Metabolismo celular

Categories: Trabalhos

0

Aula I Metabolismo celular (Animação que lembre energia) Chamamos de metabolismo celular ao conjunto de reações químicas que ocorrem nas nossas células visando o seu funcionamento. A célula constitui a unidade estrutural, reprodutiva e fisiológica fundamental de todos os seres vivos. Devido a este fato, o seu interior é caracterizado por uma grande variedade e diversidade de reações químicas, cujo conjunto forma o metabolismo celular.

Os principais tipos de metabolismo são: 1) Catabolismo – no orgânicos complexos ora ção de compostos mais simples, com libertação de ATP. Sã Ex: digestão, renova to next*ge 2) Anabolismo – no anabolismo, h tormaçao de substâncias mais complexas a partir de substâncias mais simples. Há consumo de ATP, que se libertou pelo catabolismo e que não foi usado. Sáo reacções endoenergéticas. Ex: crescimento, síntese de proteínas Vias metabólicas: As vias metabólicas são seqüências reações em que o produto de uma reação é utilizado como reagente de outra reação.

Várias enzimas(substâncias que aumentam a velocidade de uma eação química) catalisam diferentes passos de vias metabólicas, agindo de forma concentrada de modo a não interromper o fluxo nessas Vias. Substâncias importantes nos processos metabólicos: chama-se holoenzima ou simplesmente enzima. * NAD (Nicotinamida adenina dinucleotídeo) É uma coenzima que apresenta dois estados de oxidação: NAD+ (oxidado) e NADH (reduzido). A forma NADH é obtida pela redução do NAD+ com dois elétron e aceitação de um próton (H+).

Quimicamente, é um composto orgânico (a forma ativa da coenzima B3) encontrado nas células de todos os eres vivos, usado como “transportador de eletrons” nas reações metabólicas de oxi-redução, tendo um papel preponderante na produção de energia para a célula. ‘k ATP (Adenosina trifosfato) A adenosina-trifosfato (ATP) é um conhecido e importante nucleotídeo. É constituído por uma unidade de adenina, um açúcar, ou ribose, e, como o seu nome indica três grupos fosfato. A ligação dos dois últimos grupos fosfato é muito rica em energia que se liberta quando esta ligação é hidrolisada.

A energia contida no ATP é libertada sempre que ocorre a transferência de um rupo fosfato para outra molécula. As reações de transferência dos grupos fosfato realizam-se com a intervenção de enzimas celulares especficas. Podemos dizer que o ATP é a energia da célula. Regulação e controle O ambiente da maioria dos organismos encontra-se em constante mudança, sendo necessária uma apertada regulação das reações metabólicas de modo a manter um conjunto de condições mais ou menos constante nas células, chamado homeostase.

A regulação metabólica permite aos organismos dar resposta a estímulos do exterior, permitindo a nteração com o seu ambiente é garantida variações. Essa estabilidade, denominada por um conjunto de reações quimicas ordenadas, que constituem . Assim, cada ser vivo mantém a sua propria vida e, através do processo de , garante a sobrevivência de sua espécie. Assinale a alternativa que contém os termos que preencham, corretamente, as lacunas l, II e III. ) = metabolismo; II = homeostase; III = reprodução b) I metabolismo; II reação a estímulos do ambiente; III reprodução reação a estímulos do ambiente; II — reprodução; III = adaptação ) I = homeostase; II = metabolismo; III reprodução e) = homeostase; II = reprodução; III = adaptação resposta:D 2. Proteínas e carboidratos são fontes de energia para os organismos. Durante o metabolismo das proteínas e carboidratos, a energia liberada na oxidação dessas substância é usada diretamente na a) síntese de moléculas de AMP. ) síntese de moléculas de ATP. c) degradação de moléculas de ADP. d) oxidação de moléculas de NADH. e) redução de moléculas de NAD+. resposta:B 3. pergunta: A estrutura anterior, na forma como está representada, refere-se ) um aminoácido essencial com função enzimática na célula. b) um nucleot[deo que participa da estrutura química dos ácidos nucléicos. c) um nucleos(deo estável que participa da estrutura química dos ácidos nucléicos. ) um carboidrato não hidrolisável que atua no metabollsmo celular. e) um nucleotídeo que participa de reações bioquímicas como fornecedor de energia. resposta:E I PAGF3ÜFd significa que a) todas as reações metabólicas são catalisadas por moléculas e componentes nucleares. b) o núcleo produz moléculas que, no citoplasma, promovem a íntese de enzimas catalisadoras das reações metabólicas. c) o núcleo produz e envia, para todas as partes da célula, moléculas que catalisam as reações metabólicas. ) dentro do núcleo, moléculas sintetizam enzimas catalisadoras das reações metabólicas. e) o conteúdo do núcleo passa para o citoplasma e atua diretamente nas funções celulares, catalisando as reações metabólicas. 5. Determinado produto, ainda em análise pelos órgãos de saúde, promete o emagrecimento acelerando o metabolismo das gorduras acumuladas pelo organismo. Pode-se dizer que esse produto acelera ) o anabolismo dessas gorduras, em um processo metabólico do tipo endotérmico. ) o anabolismo dessas gorduras, em um processo metabólico do tipo exotérmico. c) o catabolismo dessas gorduras, em um processo metabólico do tipo exo-endotérmico. d) o catabolismo dessas gorduras, em um processo metabólico do tipo endotérmico. e) o catabolismo dessas gorduras, em um processo metabólico do tipo exotérmico. resposta:[E] Perguntas discursivas 1. O que se entende por metabolismo celular? 2. Diferencie anabolismo de catabolismo. 3. Por que as coenzimas são im ortantes no processo metabólico?

Tocotrauma

0

Toco trauma Mede as lesões produzidas no feto durante o trabalho de parto, sendo mais comum as do plexo braquial

Read More

Ordem de serviзo

0

Pela presente Orde trabalhadores que ex OFY conforme estabelece NR 1 . , sobre as condiз expostos, como med agentes

Read More