O papel da ética na valorização do profissional

Categories: Trabalhos

0

1 INTRODUÇÃO A ética vem sendo pesquisada desde o início das civilizações, grandes pensadores chamavam a atenção para os motivos que levam a determinado comportamento, e os benefícios que esse comportamento trás para a sociedade. Nas organizações empresariais a ética está sendo cada vez mais discutida assumindo grandes dimensões e possibilitando uma melhor convivência entre os indivíduos. A ética al códigos, também diz respeito ao indivíduo crescimento e valoriz da sociedade.

Ela se ter uma boa orig oc de o de normas e ntribuir para o nduzir o indiv(duo a onvivência no meio em que vive, desenvolvendo sua consciência social, hábitos e costumes desse meio. A ética também se reflete nas atividades profissionais, fazendo com que os indivíduos coloquem essa ferramenta em prática para que possam conseguir fazer a diferencia em relação aos outros profissionais. Isso se materializa na sua capacidade técnica, comprometimento social e na sua postura ética exigências latentes no mundo dos negócios.

O profissional tem que está atento a essa ferramenta, pois é profissional, procurou-se saber se a ética é bem aceita nas organizações e se um profissional que age com ética o ambiente de trabalho é valorizado por seus superiores. 1. 1 Formulação do problema Entre muitos desafios existentes no mundo, destacam-se os aspectos éticos, trazendo mudanças de parad’gmas que faz com que as pessoas reflitam sobre as 4 ações do cotidiano. ? preciso estimular questionamentos concernentes à formação e a valorização do profissional na sociedade, enfatizando a ética como condição primordial para os futuros profissionais, haja vista que a ética acontece no interior do ser humano e se verifica a partir do momento em que se questiona a ação, a conduta exercida ou ue se pretende praticar, procurando ter o controle interno da ação humana. Diante do exposto, questiona-se: Qual a importância da ética para valorização do profissional nas organizações atuais? As organizações têm valorizado o profissional que age com ética? . 2 Objetivo Geral Analisar e estudar a importância do papel da ética na valorização do profissional, demonstrando sua utilidade para o desenvolvimento das organizações atuais. 1. 3 Objetivos Específicos Apresentar alguns dos diversos conceitos de ética profissional; – Descrever a importância da ética nas organizações; Demonstrar o papel da ética na valorização profissional; – Relatar alguns dos códig fissional; ética para se tornarem um diferencial positivo na empresa e com isso, obter reconhecimento no ramo em que atuam.

A pesquisa apontará a Importância da ética profissional para valorização dos colaboradores e para que esses tragam benefícios à empresa, nesse sentido, surgem às seguintes hipóteses: • Se a empresa mantiver colaboradores que agem com ética assim, desempenhando seu papel com responsabilidade, certamente profissionais serão valorizados e reconhecidos nas organizações; ?? Se observarmos que a valorização do profissional que age com ética é de suma importância para as organizações, certamente os supervisores irão motivar ainda mais seus colaboradores a essa conduta; • Se percebermos que a ética profissional é eficaz e necessária nas empresas, então saberemos que essa ferramenta deve ser multo valorizada e utilizada nas organizações. 1. Justificativa Atualmente a ética profissional vem se tornando um assunto interessante e indispensável nas empresas, principalmente quando se trata da valorização do profissional, pois em qualquer área que escolher para atuar, eve-se agir com ética. A conduta humana e a moral do profissional têm que está sempre presente no seu dia a dia, pois agindo com ética esse profissional será valorizado, respeitado e a organização conseguirá atingir seus objetivos. Portanto, a escolha deste PAGF Ig se em mostrar a Neste trabalho, são apresentadas citações de autores que falam sobre a importância do papel da ética para os profissionais e para as empresas atuais, mostrando como esta conduta moral pode interferir no processo de formação do profissional e no sucesso organizacional. 2. Conceitos de Ética Etimologicamente, a palavra ética vem do grego éthos e significa, analogamente, modo de ser ou caráter, como forma de vida também adquirida ou conquistada pelo homem. ” Assim sendo, a ética é o modo de agir do ser humano em relação ao meio em que vive, ele vem adquirindo uma forma de vida caracterizada pela cultura do povo que o rodeia. (CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE – C. F. C. , 2003, p. 09). “Ética é o estudo dos juízos de apreciação que se referem ? conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto. (DICIONÁRIO AURÉLIO, 1986 apud C. F. C. , 2003, p. 09). Então, o estudo da conduta humana em determinada sociedade, revela se o indivíduo age com ética diante da população.

Para Camargo (1999), é o modo que a pessoa se comporta no meio em que vive, a ética vem de dentro do ser humano diferenciando-o dos outros seres e seu objetivo é fazer com que a pessoa tenha um crescimento e o enriquecimento interior. “Ética é a teoria ou ciência mento moral dos homens conduta e ética são as regras colocadas pela sociedade em que vive. E preciso ter consciência que a ética dão ser humano é seguir as egras impostas pela sociedade em que convive. 7 “A ética, como expressão única do pensamento correto, conduz ? idéia da universidade moral, ou ainda, à forma ideal universal do comportamento humano, expressa em princípios válidos para todo pensamento normal e sadio. ” (LISBOA, 1997, p. 24).

Sendo eticamente correto, o ser humano transmite a idéia de comportamento moral e de princípios normal e sadio. Na visão do autor Arruda (2002), a ética é o agir bem e pensar co m sabedoria, é também a busca pela excelência do trabalho de forma virtuosa. Segundo Alonso, López e Castrucci (2006, p. 3), “ética é a ciência da conduta humana, segundo o bem e o mal, com vistas à felicidade. É a ciência que estuda a vida do ser humano, sob o ponto de vista da qualidade de sua conduta. ” Sabendo que o ser humano é movido pela emoção e visa a felicidade, essa ciência vem mostrar que a moral e a conduta do indivíduo mostram se ele age com ética. 2. Conceitos de Ética Profissional para Camargo (1999), o profissional tem que estar imbuído de certos princípios ou valores próprios do ser humano para vivê-los nas suas atividades de trabalho. A ética profissional exi e de um lado, o estudo dos everes específicos que pessoa fazer parte de um grupo de pessoas que desenvolvem determinado agir na produção de bens ou sewlços. De acordo com Sá (2009), através do exercicio da profissão, o ser humano se torna um profissional de boa conduta moral, onde se destaca e Se realiza plenamente, provando sua capacidade, habilidade, sabedoria e inteligência, comprovando sua personalidade para vencer obstáculos. “A ética é condição essencial para o exercicio de qualquer profissão. ” (FRANCO, 1991 apud CAMARGO, 1999, p. 32).

Para ser um bom profissional é preciso agir com ética, espeitando as regras impostas pelas organizações, tendo uma boa conduta moral com os colegas de trabalho e com os supervisores. 8 Ao se buscar o conceito de ética profissional poderá chegar a uma série de normas que devem leva o individuo à aquisição de hábitos e ? formação do caráter, incluindo os deveres e os direitos que cada profissional deve possuir para viver harmonicamente com os seus pares. (C. F. C, 2003, p. 16). A ética profissional é a conduta do ser humano ao exercer uma função na organização. É agir de maneira correta de acordo com os costumes e regras da mpresa e do cargo que atua, sendo sábio, inteligente e habilidoso ao exercer a função fazendo o diferencial no local de trabalho. ‘É um conjunto de normas e rincí iOS que tem por fim orientar as relações relacionando profissionalmente com seus colegas de trabalho e clientes, faz com que o ser humano esteja agindo com ética respeitando os valores da empresa. 2. 3 Valorização Profissional Segundo Cuvillier (1947 apud SÁ, 2001, p. 129), “é na profissão que o homem pode ser útil a sua comunidade e nela se eleva e destaca, na prática dessa solidariedade orgânica. ” Desta forma, a dignidade humana na rofissão é tão eficaz que leva a pessoa a trabalhar mais seu lado ético não só no trabalho, mas também em sua comunidade, família e com seus amigos, levando uma vida mais digna e moralmente correta.

A profissão, como a prática habitual de um trabalho, oferece uma relação entre necessidade e utilidade, no âmbito humano, que exige uma conduta específica para o sucesso de todas as partes envolvidas – quer sejam os indlviduos diretamente ligados ao trabalho, quer sejam os grupos , maiores ou menores, onde tal relação se insere. (SÁ, 2001, p. 137). De acordo com Sá (2001, p. 38), “o valor profissional deve acompanhar-se de um valor ético para que exista uma integral imagem de qualidade. ” Desta forma, para ser reconhecido nas organizações como bom profissional, é preciso ser uma pessoa que tenha boa conduta moral, e ser ético em sua profissão, agindo corretamente de acordo com as re ras da empresa.

A ética profissional, como sarial, é necessária para relação custo/benefício, pontualidade, assistência posterior etc. O atendimento desse objetivo de qualidade pressupõe transparência em relação ao que se está comprando – o que torna necessária ua correta apresentação e divulgação. (HUMBERG, 2002, p. 20). passos (2000, apud C. F. C. , 2003, p. 16), descreve sobre o que sua pesquisa sobre valorização ética do profissional tem revelado: O que se percebe a cada dia são as empresas interessadas por condutas éticas para o reconhecimento pela sociedade dos seus feitos, aumentando assim a sua lucratividade pela confiança demonstrada pelos clientes, oportunizando maior crescimento das suas vendas ou de seus serviços.

Para que uma organização seja eticamente correta e consiga ter reconhecimento e crescimento na sociedade, é necessário que la tenha em seu quadro de colaboradores, pessoas que tenham uma conduta ética e que as coloquem em pratica no exercício da profissão. 2. 4 Os Códigos de Ética Profissional Ao falar sobre códigos de ética profissional, é preciso destacar que são as praticas do exercício que cada profissão tem, e que através desses códigos e possível ser um bom colaborador na empresa, exercendo a profissão com responsabilidade e dedicação. O código de ética é um instrumento importante na implantação dos programas, mas só funciona se os dirigentes maiores estiverem convencidos e que ele existe para ser aplicado.

Não faz sentido ter um código de ética se as pessoas profissional se referem às práticas do exercício na profissão, esses códigos melhoram o comportamento 10 humano, pois mais do que ater-se àquilo que é prescrito literalmente, e necessário compreender e viver a razão básica das determinações. A profissão não deve ser um meio, apenas, de ganhar a vida, mas de ganhar pela vida que ela proporciona, representando um propósito de fé. Seus deveres, nesta acepção, não são imposições, mas vontades espontâneas. Isto exige, ortanto, que a seleção da profissão passe pela vocação, pelo amor ao que se faz como condição essencial de uma opção. (SÀ, 2001, p. 150).

Ao se escolher uma profissão, deve-se exercê-la com amor e responsabilidade, agindo com ética, respeitando as regras da organização em que está atuando e deixando que essa profissão faça parte da vida, trazendo eficácia e o desejo de ajudar no crescimento da empresa. Para Maximiano (1997 apud CAMARGO, 1999, p. 34), “códigos de ética fazem parte do sistema de valores que orientam o comportamento das pessoas, grupos das organizações e seus administradores. ” Nesse sentido, os códigos de ética ajuda o ser humano a estar capacitado para exercer sua profissão, tirando suas dúvidas em relação à conduta moral de um profissional fazendo com que ele tenha um comportamento adequado na organização. Alguns códigos de ética profissional no Brasil mantêm posturas em relação ? divulgação que parecem p Média, pela sua completa regras impostas pela organização a que pertence, sendo um colaborador que trabalha com dignidade respe tando os princípios da organização. As empresas estimulam de várias maneiras, o desenvolvimento moral de seu pessoal, incluindo diretrizes e padrões redigidos com clareza, fornecendo doutrinação ética e experiências de treinamento, criando condições para aumentar a autoconfiança do empregado quando age eticamente e utilizando prêmios e punições para reforçar o comportamento. (AGUILAR, 1996, p. 119). ? importante para os colaboradores estar em uma organização que os incentivem e que os motivem a trabalharem por amor, proporcionando uma autoconfiança aos colaboradores que exercem sua profissão com ética, mostrando que empresa é eticamente correta e que reconhece os valores destes profissionais. [… ] por seu compromisso com os interesses de categorias, não podem eximirse da responsabilidade com o projeto global da sociedade. Precisam considerados como meios para atingir o ser, cumprindo o princípio básico de toda ética, que consiste no respeito à dignidade humana. (PASSOS, 2009, p. 108). O código de ética profissional vem mostrar ao ser humano que é preciso ter respeito com o próximo no ambiente de trabalho, ter honestidade ao exercer uma função e saber que agind a, se torna mais fácil para P-AGF

Os pilares da liderança

0

OS QUATRO PILARES DA LIDERANÇA A VISÃO COMPARTILHADA Chefe, nos velhos tempos, era quem possuía o chicote, aquele que falava

Read More

Estagio tйcnico seguranзa do tabalho

0

de trabalhadores vis aumento da produti mнnimos, diretrizes a era , a responsabilidade d As novas leis previd Estagio tйcnico

Read More