Trabalho tecnologia em gestão ambiental

Categories: Trabalhos

0

TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL ECOLOGIA INTRODUÇÃO O presente trabalho visa a importância da educação ambiental dentro da sustentabilidade e uma reflexão sobre as aplicações de dinâmicas de populações e os problemas ecológicos de urbanização. Sendo assim, tal tarefa tem por objetivo ressaltar qual é o dever Swipe to r. t page de cada pessoa – físi 7 aspectos relevantes populacional, bem co c os a acarretar. ociedade e os g os que isso pode Por isso, abranger ações de preservação dos recursos ambientais é o tema mais acentuado neste trabalho, o que leva a reflexões obre como e o que fazer diante dos problemas ambientais advindos do crescimento desmedido da população. Assim, a busca de alternativas não é uma tarefa simples e nem para um “ecochato” realiza-la sozinho, deve ser uma ação conjunta em que todos os membros da sociedade participem.

Portanto, a presente atividade prevê estatísticas, consequências e atitudes, que devem ser tomadas — o mais breve possível – para que haja uma vida sustentável a todos. empresariais, cursos e palestras, ainda não há uma “receita” para lidar com os problemas ambientais advindos da falta de planejamento das áreas urbanas elou investimentos pautados este requlsito.

Assim, devido ao crescimento da zona urbana proveniente da migração dos “habitantes rurais” para as grandes cidades, em virtude da falta de trabalho, ações voltadas à agricultura e agropecuária, saúde, educação, saneamento básico e as altas taxas de mortalidade levam à busca de melhores condições de vida – resultado: aumento da população nos centros urbanos. Tal fator , em vez de trazer qualidade de vida, gera mais problemas, tais como a falta de tudo que anteriormente esses mlgrantes almejavam.

Contudo, existe certo modo de sobrevivência, porque ainda existem formas para se utos sustentar, como o trabalho informal, porém não dá condições de uma vida prevista na Constituição Federal, que dispõe sobre os direitos sociais, no caso, Titulo II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais, Capitulo II — Dos Direitos Sociais, artigo 50 “‘são direitos: a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta constituição. ” 2 O que leva a refletir sobre se é um direito, por que não é garantido?

Portanto, cada setor tem um papel fundamental. ? exemplo disso, o governo, que além de legislar, deve fiscalizar e fazer com que as leis sejam cumpridas, instituindo medidas de correção para os órgãos e/oi pessoas em rem consideradas como órgãos e/oi pessoas em geral que forem consideradas como “agressoras” ao ecossistema; mesmo porque, infelizmente, o brasileiro é “movido a multas”. Como ponto relevante, é a questão empresarial, que embora muitos empresários se preocupem, a grande maioria está voltada aos princípios básicos do capitalismo.

Por outro lado, algumas empresas estão investindo na conscientização dos funcionários clientes, pode-se citar o programa do “Banco Itaú sem papel” entre outras . Assim a sustentabilidade corporativa não significa maiores custos, processo burocráticos e menores retornos financeiros às empresas, entre outras palavras, é uma visão ampla de negócios e desempenho socioambiental caminhando lado a lado, o que remete ao não racionamento de verbas para o cuidado com o meio ambiente, mas sim retomar a ideia de que todos devem ter a noção de economia e valorização dos bens naturais .

Por isso, algumas ações devem ser iniciadas imediatamente para que a população não sofra, como diminuição de consumo de ?gua, gerando menos resíduos, economlzando energia elétrica, reduzindo o uso de papel, poluindo menos o ar, evitando a perda da biodiversidade , aproveitando resíduos orgânicos, preparação do lixo para a coleta, destinando a lugares corretos pilhas e baterias usadas; enfim, a contribuição de todos é item imprescindível.

As aplicações de dinâmica de populações e os problemas ecológicos da urbanização. A população humana aumentará de 6,5 bilhões a 8,9 bilhões entre 2005 e 2050. Assim, com o crescimento rápido da mesma nos países em desenvolvimento como a china, por Assim, com o crescimento rápido da mesma nos países em desenvolvimento como a china, por exemplo, levanta uma questão. O mundo consegue fornecer qualidade de vida para 2,4 bilhões de pessoas a mals, sem que haja um vasto dano ambiental?

Entretanto há quem encoraje o crescimento populacional como forma de estimular o crescimento econômico e assim, tal crescimento representa um recurso para solucionar problemas ambientais e outros acreditam que estimula a economia em razão do aumento de consumidores, além daqueles que consideram como umas violações dos credos religiosos ou então, omo uma espécie de invasão de privacidade.

Embora isso aconteça, existem aqueles que propõem a diminuição elou interrupção no crescimento da população, pois apontam índices relacionados a necessidades básicas dos seres em geral. Mesmo assim, existe uma série de consequências que podem ser graves diante de tal controle populacional: aumento da taxa de mortalidade em razão do declínio das condições de saúde ambientais; o uso de recursos naturais e danos ambientais – Biodiversidade, desmatamento, pesca predatória, escassez de água, etc. – , que podem ser intensificados

Todavia, os problemas advindos do crescimento populacional não ocorrem apenas em relação à natureza, mas também existem outros, que merecem destaque: crescimento desmedido gera uma população em constante mudança, pois aumenta-se em certas décadas o numero de crianças, em determinados lugares o numero de idosos, cresce com isso também o numero de pessoas que utilizam contraceptivos e o numero de doenças sexualmente transmitiveis – que reduz a sexualmente transmitiveis – que reduz a expectativa de vida dessas pessoas — entre outros.

Contudo, a pobreza está se urbanizando conforme o numero e pessoas pobres migram, o que é um fator em certa medida vantajoso, pois é mais viável economicamente e, além disso, ajuda a preservar a biodiversidade. 4 Em contrapartida, a alta taxa de consumo e a grande descarga de resíduos, a falta de sistemas autossustentáveis, áreas devastadas, entre outros causam desastres ecológicos como enchentes, evasão do solo, enfim, descontrole populacional gera descontrole ambiental.

Por isso muitos ambientalistas sugerem certas medidas como a redução do uso de automóveis, aumento de imposto sobre o preço da gasolina para que cubram os custos prejudiciais stimados, além de medidas governamentais – utilização da receita dos impostos para financiar o sistema de transito, ciclovias e calçadas; redução de outros impostos para “compensar’ o preço da gasolina redução de pedágios, estacionamentos, almejam assim , opções de transito mais rápido entre outras alternativas como ônibus , trens , metros , etc.

CONCLUSÃO As aplicações de sustentabilidade, dinâmica de população e problemas ecológicos da urbanização, devem ser demasiadamente bem vigiados, pois para que exista vida sustentável , há necessidade de ações governamentais. Sendo assim, a tarefa mais árdua é or anizar a população para que não cresça desordena e haia, consenso do do governo e outras áreas para evitar que problemas aconteçam elou diminuir o que toda a população Já sofre.

Entretanto ainda existe a falta de consciência, embora nas instituições de ensino exista uma “pregação de vamos cuidar do meio ambiente”, a população se conscientiza na escola e aprende com os familiares em geral , que devem jogar papeis pela janela do carro , porque senão os varredores de rua não tem emprego, o que evidencia a falta de cidadania, respeito ao próximo e a si esmo, entre outras coisas.

Portanto, ainda faz-se necessária uma ação conjunta, onde todos busquem benefícios, mais infelizmente, enquanto não existir uma espécie de “gestão democrática”, os problemas continuarão a acontecer, as pessoas continuarão culpando o governo, este, por sua vez culpará os empresários, que por fim culparão a população, o que torna um ciclo vicioso e não se faz reflexão dos problemas advindos do crescimento desregrado populacional. CONSIDERAÇÕES FINAIS Finalmente, o ideal seria mais campanhas sobre o assunto e quem sabe, futuramente uma disciplina nas instituições de nsino chamada Educação Ambiental, entre outras alternativas , que ainda podem ser utilizadas, seria a reciclagem, enfim temos milhares de problemas, que ainda necessitam ações de controle ou diminuição dos mesmos. 7 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS: Demografia. Disponível em <http://www sudam. gov. r/index. php? option. com gam ‘la =68;Itemid=45;A de Março de de Março de 2012 Ecologia. Disponível em : ;http://www. blomania. com. br/bio/conteudo. asp? cod=144; Acesso em : 28 de Março de 2012 Sustentabilidade ou assistencialismo. Disponível em : ;http://fdbs. org. r/fdbs/lMG/pdf/doc-161 . pdf; Acesso em: 26 de março de 2012 A Dinâmica das Populações. Disponível em : ;http://ww. w. biomania. com. br/bio/conteudo. sp? cod=1266& gt;Acesso em 28 de Março de 2012 Dinâmica populacional de Goiânia: o crescimento das regiões na década de1990. Disponível em :; http://www. seplan. go. gov /sepin/pub/conj/conj8/05. htm; Acesso em 27 de março de 2012 MILLER, G. Tyler Jr. Ciência Ambiental. Thomsom Learning Edições, 2006 8 Sumário : Introdução Sustentabilidade Aplicações de dinâmicas de população e problemas ecológicos da urbanização Conclusão

Solar

0

Purificaçao Curso com Gasparetto 1a encontro – 7/05/2004 para seguirmos na vida no bem precisamos em 10. lugar eliminar o

Read More

Perguntas para um educador.

0

Psicologia da Educação TITULO: Perguntas para um educador. OBJETIVO: Levar ao educador perguntas sobre a Psicologia da Educação para o

Read More