Arranjo físico

Categories: Trabalhos

0

ARRANJO Físico SUMARIO 1 INTRODUÇÃO, p. 3 2 DEFINIÇÃO DE ARRANJO FÍSICO, p. 3 3 OBJETIVOS DO ESTUDO DE ARRANJO FÍSICO, p. 4 4 SELECIONANDO O TIPO DE PROCESSO, p. 5 4. 1 PROCESSOS DE PROJETO, p. S 4. 2 PROCESSOS DE JOB31NG, p. 5 4. 3 PROCESSOS EM LOTE OU BATELADA, p. 6 to next*ge 4. 4 PROCESSOS DE 4. 5 PROCESSOS CO 5 SELECIONANDO 5. 1 ARRANJO 5. 1. 1 Vantagens e d 8 or13 fisico posicional, p. 5. 2 ARRANJO FÍSICO POR PROCESSO, p. 8 5. 2. 1 Vantagens e desvantagens do arranjo fisico por processo, p. 10 5. 3 ARRANJO FISICO CELULAR, p. 10 5. 3. 1 Vantagens e desvantagens do arranjo físico por processo, p. 1 5. ARRANJO FÍSICO POR PRODUTO, p. 12 5. 41 Vantagens e desvantagens do arranjo fisico por processo, p. 12 5. 5 ARRANJO FÍSICO MISTO, p. 13 6 CONCLUSAO, p. 14 7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, p. 14 industrial seja claramente visualizado, desde o momento da entrada de matéria prima na organização, até a salda do produto pronto, propriamente dito. Vale lembrar que, embora seja de grande importância, o arranjo físico só poderá ser selecionado após a elaboração e definição de uma série de outros fatores, como volume de produção e seleção de equipamentos. e suma importância para qualquer organização, seja ela rande, média ou pequena, o planejamento do arranjo físico, para que se obtenha resultados satisfatórios no que concerne ? redução de custos de operação e aumento da produtividade, eficiência e eficácia. Este trabalho tem como objetivo destacar a importância dos conceitos de arranjo físico, demonstrar e descrever quais são os tipos de processo e qual a sua relação com os tipos de arranjo físico disponíveis para utilização, e apresentar a disposição destes arranjos através da exemplificação de algumas organizações e a aplicabilidade destes conceitos. DEFINIÇAO DE ARRANJO FISICO Definindo de forma simples, o arranjo físico é a decisão de “onde” e “como” colocar todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção, ou seja, é a utilização estratégica e clara destas variáveis que têm um papel fundamental nas operações produtivas, por serem os mais evidenciados, isto é, por estarem expostos e os primeiros a serem visualizados.

De maneira mais teórica, Fransischini e Feonu’eres (1997, p. 155) definem arranjo físico como a “disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume de transporte de ateriais no fluxo produtivo de uma fábrica”. Assim, conclui-se que, quando a produção é metódica, 13 produtivo de uma fábrica”.

Assim, conclui-se que, quando a produção é metódica, o fluxo acontece de maneira eficiente, minimizando fatores que possam afetar custos e, diretamente, o fator “tempo”, pois através da criação de regras desencadeiam rotinas burocráticas e instalações mal posicionadas, aumentando a produtividade e podendo até exercer influência na motivação. OBJETIVOS DO ES UDO DE ARRANJO FÍSICO O estudo do arranjo físico busca exatamente encontrar a melhor aneira de dispor fisicamente todos os meios de produção, arrumando o espaço de trabalho a fim de otimizar a funcionalidade do sistema (ROCHA, 1995). por conta de sua essencialidade para as organizações, a escolha por um tipo de arranjo físico é uma decisão de muita responsabilidade. ? preciso se abastecer de informações sobre todo o processo, para que após a sua implementação, todos os objetivos sejam alcançados, tais como: • aproveitamento do espaço disponível para as operações produtivas; • alcance do fluxo mais consistente, permitindo maior eficiência no trabalho e no feedback; ?? término de trabalhos árduos, ocasionando um clima favorável que possibilite a motivação dos colaboradores; • causar boa impressão aos visitantes e clientes; e • proporcionar uma melhor supervisão do controle da produção.

Através do alcance destes alvos, será possível manter o bom andamento das operações. Caso contrário afetará o fluxo de materiais e pessoas dentro da organização, onerando os processos e gerando desordem no sistema de produção. seu arranjo físico, deve verificar que tipo de processo (visando volume-variedade) é mais adequado para ela, pretendendo com sso, ter melhor êxito no processo de produção e evitando assim, interrupções que gerariam atraso no fluxo da produção, efeitos sobre a produtividade, conforto, segurança e a perda de capital. ara Slack et al (2002, p. 134) “projeto de processo é atividade que molda a forma fisica e o propósito tanto de produtos e serviços, como dos processos que os produzem” Existem cinco opçóes de processos para que a empresa possa escolher o melhor para organizar suas atividades e melhorar seu fluxo de produção: processos de projeto, processos de jobbing, processos em lote, processos de massa e processos contínuos. 1 PROCESSOS DE PROJETO A característica principal dos processos de projeto, é que cada trabalho tem início e fim bem definidos, sua produção tem um baixo volume de unidades produzidas e uma alta variedade processual. Esse processo leva muito tempo para ser concluído e as atividades envolvidas podem variar durante a execução do processo de produção. Exemplos deste processo são as Construtoras CIVis e produtoras de Filmes. 4. 2 PROCESSOS DE JOBBING Os processos de jobbing têm como principal característica a produção de pequenos lotes e uma alta variedade de produto.

O rau de repetição do produto é baixo, mas a produção daquele único produto pode ser em grande escala. Neste processo todos os produtos compartilham seus recursos de operação, e embora todos necessitem do mesmo tipo de atenção, eles diferem entre si por suas necessidades únicas, como por exemplo: encomendas de série única, restauradores de móveis, alfaiates, gráficas, etc. 4. 3 PROCESSOS EM LOTE PAGFd0F13 série única, restauradores de móveis, alfaiates, gráficas, etc. 4. PROCESSOS EM LOTE OU BATELADA O ponto mais marcante neste tipo de processo é a similaridade ntre os produtos, o que acaba proporcionando um alto grau de repetição. O processo em lote pode parecer com o processo de jobbin% porém ele não tem o mesmo grau de repetição, e seus volumes de produção podem ser grandes ou pequenos. Cada vez que um produto é produzido, repete-se a operação para fazer vários outros lotes do mesmo produto. É o que acontece na produção de autopeças, roupas, etc. 4. PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM MASSA Este tipo de processo apresenta características muito comuns aos processos em lote, por conta da forte similaridade entre os produtos e das operações essencialmente repetitivas, porém presenta altos volumes de produção com variedade relativamente baixa. Por conta disso, suas operações são amplamente repetitivas e previsíveis, como no caso dos bens duráveis (automóveis, televisões, etc). 4. 5 PROCESSOS CONTÍNUOS O diferencial dos processos cont[nuos é o fato de operarem com volumes ainda mais altos e variedade ainda mais restrita que os anteriores.

São cont[nuos por operarem em periodos de tempo muito mais longos e, por vezes, sem cessar. Refinarias petroquímicas e siderúrgicas exemplificam este tipo de processo. 5 SELECIONANDO O ARAMO FÍSICO BÁSICO Tendo concluído o tipo de rocesso a ser utilizado, o arranjo fisico básico deverá ser de básico de arranjo físico é transformação. A grande variedade de arranjos físicos parecerá ainda maior do que é, quando alguns recursos individuais de transformação apresentarem diferenças entre si.

Desta forma, é dificil detectar as semelhanças entre estes diversos arranjos físicos, pois cada tipo de processo pode adotar diferentes tipos de arranjo físico, dentre eles: arranjo físico posicional, arranjo físico por processo, arranjo fisico celular, arranjo físico por produto e arranjo físico misto. . 1 ARRANJO FÍSICO POSICIONAL É o tipo de arranjo onde os recursos a serem alterados são feitos em um determinado local, e quem se poslclona para atendê-los são os maquinários e pessoas. O nome pode sugerir que o arranjo é imutável, mas na verdade ele se adequou ? situação existente.

Um exemplo da utilização deste tipo de arranjo é o caso do Estaleiro Mauá, localizado no Rio de Janeiro, que presta serviços para varias empresas navais brasileiras e internacionais, servindo desde a criação de navios, consertos de embarcações a criação de plataformas petrolíferas. Os navios, apesar de serem muito grandes, têm como chegarem ou serem rebocados até os estaleiros, mas o estaleiro não tem como alterar sua forma para atender os navios ou ir até eles, ou seja, cada embarcação de tipo ou tamanho variado tem de ser atracada em determinado ponto.

Além disso, este arranjo pode ser utilizado em outros casos, conforme segue: a) Centros cirúrgicos de alto risco – local preparado para atender as mais difíceis operações e onde não teria como movimentar o paciente para outro centro, devido a sua condição atual. b) Manutenção de grandes computadores e servidores — seria caso da manutenção dos computadores da Nasa, ou até me PAGF 13 computadores e servidores — seria o caso da manutenção dos computadores da Nasa, ou até mesmo dos servidores do Google, por exemplo.

Eles precisariam ser analisados em seu próprio local, movimentando assim a Assistência Técnica Especializada. 5. 1. 1 Vantagens e desvantagens do arranjo fisico posicional Quaisquer que seja o modelo de arranjo, ele poderá apresentar vantagens e desvantagens na sua implementação. No caso do arranjo fisico posicional, as vantagens seriam: • redução no transporte de unidades montadas; ?? responsabilidade pela qualidade recai sobre um indivíduo ou grupo; • possibilidade de fazer mudanças nos produtos, projetos ou na seqüência das operações; e • adaptação do arranjo à variedade de produtos e a demanda intermitente.

Em contrapartida, pode ser desvantajoso se apresentar baixa produção e houver um esforço muito grande de coordenação das atividades e pessoal envolvidos. 5. 2 ARRANJO FÍSICO POR PROCESSO Este arranjo se diferencia por utilizar-se de meios similares para agrupar seus processos, ou seja, agrupa-os dependendo das necessidades ou conveniências que são feitos o arranjo. Se produtos ou maquinários precisam de alguma coisa em comum, eles deverão estar próximos, ou localizados de forma eficaz para serem utilizados pelos indivíduos que os necessitem.

Do mesmo modo, produtos que precisem de acompanhamento ou armazenagem diferenciada serão agrupados para que nao haja necessidade da criação de mais de uma zona especifica para atender as mesmas neces apesar de ser um enlatado está sempre perto do setor de lacticínios, onde são encontrados diversos tipos de queijos, e como o creme de leite, estrategicamente localizado próximo ao enlatado de pêssegos em calda.

Comumente, este tipo de arranjo pode ser empregado por empresas locadoras de DCD’s, como a Blockbuster, por exemplo, que utiliza este modelo de arranjo para proporcionar conveniência e satisfação aos clientes, organizando os filmes em seções de gênero e de lançamentos. Além disso, presta também um serviço on-line e de entrega em domicílio.

Outros segmentos ainda podem utilizar este modelo de arranjo físico, como: a) Supermercados — a divisão dos produtos é disposta de maneira conveniente aos consumidores, juntando ou aproximando produtos complementares e dividindo em setores suas mercadorias. ) Hospitais – setores onde existe grande procura, como radiografias, por exemplo, são montados em éreas que facilitem sua chegada e saída, e que estejam bem localizados, para que todas as outras áreas possam ter fácil acesso. 5. 2. Vantagens e desvantagens do arranjo físico por processo Neste caso, as vantagens em implementar este tipo de arranjo são: • flexlbilldade do sistema em adaptar-se a produtos ou serviços variados; • falhas localizadas não afetam todo o sistema, pois as operações gozam de certa independência; • permite a implantação de sistemas de incentivo individual e por desempenho; e ontrole da produção, a ineficiência no manuseio de materiais e a obtenção de volumes relativamente modestos de produção. . 3 ARRANJO FISICO CELULAR De acordo com Slack et al (2002, p. 165): “O arranjo físico celular é aquele em que os recursos transformados, entrando na operação, são pré-selecionados para movimentar-se para uma parte especifica da operação ou célula na qual todos os recursos transformadores necessários a atender a suas necessidades imediatas de processamento se encontram As máquinas são agrupadas em células e funcionam de uma forma bastante semelhante a uma ilha de layout por processo job shop).

O fluxo de materiais e peças tende a ser mais similar a um layout por produto do que a uma job shop (por isso é considerado uma combinação destes dois tipos de arranjo físico). Os pontos chaves desse tipo de arranjo são: máquinas dispostas na seqüência do processo, somente uma peça de cada vez é feita dentro da célula, os colaboradores são treinados para lidar com mais de processo, o tempo do ciclo para o sistema dita a taxa de produção para a célula e os operadores trabalham de pé e caminhando.

Um exemplo de arranjo celular são as lojas de departamentos, ue acabam por criar “lojas dentro de lojas”, ou seja, ainda que trabalhe com várias unidades estratégicas de negócios (UEN’s), a disposição dos produtos facilita a visualização do consumidor, que dirige-se exatamente para onde está localizado o segmento do qual ele deseja adquirir al um roduto.

Outros segmentos ta tilizar-se do arranjo dentro de hospitais, vez que os pacientes que precisam deste atendimento, poderão ser tratados em conjunto, vez que é muito improvável que precisem de cuidados de outros setores do hospital. O arranjo físico celular possui como características, produtos roteiros variados, agrupamento de máquinas e equipamentos geralmente em forma de “U”, utilização de operários polivalentes e ajusta-se ao just-in-time. . 3. 1 Vantagens e desvantagens do arranjo físico celular Apresenta como vantagens: a mutabilidade das células, a permissão do controle da produção mais simples e eficaz, a visualização clara dos processos de produção, facilitando o controle e supervisão, a disposição das máquinas de modo a permitir aos operadores controlar várias delas ao mesmo tempo, e os operários são treinados para executarem várias tarefas. ode ser que haja a necessldade de movimentação de áquinas e isso seria desfavorável por conta de problemas de peso, sistemas hidráulicos, elétricos e pneumáticos, o que seria considerado uma desvantagem na utilização deste modelo de arranjo. 5. 4 ARRANJO FÍSICO POR PRODUTO De acordo com Slack et al (2002, p. 66) “o arranjo físico por produto envolve localizar os recursos produtlvos transformadores inteiramente segundo a melhor conveniência do recurso que está sendo transformado”. São organizados para acomodar somente alguns poucos projetos de produto (baixa variedade de produtos), permitem grande volume de produç com equipamentos

Caso cbc

0

O nosso objeto de estudo é a Companhia Brasileira de Confecções, Criada em 1974 na forma de sociedade por cotas

Read More

Direito civil

0

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Direito 4a Série Direito Penal I A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido

Read More