Tubo de pitot

Categories: Trabalhos

0

1 – ÍNDICE 2- Resumo 3 – Introdução Teórica 3 3. 1, Histórico . 3. 2. Funcionamento 3. 3. Cálculos 3. 4. Aplicações — Desenvolvimento „ 5 ora S”ipa to negtpage objetivo era o de medir a velocidade do fluxo da água no Rio Sena, que atravessa Paris. A partir de então, o tubo de Pitot difundiu-se em diversas aplicações e evoluções decorrentes da primeira tentativa. 3. 2. Funcionamento O tubo de Pitot funciona basicamente como um medidor de pressão diferencial, necessitando para isso, possuir duas pressões bem definidas e comparadas.

A primeira fonte de pressão do sistema é a pressão de impacto, ou pressão total, ou pressão de estagnação, tomada na extremidade do tubo de Pitot através de sua entrada frontal pnncpal, relativa ao fluxo de dado fluldo. Vale lembrar, que o tubo de Pitot mede não somente a pressão do ar, mas de todos os possíveis fluidos. A segunda tomada de pressão é a de pressão estática, que pode ou não ser tomada na mesma localidade do tubo de Pitot.

Geralmente essa tomada localiza-se nas proximidades da tomada de pressão de impacto, se não, no mesmo corpo do tubo de Pitot, orém também pode estar locada em uma posição totalmente distinta da tomada de pressão de impacto. A tomada de pressão estática precisa estar localizada numa posição de ângulo reto ao fluxo laminar do fluido, para melhor preclsao. A diferença de pressão pode então, depois de medida, ser chamada de pressão dinâmica.

Conhecida essa pressão dinâmica, é possível a obtenção da velocidade de dado fluido, conhecendo-se também a densidade desse fluido, através de equações convenientes. Em geral o tubo de Pitot encontra-se em áreas de fluxo laminar, em multa perturbação ou turbllhonamento. 3. 3. Cálculos Através da pressão dinâmica conhecida de um fluido, pode-se, usando-se as E-quações de Bernoulli, conhecer a veloc fluido. uito grande, ele começa a encontrar dificuldade em penetrar na tubulação de impacto, dificultando a medição, pois passa a ser um fluido compressível. Nesse caso a equação acima não pode ser utilizada. uma variação da equação de Bernoulli é então utilizada. Para que isso não ocorra, faz-se necessário uma barreira redutora de velocidade desse fluido, permitindo que al fluido entre pelo tubo de Pitot. Aos demais fluidos que são incompressíveis a equação original de Bernoulli faz-se aplicável. . 4. Aplicações Atualmente o tubo de Pitot possui inúmeras aplicações, entre elas: aviação, náutica, aeromodelismo, vazão de fluxo em tubulações industriais, estudos relacionados aos fluidos, medlção de temperatura . com o aparato necessário), simples medição de pressões, altitudes, velocidades, e também auxiliando pesquisas meteorológicas. Ele ganhou a mídia por causa do acidente com o Airbus da Air France cuja causa provável é o mau funcionamento dos tubos de Pitot da aeronave.

No caso, os tubos de Pitot mediam a velocidade do ar em relação a aeronave, ou melhor, da aeronave em relação ao ar. Desde seu invento, o tubo de Pitot recebeu diversos acréscimos de mecanismos e soluções práticas e tecnológicas, principalmente concernentes à precisão de medições e medidores. Contudo, o mecanismo básico continua o mesmo. Sua construção varia de acordo com a sua utilização: comprimento, diâmetro formas, medidores de pressão iferencial, material de co ecoes, e são todos PAGF3ÜFd turbulento, que foi utilizado no experimento.

Fluído água. h= 29 mm medido no tubo de pitot 16,9 m3/h 20 Método Para regime turbulento, que foi utilizado no experimento. Medido em vários pontos diferentes dentro do conduto Conduto com diâmetro de 52. 5 mm Pontos medidos e seus respectivos h no tubo de Pitot. RO-O 29 mm VOZ 2,7 rn/s RI = 5 mm 33 mm VI = 2,87 m/s 10 mm R3 IS mm R4- 20 mm R5= 25 mm parede 2,7 m/s h2= 30 mm 1137 32 mm h4 25 mm h5- 19 mm 2,7 rrvs V3- 2,8 m/s V4- 2,5 V5= 2,2 m/s

O surgimento da lei geral para a micro e pequena empresa e seu arcabouço histórico

0

Autor e perfil: Mario Pacheco da Silva Neto Acadêmico do curso de Direito, 50 semestre da FABEL – Faculdade de

Read More

Carnaval

0

CARNAVA [picl O carnaval é uma das festas mais populares do mundo, mas você sabe a origem do Carnaval? Na

Read More