Etica
LIDERANÇA ÉTICA Algumas pessoas exercem influência ética sobre outras, orientam sua conduta, são capazes de conduzi-las. São os líderes. Ao dirigir pessoas em uma organização, a liderança revela-se impor tante e, até mesmo, necessária, para amalgamar vontades e conseguir que se alcancem metas comuns. Para que a liderança se exerça com ética, é preciso conhecer bem as pessoas a serem lideradas, saber onde se quer chegar, de que modo, com que fins e objetivos.
Seguro de que tudo isso é bom, certo e correto, resta prudência: a interven o q PACE 1 ar 2 conveniente. O líder ético faz que bom senso, e não po o view nut*ge exige extremada com liberdade e Dada a fragilidade da natureza humana, quando uma pessoa que o segue manifesta um defeito que prejudique sua própria personalidade, impedindo até mesmo de alcançar as metas da organização, espera-se do líder uma intemen Swipe to view next page intervenção.
Com muita habilidade, sem um mínimo de despotismo, o lider deve interferir sem insistência nem omissão, na medida justa. É uma arte – a de tratar as pessoas – e uma técnica que implica contínuos conhecimentos profissionais. Uma primeira abordagem ética explica a liderança como o esforço por conjugar a razão e o entimento visando ao bem e à justiça. Conseguir que outros o sigam apenas faz sentido se a direção indicada for para o bem.
Líderes houve e há, no mundo moderno: Gandhi, Getúlio Vargas, Hitler, Mandela, Papa João Paulo II, Roosevelt, entre outros. Resta avaliar se seus seguldores eram levados a buscar o verdadeiro bem, com intenção reta e em circunstâncias certas. Se esses três critérios forem bons, o líder pode ser considerado ético. Deduz-se que o bom líder vê sua atuação como um serviço, algo que ajude e melhore os demais seres humanos. Para isso deve pôr em ação virtudes e valores.