Genero textual

Categories: Trabalhos

0

GÉNEROS TEXTUIAS Gêneros textuais como práticas sócio-históricas Contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia; São entidades sócio-discursivas e formas de ação social incontornáveis em qualquer situação comunicativa; Os gêneros textuais surgem situam-se e integram-se funcionalmente nas culturas em que se desenvolvem e caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais do que por suas peculiaridades lingüísticas e estruturais Os limites entre a oralidade e a escrita tornam-se menos isíveis, a isto se cha entre oralidade e esc dicotómica. ? impossível se comu genero, assim como a não ser por algum texto. ora to view nut*ge la as relações a definitiva a visão ser por algum ar não verbalmente Esta visão segue a noção de língua como atividade social, histórica e cognitiva, privilegia a natureza funcional e interativa. A língua é tida como uma forma de ação social e histórica e que, ao dizer, também constitui a realidade sem, contudo cair num subjetivismo ou idealismo ingênuo. Neste contexto os gêneros textuais se onstituem como ações sóclo-discursivas para agr sobre o mundo e dizer o mundo, constituindo-o de algum modo.

Texto é uma entidade concreta realizada materialmente e corporificada em algum gênero textual. Discurso é aquilo que um texto produz ao se manifestar em alguma instância discursiva. O discurso se realiza nos textos. Domínio Discursivo surgimento de discursos bastante específicos. Discurso jurídico, discurso jornalístico, discurso religioso, discurso politico, etc. Tipos textuais, definição Espécie de seqüência teoricamente efinida pela natureza linguística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas) abrangem Narração, argumentação, exposição, descrição e injunção.

TEXTO Importante ressa tar, que os gêneros textuais é o reflexo da sociedade, época, cultura. Foi o que demonstramos quando apresentamos um breve relato dos gêneros textuais na história, então, à proporção que a sociedade transforma-se vemos o surgimento de novos gêneros, ou seja, eles evoluem-se no tempo. Sabemos que todos os textos manifestam-se por meio dos êneros textuais, então, é importantissimo aplicar isso em sala de aula, no ensino da língua, e, agora, nesta época que vivemos pós- modernidade, nunca foi tão importante ter o conhecmento de tais gêneros, pois seu domínio é de fundamental importância.

Os PCNs (Parâmetro Curriculares Nacionais) têm como idéia básica a questão da relevância de se trabalhar esses variados gêneros circulantes na escola, não só os gêneros escritos como também os orais, o evar os educandos a poucos os casos de tratamento dos gêneros de maneira sistemática. Isso significa que o estudo desses textos ainda é pouco trabalhado na escola, segundo o autor, é abordado pelos educadores, porém de forma superficial, a atenção é dada apenas naqueles gêneros mais formais, os demais são totalmente para ‘enfeite’, como ele menciona.

Fato lamentável, pois sabemos quanto os gêneros textuais contribuem para o desenvolvimento da língua, compreensão, da formação do educando, e, sobretudo, numa cooperação das mais importantes para o ensino da leitura e redação, pois somente quando os estudantes dominarem os gêneros mais correntes na ida cotidiana, esses alunos serão capazes de perceber o jogo que frequentemente se faz por meio de manobras discursivas que pressupõem esse domínio. Portanto, o estudo desses variados textos só vem enriquecer as aulas de língua portuguesa.

REQUERIMENTO Exmo. Senhor Professor de Comunicação e Linguagem da Unopar (Universidade Norte do Paraná),Marcelo Silveira. Eu, abaixo assinado, Evanio Novais Fernandes, estudante na referida universidade10semestre modulol, turma A, no 11 (Curso Bacharelado em administração), com B. l_ NO 13659100, contribuinte no 220048193 e cartao de Identificaçao no 12038, om quarenta e sete anos de idade natural da Cidade de Iramaia-Ba, residente na Ci . Rua Juazeiro, no 1266, PAGF3ÜFd suas aulas, devido ao tempo de espera demasiado longo para serem atendidos.

A situação estende-se igualmente ao intervalo de almoço, em que o tempo, já escasso, se extingue na fila de espera, levando alguns alunos a usufruírem de menos de metade do período de almoço a que têm direito. Mediante a esta situação solicito a V. Ex. a que analise esta situação. Sugiro, na minha simples qualidade de estudante deste estabelecimento, a instalação de um ou mais pontos de venda de efeições elou contratação de um ou mais funcionários, de modo a abreviar o tempo de espera a que os alunos são sujeitos.

Admitindo os encargos financeiros que a aprovação e consequente aplicabilidade de tais sugestões possam advir, peço que tome consciência de que tais mudanças trarão inúmeros benefícios aos alunos que, aliás, a elas têm direito, visto o valor simbólico que oferecem mensalmente ao estabelecimento de ensino aqui tratado. Pede Deferimento Evanio Novais Fernandes Declaro, para os devido Declaração anio Novais Fernandes,

Analise de requisitos

0

ntroduçao JavaScript é uma linguagem que permite Injetar lógica em páginas escritas em HTML (HiperText Mark-up Language). As páginas HTML

Read More

Plano de negócio

0

plano de negócios informações: empresa: que delícia! Cnpj/cpf: 0093766378-g endereço: rua taquaral bairro: jardim xavantes cidade: Belford roxo ( rio

Read More