A profissão e o profissional contábi

Categories: Trabalhos

0

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3 2 A PROFISSÃO E O PROFISSIONAL CONTÁBIL4 2. 1 APROFISSAO CON ÁBIL. • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • … 5 2. 2 0 PERFIL DE PROFISSIONAL CON 2. 2. 1 AS COMPETCNCIAS HABILIDADES DO PROFISSIONAL CON ABIL…. …. 8 3 CONCLUSAO . . 10 REFERÊNCIAS… NTRODUÇÃO I 0 Swipe to page A Ciência Contábil é importante para a sociedade como um todo.

Hoje além da mensuração do patrimônio e das escritas fiscais, a Contabilidade é reconhecida como a principal ferramenta para transformação de fatos do dia a dia das mpresas, em informações que auxiliam os gestores nas tomadas de decisões para o desenvolvimento das entidades. As novas tecnologias de informação influenciaram muito o entendimento e a eficiência que a Contabilidade atingiu atualmente.

O desenvolvimento das áreas tecnológicas, como a informática, a logística e os recursos humanos, formaram Como ciência, a Contabilidade depende de profissionais e estudiosos que interagem sobre todo o processo tecnológico, filtrando as informações de acordo com a necessidade dos administradores em cada momento da gestão empresarial. A artir das informações atuais e do passado de uma empresa é que se determina todo o planejamento e estratégias das futuras ações e assim o sucesso na tomada de decisão.

Desta forma, há de se reconhecer a importância da troca de informações dentro da instituição, onde a contabilidade possua subsídios para agir de forma a contribuir no bom andamento empresarial. Este trabalho busca apresentar o perfil, as habilidades e o trabalho do contador moderno, mostrando as expectativas da profissão neste novo contexto social. A PROFISSÃO O PROFISSIONAL CONTABIL A contabilidade oferece um campo de atuação muito mplo.

No dia a dia o profissional contábil irá deparar com inumeras demandas originadas de diversas fontes: governo, no que diz respeito a legslação tributária, instituições financeiras, quando a empresa recorrer a empréstimos ou financiamentos, sócios, acionistas, administradores e diretores, esses expectadores irão exigir do profissional basicamente informações que poderão ser apresentadas em forma de relatório, demonstrações financeiras, pareceres, declarações de imposto de renda e assemelhados, portanto, deverá estar atento às técnicas exigidas no efetivo exercício da profissão.

A contabilidade é a ciência que tem por objeto de estudo o patrimônio, sua função é controlar os fenômenos nele ocorridos, através do registro, da classificação, da demonstração expositiva, da análise e interpretação dos fatos, objetivando fornecer informações sobre sua com osição e variação (FRANCO, 1996, p. 22). informações sobre sua composição e variação (FRANCO, 1996, p. 22). O profissional da área contábil tem papel de destaque nas empresas, uma vez que ao tratar os fatos patrimoniais, transformando-os em informações, exercita a sua principal função.

Porém, o Contador não pode ficar limitado ao esempenho da função de informante deve sim estar preparado para a participação na tomada de declsbes, visando identificar e corrigir as dificuldades e adversidades que surgem ao longo do caminho, através de ações pró-ativas, baseadas nas informações geradas pela Contabilidade. O profissional contábil precisa ser visto como um comunicador de informações essenciais a tomada de decisões, pois a habilidade em avaliar fatos passados, perceber os presentes e predizer eventos futuros pode ser compreendido como fator preponderante ao sucesso empresarial. SILVA ,2003, Ao conhecer profundamente a empresa, o profissional ontábil é chamado constantemente não apenas para evidenciar o que já aconteceu, mas também para dar sua opinião sobre o futuro da empresa, respondendo à pergunta: Que caminho seguir agora? Sendo assim, o contador é peça fundamental para a sobrevivência das empresas, subsidiando as tomadas de declsbes. 1 A PROFISSÃO CONTÁBIL O profissional contábil entra numa nova era mais atualizada, mais dinâmica, ra e mais exigente. pode ser considerada a de um gestor de informações.

Seu conhecimento deve ser amplo, compreendendo as normas internacionais de contabilidade, legislação fiscal, comerciais e correlatas. A Administração é o ramo do conhecimento que cuda da gestão dos recursos e do processo decisório. A Contabilidade, por sua vez, cuida do patrimônio da organização, expresso monetariamente e registra e fornece informações financeiras. Portanto, por um lado, a função principal do Administrador é a de gerir a organização e, por conseguinte, tomar decisões.

De outro lado, o Contador tem, dentre outras responsabilidades, a função de cuidar da informação contábil e fornecer subsídios para que o Administrador possa exercer com eficácia as suas funções. O Contador pode ir além e também participar do processo de omada de decisão sendo necessário para isso, que incorpore conhecimentos de gestão organizacional ampliando assim, o seu leque de atuação e, com isso, afastando as críticas comumente feitas pelos gestores da organização, de que sua atuação profissional atende apenas às necessidades fiscais.

O Contador vem assumindo uma função que oferece ? sociedade vários beneficios, incluindo menores riscos ao investir, melhor destinação do recurso e a indiscutível capacidade de aprender a lidar com mudanças e com as Idéias de melhorias. É preciso que o profissional entenda a organização e ua razão de ser, compreendendo seus modelos de gestão, seus objetivos e políticas e suas inter-relações com o ambiente externo. Só assim ele tera condições de ajudar a empresa a crescer, orientando adequadamente seus dirigentes a tomarem decisões acertadas.

Os contadores têm um importante papel no processo de solução de problemas, não como responsáveis por declsbes, mas como responsáveis pelo levantamento e pela informação d problemas, não como responsáveis por decisões, mas como responsáveis pelo levantamento e pela informação de dados que interessam. Seus relatórios têm que apresentar dados válidos, úmeros que meçam as quantidades pertinentes para a declsão a ser tomada. Muitos administradores querem que o contador faça recomendações sobre a decisão apropriada, apesar de a escolha final sempre ser do executivo de linha. VASCONCELOS, 2001). Ressalte-se ainda, que a Contabilidade pode suprir o gestor de informações em todas as etapas do processo decisório: planejamento, execução e controle. Como identificar problemas e escolher a melhor alternativa sem a existência de informações contábeis? Na fase de identificação dos problemas, a Contabilidade pode apontar as variações entre os padrões estabelecidos e o realizado. Na identificação das alternativas ela poderá, por exemplo, evidenciar a alternativa que permita maior rentabilidade ou retorno sobre o investimento. ? desse ponto de vista conceitual que o novo papel do responsável pela contabilidade se acresce de outras responsabilidades e, inclusive, da necessidade de uma participação social mais integrada ao novo contexto administrativo e gerencial das organizações. A Contabilidade não deve ser vista apenas como necessária para o cumprimento de obrigações fiscais e determinações legais. Ela deve ser notada como poderoso instrumento administrativo, capaz de controlar efetivamente todo patrimônio da empresa e de fazer a diferença no mercado, hoje tão competitivo.

Sob o aspecto legal, além de obrigação, mantê- la em ordem significa tranquilidade. Enfocando o aspecto fiscal e tributário, ela exerce efetivamente controle sobre os impostos, taxas e contribuições, proporcionando dados e informações seguras para o correto planejamento tributário e o apro proporcionando dados e informações seguras para o correto planejamento tributário e o aproveitamento de eventuais benefícios ou incentivos.

Além de que, na área econômico- financeira traduz-se em importante instrumento de controle de acompanhamento dos rumos da empresa, permitindo ? administração a detecção e correção de procedimentos, que muitas vezes, poderiam levar a perdas irreparáveis. Com a evolução da competitividade dos mercados, cada vez mais, as empresas buscam novas tecnologias que permitam à Administração vislumbrar perspectivas futuras para as organizações, por isto a Contabilidade também tem se desenvolvido muito nos últimos anos.

Conceitos de gestão, qualidade, planejamento estratégico utillzados internamente somente pela Administração estão cada vez mais incorporados na prestação de serviços contábeis. 0 PERFIL DO PROFISSIONAL CONTÁBI Sendo o Contador de importância para as empresas o perfil do profissional para este século, esta direcionado para pessoas que tenham iniciativa; coragem; ética; visão de futuro e criatividade. “O mercado atual requer modernidade, criatividade, novas tecnologias, novos conhecimentos e mudanças urgentes na visão através dos paradigmas, impondo, com isso, um desafio: o de continuar competindo. (SILVA, 2000:26) O contabilista deve possuir um perfil e uma formação humanística com uma visão global que o habilita a compreender o meio social, polltico, econômco e cultural onde esta nserido, tomando decisões em um mundo diversificado e interdependente. Deve ter uma formação técnica e cientifica para desenvolver atividades especificas da prática profissional, com capacidade de externar valores de responsabilidade social, justiça e ética.

Deve ter co ra compreender ações, justiça e ética. Deve ter competência para compreender ações, analisando, criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações, compreensão da necessidade continua de aperfeiçoamento profissional, desenvolvimento da auto-cofiança e capacidade de transformar. O perfil do contador moderno é o de um homem de valor que precisa acumular muitos conhecimentos e que tem um mercado de trabalho garantido.

O profissional deve ter consciência de que a maior remuneração exige qualidade de trabalho e que esta se consegue com o melhor conhecimento, com estudo, com aplicação. Esses profissionais tem que ser tecnicamente inteligentes e ter capacidade criativa, ser proativo, ter alta integridade, não podem ter medo de arnscar, não podem ser egoístas, ter boa capacidade de comunicação, compreender a sistemática económico-financeira, política e social, em nlVel local, egional ou mesmo internacional, além de entender dos aspectos técnicos dos negócios.

Para isso tem que estar sempre atualizado e procurar estudar a situação da empresa a qual irá prestar assessoria ou consultoria, sem essas concepções e consciência, o desenvolvimento profissional fica bastante prejudicado. O contador deve ter formação cultural acima da média, inteirando-se do que acontece ao seu redor, na sua comunidade, no seu Estado, no seu País e no mundo. O contador deve ter um comportamento ético-profissional inquestionável. O contador deve participar de eventos destinados à sua permanente tualização profissional.

O contador deve estar consciente de sua responsabilidade social e profissional. Assim, os contabilistas têm que atuar nesse novo ambiente, que exige informações úteis completas e corretas em curto espaço de tempo. Seu papel também deve passar por transformações de modo a tornar-se compatível com o Seu papel também deve passar por transformações de modo a tornar-se compatível com os novos tempos. 1 AS COMPETENCIAS E HABILIDADES DO PROFISSIONAL CON ÁBIL Entende-se por competências o conhecimento técnico e por habilidades, a capacidade de transmissão e análise do onteúdo técnico.

As competências para o desempenho da profissão contábil, de acordo com as condições atuais de mercado, devem ser: competências gerais, comerciais, organizacionais e técnicas: a) Competências gerais – envolvem conhecer e entender as correntes econômicas, políticas, sociais e culturais de uma forma global; b) Competências comerciais – referem-se ao conhecimento do segmento de mercado em que esteja atuando; c) Competências organizacionais – conhecimento do processo operacional da organização em sua área de atuação, através do conhecimento e interação entre o mercado e o grupo rganizacional; d) Competências técnicas – conhecimento das normas e princípios contábeis, ser capaz de desenvolver, analisar e implantar sistemas de informações contábeis e de controle gerencial. As habilidades necessárias são: habilidades de comunicação, habilidades intelectuais e habilidades interpessoais; a) Habilidades de comunicação – representam a capacidade de transmitir e receber informações com facilidade. É a defesa de seu ponto de vista, formal e informal, verbal ou escrita de modo a posicionar-se de forma segura e persuasiva perante qualquer pessoa de posição hierárquica, superior u inferior.

O profissional contábil deve ser capaz de escutar atentamente e entender pontos de vistas opostos; b) Habilidades int acidade de utilizar- utilizar-se de criatividade para solução de problemas, capacidade de julgamento, discernir prioridades e saber trabalhar sob pressao; c) Habilidades interpessoais – correspondem a habilidade em trabalhar com pessoas, saber influencia-las, organizar e delegar tarefas, motivar e desenvolver pessoas e resolver conflitos. CONCLUSÃO De fato, as possibilidades de atuação do profissional em contabllidade são bastante amplas e compreendem as empresas úblicas e privadas de um modo geral, independentemente do setor econômico, as organizações não-governamentais e as instituições sem fins lucrativos.

O avanço prodigioso da informática, a internacionalização dos mercados, a facilidade extrema de comunicação, a relevância dos aspectos sociais, o avanço considerável das tecnologias e da ciência, a necessidade de preservar o planeta em suas condições ecológicas e os grandes esforços de harmonização de princípio e normas foram fatores que influíram para que a contabilidade fosse ainda mais significativa e mudasse juntamente com o panorama econômico soclal. Um bom profissional deve conhecer muito bem sua área de atuação e todas as técnicas que permeiam a profissão. Além disso, a situação atual não comporta mais profissionais descontextualizados, que não distinguem as diversas interligações da sua área de conhecimento com outras. Ser contador é um desafio. Como peça-chave na organlzação ele pensa, calcula, organiza e participa efetivamente do sucesso ou fracasso da empresa. Lopes de; SILVA, Marcus Vinícius Peixoto. Perspectivas da Profissão Contábil no Brasil.

Disponivel em: < http://www. classecontabil. com. br/trabalhos2. php>. Acesso em: 15 abr. 009. KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. A Formação do Contabilista na Perspectiva do Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2009. DURIGON, Almir Rodrigues. O Perfil do Contador no Século XXI. Disponível em: < http:/ftvww. classecontabil. com Acesso em: 21 abr. 2009. MARQUES, Emir Braz. A Importância do Contador na Empresa. Disponível em: < http://www. direitonet. com. br/artigos/exibiM2303 IA-importancia-do-contador-na-empresa>. Acesso em: 25 abr. MOURA, Iraildo José Lopes de; FONSECA Teodomiro Oliveira; DIAS, Geisa Maria Almeida.

Papel do Contador no Mercado Globalizado. Disponível em: . Acesso em: 25 abr. 2009. Luppi, Lupercio Fuganti; Miloca, Leo Mathias; sÉKULA, Jackson Marcel; SOUSA, Paulo Daniel Batista de. A Importância da Contabilidade para a Administração. Disponível em: < www. fag. edu. br/... /ContabiIidade%20Basica/ ntab ilidade par>. Acesso em: 25 abr. 2009. CIAM BRONI, Eduardo Vernille; SANTANA, Fátima Reglna Brunh011i de; MENDONÇA, Lilian dos Anjos; TARDIM, Mirna de Oliveira;PERElRA Raquel Rodrigues. A Sociedade do Século XXI, A Tecnologia da Informação e a Formação do Perfil do Profissional Contábil: IJma Visão Contem orânea. Disponível em: . Acesso em: 25 abr. 2009. PAGF 10

Conceito de homo economicus

0

Conceito de Homo Economicus Taylor vendo que os operários valorizava muito a quantidade que ganhava percebeu que essa seria a

Read More

Arte: muito mais que uma distração

0

DEDICATÓRIA Dedicamos, primeiramente, a Deus, que durante o curso, quando nos faltava ânimo para seguir em frente e transpor obstáculos,

Read More