Negociação
Negociação Premium gy MARGUINHO I 07, 2012 E LIDERANÇA Liderar é a capacidade de extrair das pessoas o melhor de si, é obter seu comprometimento consciente e espontâneo. No momento de sua posse em seu gabinete, o personagem observa que todos os antigos funcionários já tinham arrumado suas coisas, supondo que seriam demitidos por haverem trabalhado com o antigo presidente. Ao observar isso, Mandela, reuniu todos e destacou a importância do trabalho de cada um e de como ficaria feliz em poder contar com eles da mesma forma que seu antecessor também pode contar.
A demonstração de apreço de confiança para aquele grupo, o qual provavelmente desconhecia, fez com em seus trabalhos. não sofreu com a de para trabalhar e cont As mudanças de gov PACE 1 orfi to view ssem continuidade ina pública que da, tiveram razões os ganharam. Éo podem ser o sinal para a descontinuidade, mas de continuidade com nova liderança. É preciso compreender que novos cenários e novos líderes sugerem novos olhares e não a condenação do modo anterior, que tudo que existe foi edificado antes, e precisa ser aperfeiçoado, não descartado.
O verdadeiro líder antevê o impacto de suas decisões sobre as pessoas, preocupa-se com elas, e utilizam estratégias para fazer à recondução das mesmas as novas diretrizes sem que as mesmas se Swipe to nex: page se sintam desvalorizadas ou desmotivadas. É a preservação de seus talentos e potenciais, o qual lhe será útil e anda os trará satisfação. As transformações radlcais sobre os processos e as atividades enviam um sinal aos colaboradores de que estavam no caminho errado, isso cria nas pessoas o sentimento de fracasso ou de impotência.
A falta de difusão de seus valores e sua missão, bem como o entendimento do significado deles, permite alterações radicais que desmotivam o grupo e com isso todos perdem. ÉTICA A ética é o julgamento da moral, e a moral é o exerc[cio da ética. Na verdade, ambas se auto-regulam. Num artigo, ja questionava nossa moral existente e permitida. “Se entendermos moral como um conjunto de valores e virtudes admitidos e Incorporados no nosso cotidiano, há de haver uma reflexão acerca dos princípios que estabeleceram os parâmetros para admissão em nossas vidas e em nosso código e leis”.
Nesse contexto, entendo que a maior dificuldade de Mandela seria o desenvolvimento de novo código de normas que deveria agora considerar conceitos até então repudiados. Aliás, essa dimensão não foi adequadamente retratada pelo filme. Mas na história real da África do Sul, foi necessário estabelecer novos conceitos sobre o que é moral e assim novas lelS foram editadas e outras suprimidas. Então, a ética exercitada pelas normas é mutável, dependem de cenários, momentos históricos, e iniciativas. exercitada pelas normas é mutável, dependem de cenários, omentos históricos, e iniciativas.
Se entendermos a ética como passível de aperfeiçoamento através de seu exercício, entendemos que a mesma deva acompanhar as mudanças sócias, de comportamento, e as mudanças nos relacionamentos. Sendo assim, deve ter na sua composição princípios fortes e reconhecidos que independam de época ou momento histórico, que a caracterizem. Princípios que possuam a característica de manter Íntegros os valores que dado grupo ou sociedade assumiu para si, e sobre os quais vai se mantiver apesar das transformações nas normas.
POSTURA ETICA DO LIDER Se eu não sou capaz de mudar diante de novas circunstâncias, como posso esperar que os outros mudem”. A frase é de Madiba, forma carinhosa como Nelson Mandela é tratado pelos negros sul-africanos que o veneram. A frase foi pronunciada durante um encontro entre Mandela, recém empossado presidente da África do Sul, e um grupo de dirigentes do seu partido, vitimas então recém libertadas do cruel regime do apartheid, que deixara feridas abertas.
Em um clima de mútua desconfiança, os seguidores de Mandela acabavam de aprovar, na reunião, a mudança do nome das cores do uniforme do time de rúgbi, formados por brancos, com apenas um jogador ne roa Era claramente, uma retaliação. Neste exato momento che , de surpresa: PAGF3C,F6 Era, claramente, uma retaliação. Neste exato momento chegou Mandela, de surpresa: ponderou que mudar o nome e as cores do “Springboks” equivaleria a ressuscitar assombrações ainda muito presentes nas relações entre brancos e negros, a acirrar ânimos, a estimular confrontos.
Naquele momento, disse, o importante, era mirar o futuro para construir uma grande nação. Quando o reporte pergunta para Mandela se quando ele stava preso se ele torcia contra, ele responde que sim, mas também falou que as coisas mudam. QUAL O PLANO POR TRAS DA DECISAO Com a proxmldade da Copa do Mundo de rúgbi, que seria disputada por lá, e mais de três bilhões de pessoas estariam vendo o jogo assim ele teria a oportunidade de mostrar ao mundo a África e unir seu povo. Ai então o presidente procurou se aproximar do jovem capitão da seleção africana, François.
O objetivo de Mandela era encorajar os jogadores e fazer com que o time tivesse chances reais de ganhar o torneio Para dar força ao time, Mandela usa o texto Invictus, de William Ernest Henley, que ele mesmo lia no período em que ficou preso. O poema tem frase forte no final: “Não importa o quão estreito seja o portão e quão repleta de castigos seja a sentença, eu sou o dono do meu destino, eu sou o capitão da minha alma”. Impossível nao absorver a mensagem embutida nestas palavras.
FERRAMENTAS PARA O PLANO O rúgbi foi à ferramenta fundamental para suas ma PAGF O rúgbi foi à ferramenta fundamental para suas manobras uma vez que representava a paixão, união e os detentores da economia do país (os brancos). É importante ressaltar que uma entativa de utilizar-se de outro esporte – o futebol poderia ser alternativo para tanto – seria um risco grande, por razões mais complexas. Recriar um sentimento de nacionalidade por algo que não é de sua essência a partir de um clima de hostilidade e sem perspectivas de sucesso e que deixasse de lado investimentos soberanos (dinheiro) seria uma tarefa ainda mais árdua.
COMO ELE CONSEGUIU ATINGIR SEUS OBJETIVOS Portanto a utilização de um elemento do time (chester) para aumentar a popularidade do esporte entre os negros (maioria no pa[s) e leva-lo para perto da periferia não como um individuo, as como parte de um time, no qual não haveria preconceitos e todos lutavam para atingir um bom resultado (a ideologia contida nesse ato seria transportada para a política no país). IDENTIFIQUE: • ENTRADA: unir o país • PROCESSO: Fazer com que o time de Rúgbi se una fazer com que os negros voltem a torcer pelo o time e levar o time a campeão da Copa do mundo. ?? SAIDA: O time foi para a final assim Mandela conseguiu unir pretos e brancos para assistir juntos a final do campeonato. • RESULTADOS DE LIDERANÇA: Mandela conseguiu atingir todos seus ob do campeonato. eus objetivos. HABILIDADES DE LIDERANÇA FORMA DE COMUNICAÇÃO Na estratégia de Nelson Mandela em sua campanha pacífica contra o apartheid e de seu perfil como [der, capaz de perdoar aqueles que o fizeram muito mal ao invés de usar uma liderança rancorosa e ditatorial capaz de aflorar anda mais o ódio entre raças.
Ele usou o inimigo positivamente. O Springboks simbolizava uma das bandeiras da segregação racial. Logo, qual a diferença entre um líder bom e um líder ótimo? O líder ótimo não conquista só aqueles que já estão ao seu lado, ele conquista também queles que o odeiam e o faz de forma conciliatória para um propósito bem mais edificante. Esta é uma das habilidades de liderança mais dificeis de encontrar, perdoar o inimigo, tolerá-lo e ver a importância dele para um bem comum.
Nelson Mandela se coloca perante os outros de forma igual e não hierárqulca. Um trabalho de dois líderes de estilos distintos, mas que se convergem para um único propósito: • Orientação • Estratégia • Lealdade • Espírito de equipe • Habilidades de Treinamento • Missão • Criatividade • Delegação • Liderança • Comprometimento • Identidade