Arte de argumentar

Categories: Trabalhos

0

A Arte de Argumentar Por que aprender a Argumentar? É pela acelerada expansão do mundo globalizado e da intensificação das relações humanas que a necessidade de se saber argumentar se faz tão inegável.

A educação desestimulante, a massificação das idéias, a interferência da opinião pública na vida de todos e a ampliação da importância da mídia faz com que as pessoas cada vez mais se sintam acompanhadas de uma forte solidão, de tal forma que, para melhorar a relação das pessoas com o mundo ao seu redor, é indispensavel o aprimoramento das formas de relaçõ argumentativa, que s c ora as para alcançara f Gerenciando Informa capacidade lação das pessoas, O gerenciamento de informações é utilizado para gerar conhecimento, criação de pontos de vista pela m[dia da forma mais favorável a ela, ou seja, pode ser um processo de manipulação da história, do presente e da forma como veremos e agiremos no futuro. É muito importante que não se deixe manipular por determinado gerenciador de informações, para tanto, deve- se buscar diversos meios de alcançar conteúdo, merecendo destaque os livros clássicos.

Gerenciando Relações A intensificação das relações humanas no mundo, a lobalização e a crescente pressão exercida pela mídia que nos diversas pessoas que são ricas, famosas e bonitas, mas que são infelizes por não saberem ou não conseguirem uma boa relação com seus pares. Há ainda o medo da aproximação ao ponto da Intimidade entre as pessoas, mesmo aquelas que muito conversam sobre diversos assuntos. E dessa forma, nos relacionamentos com os outros, que nos construímos como pessoas humanas e criamos condições para a felicidade. A mente humana tem o poder de aprisionar ou libertar. Exemplo concreto é o de tribo na qual a simples ordem “morra” o chefe a um homem tinha o poder de fazê-lo verdadeiramente morrer, pois assim achavam os homens, que a palavra do chefe tinha o poder de matar. Argumentar, Convencer, Persuadir “Argumentar é a arte de convencer e persuadir.

Convencer é saber gerenciar informações, é falar à razão do outro, demonstrando, provando Persuadir é saber gerenciar relação, é falar à emoção do outro”. A principal diferença é que convencer é mudar a idéia de uma pessoa; persuadir mexe no campo da emoção, é fazer outra pessoa agir. IJm pouco de História A retórica surgiu em Atenas e foi criada pelos sofistas, que ominavam a arte de argumentar. Para eles, o mais importante era a capacidade de persuadir o outro de modo a acreditar em qualquer que fosse o seu ponto de vista, independentemente da verdade. para Protágoras, o verdadeiro sábio era aquele capaz de julgar as coisas segundo as circunstâncias em que elas se inserem, e não aquele que pretende expressar verdades absolutas.

Porém, para os retóricos, havia apenas o verdadeiro ou falso, o bom ou o mau; ou seja, a teoria dos paradi mas, das verdades univ o verdadeiro ou falso, o bom ou o mau; ou seja, a teoria dos paradigmas, das verdades universais. Tarefas da Retórica Clássica: a retórica clássica se incumbia da tarefa de descobrir temas conceituais para discussão. Senso Comum, Paradoxo e Maravilhamento: toda a nossa vida é regida por determinações prévias que apreendemos do mundo à nossa volta. Dentre os discursos a que somos submetidos, o mais importante é o “Discurso do Senso Comum”, o qual permeia todas as classes sociais e forma a opinião pública. Criar Paradoxos era uma tática utilizada pelos retóricos para fazer com que seus ouvintes experimentassem do Maravilhamento, que é a capacidade de voltar a se surpreender com aquilo que o hábito ai tornando comum.

Condições da Argumentação O primeiro passo para se iniciar uma argumentação é a boa estruturação e definição de uma tese, e saber para qual problema essa tese é a resposta. No mundo das idéias, estas são a própria tese, que são também as respostas para as perguntas que as pessoas fizeram a si mesmas. A segunda condição da argumentação é ter uma linguagem comum ao auditório, ou seja, falar da maneira com a qual o público alvo se identifique. Já a terceira condição para uma boa argumentação é um contato positivo com o auditório, mais uma vez o dito erenciamento de relações. A postura com que falamos, ouvimos, olhamos e nos comportamos para com o outro transmitem informações preciosas.

E, por fim, a última e mais importante condição argumentativa é agir de forma ética, buscar a persuasão de forma honesta, dizendo em particular aquilo que diria, sem const PAGF3rl(F7 forma ética, buscar a persuasão de forma honesta, dizendo em particular aquilo que diria, sem constrangimento, em público. O Auditório O auditório é o conjunto de pessoas para as quais discursamos e tentamos convencer. Este pode ser o leitor do ornal, o telespectador, o pathos em uma palestra, etc. E é necessário que, ao manifestarmos um ponto de vista particular a um auditório, não esqueçamos de manifestá-lo de maneira a parecer universal. Isso é necessário pois, caso contrário, pode ser visto como falta de ética e, quando menos esperado, voltar-se contra o falante.

Convencendo as pessoas Uma tática de argumentação consiste na apresentação da contra-tese, ou uma tese que o publico aprove, para que só depois se lance a sua própria tese. Uma vez entretido com a argumentação pela tese de adesão inicial, o público fica mais ropicio a concordar com a argumentação. As técnicas Argumentativas São os argumentos que ligam a tese de adesão inicial e a tese principal. Argumentos Quase Lógicos Compatibilidade e Incompatibilidade Essa técnica baseia-se na tentativa de provar que a tese de adesão inlcial é compatível ou incompativel com a tese principal. Regra de justiça É o tratamento idêntico a seres e situações integrados em uma mesma categoria. ituação irônica por se adotar, de forma provisória, um argumento do outro, extraindo dele todas as conclusões, por mais ridículas que ela possa ser. Definição Definições lógicas: primeiramente deve-se definir o gênero, posteriormente deve-se acrescentar características únicas do objeto e acrescentar as diferenças entre o objeto de definição e os que são utilizados para defini-lo. Definições expressivas: é a definição que depende de um ponto de vista e não tem nenhum compromisso com a lógica. Definições normativas: Indicam o sentido que se quer dar a uma palavra em um determinado discurso e dependem de um acordo feito com o auditorio.

Definições Etimológicas: fundamentam-se na origem das palavras; mas as vezes não correspondem à realidade tual, como exemplo o nome “átomo”. Argumentos Fundamentados na Estrutura do Real São os argumentos fundamentados em pontos de vista e não na descnção objetiva dos fatos. Ou seja, são argumentos baseados na estrutura do real, em opiniões relativas a ele. Argumento pragmático: fundamenta-se na relação de dois acontecimentos sucessivos por meio de um vinculo causal. Argumento do desperdício: consiste em afirmar que é necessário ir até o fim do trabalho para não perder o tempo e o investimento. Argumentação pelo exemplo: é quando há a sugestão à imitação das ações de outras pessoas.

Argumentação pelo modelo ou pelo antimodelo: a argumentação pelo modelo é uma variação da argumentação pelo exemplo. E pelo antimodelo é a argumentação que fala sobre o que dev variação da argumentação pelo exemplo. E pelo antimodelo é a argumentação que fala sobre o que devemos evitar. Argumentação pela analogia: é a utilização na tese inicial de um fato que tenha uma relação analógica com a tese principal. Dando visibilidade aos Argumentos — Os Recursos de Presença Recurso de presença é aquele que têm por objetivo ilustrar a tese que queremos defender. E o melhor dos recursos de presença são as histórias.

Persuadindo as pessoas Para persuadir o outro devemos, antes de mais nada, ver o que ele tem a ganhar. para ser capaz de persuadir é necessário educar a sensibilidade para os valores do outro. Emoçóes e Valores á quem diga que o homem é um ser racional, contudo, as últimas pesquisas têm comprovado o contrário. O homem é movido por seus sentimentos e suas cores emocionais báslcas são alegria, tristeza, raiva, medo e amor. As Hierarquias de Valores Em determinadas situações a hierarquia de valores é até ais importante do que os valores propriamente ditos; pois os valores têm importâncias diferentes e, com isso, mantêm uma hierarquia. Essa hierarquia define-se de fatores culturais, históricos e ideológicos.

Alterando a Hierarquia de Valores – Os lugares da Argumentação “Lugar” é a denomina ão utilizada na antiguidade para lugar virtual em que o ora mentos a disposição quantitativas. Uma das características mais marcantes do lugar de quantidade é a utilização de números e estatísticas. Lugar de qualidade: este contesta o número e valoriza o raro. ugar de ordem: afirma a superioridade do nterior do anterior sobre o posterior, das causas sobre os efeitos, dos princípios sobre as finalidades etc. Lugar de essência: valoriza indivíduos como representantes bem caracterizados de uma essência. Lugar de pessoa: afirma a superioridade daquilo que está ligado às pessoas. Lugar do existente: preferencia o que já existe em detrimento daquilo que não existe. Afinal de Contas, O Que é Argumentar?

Argumentar não é convencer as pessoas o tempo todo do seu ponto de vista, isso é ser irritante, argumentar é convencer mas formulando um novo ponto de vista , ou seja é vencer junto om o outro, caminhando a seu lado, usando com ética das técnicas argumentativas, e é também saber dosar, o trabalho com idéias e emoções. Aprendendo a “Desenhar” e a “Pintar com as Palavras Assim como as linhas pintam um desenho assim como as palavras formam um texto. As línguas humanas são sistemas de representação e ao usarmos uma palavra estamos fazendo escolhas de como representar alguma coisa; com isso, vamos retirando da memória as palavras que iremos utilizar. E para escolher as palavras devemos analisar seu sentido e seus sons, fazendo com elas livre associa ões_

Portfólio 2 linguagem de programação

0

1- Relate os problemas de programação com a lógica switch. Explique por que o polimorfismo é uma alternativa efetiva ?

Read More

Regulação do comercio internacional

0

Sobre “barreiras tarifárias”, podemos dizer que servem como fonte de renda para o Estado, aumentando o preço final do produto

Read More