Fisica

Categories: Trabalhos

0

Fisica Médulo Fundeb Caderno de Atividades Presidência da República Ministério da Educaçac Fundo Naclonal de DesemOulmento da Educação Conteudlstas: Élida Maria Loureiro Lino Vander de Oliveira Borges Colaborador: Malberto Apostila de ppt PRINCíPlos DE INFORMÁTICA 1 . OBJETIVO PRÁTICA 06 Apresentar a PowerPoint. que é o software para montar apresentações na forma de slides da Microsoft. Isso será feito seguindo-se sequência mostrando camo montar uma apre„, o significado da sociologia para o contador TRABALHO DOCENTE ALIENADO Autores; Jeannette F. P. Ramasl, Samara

Almeida Chaues2 e José Gilberto giserra Maia3 Instituiçaa: universidade Estadual da Ceará – UECE GT OS: Trabalho e Educação RESUMO Este artigo anal. „ Pensamentos sobre Portugal S. R Extractos para Leitura e Reflexão ‘As universidades, que vivem em círculo fechado, mas também o regime partidária, a sua visão medíocre do futuro, a falta de imaginação e a falta de coragem politicas contribuíram lar… Conceitos sistema toyota lust in Time Em um processo de fluxo, as partes corretas necessárias montagem alcançam a Ilnha de produção no momento em que são necessários, na quantidade necessária e isentas de defeitos.

AutonomaçãaOidoka) São d. Projeto pla netario PROJETO CONHECENDO ESPAÇO: INTRODUÇÃO: As turmas de se 8″ série,farão urna visita ao Planetário Estelar para vivenciar assuntos relativos ao que sendo trabalhadas em sala de aula. A principal da trabalha__ Pof pesquisa A pesquisa de Orçamento Familiar, POF, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IE3GEi tem coma objetivo traçar o perfil da consumo transformação, um cidadão mais participativo. 7.

Desenvolve o ser social em todas as suas dimensões: no econômico (inserção no mundo do trabalho e da produção de bens serviços); no cultural (apropriação, desenvolvimento e sistematização da cultura popular e cultura universal); no polltico (emancipação do cidadão). 8. Aquele que participa da vida política do país onde vive, são todos aqueles que habitam o âmbito da soberania de um Estado e deste Estado recebem uma carga de direitos (civis e políticos; sociais, econômicos e culturais) e também deveres, dos mais variados. 9.

Refere à dgnldade da pessoa humana, tal como o dlreito a vida, a liberdade, a segurança, a propriedade, a educação, a saúde, 10. É entendida como o acesso aos bens materiais e culturais roduzidos pela sociedade. Ainda significa o exercício pleno dos direitos e deveres previstos pela Constituição da República. Caderno de Atividades Unidade I – As demandas por educação Atividade 2 (4) Constituição de 1824 d) ( ) propôs reforma que instituiu, dentre outras coisas, a criação de mais escolas técnicas e a liberdade de ensino, o que possibilitou o surgimento de colégios protestantes e positivistas.

Esta reforma modificou, em parte, o nosso sistema educacional. Foi oficializad públicos e privados, as normas para a carreira de professor, o currículo escolar, etc. Sobre a história da educação brasileira dos períodos Colonial (1500-1822) e Imperial (1822 a 1889), relacione a primeira coluna com a segunda coluna. 1a coluna (1) Marquês de Pombal 2a coluna ) Criado em 1772, foi o primeiro imposto exclusivo para financiar a manutenção dos ensinos primário e médio, inclusive o pagamento dos professores.

Incidia sobre a carne, o vinho, o vinagre e a cachaça. 4 b) ( ) Ordem religiosa fundada em 1534 por Inácio de Loyola. Os jesuítas tiveram grande influência na Europa dos séculos XVI e XVII, pois eram educadores e confessores de reis. Foi responsável pela educação o Brasil por mais de duzentos anos. (3) Leôncio de Carvalho (2) Ato Adicional PAGF3 ) Criado no Período Colonial este sistema era caracterizado pelo fato dos professores serem nomeados pelo rei, para um cargo vitalício. Em conseqüência deste sistema elitizou-se mais a clientela escolar. 9) Couto Ferraz: ) Determinava, em seu artigo 179 a instrução primária é gratuita para todos os cidadãos. (IO) Lei da Instrução Pública j) ( ) Aprovado em 1834, transferiu às assembléias legislativas das províncias o poder de legislar sobre a instrução pública e repassava ao poder local direito de criar estabelecimentos escolares. Ao Governo Central ficava reservado o direito, a primazia e o monopólio do ensino superior. Atividade 3 Sobre o financiamento da educação no Brasil identifique cada item abaixo como V (verdadeiro) ou F (falso). ) ( ) Durante todo o Período Colonial (1500 – 1822), Portugal efetuou grandes investimentos no sistema educacional que se organizava no Brasil. Com estes recursos as ordens religiosas como a jesuítica, a dos beneditinos e a dos carmelitas puderam construir escolas em várias re iões de nosso pais. b) ( ) Durante o Periodo lm 1889) as escolas primária plicassem, pelo menos, 10% de sua receita na instrução primária e o auxilio financeiro da União deveria variar de 10 a 60% da importância despendida pelo estado. Este programa não foi além da intenção. ) ( ) Em 1932 Getúlio Vargas redigiu o Manifesto dos Pioneiros (1 932), onde já apontavam para a instituição de um fundo que especificasse as verbas que deveriam ser incluídas no orçamento público a serem aplicadas exclusivamente no desenvolvimento das atividades educacionais. ) Constituição de 1934, em seu artigo 156, previa a vinculação de um percentual mínimo de todos os impostos para a Educação: União e os municípios investiriam 10% de sua receita na manutenção e no desenvolvimento dos sistemas educativos e os Estados e o Distrito Federal, nunca menos de 20%.

Finalmente a vinculação de recursos para a educação estava estabelecida, embora por pouco tempo. f) ( ) A Carta Magna de 1946 aumentou a vinculação de recursos para a educação: o governo federal deveria investir 12% da receta dos Impostos; os municípios passarão a investir de sua receita. g) ( ) Durante a Ditadura Militar (1 964/1 984) foram mantidas as vinculações de porcentagens de arrecadação de impostos ? (7) Subsídio literário ducação, forçando o crescimento da oferta de ensino público.

A vinculação de recursos manteve o status constitucional e não ficou limitada aos municíp regulamentação da Emenda Calmon so ocorreu na “Nova República”, durante o governo Sarney, através da Lei no 7. 348/85. Assim, a Emenda Calmon, aprovada em 1983, foi aplicada somente em 1986, a partir do orçamento votado em 1985. Finalmente o ensino público e gratuito, financiado por impostos vinculados, acabou prevalecendo. b) Quais são as conseqüências para o governo federal, para os estados, para o Distrito Federal e munic[pios da não aplicação dos ercentuais, exigidos por lei, na educação? dique pelo menos as três que você considera mais importante. Resp: j) ( ) A Constituição de 1988, para que a gratuidade do ensino público fosse alcançada, em seu artigo 212 estabeleceu novamente a “vinculação da receita de impostos para o financiamento da educação”. A União deve investir minimamente 18% de suas receitas na educação, enquanto que os estados, o Distrito Federal e os municípios deverão aplicar, no mínimo, 25% das receitas na manutenção e desenvolvimento do ensino.

Atividade 4 6 Responda as seguintes perguntas: a) O que são recursos vinculados à educação? ) Quais as consequências da nao aplicação dos recursos vinculados à educação para os estores públicos? nova ordem: o Fundeb e a Educação Atividade 6 preencha as lacunas (espaços vazios) nas frases abaixo: , também consideradas para efeito de repasses dos recursos. sejam f) O Fundeb é o simples registro contábil da e das despesas referentes aos investimentos efetuados na educação básica, por , Distrito Federal e municípios.

Não é preciso criar em sua estrutura uma unidade (diretoria, coordenação, ou departamento) especial para cuidar dos do fundo. a) O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, criado pela de 20 de junho de 2007, é um fundo especial, de natureza de âmbito g) O Fundo, em 2009, está atendendo todo o universo de da educação básica e os percentuais de , provenientes dos Estados, e Municípios atingiram 20% de , conforme previsto na lei. ) O Fundeb é formado por recursos federais (Complementação da ) e por recursos provenien A lei do Fundeb permite que as matrículas nas instituições, confessionais ou sem fins e conveniadas com o poder Agora que já tratamos do Fundeb sobre o aspecto legal, recisamos identificar seus objetivos. Atividade 7 Sobre temas referentes ao Fundeb apresentamos várias alternativas. Marque com um “X” aquela(s) que você considera correta(s). 7. A- Sobre os sistemas de ensino, a Constituição de 1988 determina: a) ( ) O único papel da União é organizar o sistema federal de ensino e o dos Territórios.

Congresso Nacional poderá expandir seu tempo de validade aprovando lei específica. b) ( ) Os Municípios atuarão unicamente no ensino fundamental. c) ( ) Para efeito dos repasses do Fundeb, são computadas as matrículas do ensino fundamental para os Municípios e as atrículas da educação infantil e do ensino médio para os Estados. c) ( ) Os Estados têm como principal responsabilidade o ensino fundamental e o ensino méd10. d) ( ) O Distrito Federal atuará prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil. ) ( ) É também papel da União a função redistributiva e supletiva, de forma a garantir equaliza ão de o ortunidades educacionais e padrão mínimo de qualida mediante regra a distribuição automática dos recursos do Fundo, com base em critérios e parâmetros já definidos. e) ( ) Os dados do Censo Escolar que servem de base para os álculos de distribuição dos recursos do Fundeb, podem ser alterados no decorrer do ano letivo, fato que gera complicações no repasse do Fundo. Atividade 8 Identifique, marcando com “X”, os impostos e transferências que compõem a “cesta do Fundeb” nos estados. ) ( ) Fundo do Combate à Pobreza (FCP). b) ( ) Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de serviços (ICMS). d) ( ) Promover a redução de desigualdades entre os sistemas de ensino dos estados, do distrito federal e dos municípios. c) ( ) Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). e) ( ) Valorizar os profissionais do magistério. ) ( ) Contribuição ao Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). 7. C- Em relação ao Fundeb, é correto afirmar: e) ( ) Imposto sobre Produtos Industrializados, proporcional às exportações (IPIexp). ) ( ) A União partlcipa com recursos próprios para compor o Fundo, dentro do propósito de assegurar a ação supletiva do governo federal, como determina nossa Constituição. f) ( ) Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). PAGFg (IPVA). b) Porque esta comissão pode ser considerada democrática? j) ( ) Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ). l) ( ) Fundo de Participação dos Munic[pios (FPM). ) ( ) Taxa de Limpeza Urbana (TLU). n) ( ) Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (cota-parte dos Municípios) (ITRm). ) ( ) Imposto sobre a propriedade Territorial Rural (cota-parte da (l Ril). p) ( ) Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). q) ( ) Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e doações de ou direitos (ITCMD). c) Os participantes da Comissão desfrutam de reconhecimento especial e garantias para participar das reuniões? Atividade 9 Responda as seguintes perguntas sobre a Comissão Intergovernamental de Financiamento para Educação Básica de Qualidade: a) Qual é a sua composição? 10 Atividade 10: PAGF 57

Turorial

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE POS-GRADUAÇAO EM INFORMATICA NA EDUCAÇAO OFICINAS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM II TUTORIAL

Read More

Iniciação à pnl

0

INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA INTRODUÇÃO O que é PNI- – Programação Neurolinguística? “Programação Neurolinguística” é uma expressão um tanto obscura

Read More