A tribo de levi

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A Tribo de Levi “devoto, unido”) Em Êx 24. 5, Moisés enviou alguns jovens de Israel para oferecerem sacrifícios ao Senhor. É possivelmente uma referência aos filhos primogênitos que realizavam o trabalho de Deus, até que a lei indicou os levitas para tomarem o lugar deles. Havia necessidade de força e agilidade para esta tarefa, pois ainda não havia sacerdócio. Os filhos primogênitos • Descendiam dot eir or7 to view nut*ge o Gn 29. 34; Hb • Profecias a respeito o Gn 49. 5,7; Dt 33. 8-11 • Originalmente consistiam de três famllias ou divisões O 3. 17; ICr 6. 16-48 • Não foram enumerados com Israel O 1. 7-49 ?? Enumerados separadamente, depois do povo, a partir de um mês de idade Dt 33. 9-10 • Começavam a servir aos vinte e cinco anos de idade o Nm 8. 24 • Enumerados como ministros aos trinta anos o 4. 3, 23, etc. • Afastados do serviço aos cinquenta anos o Nm 8. 25 • Quando afastados, deviam realizar tarefas menos árduas o Nm 8. 26 Cerimônias de Consagração • Limpeza e purificação o 8. 7 • Faziam ofertas por seus pecados O 8. 8, 12 • Os anciãos de Israel impunham-lhes as mãos O 8. 9-10 • Eram apresentados a Deus como oferta pelo povo o Nm 8. 11, 15 PAGFarl(F7 Guardar o azeite, farinha, etc. 1 Cr 9. 29-30 ?? Guardar os tesouros sagrados 0 1 cr 26. 20 • Cuidar dos dízimos, ofertas, etc. 0 2cr 31. 11-19 • Realizar o serviço do tabernáculo O 8. 19, 22 • Desarmar, armar e carregar o tabernáculo, etc. O 1. 50-51; 4. 5-33 • Preparar os sacrifícios para os sacerdotes 0 1 Cr 23. 31; 2Cr 35. 11 • Preparar os pães da consagração 0 1 Cr 9. 31-32; 23. 29 • Purificar as coisas santas 0 1 cr 23. 28 • Regular pesos e medid PAGF3rl(F7 bondosos com eles o Dt 12. 12, 18-19; 14. 29; 16. 11, 14 • Oitenta e quatro cidades com arredores extensos lhes foram atribuídas o Nm 35. -8 • Os dízimos eram dados para seu sustento Nm 18. 21, 24; 2Cr 31. 4-5; Ne 12. 44-45; Hb 7. 5 • Davam aos sacerdotes o dízimo dos dízimos o Nrn 18. 26-32 • Recebiam uma parte das ofertas o Dt 18. 1-2 DAVI • Enumerou-os começando com os de trinta anos de idade o Icr 23. 2-3 • Dividiu-os em quatro classes 0 1 cr 23. 4-6 • Em suas últimas palavras, mandou enumerá-los a partir dos vinte anos de idade o Icr 23. 24, 27 o ICr 9. 27 • Punidos com a morte por terem se intrometido no ofício sacerdotal o Nm 18. 3 • Coré e outros, punidos por oferecerem incensos o Nr-n 16. -35 Aplicação para os nossos dias • Importância do culto a Deus Principal atividade da Igreja, corpo de Cristo, e não uma atividade qualquer o Deus nos convida a cultuá-lo o Deus aprecia o nosso culto o Deus deseja ser cultuado o Deus quer ser cultuado de acordo com os princípios da sua palavra o Prestamos culto ao Senhor dos Exércitos – o Senhor de todos os poderes que existem, e não a uma divindade minuscula qualquer; este culto deve ser feito com Intimidade POIS é nosso Pai, mas devemos nos encher de admiração e reverência • Necessidade de sacerdócio o Não temos como c PAGFsrl,F7 sem a mediação de mediadores entre Deus e o homem, mas sim um único mediador omem, perfeito e suficiente, que está a direita de Deus intercedendo por nós, Jesus Cristo • Não podemos prestar culto a Deus a não ser mediante Jesus Cristo • Jesus teve que morrer e ser um de nós, para que agora Deus tenha um de nós, um homem à sua direita, que intercede por nós, sendo o mediador que recebe as nossas ofertas, nossas orações, que as purifica e às entrega a Deus, mas não como os sacerdotes, que falhavam • Centralidade da palavra de Deus no culto, sendo esta a principal função do sacerdote, ou desviava as pessoas do mal, ou fazia com que estas se perdessem – Ml 2. , 8 ?? O louvor é apenas uma das mais de trinta responsabilidades que os levitas desempenhavam no templo, dentre outras, ensinar a palavra ao povo, oferecer os sacrificios, lavar o altar, levar os excrementos dos animais para o lado de fora, carregar todos os utensllios utillzados, etc. ; é estranho atualmente a comparação feita do grupo de louvor com os levitas, pois toma-se apenas uma de suas atribuições e esquece-se de todas as outras; por esse critério seria mais justo chamar de levitas aos diáconos ou zeladores da igreja, pois estes exercem um número bem maior de funções (administrativas) com as mesmas caracter[sticas do acerdócio levítico • Apesar de todos sermos sacerdotes diante de Deus, apresent PAGFsrl(F7 sacerdócio levitico • Apesar de todos sermos sacerdotes diante de Deus, apresentando-lhe sacrifícios espintuais agradáveis por meio de Cristo – Ap 1. 6; 1 Pe 2. 5-9; Hb 10. 9-22 -, e mesmo não havendo continuidade teológica no sacerdócio levítico, existe uma continuidade de função (administrativa); Deus encarrega pessoas na sua igreja para cuidar de seu culto (desde o pastor até o segurança), incluindo a área da música, louvor e adoração a Deus, que devem ser prestados com excelência técnica (como o aziam os levitas), mas que sem o conhecimento de Deus, e sem expressar a sua palavra, podem desviar o povo do caminho do Senhor (Ml 2. 8) Que nossa música possa conter a palavra de Deus e conduzir a sua Igreja, “para que a comunicação da tua fé seja eficaz no conhecimento de todo o bem que em vós há por Cristo Jesus. ” Frn 1. 6 Malaquias 2. 4-6 Então vocês saberão que fui eu que lhes dei esta advertência para que a mlnha aliança com Levi fosse mantida, diz o Senhor dos Exércitos. A minha aliança com ele foi uma aliança de vida e de paz, que de fato lhe dei para que me temesse, E-le me temeu, e tremeu diante do meu nome.

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