Max weber

Categories: Trabalhos

0

Sumario Sumario.. 01 Introdução 03 Burocracia.. 04 Quem era Max Características da bur Weber. OI . Caráter legal da regulamentos………… 02. Caráter formal d 1 or16 tc view nut*ge 03. Caráter racional e divisão do — 06 04. Impessoalidades nas relações… … … 05. Hierarquia de autoridade. 06. Rotinas e procedimentos padronizados…. 07. Competência técnica e meritocracia…………. 06 08. EspeciaIizaçào da administração…. 09. ProfissionaIização dos participantes……….. …….. 07 burocracia. …. …. 08 01 . Internacionalização das regras e exagerado apego aos egulamentos 2. Excesso de formalismo e de papelório. 3. Resistência a 4. Despersonalização do relacionamento…. 5. Categorização das 6. Superconformidade às rotinas e procedimentos………… 7. Exibição de sinais de autoridade 8. Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o público…….. 10 O tipo ideal de burocracia weberiana………… — . 10 12 Referencias 13 Anexos. 14 Este trabalho irá abordar a burocracia e suas características, apresentando Max Weber, a Teoria da Burocracia, suas características, elementos que a compõe, o tipo ideal, quais ão suas vantagens e suas desvantagens e qual sua forma de aplicaçao nas empresas. O trabalho tem como obie r o conhecimento dos PAGF estudo e pesquisa do tema. Burocracia Burocracia vem do francês bureaucratie, termo inventado por Gournay, na primeira metade do século XVIII. ? o tipo ideal de organização formal da sociedade, caracterizada pela legitimação hierárquica da autoridade, com poderes e responsabilidades atribuídas a funcionários que ocupam posições diferentes na hierarquia marcada pelo direito à carreira. Cada posição tem objetivos previamente fixados com todas as regras de conduta ratando da organização como um todo, onde há ordens comunicadas por escrito. ? desta forma uma organização humana que se baseia na raconalidade, isto é, na adequação dos meios em busca dos fins, com o propósito de garantir a eficiência no seu nível máximo possível. Erroneamente a burocracia é entendida como uma empresa ou organização na qual a rotina é demorada com grandes volumes de papelório, impedindo soluçóes rápidas ou eficientes. O termo também é usado com o sentido de apego dos funcionários aos regulamentos e procedimentos, causando ineficiência ? organização.

O leigo passou a dar o nome de burocracia as disfunções do sistema e não ao sistema em si. O conceito de burocracia para Max Weber é exatamente o contrario. para ele, a burocracia é a organização eficiente por excelência. Quem era Max Weber? O alemão Max Weber foi um dos mais renomados pensadores sociais, fundador e expoente da teoria sociológica clássica. Ele elaborou um conceito de burocracia baseado em elementos jurídicos do século 19, concebidos por teóricos do dlreito.

Nascido em 1 864, Max Weber viveu no período em que as primeiras disputas sobre a metodologia das ciências sociais omeçavam a surgir na Europa, sobretudo em seu país, a Alemanha. Filho de uma família de classe média alta, com o pai Europa, sobretudo em seu país, a Alemanha. Filho de uma família de classe média alta, com o pai advogado, Weber encontrou em sua casa uma atmosfera intelectualmente estimulante. Ainda era criança quando se mudaram para Berlim. 882 foi para a Faculdade de Direito de Heidelberg; 1883 transferiu-se para Estrasburgo, onde prestou o serviço militar; 1884 reiniciou os estudos universitários, em Góttingen e Berlim, dedicando-se as áreas de economia, história, filosofia e direito. Trabalhou na Universidade de Berlim como livre-docente, ao mesmo tempo em que era assessor do governo; 1889 escreveu sua tese de doutoramento sobre a história das companhias de comércio durante a Idade Média.

A seguir escreveu a tese “A História das Instituições Agrárias”; 1893, casou-se com Marianne Schnitger; 1894 tornou-se professor de economia na Universidade de Freiburg, transferindo-se; 1896, transferiu-se para a Universidade de Heidelberg’ 1903 após passar por um período de perturbações nervosas que o levaram a deixar o trabalho, voltou à atividade participando a direção de uma das mais destacadas publicações de ciências sociais da Alemanha; 1904 publicou ensaios sobre a objetividade nas ciências sociais e a primeira parte de “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, que se tornaria sua obra mais conhecida e é de fato fundamental para a reflexão sociológica; 1906 redigiu dois ensaios sobre a Rússia: “A Situação da Democracia Burguesa na Rússia” e “A Transição da Rússia para o Constitucionalismo de Fachada”; 1914 no início da primeira Guerra Mundial, Weber, no posto de capitão, foi encarregado de administrar nove hospitais em Heidelberg; 918 quando a guerra terminou, mudou-se para Viena, onde deu o curso ‘Uma Crítica Positiva da Con quando a guerra terminou, mudou-se para Viena, onde deu o curso “Uma Crítica Positiva da Concepção Materialista da História”; 1919 pronunciou conferências em Munique, publicadas sob o título de “História Econômica Geral”; 1920 faleceu em conseqüência de uma pneumonia aguda. Características da burocracia segundo Max Weber A burocracia segundo Max Weber é identificada por alguns elementos principais que são eles: 01 .

Caráter legal das normas e regulamentos; 02. Caréter formal das comunicações; 3. Caráter racional e divisão do trabalho; 04. 1mpessoalidades nas relações; 05. Hierarquia de autoridade; 06. Rotinas e procedimentos padronizados; 07. Competência técnica e meritocracia; 08. Especialização da administração; 09. Profissionalizaçáo dos participantes; 10. Completa previsibilidade do fundamento; 01 . Caráter legal das normas e regulamentos; todas as atividades normais necessárias às organizações transformam-se em deveres totalmente formais, exigindo a cada dia uma maior especialização assim como a maior responsabilidade de cada elemento na execução da sua tarefa.

Devem ser previamente estabelecidos por escrito para legitimar o poder. Cobrem todas as áreas da organização e possibilitam a padronização com um todo. 02. Caráter formal das comunicações; todas as decisões e ações são formuladas e registradas por escrito, desta forma asseguram a interpretação de um sentido único e proporcionando assim a comprovações e documentações adequadas. As comunicações são feitas de forma repetitiva e constantes, de modo que a burocracia lança mão de rotinas para facilitá-las e formulários para criar uma rotina ao seu reenchimento e formalização, assim la se torna uma estrutur mente organizada. ssim ela se torna uma estrutura social formalmente organizada. 03. Caráter racional e divisão do trabalho; busca a eficiência da organização através de cargos específicos, funções especificas e esfera de competência e responsabilidade. Há uma dlvisão sistemática do trabalho e do poder, estabelecendo as atribuições e cada participante. Cada um tem seu cargo especlfico e deve saber suas funções, direito, poder e sobre tudo seus limites, para que assim não os ultrapasse de forma a invadir a função alheia e prejudicar a estrutura existente. 04. Impessoalidades nas relações; a distribuição de atividades é feita partir de cargos e funções e não de pessoas envolvidas.

As pessoas passam a ser consideradas como ocupantes de cargos e funções, cada pessoas terá o poder do cargo que ocupa. um subordinado ira obedecer o seu superior de forma impessoal, não pela ser humano, mas pela hierarquia aplicada. 05. Hierarquia de autoridade; todos os cargos são organizados de acordo com princípios hierárquicos, aparecendo em diferentes níveis de “status” e diferenciação de “papéis”. Todos os cargos trazem junto um determinado grau de responsabilidade e de utoridade. Cada elemento terá responsabilidade, perante seus superiores hierárquicos, pelas suas ações, decisões e também pelas de seus subordinados. A autoridade de cada um se restringe às funções do seu cargo. 06.

Rotinas e procedimentos padronizados; cada cargo recebe suas regras e normas técnicas para o seu desempenho, o ocupante de um cargo não fará a sua vontade, mas a ação designada a sua função, mantendo sua rotina e procedimentos padronizados. Os padrões facilitam a avaliação do desempenho de cada participante. 07. Competência técnica e meritocracia; a escolha das pessoas é aseada no mérito participante. 07. Competência técnica e meritocracia; a escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência técnica e não em preferências pessoais. Admissão, transferência e promoção dos funcionários são baseadas em critérios validos para toda a organização, de avaliação e classificação, e não em critérios particulares e arbitrários. 08.

Especialização da administração; os membros do corpo administrativo estão separados da propriedade dos meios de produção, ou seja, os administradores da não são seus donos ou proprietários. O dirigente não é necessariamente o dono o negócio ou grande acionista da organização, mas sim um profissional especializado no seu cargo. 09. Profissionalização dos participantes; cada funcionário da burocracia é um profissional: É especialista na tarefa do seu cargo, de acordo sua posição hierárquica. É assalariado, afinal participa de uma organização recebendo salários de acordo com o cargo que ocupa. É um ocupante de cargo sendo esta sua principal atividade dentro da organização. ? nomeado pelo superior hierárqulco, sendo escolhldo por sua competência e capacidade. Tem seu mandato por tempo indeterminado, não por ser m cargo vitalício, mas nao existe uma norma ou regra que determine previamente o tempo de permanência de um funcionário no cargo ou na organização. Segue carreira dentro da organização, de acordo com seus méritos o funcionário recebe promoções a cargos superiores, criando uma carreira dentro da organização. Não possui a propriedade dos meios de produção e administração, o administrador administra a organização para o proprietário, enquanto o funcionário precisa de máquinas e equipamentos fornecidos pela organização.

O administrador assim administra a organiza -o mas não é proprietári ornecidos pela organização. O administrador assim administra a organização, mas não é proprietário da produção, enquanto o funcionário utiliza as maquinas mas não é dono delas. É fiel ao cargo e identifica-se com os objetivos da empresa, passando a defender os interesses do cargo e da organização. E administrador, tende a controlar cada vez mais a burocracia, são administradores profissionais que controlam a burocracia. 10. Completa previsibilidade do fundamento; todos os funcionários deverão comportar-se de acordo com as normas e regulamentos da organização a fim de que esta atinja a máxima ficiência possível.

Tudo na burocracia é estabelecido no intuito de prever antecipadamente todas as ocorrências, padronizar e rotinizar sua execução, para que a máxma eficiência do sistema seja plenamente alcançada. Disfunções da burocracia Para Weber, a burocracia é uma organização cujas conseqüências desejadas se resumem na previsibilidade do seu funcionamento no sentido de obter a maior eficiência da organização. Todavia, ao estudar as consequências previstas ou desejadas que buscam à máxima eficiência, também encontramos o efeito contrário, as consequências imprevistas ou indesejadas que levam a burocracia à ineficiência e às imperfeições. Estas conseqüências são chamadas de disfunções da burocracia.

Os cientistas têm dado muita ênfase aos resultados positivos e às funções da organização burocrática, descuidando-se das tensões internas de tais estruturas, enquanto o leigo, ao contrário, tem exagerado exatamente nas imperfeições da burocracia. Não existe uma organização plenamente racional e o formalismo não tem a profundidade determinada por Weber. Por outro lado, o conceito popular de burocracia faz pensar que o grau de eficiência determinada por Weber. Por outro lado, o conceito popular de burocracia faz pensar que o grau de eficiência administrativa deste sistema social racional é baixíssimo. Isto porque o tipo ideal de burocracia sofre transformações quando operado por homens.

Weber excluiu este elemento, apresentando um sistema mecânico, quando o homem participa da burocracia, faz com que toda a previsibilidade do comportamento, que deveria ser a maior consequência da organização, fuja do modelo criado. Surgem então as disfunções no funcionamento da burocracia. Cada disfunção é o resultado de algum desvio ou exagero em ada uma das características do modelo burocrático explicado por Weber. Cada dlsfunção é uma consequência não-prevista pelo modelo weberiano. Tipos de disfunções da burocracia As disfunções decorrem do fato de que a burocracia não leva em conta a organização informal nem se preocupa com a variabilidade humana, que introduz variações no desempenho das atividades organizacionais. A exigência do controle é que provoca o aparecimento de consequecias imprevistas da burocracia. Estas consequências são: 1. nternacionalização das regras e exagerado apego aos egulamentos, as diretrizes da burocracia, emanadas através das normas e regulamentos, para atingir os objetivos da organização, tendem a adquirir um valor positivo, próprio e importante, independentemente daqueles objetivos, passando a substituí- los em doses homeopáticas. As normas e regulamentos passam a se transformar em freios aos objetivos. Passam a ser absolutos e prioritários: o funcionário esquece que a flexibilidade é uma das principais características de qualquer atividade racional. Com isto, o funcionário burocrata tornando-se um especialista, não por possuir conheciment 6 funcionário burocrata tornando-se um especialista, não por possuir conhecimento de suas tarefas, mas por conhecer perfeitamente as normas e os regulamentos que dizem respeito ao seu cargo ou função. Os regulamentos, de meios, passam a ser os principais objetivos do burocrata. 2.

Excesso de formalismo e de papelório, a necessidade de documentar e de formalizar todas as comunicações dentro da burocracia a fim de que tudo possa ser devidamente testemunhado por escrito pode conduzir à tendência ao excesso de formalismo, de documentação e, consequentemente, de papelório. O papelório constitui uma das maiores disfunções da burocracia, o que leva o leigo, muitas vezes, a imaginar que toda burocracia tem necessariamente um grande volume de papelório, de vias extras de formulários e de comunicações. 3. Resistência a mudanças, como tudo dentro da burocracia é rotinizado, padronizado, previsto com antecipação, o funcionário geralmente se acostuma a uma completa estabilidade e repetição daquilo que faz, o que passa a lhe proporcionar uma completa segurança a respeito de seu futuro no sistema.

Atendendo às normas e regulamentos impostos pela burocracia, o funcionário orna-se simplesmente um executor das rotinas e procedimentos, que este passa a dominar com plena segurança e tranquilidade com o tempo. Quando surge alguma possibilidade de mudança dentro da organização, essa mudança tende a ser interpretada pelo funcionário como algo que ele desconhece, e, portanto, algo que pode trazer perigo à sua segurança e tranquilidade. Dessa forma, a mudança passa a ser indesejável para o funcionário e na medida do possível, ele passa a resistir a qualquer tipo de mudança que se queira implantar na burocracia. 4. Despersonalização do relacionamento, a buroc

Características de um gerador

0

Relatório: Caracter[sticas de um gerador (TL 11. 4 A) Objectivos: * Aplicar a lei de Ohm generalizada; * Determinar a

Read More

Relatório final de estágio

0

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM HAB. EM GESTÃO DE N EGOCIOS 1 or12 to view nut*ge RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO Nome:

Read More