Max weber

Categories: Trabalhos

0

INSTITUTO DE CICNCIAS SOCIAIS COMUNICAÇÃO – Icsc CURSO DE ADMINISTRAÇÃO OU CIÊNCIAS CONTABEIS Mauricio Manoel de Oliveira RA Ag4JIC-5 Rafael Ribeiro de Carvalho RA 80585-0 vanessa Barros RA A8369F-8 Disciplina: Ciências Sociais Prof.

Eduardo to next*ge MARQUÊS – sp 2011 VIDA E OBRA Maximilian Carl Emil economista e consid É considerado um do sociologia, mas sua i PACE 1 org dc alemão, jurista, s da Sociologia. moderno da ida na economia, filosofia e na administração Grande parte de seu trabalho como pensador e estudioso foi reservado para o chamado processo de racionalização desencantamento que provém da sociedade moderna e capitalista.

Mas seus estudos também deram contribuição importante para a economia, Weber argumentou que a religião era uma das razões não excluslvas do porque as culturas do Ocidente e do Oriente se desenvolveram de formas diversas, e salientou a importância de algumas características especificas do protestantismo ascético, que levou ao nascimento do capitalismo, a burocracia e do estado racional e legal nos países ocidentais.

Em suas contribuições mais conhecidas são muitas vezes referidas como a “Tese de Weber’. Seu primeiro trabalho ropriamente dito foi sua tese de doutoramento intitulada A história das companhias comercias da idade média, esta sua fase tardia e suas repercussões na legislação publica e privada, ainda que seja um escrito bastante técnico, ele procura contextualizar sua pesquisa no âmbito histórico, o que já demonstra a preocupação social de suas investigações.

Dentro das coordenadas metodológicas que se opunham à assimilação das ciências sociais aos quadros teóricos das ciências naturais, Weber concebe o objeto da sociologia como, fundamentalmente, “a captação da relação de sentido” da ação umana. Em outras palavras, conhecer um fenômeno social seria extrair o conteúdo simbólico da ação ou ações que o configuram.

O método compreensivo, defendido por Weber, consiste em entender o sentido que as ações de um indivíduo contêm e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações. Segundo Weber, a captação desses sentidos contidos nas ações humanas não poderia ser realizada por meio, exclusivamente, dos procedimentos metodológicos das ciências naturais, embora a rigorosa observação dos fatos (como nas ciências naturais) seja essencial para o cientista social. Contudo, Weber não pretende cavar um abismo entre os dois grupos de ciências.

O LEGAL E O TÍPICO O conceito de tipo ideal corresponde, no pensamento weberiano, a um processo de conceituação que abstrai de fenômenos concretos o que existe de particular, constituindo assim um conceito individualizante ou, como denominou o próprio Weber “conceito histórico concreto”. A conceituação generalizada, como revela a própria expressão, retira o fenômeno concreto aquilo que ele tem de geral, isto é, as uniformidades e regularidades observadas em diferentes fenômenos constitutivos de uma mesma classe. A relação entre o conceito genérico e o fenômeno PAGFarl(F3 fenômenos constitutivos de uma mesma classe.

A relação entre o conceito genérico e o fenômeno concreto é de natureza tal que permite classificar cada fenômeno particular de acordo com os traços gerais apresentados pelo mesmo, considerando como acidental tudo que não se enquadre dentro da generalidade. A conceituação típico-ideal chega a resultados diferentes da conceituação generalizadora. O tipo ideal, segundo Weber, expõe como se desenvolveria uma forma particular de ação social se o izesse racionalmente em direção a um fim e se fosse orientada de forma a atingir um e um somente fim.

No que se refere à aplicação do tipo ideal no tratamento da realidade, ela se da de dois modos. O primeiro é um processo de contrastação conceitual que permite apreender os fatos segundo sua maior ou menor aproximação ao tipo ideal. O outro consiste na formulação de hipóteses explicitas. Em primeiro lugar, uma ação é racional na medida em que é orientada para um objetivo claramente formulado, ou para um conjunto de valores, também laramente formulados e logicamente consistentes.

Em segundo lugar, uma ação é racional quando os meios escolhidos para se atingir o objetivo são os mais adequados. O SISTEMA DE TIPOS IDEAIS Weber, expõe seu sistema de tipos ideias, entre os quais os de lei, democracia, capitalismo, feudalismo, sociedade, burocracia. Todos esses tipos ideais são apresentados pelo autor como conceitos definidos conforme critérios pessoais, isto é, trata-se de conceituações do que ele entende pelo termo empregado, de forma a que o leitor perceba claramente do que ele esta falando. PAGF3ÜF3

Secretaria de políticas de promoção da igualdade racial

0

Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial O que é: A Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da

Read More

Avaliaçao sobre cartas pessoais

0

Como escrever uma carta pessoal Escrevemos uma carta pessoal quando queremos nos comunicar com alguém próximo de nós, como amigos

Read More