Ipt – ai que saudades da amelia – emilia

Categories: Trabalhos

0

[pic] ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS Comunicação e Expressão Texto 1 – Ai que saudades da Amélia ALVES, Ataulfo; LAGO, Mário. Ai que saudades da Amélia, 1941 Nunca vi fazer tanta exigência Nem fazer o que você me faz Você não sabe o que é consciência Nem vê que eu sou ora Você só pensa em lu e Sv. içx to view nut*ge Tudo o que você vê, Ai, meu Deus, que sa Aquilo sim é que era mulher. Às vezes passava fome ao meu lado E achava bonito não ter o que comer E quando me via contrariado Dizia: “Meu filho, o que se há de fazer!

Amélia não tinha a menos vaidade Amélia é que era mulher de verdade Texto 2 – Emília VASSOURINHA (LOBO, Haroldo; BATISTA, WILSON). Emília. Rio de janeiro, 1941 Eu quero uma mulher que saiba lavar e cozinhar Ataulfo Alves. A popularidade desse samba, no carnaval de 1942, foi tão grande que o substantivo Amélia entrou para o dicionário como sinónimo de “mulher amorosa, passiva e serviçal”. Identifique, no texto 1, os trechos que autorizam a construção dessa imagem. “Às vezes passava fome ao meu lado Dizia: “Meu filho, o que se há de fazer! “. Nesses trechos podemos identificar a mulher passiva e sen’içal. Até hoje, quando quer se referir a uma mulher forte, que cuida do lar, dos filhos nos referimos a ela “Amélia”. Pois era uma mulher idealizada e resignada os trabalhos domésticos. Contudo, passava fome ao lado de seu marido sem reclamar e achava até bonito não ter o que comer, se tornando uma mulher sem vaidades. O momento em que é dada voz ao mito Amélia é o verso “Dizia: Meu filho não se há de fazer” em que Amélia possui um tom de esignação até maternal, provavelmente provindo de sofrimento, fome e tristeza.

Portanto, designa o mito da “mulher ideal” para um marido brasileiro e pobre. Uma mulher que não reclama, não sonha e não possui vaidade. O único propósito é tornar Amélia uma dona de casa e afagar seu marido com palavras doces quando ele se vê contrariado. 2- Após a leitura atenta do texto 2, podemos construir uma imagen da mulher nele apresentada como ideal. Que características definem o perfil de Emília? – Podemos definir uma mulher que esta disponível para satisfazer s vontades de seu marido, se dedicando a suprir a necessidades domestica com prazer e vontade quando ha necessidades. – Há, no texto 2, uma passagem que sugere que as características “passiva e serviçal”, identificadas em Emília, são, para o autor, referencia mais ampla para o perfil da mulher ideal. Identifique essa passagem. “Eu quero uma mulher que saiba lavar e cozinhar Que de manhã cedo, me acorde na hora de trabalhar” – Nos trechos acima, concluímos o exemplo de mulher ideal, que satisfaz as vontades e necessldades de um homem.

Naquela época mulher assim era muito requisitada pelo homem, por fazer todas as vontades e coisas que fosse da necessidade dele, por exemplo, cuidar da casa e dos filhos, essa era a obrigação da mulher, enquanto o homem tinha por obrigação sair para trabalhar. 4- À primeira vista, os textos 1 e 2 podem levar o leitor a crer que apenas seus autores têm como expectativa de mulher ideal alguém como Amélia e Emilia_ No entanto, se considerarmos que as duas letras de músi ritas em 1941, talvez sela PAGF3ÜFd úsica foram escritas em 1 941, talvez seja possível afirmar que tal perfil de mulher era o que circulava na sociedade da época.

Consulte a linha do tempo e explique por que essa hipótese é verdadeira. – A hipótese de ambos os textos são verdadeiros, pois na década de 1941 as mulheres sofriam muitos preconceitos, pois não podiam ter empregos, não podiam votar e tinham que sempre obedecer a seus maridos. Desta forma podemos concluir que as mulheres tinham por obrigação, cuidar de seu marido, dos afazeres domésticos e cuidar dos seus e filhos. Alguns anos depois, foram ganhando espaço na sociedade, porem com o consentimento de seus maridos. – Escolha uma personagem feminina e elabore um texto sobre Rosa Ela é uma mulher pouco conhecida, de origem humilde e submissa ao seu marido e lar. Uma mulher ideal para satisfazer as necessidades domestica, e claro, tudo é feito com dedicação. Não possui exigências e não se desfaz de ninguém. Mulher que aceita os obstáculos da vida junto à família e a seu ponto de vista, tudo é maravilhoso, pois tem como sonho, construir um futuro melhor.

Administração de sistemas de informação

0

Cidadania e Poder Ao longo dos anos vemos o quão à cidadania está subjugada ao poder, conceitos surgidos na Grécia

Read More

Trabalho

0

Pauta de Reunião Data: 06/02/2012 Participantes: Roberto, Dudu, Assuntos que foram tratados: 1. Folgas do Gerentes: Visando as opiniões dos

Read More