Gasolina

Categories: Trabalhos

0

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Curso Técnico em Eletromecânica Gasolina Belo Horizonte Ji_llh0 2011 Tatiana Corrêa Yan Moreira Rodolfo Morais Paulo Henrique Santos to view nut*ge índice l. Introdução.. 04 II. Desenvolvimento……. 05 1. 1. Gasolina aditivada…. 07 1. 2. Gasolina adulterada.. . or7 cadeia carbônica (normalmente cadeias de 4 a 12 átomos de carbono), são em geral, mais “leves” do que aqueles que compõem o óleo diesel. A gasolina pode conter, em menor quantidade, substâncias cuja fórmula química contém átomos de nitrogênio, enxofre, metais, xigênio, etc.

Esse combustível é um líquido volátil e inflamável. A faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 30 a 220 cc. Pode possuir aditivos que visam à melhora do desempenho do combustível. O grande crescimento da produção de gasolina é produto do desenvolvimento da indústria automobilística. Este crescente aumento é possível através do refino e também de processos de transformação de frações pesadas. Esses processos fazem aumentar o rendimento total do produto em relação ao petróleo no estado puro.

No mundo industrializado, a gasolina é um fluido vital. PAGFarl(F7 omo metano, na medida em que as cadeias ficam maiores, elas ficam mais pesadas. Os diferentes comprimentos das cadeias têm pontos de ebulição progressivamente mais altos e podem ser separadas por destilação. Isto é o que acontece em uma refinaria de petróleo: o óleo cru é aquecido e as diferentes cadeias são extraídas por meio de suas temperaturas de vaporização. As cadeias de C7H16 até Cl 1 H24 são misturadas e usadas para fazer gasolina.

Todas elas evaporam a temperaturas abaixo do ponto de ebulição da água. É por isso que a gasolina evapora tao rápido quando é derramada no chão. As propriedades principais e consideradas geralmente de importância são: Volatilidade, ou facilidade de evaporação, média. A pnncpal propriedade da boa gasolina é a sua facilidade de transformar-se rapidamente de liquido em vapor, isto é conhecido por volatilidade. A forma pela qual a gasolina vaporiza mostra se ela dá “vida” ao motor ou se o motor bate, abafa ou recusa partir…

A partida do motor depende inteiramente da volatilidade da gasolina a temperatura do ar – que é algumas vezes abaixo de zero. Gasolina muito volátil às temperaturas da atmosfera evapora-se do tanque e do carburador e perde-se. A boa gasolina tem exatamente, e não mais, volatilidade do que a necessária à boa partida e para apressar a queima de cada nova carga. * Poder calorífero (O calor que desprende quando queima); A explosão da mistura de vapor de asolina com ar atmosférico no cilindro desenvolve uma te levadíssima que atinge até PAGF3ÜF7 centígrados.

Explosão quer dizer combustão instantânea. O gás aquecido se expande com tremenda força e impele o êmbolo (pistão) ao longo do seu curso como uma bala é lançada por um canhão. A haste do êmbolo (biela) comunica o impulso da explosão transformado em força ao eixo de manivela virabrequim) que por sua vez transmite o movimente ao automóvel. O calor é o elemento que movimenta o carro. O valor do combustível do motor depende do calor que desenvolve e da facilidade com que esse calor é utilizado nos motores.

Por maior que seja a força calorifica de um combustível ela não poderá ser de resultado satisfatório a não ser que possa ser facllmente aproveitada toda, pelo motor do automóvel. * Ausência de impurezas ‘k Alta resistência à detonação A gasolina atualmente disponibilizada em nosso país para o consumidor final e que é comercializada pelos postos evendedores (postos de gasolina) é aquela que possui compostos oxigenados em sua composição, normalmente álcool etílico anidro. Quase todos os motores de carros são equipados com motores a gasolina de quatro tempos. m destes tempos é o tempo de compressão, no qual o motor comprime um cilindro cheio de ar e gasolina em um volume muito menor, antes de dar a ignição através da vela de ignição. A quantidade de compressão é chamada de taxa de compressão do motor. Um motor típico pode ter uma taxa de compressão de 8 para 1, mas ultimamente têm surgido motores com 10 para 1 ou mais. O índice de octano e uma gasolina é a porcentagem de isooctano e n-heptano, que tem as mesmas características de detonação que a gasolina.

Assim, uma gasolina com indlce de octano 80 possui as m detonação que a gasolina. Assim, uma gasolina com índice de octano 80 possui as mesmas características de detonação que uma mistura de 80% de isooctano e 20% de n-heptano. Este indlce mostra quanto o combustível pode ser comprimldo antes de entrar espontaneamente em ignição. Quando a gasolina entra em ignição por compressão e não pela faísca da vela de ignição, ocorre a detonação no motor. A detonação pode danificar um otor.

A gasolina com menor proporção de octano suporta uma quantidade menor de compressão antes de entrar em ignição. A taxa de compressão do motor determina a octanagem da gasolina que você deve usar em seu carro. Uma maneira de aumentar a potência de um motor de uma determinada cilindrada é aumentar sua taxa de compressão. portanto, um “motor de alto desempenho” possui uma maior taxa de compressão e requer um combustlVel com mais octano. A gasolina apresenta dois problemas quando queimada nos motores dos carros.

O primeiro problema tem a ver com o ozônio de baixa altitude nas grandes cidades. O segundo problema tem a ver com o carbono e os gases do efeito estufa. Ao queimar gasolina, os carros deveriam fazer isto de forma perfeita e não criar nada além de dióxido de carbono e água no cano de escapamento. Infelizmente, o motor de combustão interna não é perfeito. No processo da queima de gasolina, ele também produz: * Monóxido de carbono, um gás venenoso * Óxidos de nitrogênio, as fontes principais da névoa fotoquímica * Hidrocarbonetos não-queimados, a fonte principal de ozônio urbano . . – Gasolina aditivada A Petrobrás, empresa petrolífera braslleira, produz diversos ipos de gasolina utilizando tecnol A Petrobrás, empresa petrolífera brasileira, produz diversos tipos de gasolina utilizando tecnologia própria, fabricando as diversas frações de petróleo constituintes da gasolina e misturando-as entre si e com os aditivos, através de formulações convenientemente definidas para atender aos requisitos de qualidade do produto.

A Galp, empresa petrolífera portuguesa detentora de toda a capacidade refinadora do país, produz gasolinas com índice de octano 95 e 98, e a BP comercializa uma gasolina que atinge as 100 octanas. Estas gasolinas possuem aditivos que visam a melhorar o esempenho do combustível, nomeadamente: 1. Detergente: visa a reduzir os depósitos no sistema de injeção e no motor de forma a melhorar a combustão; 2. Inibidor de corrosão: agente que visa a proteger as zonas de circulação de combustível de forma a reduzir a corrosão provocada; 3.

Desemulsificante: promove a separação da água no sistema de distribuição e armazenagem do combustível, de forma a diminuir a corrosão daí resultante; 4. Agente veículo (solvente sintético): por ser estável a altas temperaturas, provoca resíduos Imperceptíveis durante a combustão que se realiza na câmara de combustão do motor. A gasolina aditivada é uma gasolina comum acrescentada de aditivos detergentes-dispersantes.

Esses aditivos têm como finalidade a limpeza do sistema de alimentação de combustível, incluindo linha de combustível, bomba, galeria de combustível, injetores e válvulas de admissão. Seu uso permite que o motor opere nas condições especificadas pelo fabricante por mais tempo, o que reduz consumo e emissões e aumenta o intervalo entre manutenções. Ao contrári PAGFsrl(F7 entre manutenções. Ao contrário do que se pensa a gasolina aditivada não aumenta a octanagem do combustível.

As gasolinas e alta octanagem são chamadas, genericamente, de “gasolinas Premium”. 1 . 2. – Gasolina adulterada Gasolina adulterada é caracterizada pela adição irregular de qualquer substância, sem recolhimento de impostos, com vistas ? obtenção de lucro. Ela recebe elementos que a diferenciam da gasolina comum, como dióxido de enxofre e solventes. III. Conclusão A gasolina é uma mistura de mais de quatrocentos hidrocarbonetos líquidos inflamáveis e voláteis, compreendendo a faixa de 3 a 15 átomos de carbono por molécula.

Devido ? complexidade da mistura, a gasolina é caracterizada segundo algumas propriedades como por exemplo: densidade, olatilidade, curva de destilação Estas propriedades também servem como indicadoras da qualidade do combustível, A partir das quais a gasolina pode ser avaliada por um programa de monitoramento de qualidade de combustíveis, afim de que além de qualidade, a integridade dos motores que utilizam a gasolina seja presemada aumentando sua vida útil.

IV. Referências bibliográficas * http:/,www. infoescola. com/quimica/gasolina/ * http://www. brasilescola. com/quimica/gasolina. htm http://www. demec. ufmg. br/disciplinas/ema003/liquidos/gasolina {gasolina. htm * http://www. carroantigo ues/conteudo/curio

Propriedades físicas da matéria: ponto de fusão

0

DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL or6 to view nut*ge PRÁTICA OS: PROPRIE FUSÃO RIA: PONTO DE Ao observar o rótulo da

Read More

Resumo do filme quase deuses

0

RESENHA CRÍTICA DO FILME INFÂNCIA ROUBADA Infância Roubada é um filme tocante, a história é ambientada na periferia de Johanesburgo,

Read More