Avaliação do conhecimento dos estudantes de nível superior de enfermagem quanto a cidentes ocupacionais envolvendo materiais perfurocortantes

Categories: Trabalhos

0

Avaliação do conhecimento dos estudantes de nível superior de enfermagem quanto a cidentes ocupacionais envolvendo materiais perfurocortantes Premium ay camilarafaela I MER 06, 2012 45 pages FACULDADE TECSOMA CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR DE ENFERMAGEM QUANTO A CIDENTES OCUPACIONAIS ENVOLVENDO MATERIAIS PERFUROCORTANTES Camila Rafaela Vaz P PARACATU 201 0 oras to view nut*ge Camila Rafaela Vaz Pereira AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR DE ENFERMAGEM QUANTO ACIDENTES OCUPACIONAIS ENVOLVENDO MATERIAIS PERFUROCORTANTES

Trabalho apresentado ao Programa de Graduação em Enfermagem da Faculdade Tecsoma, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Enfermagem. Orientador: Dr. Isaías Nery Ferreira PEREIRA, Camila Rafaela Vaz, 1989. Avaliação do conhecimento Geraldo Benedito Batista de Oliveira – Professor Supervisor Paracatu, 21 de junho de 2010.

Dedico este trabalho a meus pais João Rafael e Perciliana por se constituírem diferentes enquanto pessoas, igualmente amáveis e admiráveis em essência e caráter, estímulos que me impulsionaram a buscar vida nova a cada dia, meus gradecimentos por terem aceito se privar de minha companhia pelos estudos, concedendo a mim a oportunidade de me realizar ainda mais. AGRADECIMENTOS Agradeço a DEUS pelo privilégio da Vida. Ao Orientador Dr. Isaías Nery Ferreira pelo incentivo, simpatia e presteza empenhados para a realização deste trabalho.

A minha irmã Jamili que esteve presente nos momentos mais difíceis do meu trabalho. Ao Amigo Alan Almeida (futuro Dr. Alan), pela ajuda nos momentos de dúvida, e pelo o incentivo para nunca desistir, obrigada por tudo você tem parte signiflcativa nesse trabalho. Obrigada ao meu amigo Renato Caetano, por todas as vezes que quando estava triste com alguma situação me mostrou que tudo na vida tem dois lados. Ao meu amigo Guilherme Tavares que me provou que mesmo diante de todas as dificuldades, é sempre possível recomeçar e ir alem do que se espera.

A minha amiga Ana Flávia obrigada por estar presente nos momentos de alegria e tristezas, encontros e desencontros , conquistas e derrotas no decorrer destes quatro anos, jamais esquecerei de todos os “planos”. Por fim mas não menos importante obrigada ao meu amigo Vin(cius Barboza vulgo Zé . ocê Zé dispensa comentários. Obrigada a toda Família Batista Franco que me acolheu em seu seio como um dos seus, e me proporcionou momentos de carinho e conforto como se fosse minha ró ri PAGF se fosse minha própria família. Chorar sobre as desgraças passadas é a maneira mais segura de atrair outras.

William Shakespeare RESUMO A falta de conhecimento dos alunos dos cursos na área de enfermagem com relação ao descarte dos materiais utilizados na pratica hospitalar chama atenção, pois se os estudantes não sabem classificar um resíduo para dispô-lo adequadamente, erá grande possibilidade de sofrer um acidente proveniente do material que ele próprio erroneamente descartou. Este estudo tem por objetivo avaliar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem da Faculdade Tecsoma quanto o correto descarte de materiais perfurocortantes no Hospital Municipal de Paracatu durante os estágios curriculares.

Dos 22 alunos do 5a período apenas 2 souberam caracterizar corretamente resíduo perfurocortante, do 60 período 60% dos alunos associaram esses res(duos a apenas res(duos contagiosos os alunos do 70 período definiram corretamente esses resíduos. Os alunos do 50, 60 e 70 períodos (19 alunos) 87%, (19 alunos) 86 % e (28 alunos) 82 % respectivamente referem saber a correta técnica de montagem da caixa, enquanto que outros (3 alunos) 13%, (4 alunos) 14 % e (S alunos) 18 % respectivamente não sabem montá-las.

Com relação a segregação de alguns resíduos hosptalares nenhum dos três periodos conseguiu classificar e dispor todos os resíduos corretamente. Com relação às precauções tomadas para evitar acidentes ocupacionais alunos deram ênfase nas precauções usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIS), evitar reencapar gulhas, utilizar a técnica correta, fazer o descarte correto de materiais, treinamento da equipe de trabalho e observar o limite da caixas coletoras.

Apenas os alunos do 7a período souberam citar as medidas corretas das caso haja coletoras. Apenas os alunos do 70 período souberam citar as medidas corretas a serem tomadas caso haja um acidente com perfurocortantes. Quando perguntados se receberam informações sobre o correto descarte de materiais perfurocortantes 82 % ( 18 alunos 87 % (20 alunos) e 88% (30 alunos) respectivamente relatam reterm recebido esse tipo de orientação, em contrapartida 18% (8 alunos), 13 % (3 lunos) e 12% (4 alunos) referem não terem tido esse tipo de orientação.

Com este estudo podemos concluir que existam falhas na formação dos cursos de graduação, de forma que não abrangem de forma correta o tema “gerenciamento de resíduos”, fica evidente a situação do conhecimento fragmentado e desvinculado com o exercício da prática pois o conhecimento especifico da área de biossegurança que deveria ser tratado com enfoque integral, é fragmentado nas diversas disciplinas ao longo do curso. Palavras chave: Resíduos do serviço de saúde. Biossegurança.

Instituições de Ensino Superior ABSTRACT Un atenção hospitalar del chama del pratica del na de los utilizados de los materiais del DOS del descarte del ao del relação de COM de los mesmos de de conhecimento dos del falta, adequadamente dispô-bajo de párrafos del resíduo classificar del um del sabem del não de Ios estudantes del OS del SE de los pois, proveniente del acidente de grande possibilidade de sofrer um del terá hace descartou material del erroneamente del próprio del ele del que.

Perfurocortantes avaliar del quanto o correto descarte de materiais de Faculdade Tecsoma del da de dos acadêmicos de enfermagem del conhecimento del objetivo del por del tem del estudo de Este ningunos curriculares de los estágios del OS del durante de Hospital Municipal de Paracatu. Los alunos del DOS 22 hacen el erfurocor durante de Hospital Municipal de Paracatu.

Los alunos del DOS 22 hacen el perfurocortante caracterizar del resíduo del corretamente del souberam de los apenas 2 del período 50, hacen 50 resíduos de los esses del associaram de los alunos del DOS del período el 60% que los alunos de los apenas de los resíduos de un DOS de los contagiosos hacen resíduos de los esses del corretamente del definiram del período 70.

Los alunos del DOS hacen 5a, períodos de 60 e 70 (19 alunos) el 87%, (19 alunos) sable del referem del respectivamente del 86% e (28 alunos) el 82% un caixa del da de técnica de montagem del correta, outros del que del enquanto (3 alunos) el 13%, (4 alunos) los montá-las 14% del sabem del não del respectivamente de e (5 alunos) 18%. Relação de COM un de e (5 alunos) 18%. Relação de COM un corretamente classificar de los resíduos del OS de los todos del dispor del conseguiu e de los períodos de los três del DOS del nenhum de los hospitalares de los resíduos de de alguns del segregação.

Los alunos evitar de los ocupacionais de los acidentes de párrafos de los tomadas de los precauçdes de los às del relação de COM soñan los precauções Equipamentos usar de Proteção Individual (ERIS), agulhas reencapar evitar de Ia NAS del ênfase, utilizar un correta del técnica, fazer o descarte correto de materiais, coletoras observar de los caxas del da del limite de da equipe de trabalho e o del treinamento. Los alunos del OS de Apenas hacen el período 70 hacen el souberam citar como corretas de los medidas los perfurocortantes del serem de los tomadas del caso del haja del um de COM del acidente.

Perfurocortantes del sobre o correto descarte de materiais de los informações del receberam del SE de los perguntados de Quando el 82% (1 8 alunos), recebido esse tipo de orientação, PAGF s OF receberam del SE de los perguntados de Quando el 82% (18 alunos), recebido esse tipo de orientação, contrapartida el 18% (8 alunos), 13% (3 alunos) tido esse tipo de orientação del reterm del relatam del respectivamente del 87% (20 alunos) e el 88% (30 alunos) del em del terem del não del referem de e el 12% (4 alunos).

El formação dos cursos de graduação, correta o tema gerenciamento de resíduos, evidente del na de los falhas el existam del que del concluir de los podemos del estudo del este de COM de não abrangem de forma del que de de forma del fica un situação hace el integral del enfoque de COM del tratado del ser del deveria del que de da área de biossegurança del especifico del conhecimento de los pois o del prática del da del exercício de COM o del desvinculado del fragmentado e del conhecimento, longo del ao de los disciplinas de los diversas de la NAS del fragmentado del é hace curso.

Chave de Palavras: Resíduos hace a serviço de saúde. Biossegurnaça. Instituições de Ensino Superior LISTA DE TABELAS TABELA 1 – Distribuição dos acidentes ocupacionais com materiais perfurocortantes ocorridos em um hospital regional de Minas Gerais – Brasil, segundo o objeto causador do acidente e o ano de ocorrência. 20 TABELA 2 – Classificação de resíduos hospitalares segundo RDC 306/04… LISTA DE GRAFICOS GRÁFICO 1 Brasil: destinação dos resíduos 2000 . ?? 16 GRÁFICO 2 você sabe montar caixas coletoras de erfurocortantes, alunos 5a período- In Semestre 201 PAGF 6 . 27 GRÁFICO 3 Você sabe montar caixas coletoras de perfurocortantes, alunos 60 período – 10 Semestre 2010 . 7 GRÁFICO 4 Você sabe montar caixas coletoras de perfurocortantes, alunos 70 periodo – 1 e Semestre 201 0 • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • . 8 GRÁFICO 5 Classificação de resíduos hospitalares, alunos 50 período – IO semestre 2010 29 GRÁFICO 6 Classificação de resíduos hospitalares, alunos 60 29 GRÁFICO 7 Classificaç¿o de período – 10 semestre 2010 , resíduos hospitalares, alunos 70 período – 10 semestre 2010 30 GRÁFICO 8 precauções que devem ser tomadas para evitar acidentes com perfurocortantes, alunos 50 período – 10 Semestre, 2010. GRÁFICO g Precauções que devem ser tomadas para evitar acidentes com perfurocortantes, alunos 60 período – 1 a Semestre, 32 GRÁFICO 10 Precauções que devem ser tomadas para evitar acidentes com perfurocortantes, alunos 70 periodo – 1a Semestre, 2010. . GRÁFICO 1 1 Recebeu orientações sobre a forma correta de descartar resíduos hospitalares, alunos 50 período 10 semestre GRÁFICO 12 Recebeu orientaçõ PAGF 7 33 . 33 GRÁFICO 12 Recebeu orientações sobre a forma correta de descartar resíduos hospitalares, alunos 60 período 10 semestre 34 GRÁFICO 13 Recebeu orientações sobre a forma correta de escartar resíduos hospitalares, alunos 70 periodo | 0 semestre LISTA DE SIGLAS 34 RSS – Resíduos de Serviço de Saúde CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente RDC ANVISA – Resolução da Diretona Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanltária NSR- Norma Brasileira ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas CNEN – Conselho Nacional de Energia Nuclear PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde AIDS – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida HIV – Vírus da Imunodeficiência Humana HCFMRP-USP – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São

Paulo EPI – Equipamento de Proteção Individual CCIH – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO . 13 1. 1 Justificativa 14 1. 2 Objetivos . . 14 1. 2. 1 Objetivo geral específicos 14 1 . 2. 2 Objetivos 24 26 4 RESULTADOS . 28 5 DISCUSSÃO 38 6 CONCLUSÃO 43 APÊNDICES Objetivos específicos . 14 2 REVISÃO LITERÁRIA . 16 2. 1 Lixo no Brasil . 16 2. 2 Resíduos sólidos de saúde: definições e legislações 17 2. 3 A saúde do trabalhador….. „ 19 2. 4 Riscos à saúde do profissional de Enfermagem 21 2. 5 Ensino da Biossegurança — 3 METODOLOGIA . REFERÊNCAS — Serviço de Saúde (RSS) vem se destacando no âmbito das autoridades ambientais e ocupacionais devido aos seus potenciais riscos para a saúde humana e ambiental.

Esses residuos preclsam ser segregados de maneira correta para que haja uma redução efetiva dos resíduos infectantes e ainda dos riscos de acidentes ocupacionais (SALOMÃO, 2004). O correto gerenciamento dos RSS significa não apenas reduzir o contingente de resíduos, mas acima de tudo reduzir os riscos que envolvem pacientes, funcionários e meio ambiente. Se o sistema de manejo é adequado permite segurança e controle os riscos para a saúde da população. No contexto hospitalar, a enfermagem esta mais exposta aos riscos ocupacionais, pois desenvolvem atividades rotineiras que lidam diretamente com os materiais mais propícios a acidentes, os perfuro cortantes.

Alguns procedimentos básicos podem minimizar a exposição dos profissionais da área de enfermagem aos riscos do contato com os resíduos do grupo E, uma vez que as maiorias dos acidentes ocupacionais ocorrem devido o reencapamento de agulhas e cateteres intravenosos e o descarte inadequado de perfurocortantes ou ainda caixas coletoras erroneamente montadas (MOURA , 2009). A preocupação com a exposição de estudantes da área de enfermagem aos riscos ocupaclonals relacionados aos perfurocortantes surgiu a partir de acidentes vivenciados pelos colegas de estagio durante a prática curricular. A falta de conhecimento dos mesmos com relação ao descarte dos materiais utilizados na pratica hospitalar chama atenção, pois se os estudantes não sabem classificar um resíduo para dispô-lo adequadamente, terá grande possibilidade de sofrer um acidente proveniente do material que ele próprio erroneamente descartou. Levando em consideração que a biossegurança não receb

Como fazer

0

23/05/2010 ORIENTAÇÕES SOBRE A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA, RELATORIOS E MONOGRAFIAS Maio / 2010 Elaborado por SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO

Read More

Ciências

0

Alunas: Fabiane M. Flor Silva e Ana Paula Coêlho da Silva de Paula Relatório da Entrevista com o cliente: Cliente:

Read More