1 Guerra mundial e belle epoque – resumo

Categories: Trabalhos

0

História 2BIM-2PROVA CAPITULO 2 – A competição Imperialista e a Primeira Guerra Mundial (PG 93) No séc XX, as principais potencias industriais do planeta se envolveram em um conflito de grandes proporções. (1 GM) O Nacionalismo foi um movimento muito forte que esteve presente durante essa guerra. Jovens pensavam ser nobre lutar pelo país. O sentimento de superioridade do seu Estado e a fé que tinham nessa tal superioridade levaram a adesão da população aos interesses do E-stado_ Belle Époque ors Passagem do séc XIX g) tecnológico e cientifi dom’ Revolução Industrial). os benefícios conce rogresso mundial (2 rguesia usufruía ria e triunfo dos interesses e valores capitalistas. Foi um período caracterizado por um aparecente sentimento de tranquilidade e notável prosperidade material da classe burguesa. Revolução Industrial = Inglaterra. Implantação das maquinas, carvão usado como fonte de energia. *2 Revolução Industrial França, Japão, EUA, Alemanha.

Tecnologia, utilização do aço, fontes de energia com base em derivados do petróleo e em eletricidade, cinema, fotografia, avião, borracha, metralhadora, telegrafo, telefone. Enfim o mundo deu o primeiro passo paara a globalização. Missão Civllizadora” = levar os produtos da civilização ocidental aos poços dos continentes periféricos. Darwinismo Social: traduzia-se na imposição cultural e ideológica baseada na superioridade cultural, estimulada pelo nacionalismo *Publicação da obra A Origem das espécies de Charles Darwin, matriz da teoria evolucionista.

Sistema de Alianças Apesar de aparentarem tranqüilidades as potencias desse continente se organizaram dentro de um principio “paz armada” Frenética disputa de mercados. Competição capitalista pelo domínio de áreas periféricas. A Alemanha foi um pais recém unificado que desenvolveu apidamente sua industrialização,e participou da partilha da África, na Conferencia de Berlim. As potencias mundiais passaram a assegurar a expansão de seus respectivos mercados através da demonstração de forcas.

Surgiram pactos como a tríplice aliança (Alemanha, Austria e Italia- se uniram porque estavam atrasados e recém unificaso, e para entrar na corrida pela fatiação da Africa) e a tríplice entente (Inglaterra, França e Rússia) Nacionalismo: o Estado conta com a população para a expansão de sua força(expansionismo geográfico) Origens da 1 GM A política de nacionalidades se transformava em pretexto ara a justificativa de ações expansionistas por parte de grandes impenos.

EX: Rússia e Regiões Bálcas Rússia pretendeu anexar territórios balcânicos de mesma ascendência (Sérvia, Croácia, Eslovênia, Macedônia, e etc. ) para obter acesso ao mar. Mas naquele momento a Alemanha se aliava ao Império Turco, e propunha a criação de uma ferrovia internacional que ligaria a captal alemã (Berlim) a Bagdá (importante centro produtor de petróleo d internacional que ligaria a capta’ alemã (Berlim) a Bagdá (importante centro produtor de petróleo do Oriente).

No entanto sse projeto desagradou a Rússia, porque esse trajeto cortaria a reglão balcânica, território pretendldo pelo império russo. * O nacionalismo estimulou por um lado o sentimento de legitimidade das nações maiores avançar e dominar menores, como também, a recusa de subordinação ao imperialismo. O expansionismo Austro-Húngaro na região balcânica estimulou o surgimento de organizações nacionalistas como a Mão Negra, que exortava os povos da região a resistirem contra a presença estrangeira. Atacavam o Império Austro-Húngaro) “Declara-se” a Guerra Assassinato ao princlpe herdeiro Austro-Húngaro: o inicio da Em uma ação planejada pela Mão Negra, um estudante (Gravillo Princip) assassinou o herdeiro do trono austríaco (Francisco Ferdinando) em 1 gl 4. *Hungria acusou o governo Sérvio do assassinato. * As tecnologias da 2 Revolução Industrial enfim servem para a guerra, sua finalidade maior. Dois dias após, a Rússia, allada da Sérvia, declara guerra a Áustria. E a Alemanha, aliada da Áustria declara guerra a Rússia e depois a França.

Inicia-se a Primeira Guerra Mundial. Alem de ser de artilharia pesada (armas de repetição e metralhadoras) a IGM inaugurou o cenário das grandes batalhas a utilização de recursos como lança chamas, gases tóxicos (guerra qu(mica), tanque, e o bombardeio por meio de aviões. *Santos Dumont diz ter se arrependido da invenção do avião. pois PAGF3rl(FS bombardeio por meio de aviões. Pois seu invento estava sendo usado como uma arma. * 1 Fase: Guerra de movimento – Invasão e ocupação de territórios — 1914a 1915 – Entrada da Itália na tríplice Entente. 2 Fase: Guerra das trincheiras = dolorosa, demorada, onde os beligerantes se arrependeram da guerra. * 1917 – EUA entram na guerra? Um navio com tripulação norte-americana foi afundado por m submarinho Alemão, provocando a imediata declaração de guerra e a entrada dos EUA no conflito ao lado da tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia). Como os EUA emprestou dinheiro para a Inglaterra no desenrolar da guerra, a possibilidade da derrota britânica não poderia existir, obrigando assim os EUA a entrarem no conflito. Em 1917 a Rússia se retira da IGM (e da tríplice Entente), porque seu estado socioeconômico estava deplorável. (Negociou a paz em separado com a Alemanha) * Armistício – 11 de novembro de 1918. Alemanha se rendeu e assinou c tratado de paz, quando os EUA entraram na guerra. Armistício é a ocasião na qual as partes envolvidas num conflito armado concordam com o fim definitivo da guerra. um cessar- fogo refere-se ao fim temporário de combates entre as partes geralmente em um período limitado de tempo em determinado território. Geralmente o cessar-fogo é necessário para a negociação de um armistício.

Os resultados do conflito * EUA apresentou às potencias européias uma proposta de paz, fundamentada na PAGF do conflito * EUA apresentou às potencias européias uma proposta de paz, fundamentada na inexistência de vencedores ou vencidos, definida como os “14 pontos de Wilson”. Apesar disso o entimento de vitoria prevaleceu. Inglaterra e França impuseram à Alemanha o humilhante Tratado de Versalhes, que estabelecia o pagamento de milhões de dólares em indenizações de guerra, e a devolução de territórios, e a cessão de suas colônias afro-asiáticos.

Esse tratado feriu o orgulho germânico e acabou contribuindo para o surgimento do nazismo no pais. * EUA emergiu como superpotência econômica, invertendo a sua situação de divida com a Europa, a partir do do extraordinário lucro obtido com a exportação de armas, matérias-primas, e mantimentos. * Criação da Sociedade das Nações (SDN), órgão que stabeleceu-se como responsável pela manutenção da paz mundial.

Mas sem credibilidade e poder a SDN não conseguiu evitar a eclosão de um segundo conflito mundial, provocado, na verdade, pelas contradições herdadas da 1 GM. * Com o desmembramento de Impérios Centrais, Austro- Húngaro e Alemão, emergiram novos países como a polónia, a Tchecoslováquia, a Áustria e a Hungria em separado. ‘k A Sérvia promoveu a unificação dos povos balcânicos, constituindo a Iugoslávia. * Na regia do Mar Báltico, emergiram do antigo Império Russo a Letônia, Lituânia, Estônia e Finlândia, como novos países independentes. (PG 102)

Análise da margem de contribuição dos setores de um supermercado de pequeno porte.

0

FAQ – Faculdade XV de Agosto Trabalho de Conclusão de Curso Análise da margem de contribuição dos setores de um

Read More

Avaliação virtual

0

A FOME NA ÁFRICA O continente africano é um grande produtor e exportador de produtos oriundos da produção agrícola, no

Read More