A ciência na e. infantil.

Categories: Trabalhos

0

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Centro de Ciências Humanas Escola de Educação Disciplina: Ciências naturais 60 período pedagogia Docente: Celso Discentes: Camila Bárbara Almeida Vanessa Christine de Souza Introdução: UNIRIO O trabalho a seguir tem o intuito de trazer aos educadores que atuam na Educação Infantil, a compreensão da importância do trabalho das Ciências que diferem das met desenvolver desde c consciência crítica de pelo meio que vivem orlo to view as metodologias ensino.

Buscando ção cidadã e a ntes e responsáveis A importância do trabalho das Ciências Naturais na Educação Infantil É durante a primeira infância que a criança desenvolve noções de causalidade, tempo e espaço e a capacidade de representar. Estruturas primordiais que permitem posteriormente que a criança se situe em seu espaço de vivência e que se reconheça como membro atuante no contexto em que existe.

A importância de desenvolver temas relacionados ao meio ambiente, à Biologia e à Ecologia com crianças já na Educação Infantil é percebida quando enxergamos a urgência em preparar o adulto de amanhã para a tomada de decisões conscientes que serão responsáveis pela sobrevivência do planeta. Nesse sentido, a perspectiva de Educação no que se conhece por CTSA Ambiente), se constitui na maneira mais eficaz de fazer com que as crianças convivam desde cedo com questões das quais estarão no futuro diretamente envolvidas e que se identifiquem como responsaveis por elas.

A Ciência trabalhada sob esta perspectiva fornece bases que possibilitam a criança descrever o que se dá à sua volta, o que segundo Credo Franco, auxilia na troca de culturas experimentais. Pois, estão aprendendo através de suas próprias experiências cotidianas. Sendo assim, a Ciência possibilita que a criança nxergue o mundo sob um espectro amplo, tal qual a quantidade e variedade de fatos que vivencia, o que a levará às conclusões sobre os saberes científicos e a identificação destes com a sua realidade.

A Ciência aplicada na educação infantil sob metodologia baseada no conceito CTSA é uma essencial ferramenta para a construção de conhecimento e formação cidadã, já que é neste momento que a criança constrói as suas primeiras impressões e desenvolve suas percepções sobre o mundo. Segundo BIZZO (2002): “A Ciência não é mais só uma transmissora de noticias sobre rodutos, o ensino da Ciência deve causar, sobretudo, uma inquietude no aluno, o não conformismo, assim se tornarão pessoas com pensamentos críticos, que mais tarde poderão fazer julgamentos, tomar determinadas decisões, sempre fundadas em critérios. Como trabalhar questões ambientais na Educação Infantil A partir da observação levantada da variedade de espécies vivas que nos rodeiam, se obté e partida PAGF 10 levantada da variedade de espécies vivas que nos rodeiam, se obtém um ponto de partida para fomentar nas crianças a sua pré- existente curiosidade natural e despertá-las para a compreensão o respeito pela dlversidade e importância de cada ser vivo para a constituição do nosso planeta.

Partindo do conceito de Biosfera e o estudo dos ecossistemas, os educadores podem trabalhar com as crianças de uma maneira lúdica e com linguagem apropriada à faixa etária, a importância do movimento de interação para a manutenção da vida . Partindo de um conceito mais amplo para chegar à uma abordagem mais específica, ou seja, explicando e exemplificando que cada parte, por menor e mais específica que possa parecer, está interligada a um todo maior.

Que cada componente do planeta, sendo er vivo ou não, seja pertencente ao reino animal, mineral ou vegetal, cada comunidade, cada espécie está interligada e é interdependente para a sobrevivência de todos. Desta forma a criança poderá perceber que, se ela também faz parte deste contexto, ela responsável quanto todos aqueles com quem convive, pela sua própria sobrevivência e a dos demais e pela a evolução e continuidade da vida no mundo do qual faz parte. Despertando com isso o senso de responsabilidade social e a consciência coletiva.

O estudo da Botânica pode e deve ser introduzido de forma natural, partindo do que as crianças experimentam otidianamente, como por exemplo, sendo levantadas observações sobre as frutas, legumes e verduras que elas consomem diariamente e sua importânc 10 consomem diariamente e sua importância enquanto alimentos que suprem as necessidades de nutrição humana. Também desenvolvendo o cuidado com as árvores e plantas e explicando sua condição de ser vivo e a importância destas para a purificação do ar que respiramos.

Enfatizando que as éreas ‘Verdes” são fundamentais, ainda que em centros urbanos, pois a terra e as árvores funcionam como uma espécie de barreiras aturais que absorvem as águas das chuvas impedindo que o asfalto impermeabilize por completo o chão promovendo alagamentos. Sem deixar de citar que a vegetação ajuda a liberar o ar do monóxido de carbono produzido e expelido pelos veículos que circulam pelas cidades.

Através do trabalho com temas relacionados às Plantas consegue-se o desenvolvimento de vários conceitos além dos mais básicos e usualmente trabalhados como percepção visual, tátil, olfativa, mas também aqueles conceitos que farão com que a criança construa a consciência de é tao que é dependente e esponsável ao mesmo tempo por aquele ser vivo, fazendo com que sua cidadania seja formada de maneira e lúdica, natural e espontânea, deixando de lado toda a teoria que passa a ser entendida como sem sentido depols que se confronta com esta perspectiva educativa.

A criança que tem a oportunidade de conviver com pequenos animais e plantas ficam interessadas e curiosas a respeito do nascimento, crescimento e reprodução dos seres vivos. Uma excelente oportunidade para que a criança aprenda a prese reprodução dos seres vivos. Uma excelente oportunidade para que a criança aprenda a reservar o meio ambiente é construir com elas uma horta, ensiná-la como plantar sementes, cudar de seus brotos, acompanhar o crescimento das espécies para que depois tenha a chance de colher seus frutos.

O principal objetivo do trabalho pedagógico com este eixo é permitir que a criança explore o meio ambiente natural e social, de acordo com as suas capacidades, conhecimentos prévios e hipoteses que cria para explicar os fenômenos que observa. Os educadores podem aproximar as crianças de universos culturais e sociais diversos. Com sensibilidade, criatividade e ealizando pesquisas, o educador será capaz de criar peças simples para apresentar aos pequenos algumas histórias sobre os mais diversos mundos.

Nas escolas, propostas ricas seriam aquelas que investissem em atividades como as “saídas de campo”, excursões para locais onde exista a diversidade de plantas para que se busque em meio a elas os tipos comestíveis, as medicinais, aquelas que servem para fornecer madeiras e todas as outras razões que servem para se utilizar as plantas. Nesse sentido, estimular a construção de mentes científicas através da curiosidade, fantasia, observação, pesquisa e ompreensão do mundo à sua volta. ropostas de atividades: Com o propósito de incentivar o trabalho de formação cidadã através de temas relacionados ao Meio Ambiente, desenvolvemos as seguintes propostas de atividades dirigidas ? faixa etária relacionados ao Meio Ambiente, desenvolvemos as seguintes propostas de atividades dirigidas à faixa etária correspondente Educação Infantil: ATIVIDADE 1: Pesquisando as plantas. O professor pode começar a aula, perguntando se alguém conhece alguma erva ou planta medicinal e se alguém sabe qual é sua utilidade.

Conceder uma breve apresentação sobre o assunto depois transformar a simples pergunta em uma tarefa na qual a criança terá que levar no dia seguinte algum exemplar desse tipo de planta, que pode ser retirado do quintal ou até mesmo de algum parque ou rua. Tarefa que obviamente terá que contar com a ajuda dos pais que precisam ser incentivados também pelos educadores a serem participativos e atuantes na vida escolar de seus filhos. Aqui já se configurou o cenário propício para o estímulo à pesquisa, através do processo de coleta de material, aguçando a curiosidade natural da criança.

Em posse do material coletado, tentar realizar a pesquisa unto com as crianças, não concedendo prontamente as respostas, mas conduzindo-as a descobri-las através de deduções e experimentações. Se a escola possuir recursos como computadores com internet, fazer a pesquisa através de sites buscadores. Neste momento aproveitar para enfatizar a importância da tecnologia nas nossas vidas que nos permite hoje acessar respostas através de um equipamento que nos conecta ao mundo todo em tempo real.

O que para a maioria das crianças parece corriqueiro por terem constante acesso a equipamentos eletrônicos, porém é importante res orriqueiro por terem constante acesso a equipamentos eletrônicos, porém é importante ressaltar que nem sempre foi assim e que ainda, em nem todos os lugares o acesso é tão facilitado. Caso não disponibilize desta ferramenta, procurar em livros ou enciclopédias, mas sempre estimulando a pesquisa, evitando ao máximo a simples transmissão do conteúdo partindo da direção professor-aluno.

Como encerramento da atividade sugere-se o cozimento das folhas para a elaboração do chá para então ser consumido pelas próprias crianças e equipe de funcionários da escola para que as rianças consigam contextualizar a pesquisa que fizeram com a realidade cotidiana. Esta proposta de atividade permite desenvolver o conhecmento físico das partes das plantas, suas propriedades, utilidades, incentivo à pesquisa, incentivo ao senso coletivo, cuidado com o meio ambiente, a percepção tátil, olfativa e visual.

Além de instaurar na criança a consciência de que todos os seres vivos que a cercam, embora diferentes, são tão importantes e essenciais quanto elas mesmas. ATIVIDADE 2: Colocando a mão na massa, ou melhor dizendo: na terra Começar a aula com a leitura do livro: “POPIM, o sapo que econstruiu uma floresta” da autora Andrea Peruzzo. Tarefa considerada de certo modo, de pequeno nível de dificuldade, já que crianças adoram ouvir estórias, principalmente quando os personagens são animais humanizados. Depois de ler a estória, propor às crianças fantasiarem que são pequenos sapinhos como o personagem principal.

A regra da bnncad crianças fantasiarem que são pequenos sapinhos como o personagem principal. A regra da brincadeira é fazer uma pequena hortinha, escolhendo cuidadosamente que tipo de vegetal que será plantado, de preferência, algo que possa ser onsumido pelas crianças como um pé de alguma fruta ou legume. Se a escola possuir um espaço descoberto com terra, melhor será o aproveitamento da proposta. Caso a escola não disponibiliza de um espaço deste tipo, improvisar a hortinha em grandes vasos que consigam ser colocados em algum canto da escola que seja descoberto, arejado e que seja banhado pelo sol em algum momento do dia. ermitir que todas as cnanças manuseiem a terra e plantem as sementinhas. O professor terá como função lembrá-los de que têm a responsabilidade de sempre regá-las com a égua para que ossam crescer, explicando que a água é essencial para a vida das plantas, da mesma maneira que é essencial para a nossa própria existência. A utilização de adubo natural na confecção da horta também é importante para que as crianças compreendam que a decomposição de material orgânico, ou seja, de outras espécies vivas, contribuem para o surgimento e evolução de um novo ser.

Assim como a utilização do húmus que nada mais é do que o dejeto de minhocas, seres vivos da natureza, fundamental para o crescimento das plantas. O processo de germinação das sementes e o crescimento das olhas e frutos devem ser atenciosamente acompanhados para que o ato de plantar não perca o sentido. Demonstrar para as crianças que este é um trabal o ato de plantar não perca o sentido. Demonstrar para as crianças que este é um trabalho que a natureza faz sozinha, sem precisar da intervenção do homem e que é por conta deste trabalho que podemos sobreviver no nosso planeta.

Sem deixar de explicar que muito embora a natureza o faça sozinho, o homem como ser vivo que interage no mesmo meio, deve permitir que esse processo tenha continuidade. Enfatizar a importância do trabalho das outras spécies vivas, assim como o sapo do livro, os pássaros que são responsaveis pelo transporte em seus bicos de muitas sementes que germinam por onde eles sobrevoam e passam. Assim como as abelhas que levam o pólen das flores contribuindo com o processo reprodutivo destas espécies.

Fazendo desta forma com que a criança desenvolva a percepção de que o movimento de interação existente entre todos os seres vivos é o que faz a vida existir. Esta atividade desenvolve a percepção sobre os fenômenos da natureza, processos de transformação, cuidado com o meio ambiente, consciência ecológica. Alimento verde Propor às crianças um lanche natural, baseado num bolo de cenouras e suco verde. Levar as crianças para a cozinha da escola ou o próprio local onde elas lancham.

Organizar numa mesa grande uma cesta com diversas frutas. Primeiro realizar com elas desenhos com as frutas como se fossem quadros, brincando com suas cores, formas e tamanhos. Depois da brin ue as crianças ajudem pedir que as crianças ajudem com o manuseio do material para o bolo, se puder explicando a origem da farinha que vem do trigo que nada mais é do que um cereal, uma planta. Lembrando que a cenoura também nasce da terra, também é m vegetal que foi cultivado e que agora, depois de colhido está servindo de alimento para eles.

Depois dar início à tarefa de fazer o suco verde, deixando com que as crianças escolham as verduras que serão utilizadas, acrescentando sempre uma fruta para adoçar o sabor do suco, pois é importante que o gosto se torne agradável e interessante para as crianças. Nesta atividade consegue-se trabalhar com a diversidade, incentivando o consumo de produtos naturais e a transformação de produtos da natureza em alimentos saborosos e nutritivos, enfatizando a importância desses vegetais para a saúde do omem e o quanto pode ser divertido transformá-los em comida.

BI BLIOGRAFIA: Referencia Curricular Nacional para a Educação Infantil(Conhecimento do Mundo),Volume 3. SILVA, Tiago Ribeiro; SANCHES, celso “Ciências como histórias do mundo: dilemas e dicotomias nas aulas de ciências para a pedagogia. ” SANTOS, Boaventura de Souza “Um discurso sobre as ciências” porto-Portugal: Afrontamentos, 1987. PEREIRA, Tamíris de Lima, SANCHEZ, Celso “A bioética e o ensino de ciências: algumas reflexões. ” Disponivel em: < httpWwww. cienciaemtela. nutes. ufrj. br/volume3/1 lescola_e sociedade. html>

Av estacio

0

Frederick Taylor e Henri Fayol, desenvolveram trabalhos pioneiros a respeito da administração. A necessidade de uma renovação na metodologia de

Read More

Educação especial – inclusão

0

A VISÃO DOS PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO NAS ESCOLAS REGULARES DO MUNICÍPIO DE MANDIRITUBA-PARANÁ. Silva RESUMO to view nut*ge Este

Read More