Neo realismo italiano (cinema)

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UFBA- IRAC Cinema e Audiovisual. Disciplina: Teoria da Imagem. Professor: Mahomed Bamba. Grupo 4: Francisco Vila Flor Apresentação de Teoria da Imagem. Tema: Neo-realismo italiano e sua influência no Brasil. O início do neo-realismo italiano: 1) Momento Histón Mundial, na Itália. Ma décadas anteriores, a com uma economia transição da agricultu ar 2 ália. tc next*ge mo do pós II Guerra enito Mussolini nas um pais devastado, e que sentia a difícil 2) Características do Movimento: Em 1945, com a exibição de

Roma, Cidade Aberta de Roberto Rossellini, estava inaugurada a temporada do neo-realismo cinematográfico italiano. O que caracteriza o neo-realismo italiano é a forma como é narrada, com um tom documental, os cenários foram trocados por lugares reals, a utilização de atores não profissionais e o fato de colocar abertamente os problemas sociais daquela época; denúncia do facismo e exaltação da resistência, subdesenvolvimento, desemprego, problemas sócias no campo, o abandono na velhice, condição da mulher, delinquência nas cidades, dentre outros. ) A representação no cinema – algumas obras e cineastas do a trilogia de Vittorio de Sica, composta por Sciuscia (1946), Ladrões de Bicicleta (1948), considerado o melhor exemplo do neo-realismo, e Umberto D. (1952). Com a melhoria das condições econômicas e com uma realidade já bem dlferente do pós-guerra, o neo-realismo começou a perder fôlego na década de 50. • Apresentação do trecho do filme Ladrões de Bicicleta (1948), de Vittorio de Sica. Influência do neo-realismo italiano no desenvolvimento do cinema brasileiro: O neo-realismo trazia ideias que abriam caminho para um pensamento e uma prática cinematográfica nacional, que das produções dos cineastas independentes levaram ao Cinema Novo. O neo-realismo que influenciou diversos cineastas brasileiros nas décadas de 50 e 60 foi pela visão superior de poder produzir filmes sem precisar de todo os equipamentos e serviços da grande indústria cinematográfica que dominava na época, além da malograda tentativa de manter ma cópia desta estrutura no país através da Vera Cruz, Maristela e Multifilmes.

As principais obras fílmicas são Rio 40 graus ( 1955 – foi um marco no cinema brasileiro por ser o primeiro a retratar verdadeira e criticamente o tema da pobreza na nossa sociedade. ) Rio Zona Norte (1957) ambos de Nelson Pereira dos Santos, O Grande Momento (1958) ,dlrigido por Roberto Santos e produzido por Nelson, Vidas Secas (1963) de Nelson Pereira dos Santos. • Apresentação do trec idas secas (1 963), de

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