Ciencias contabeis

Categories: Trabalhos

0

Alguns conceitos Contabilidade: é um instrumento da função administrativa que tem por finalidade controlar o patrimônio, apurar o resultado e prestar informações sobre o patrimônio das empresas. Patrimônio: é o conjunto de elementos necessários à existência de uma entidade (empresa), ou seja, é o conjunto de bens, direitos e obrigações BENS: tudo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça as necessidades humanas; Tangíveis: objeto. Ex. Dinheiro, mercadoria móveis, equipamentos, etc. I Quotas de Capital. ors S”ipe to view iste como coisa ou quinas, veículos, patentes, ações ou DIREITOS : são bens de nossa propriedade que se encontram em poder de terceiros. (valores a receber). Ex. : duplicatas a receber, títulos a receber, notas promissórias a receber, aluguéis a receber, clientes, dinheiro em banco, aplicações financeiras, etc. OBRIGAÇÕES: são bens de propriedade de terceiros que se encontram em nosso poder. valores a pagar). Ex. : duplicatas a pagar, títulos a pagar, notas promissórias a pagar, aluguéis a pagar, fornecedores, impostos a recolher, etc. parte do Patrimônio que vai medir ou avaliar a situação ou ondição da entidade; é chamado, também, de Passivo não exigível ou Situação Líquida. Empresa ou Entidade: é qualquer pessoa fisica ou jurídica detentora de um patrimônio. Resulta da combinação de 3 fatores de produção: Natureza, Capital e Trabalho.

Funções da Contabilidade: • Administrativa: objetiva controlar o patrimônio das entidades e prestar informações; • Econômica: objetiva apurar o Rédito (Lucro ou Prejuízo) Técnicas Contábeis • Escrituração: registro dos fatos patrimoniais de forma contínua e metódica, tendo como apoio a documentação relativa a estes atos; • Demonstração: processo de prestação de informações úteis, oportunas e adequadas, conforme a necessidade do usuário; • Auditoria ou revisão: é a inspeção que se realiza sobre a escrituração contábil com a finalidade de verificar a exatidão dos fatos administrativos; • Análise de Balanços: processo de transformação dos dados em informações úteis aos diversos usuários da informação contábil. ESCRITURAÇAO CONTABIL CONCEITO DE DÉBITO E CRÉDITO Na terminologla contábil, essa palavra tem vários significados, s quais raramente correspondem aos da linguagem comum. Enquanto não se conscientizar disso, dificilmente aceitará que débito pode representar elementos positivos, o que prejudica sensivelmente a aprendizagem.

Portanto, muito cuidado com a terminologia. Na terminol a palavra crédito também observações que fizemos para a palavra débito aplicam-se ? palavra crédito. Portanto é importante memorizar: METODOS DE ESCRITURAÇAO MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS – é o mét0d0 pelo qual cada débito efetuado em uma ou mais contas, deve corresponder m crédito em uma ou mais contas, de tal forma que o total debitado seja sempre igual ao total creditado. Escrituração: é o conjunto de lançamentos contábeis. A Escrituração completa é composta pelos lançamentos contábeis e pelas demonstrações financeiras elaboradas no encerramento de cada exercicio social.

Função da Escrituração: • Histórica = consiste no registro dos fatos na ordem cronológica (Livro Diário); • Sistêmica consiste na organização dos elementos contábeis de acordo com sua natureza e valores respectivos (Livro Razão); Processo de Escrituração: ?? Pode ser manual, mecanizado ou por processamento de dados; • Todo lançamento deve estar apoiado em documentos hábeis e idôneos e adequados o tipo de operação, Registro dos fatos no livro Diário; Transcrição dos registros para o livro Razão; Elaboração do Balancete de Verificação; • Apuração do Resultado e elaboração das demonstrações contábeis (Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício), transcrevendo-se estas demonstrações no livro Diário.

Fórmulas de Lançamento 1 a Fórmula Simples — apenas uma conta é debitada e uma única onta é creditada. 2a Fórmula Composta – apenas uma conta é debitada e mais de uma conta é creditada. 3a Fórmula Composta – m nta é debitada e uma PAGF3(lfS uma única conta é creditada. Fórmula Complexa – mais de uma conta é debitada e mais de PRINCIPAIS LIVROS CONTÁBEIS Dos vários livros usados pelas empresas, vamos mencionar apenas os utilizados pela contabilização dos atos e fatos administrativos. Os principais 4a – livros utilizados pela Contabilidade são: Livro Diário Livro Razão Livro Caixa Livro Contas-Correntes LIVRO DIÁRIO O Diário é um livro obrigatório pela legislação comercial. brigatório, o Diário está sujeito às formalidades legais extrínsecas e intrínsecas Elementos Essenciais do Lançamento no Livro Diáno Por ser 20 local e data; – conta ou contas debitadas; 30 – conta ou contas creditadas, precedida(s) da partícula “a”; Histórico da operação; 50 – valor da operação. LIVRO RAZAO O livro Diário tradicional pode ser substituído por fichas (continuas, em forma de sanfona, soltas ou avulsas). porém, a adoção desse sistema não exclui a empresa de obediência aos equisitos intrínsecos, previstos na lei fiscal e comercial para o livro Diário. As empresas que utilizam fichas são obrigadas a adotar o livro próprio para a inscri ão das demonstrações financeiras. para controlar as contas que representam Direitos e Obrigações para a empresa. LIVRO CAIXA O Ilvro Caixa também é auxlliar.

Nele são registrados todos os fatos administrativos que envolvam entradas e saídas de dinheiro. ATOS FATOS ADMINISTRATIVOS Atos Administrativos: são os atos que não provocam alterações nos elementos do Patrimônio ou do Resultado, portanto não nteressam a Contabilidade. Fatos Administrativos : são os acontecimentos que de alguma forma alteram o patrimônio das entidades, quer sob o aspecto qualitativo, quer sob o aspecto quantitativo. São chamados, também, de Fatos Contábeis. Ex. : emissão de cheques, depósitos bancários, compra de veículos, compra de materiais. CLASSIFICAÇÃO DOS FATOS ADMINISTRATIVOS Fatos Permutativos: são fatos que alteram o patrimônio da entidade sem alterar o seu patrimônio liquido.

Refletem trocas entre os elementos patrimoniais. Ex. : compra de mercadorias ? vista (bens por bens); compra de mercadonas a prazo (bens por obrigações); recebimento de valor pela quitação de uma duplicata; aumento do capital social com lucros acumulados; Fatos Modificativos: são aqueles que alteram o patrimônio da entidade e o patrimônio líquido, aumentando (fato modificativo aumentativo) ou diminuindo (fato modificativo diminutivo) a riqueza própria do patrimônio. Fatos Mistos ou Compostos: aqueles que combinam fatos contábeis permutativos e modificativos. podem ser aumentativos ou diminutivos, conforme alterem para maior ou menor o patrimônio líquido.

2 Geracao computadores

0

Geraçao: A utilizaçao do Transistor (1955-1965) Em 1952 um novo componente que apresentava inúmeras vantagens em relação ás antigas válvulas:

Read More

Comissão de controle de infecção hospitalar (ccih)

0

Introdução Segundo a Portaria do Ministério da Saúde n. 261 6, de 1998, todos os hospitais devem possuir uma Comissão

Read More