A importância do ato de ler em três artigos que se completam (paulo freire)
“A importância do ato de ler em três artigos que se completam” (paulo freire) Premium 3yVANUZASANTOS 07. 012 2 papes Resenha do Livro “A Importância do Ato de Ler em três artigos que se completam” (Paulo Freire) Resumo da Obra Paulo Freire, educador de origem pernambucana, tornou-se mundialmente conhecido por seu trabalho junto a países pobres, especialmente na África e América do Sul, dedicando-se á alfabetização de adultos, cuja experiência o levou a desenvolver uma metodologia própria que se tornou conhecida como “pedagogia da nos seus alunos a co ‘e ar 2 humano libertar-se d ndivíduo capaz de in Na obra int procurava despertar ue permite ao ser a e tornar-se um Vive.
Ato de Ler em três artigos que se completam (1 988), Freire afirma que, “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Com essa afirmação, o autor revela que o mundo que se movimenta para o sujeito em seu contexto pode ser diferente do mundo da escolarização. Com isso, a leitura das palavras na escolarização, ou de sua escrita, de nada implicaria na leitura da realidade.
No primeiro momento, o autor de forma clara e simples, nos relata usando uma metodologia própria baseada no mundo a sua infância e juventude, suas experiências como professor no ensino médio e também no segundo momento, sua postura sobre a alfabetização de adultos que considera mais do que ensinar, um ato político. E em um terceiro momento, Freire nos mostra o seu método de ensino e aprendizagem, que apenas consiste em ensinar aos aos educadores a usar expressões cotidianas e que fazem parte do contexto de cada grupo de alunos de uma certa região, o que, segundo Freire, facilita a aprendizagem e não somente a memorização.
Seu principal objetivo é aprimorar o que cada aluno tem interiorizado, enfatizando também a quantidade e leitura como importante para ajudar na compreensão de textos. Tendo em vista que, mais do que interpretar textos, a leitura consiste em avaliar o quanto se compreende do assunto tratado. Freire (1988) acredita que esse método seja o melhor para a assimilação de vários temas.
Pois, para o autor, ao lermos e interpretarmos textos, esses conteúdos são interiorizados automaticamente e não mecanicamente, como são ensinados em certas escolas. Portanto, o que está muito claro e objetivo nos três artigos que se completam, de Paulo Freire, é a valorização intrínseca da alfabetização. No que diz respeito a educação, a eitura é muito valiosa e tem o caráter de instruir, por isso, a atenção deve ser dobrada e redobrada.
Freire, não enxerga o ato de alfabetizar como um ato mecânico, e sim, como uma possibilidade de aproximação com a palavra, enquanto leitura de mundo, isso vale tanto para o aluno quanto para o educador. Val mals além, é preciso, portanto, sentir-se ativo enquanto leitor e consequentemente discutir com propriedade os assuntos enquanto divulgador de ideias e conceitos. Referência bibliográfica FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988. 80 p.