apoiar e reconhecer as cooperativas, microempresas ou multinacionais, fontes de trabalho nas comunidades que necessitam de apoio para suprir suas necessidades. ?? para o trabalho temporário, utilizar dispositivos públicos, medidas de criação direta de em necessidades. • Para o trabalho temporário, utilizar dispositivos públicos, medidas de criação direta de emprego que sejam bem direcionadas e englobem a economia informal. • Oferecer condições favoráveis á criação de emprego e o esenvolvimento de empresas sustentáveis. Investir em infra- estruturas para o desenvolvimento na produção de empregos “verdes”, ferramentas para criar empregos e estimular a atividade econômica sustentável.

Os princípios sobre empresas multinacionais e a política social da OIT é ferramenta útil para que as empresas respondam e criem uma forma socialmente responsável. Outra base que se Inclui é reconhecer o valor da agncultura nos países em desenvolvimento e a necessidade de infra-estrutura, de uma indústria e de empregos rurais. A OIT compromete-se á disponibilizar recursos humanos e inanceiros necessários, cooperar com os que lhe solicitem apoio para a aplicação do Pacto Global em defesa do emprego. . 6 PAPEL DO ADMINISTRADOR NA PROMOÇÃO DO TRABALHO A descrição pó papel do administrador é planejar, organizar. Administrar, controlar e acessorar as organizações em diversas áreas implementar programas e projetos; elaborar planejamento organizacional; promover estudos de racionalização e controlar o desemprego organizacional. Descrição detalhada que compõem a função; • Planejar, organizar, controlar, supervisionar, auditar e acessar na área. ??? Elaborar, executar e acompanhar o programa, o projeto, os convênios e os programas de ensino, pesquisa e extensão. • Preparar os relatórios, as planilhas, informações e pareceres técnicos, processos sobre matéria própria do órgão, proferir despachos e preparatórios de decisão sup matéria própria do órgão, proferir despachos e preparatórios de decisão superior. • Participar de programas de treinamento, quando convocado. • Executar tarefas pertinentes a área de atuação, utilizando-se de equipamentos e programas de informática. ?? Executar as tarefas compatíveis com as exigências para o xercício da função. As competências pessoais que um administrador precisa ter para exercer suas funções são; trabalhar em equipe, capacidade de análise e comunicação, administrar conflitos, visão critica, raciocínio lógico, liderança, iniciativa, capacidade de síntese e negociaçao. É importante que o administrador seja capaz de compreender o meio onde está inserido, conheça sua equipe e delegue funções para que o trabalho seja realizado.

Os administradores são os responsáveis pelos processos empresariais como um todo e precisam estar atentos as mudanças do mundo moderno para que possam aplicar boas ráticas administrativas para a promoção do trabalho decente. Sendo assim é fundamental ao administrar a escolha do tema O mundo do trabalho, uma visão prospectiva da administração decorre das profundas mudanças que o captalismo vem sofrendo em escala mundial, tanto na estrutura produtiva, quanto no universo de valores. lém disso, é importante destacar que a rápida globalização do mundo e dos avanços tecnológicos oferece novas oportunidades de trabalho produtivo, que certamente vão gerar novas preocupações com o futuro. Para que administrador seja responsável pela aplicação de boas ráticas é necessário que se aprofunde nos estudos, os quais podem auxiliar em ações para evitar que as empresas sejam abaladas. É por isso que os administradores não fiquem na turma dos evitar que as empresas sejam abaladas. ? por isso que os administradores não fiquem na turma dos “mai ou menos” e sim que devem fazer sempre mais e fazer a diferença, pois o trabalho decente espera essa postura e é importante estar preparado para trabalhar com a diversidade dos resultados para alcançar as prioridades esperadas. I . 7 ANÁLISE DE COESÃO E COERÊNCIA DOS TEXTOS São dois conceitos importantes para uma boa compreensão do exto. • A coesão é basicamente articulações gramaticais existentes entre as palavras e frases para garantir a estruturação do texto.

Percebemos, quando lemos um texto, que as frases e os parágrafos dão continuidade um para o outro e que os elementos se interligam. • A coerência por sua vez, aborda a relação lógica entre idéias, estabelecendo e criando uma unidade de sentido entre as partes do texto, apoiando, às vezes, em mecanismos formais de natureza gramatical e no compartilhamento entre os usuários da língua. O conceito de coerência está ligado ao conteúdo, ou seja, está no entido constituído pelo leitor.

As idéias devem se complementar para que haja resultados entre as partes do texto. • Coerência e coesão são fenômenos distintos porque ocorrem numa sequência coesiva de fatos isolados, que combinados entre si, não possuem condições de formar um texto. Entre os textos há coerência, pois o assunto abordado, que é o Trabalho Decente, se mantém intactos do início ao fim, facilitando assim, o entendimento da mensagem sem contradição; os fatos estão ligados e os elementos organizados garantindo a estruturação do texto, por isso há coesão.

Curativos

0

CURATIVOS COM POMADA ENZIMATICA PAPAINA GASE PARAFINADA HIDROCOLOIDES } São curativos que podem ser apresentados sob a forma de placa,

Read More

Estrupro

0

-ESTUPRO VULNERAVEL: É AS PESSOA MENOS DE 14 ANOS QUE NAO TEM A CAPACIDA DE DISCERNIR A PRATICA DO ATO

Read More