A importância do profissional de recursos humanos na prática da ética profissional

Categories: Trabalhos

0

INTRODUÇAO Este trabalho de pesquisa tem o objetivo apresentar a importâncla do profissional de recursos humanos na prática da ética profissional dentro das organizações, trazendo o conhecimento, a habilidade e as atitudes podem fazer toda a diferença no dia a dia desta área. Buscando todos os detalhes para identificamos um problema que ocorre na maioria das empresas que não se preocupam com o bem estar de seus colaboradores e que acabam caindo em armadilhas, nota consideráveis como respeitada no merca aú • Sv. içx to nextgEge verdadeiros talentos, satisfação dos seus c processo claro e transparente. er benefícios Imagem e retendo ndo produção e os através de um Através desta pesquisa e devido à exigência atual do mercado de trabalho, onde profissionais está em busca de empresas que tem como premissa básica a etica, a segurança, qualidade de vida e progresso em suas carreiras que visam o profissional como ser humano e não como produto. Com foco no curso de Administração Especifica em Recursos Humanos, quais os conteúdos sobre a ética deste profissional que podemos abranger para ser uma referência para os leitores buscarem informações, dicas e conhecimentos.

As pessoas devem estar se perguntando, por que ter Ética a minha organização? O fato da aplicação ética na empresa traz competitividade no mercado, produtividade e a qualidade superam as expectativas trazendo eficiência, excelência, satisfação, ambiente saudável, confiança e fortalecendo a envolvidos, evitando turnover, absenteísmo, irritações por falta de cumprimento de regras, quebra de Sigilo entre outros.

Vamos explorar alguns assuntos dentro da Ética que podem ser praticados pela organização, pelos seus gestores em conjunto com o profissional de recursos humanos, tais como: na liderança, nos processos de recrutamento e seleção, avaliação de esempenho, na permanência dos funcionários, remuneração, promoção, relações hierárquicas, sigilo e privacidade de informações, na demissão entre outros.

Nas paginas seguintes vamos entender melhor sobre como a prática da Ética é uma ferramenta importante para a sua vida, que está mexendo com o mundo atual e integrando as pessoas desta mesma linha, tanto na vida profissional como pessoal. No primeiro capítulo o nosso percurso começa em “Ética Profissional” e o seu conceito.

No segundo capítulo vamos nos aprofundar no tema da pesquisa “A Importância do Profissional de Recursos Humanos na prática a Ética Profissional”, como a área de recursos humanos faz toda a diferença hoje em uma organização que preza pela ética, o seu conhecimento, habilidades e atitudes com os colaboradores e nos processos fazem que a empresa tenha uma vantagem perante as outras e este profissional precisa respirar ética todos os dias pela a profissão que escolheu e pelo respeito com todas as pessoas.

Neste capltulo teremos alguns exemplos de processos que é necessário tratarem com muita ética tanto pela organização quanto pelo profissional de RH. Demonstraremos no terceiro capítulo alguns vícios que ainda nfelizmente temos profissionais de recursos humanos no mercado que os cometem por se acharem superiores, até por arrogância, ou própr PAGF de recursos humanos no mercado que os cometem por se acharem superiores, até por arrogância, ou próprio perfil mesmo.

O nosso estudo de caso será através de pesquisas realizadas nas empresas Natura e Sadia. As empresas descobriram que através do empenho em vincular a ética como cultura, costume e tradição junto com os seus processos e maneira de tratar com as pessoas sendo transparente, claro e objetivo traz diversos benefícios para ste ambiente. Vamos focar a prática da ética do profissional de recursos humanos dentro das empresas Natura e Sadia, veja no capítulo quarto.

Como podemos notar este tema é tão importante hoje em dia a maioria das empresas que aplicam como premissa básica a ética profissional que o papel dos recursos humanos é fundamental para não só aplicá-la no dia a dia, como também muitas elaboram o seu próprio código de ética para os stakeholders ajudando assim que isto vire uma regra/norma dentro da organização e quem não cumpri-lo terá punições. . Ética Profissional 1. 1 – Conceito A Ética Profissional está ligada ao dia a dia do profissional na prática das suas atitudes e comportamentos com os outros de acordo com o que visa para si, ou seja, faz parte do caráter da pessoa, como foi a sua infância, quais são os seus princípios e valores, fica muito difícil a sua prática para quem não teve berço.

Todos os profissionais precisam ter ética profissional para não prejudicar as pessoas em sua volta, como também satisfazer as necessidades da empresa e dos clientes, algumas profissões tem o seu próprio estatuto e algumas organizações têm o seu próprio ódigo de ética para ser seguido independente da vontade dos funcionários, para garantir uma con funcionários, para garantir uma convivência harmônica. O código de ética é geralmente elaborado pelo RH em conjunto com os representantes das áreas da empresa que forma-se um comitê e com revisão de tempos em tempos de acordo com as necessidades atuais.

Nos dias de hoje faz parte de qualquer profissional integro a prática da ética e isto também já faz parte da exigência das organizaçóes competitivas e transparentes do mercado no currículo de seus futuros funcionários. 1. – Ética Profissional Individual e no Coletivo Existem algumas premissas e virtudes para um profissional no âmbito individual dentro da organização, tais como: a lealdade, iniciativa, coragem, honestidade, sigilo, competência, flexível, tolerância, integridade, humildade, responsabilidade, prudência, perseverança, compreensão e imparcialidade.

Outra questão é o individuo que somente se preocupa consigo e não pensa nos outros, só o faz quando quer o prejudicar. A sociedade (o coletivo) é ter sucesso com base na união, dedicação de todos os envolvidos e sair daquele mundinho ndividualista e de egoísmo, pensar e conviver com os outros não é fácil, é necessário praticar. 2.

A Importância do Profissional de RH na Prática da Ética Profissional É fundamental a prática da ética profissional principalmente nos recursos humanos, pois atuam com pessoas e informações pessoais todos os dias no âmbito de sua profissão fazendo entrevistas, contratações, promoções, avaliações, orientações, folha de pagamento, substituições de funcionários, entre outras atividades. Para os recursos humanos a ética necessariamente precisa ser um dos seus valores pesso recisa ser um dos seus valores pessoais e não ser considerada uma competência para atuar naquela profissão.

LóglC0 que o papel da organização precisa ter como objetivo atingir os seus resultados e lucros através de condutas corretas, transparentes trazendo assim força para o profissional de recursos humanos atuarem com força em seu trabalho. É importante que todos dentro desta organização estejam caminhando para o mesmo objetivo e olhando o futuro da mesma forma, então, a cultura, valores, missão e visão da empresa fazem parte fundamental para que a ética seja praticada m todos os setores e os recursos humanos são os responsáveis por disseminar está prática seja através da comunicação, do conhecimento e ou de atitudes.

O profissional de recursos humanos sendo considerado atualmente como uma posição estratégica dentro das grandes organizações precisa ter ciência desta importância para desempenhar o papel esperado pelos lideres, como também aplicar as práticas da ética. Uma opção que os recursos humanos podem propor para os lideres da organização é a implantação de um código de ética, onde irá atingir além dos seus funcionários, todos os stakeholders nvolvidos em seu meio.

Neste código de ética, vai explicar a sua importância, fortalecer a missão da empresa, precisará formar um comitê com os responsáveis das áreas, as condutas aprovadas ou não e advertências para quem não respeitar, isto trará também uma ordem e quem não consegue se adequar acaba se desligando e a companhia consegue seguir com o seu objetivo. Para Valentim Giansante (2002) um dos problemas ainda existentes no nosso meio empresarial PAGF s 5 existentes no nosso meio empresarial é falta de objetividade com os critérios de avaliação.

A área de recursos humanos, que eoricamente deveria ter o poder normativo sobre tal assunto, falha por omissão ou por desconhecimento. A começar dos processos seletivos, geralmente entregues a firmas terceirizadas, que, portanto, ignoram, por completo, o que a empresa de fato precisa e espera do funcionário a ser contratado. Vejam os famosos curr[culos, que visam pura e tão somente gerar a primeira entrevista, mais que na prática soterram muitos talentos.

Não podemos esquecer também do desempenho dos lideres da organlzação, neste caso a falta de preparação, ineficiêncla conduz um trabalho mal feito e insatisfação dos funcionários no local que tuam, é dever do recurso humano identificar estes profissionais e atuarem como agentes de mudanças, conseguindo propor treinamentos elou até mesmo substituição destes profissionais.

Possuir conhecimentos, habilidades e atitudes para administrar este cenário novo fazem do profissional de recursos humanos um papel estratégico dentro da organização, tornando-se o mediador de todas estas questões, podendo até implantar uma nova cultura dentro da empresa, envolvendo cada vez mais as pessoas como parceiros de negócio e incentivando este comprometimento mútuo, deixando para trás aquela visão que s recursos humanos é somente operacional e somente traz custo para companhia. ? bom lembrar que o profissional de recursos humanos tem como premissa básica gostar de pessoas, saber lidar com elas, como também agir de uma maneira integra e coesa. Para atingir os objetivos e resultados esperad Para atingir os objetivos e resultados esperados por uma organização nos dias de hoje a ética está ligada mais em nos dar um rumo nas decisões a ser tomada, ela nos leva a fazer um auto-exame do nosso íntimo onde avaliamos nossas atitudes e comportamentos na convivência com as pessoas que estão em ossa volta e reflete em nossa vida tanto no profissional quanto no pessoal.

A sociedade está passando por diversas mudanças e reflete diretamente no mundo organizacional, onde todas as empresas necessariamente precisam acompanhar este novo cenário para continuarem vivas no mercado, os consumidores atuais estão seletivos e buscam cada vez companhias que tem por exemplo preocupação com o meio ambiente e a responsabilidade social isto está fazendo toda a diferença na escolha de suas parcerias. Segundo Marcelo Ribeiro Rocha (2009) é neste cenário de mudanças que o papel da área de Recursos Humanos (RH) tem ido de fundamental importância.

Desmistificar o assunto e disseminar a importância da ética – adotando-a muitas das vezes como um valor institucional – que está relacionada a ações e comportamentos bons de todos os funcionários da organização, allnhando todos os níveis hierárquicos, convocando-os a participarem democraticamente da elaboração e implantação de um código de conduta interno, são formas de comprometer e envolver a organização como um todo, para juntos caminharem em consonância com os ideais, valores e missão da empresa.

A relação entre os recursos humanos e os funcionários tem ma finalidade importantíssima dentro da organização e muitos processos que o profissional de recursos humanos está envolvido diretament PAGF 7 da organização e muitos processos que o profissional de recursos humanos está envolvido diretamente, caso não tenha ética comprometem o desempenho e imagem da empresa no mercado, são eles: o recrutamento e seleção, a relação de trabalho, avaliação de desempenho, promoção, remuneração, contratação, substituição, retenção, demissão, sigilo, privacidade, saúde, segurança e a confidencialidade de informações. ? ecessário ter respeito a diversidade e saber que todos são diferentes e dentro deste cenário criar um ambiente saudável a estas condições individuais criando a convivência mais justa na sociedade. Logo a ética é responsável por fazer está diferença mantendo uma boa imagem daquela organização para os seus clientes internos e externos, vamos praticar. . 1 — Ética na Gestão de Pessoas Os verdadeiros líderes que conseguem influenciar pessoas com inteligência que ressaltam os valores com uma conduta moral e que consegue excluir o oportunismo, o medo e os costumes ncorretos, conseguem atrair profissionais com está visão através da imagem da organização perante o mercado. ? preciso manter uma diretriz, a ordem, se preocupar com a parte legal e o cumprimento dos regulamentos para que tudo caminhe bem é o papel dos gestores da organização. De modo geral o compromisso ético com os stakeholders é totalmente focado na relação interpessoal, por este motivo muitas empresas definem criar o seu próprio código de ética e o lideres tem participação certa neste processo.

A gestão de pessoas com aplicação da ética no dia a dia parece lgo lógico, mas muitos lideres têm muita dificuldade em lidar com isto e pode ser refletido em alguns aspectos fundamentais dentro da organização, dificuldade em lidar com isto e pode ser refletido em alguns aspectos fundamentais dentro da organização, tais como nos processos de contratação, a permanência e o desligamento dos funcionários, então, preclsamos ficar atentos com estes profissionais, porque isto transmite para os seus subordinados e vira uma cadeia de comportamentos e atitudes incorretas prejudicam a todos e inclusive a organização. . 2 — Conhecimentos, Habilidades e Atitudes Conhecimento é o conjunto de informações que ao longo da nossa vida trocamos e buscamos para nos qualificarmos e crescemos como pessoas e profissionalmente, ele é teórico, geralmente é considerado como tácito porque está na mente das pessoas, hoje em d’a o maior desafio das empresas é tornar o conhecimento coletivo para todos.

O conhecimento é adquirido à maioria das vezes com os estudos, dentro da área de recursos humanos é preciso ter a ciência que precisa sempre estar buscando o conhecimento a todo instante sem cessar A habilidade seria uma combinação entre conhecimento e abilidades, às vezes isto é impossível de acontecer, pois as pessoas que conhecem nem sempre são as que executam em regra a habilidade é o saber fazer, ou seja, a prática, erros, acertos e muito treino para levar ao sucesso.

Multas vezes quem planeja e tem o conhecimento não executa as tarefas e na maioria das vezes, o fazer é totalmente diferente e isto é um grave problema na empresa e infelizmente pouco corrigido atualmente. A prática é a melhor aliada para adquirir a habilidade na área de recursos humanos, apesar de ser uma crítica que precisa ter mínimos erros possíveis, não deixar de agir.

A atitude dentro de qualquer área profissional faz mu PAGF 95 A atitude dentro de qualquer área profissional faz muita diferença e dentro dos recursos humanos faz toda a diferença é o dever dele envolver esquecidos funcionários em treinamentos motivacionais ou em outro que traga um desenvolvimento para ele de acordo com suas dificuldades; trabalhar para os colaboradores internos consigam ter crescimento na empresa; conscientizar as pessoas da utilização dos equipamentos de segurança para a melhora da fadiga, qualidade de vida, como também a importância desta utilização para a sua própria egurança; ter um envolvimento claro e objetivo e passar as vantagens daquela organização dentro da vida do funcionário; ter como prática diária a paciência, educação, serenidade, ética, equilíbrio emocional e vocação para lidar com soluções de problemas com rapidez e assertividade. Vamos citar abaixo alguns processos que os profissionais de recursos humanos e a ética estão ligados diretamente na prática. 2. – Recrutamento e Seleção Segundo Chiavenato (2006) recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos otencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. As fontes de recrutamento podem ser externas ou internas. Alguns exemplos de fontes são: indicações de funcionários, anúncios em jornais, sites de empregos, universidades, sindicatos, caçadores de talentos (headhunters), consultorias na área de Recursos Humanos (RH), banco de talentos e redes sociais profissionais na internet como Linkedin, Plaxo e Via6. De acordo com Chiavenato (2006) a seleção de recursos humanos é um sistema de comparação e de escolha. Neste processo, o perfil do candi

Lixo

0

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ILDEFONSO SIMÕES LOPES BÁRBARA FRIZZO MARTINUZZI LIXO PRODUZIDO NA ESCOLA MUNICIPAL HERON JORNADA RIBEIRO-SANTIAGO/RS SANTIAGO

Read More

Logística

0

INTRODUÇÃO Na busca pela completa satisfação do cliente, a organização precisa saber o significado da palavra qualidade que deve ser

Read More