Perfil atual do engenheiro no mercado

Categories: Trabalhos

0

uiz Ricardo Takeshi Horita Bauru, 11 de março de 2012 GESTÃO VS ENGENHEIRO: O que o mercado de trabalho espera dos engenheiros? Com o mundo globalizado, os sistemas industriais e econômicos estão em constantes mudanças, aumentando assim os requisitos para a competitividade das empresas. A concorrência está cada vez mais acirrada, necessitando de profissionais adequados ao cenário, que esta sempre mudando também.

Devido ao cenário cada vez mais concorrido, as competências to vien exigidas tornam-se c engenheiro, este não OF4 mas também precisa r S. wp view nent page áreas como finanças, muitas outras, que o caso do no seu lado técnico, tos em diversas sicologia do trabalho sideradas. Em outras palavras, o engenheiro deve ter um espirito empreendedor.

Porem, isso tudo ainda não garante seu preparo para o mercado de trabalho, pois segundo o trabalho “O PERFIL DO ENGENHEIRO SEGUNDO AS EMPRESAS” feito por Michelle Mike Nose e Daisy Aparecida do Nascimento Rebelatto em 2001, o engenheiro deve ser capaz de trabalhar em equipe, ser capaz de trabalhar levando sempre em consideração a ética, ter conhecimentos técnicos sólidos, ser capaz de administrar mudanças, ter esp[rito e liderança, ser capaz de trabalhar sobre pressão, ter capacidade de negociação, ser capaz de tomar decisões, ser flexível, ter habilidades para trabalhar com pessoas, ter conhecimento da língua inglesa e ter conhecimento de informática. Estes dados foram resultados da análise de trabalhos de diferentes autores (M (M. C. Moraes, R. S. Ferreira, W, P, Longo e M.

O. da C. Telles, M. J. G. Salum), pegando os pontos em comum. Alem disso tudo, segundo o autor M. C. Moraes em seu livro “O perfil do engenheiro dos novos tempos e as novas pautas educacionais”, editado em 1999, o engenheiro do novo milênio eve ser dotado de inteligências múltiplas, que constrói o conhecimento em função da sua bagagem genética, cultural e social. Um paradigma que valorize o processo de aprendizagem, a atualização constante dos conteúdos, a adoção de curriculos flexíveis e adaptados às condições dos alunos, que respeite o ritmo individual e grupal nos processos de assimilação e de acomodação do conhecimento.

Um paradigma que reconheça a interatividade e a interdependência entre sujeito e objeto, onde o mais importante é o como você sabe e não mais o quanto você abe ou apenas o que você sabe. Já no artigo “Para que devem ser formados os novos engenheiros? ” editado por Roberto Leal Lobo e Silva Filho (ex-reitor da USP e presidente do Instituto Lobo para Desenvolvimento da Educação, Ciência e Cultura) em fevereiro de 201 2, diz que atualmente, os engenheiros atuam em um largo espectro de atividades que vão desde o chamado chão de fábrica até as funções gerenciais para as quais a formação tecnológica é requisito que faz dos engenheiros administradores requisitados. Porem, as atuais empresas brasileiras não priorizam contratação de mestres e doutores, e sim aqueles que têm maior vivência no mercado.

No final da década passada, a Unesco apresentou, a partir dos resultados de estudos que agregaram milhares de especialistas, as recomendações para o perfil geral do profissional do futuro que deve milhares de especialistas, as recomendações para o perfil geral do profissional do futuro que deveria: * Ser flexível; * Capaz de lidar com as incertezas; * Capaz e disposto a contribuir para a Inovação e ser criativo; * Estar interessado e ser capaz de aprender ao longo de toda a vida; Ter adquirido sensibilidade social e aptidões para a comunicação; * Ser capaz de trabalhar em equipe e desejar assumir responsabilidades; * Tornar-se empreendedor; * Preparar-se para o mundo do mercado de trabalho internacionalizado por meio do conhecimento das diferentes culturas; * Ser versátil em aptidões genéricas multidisciplinar; * E ter noções de áreas do conhecimento que formam a base de várias habilidades profissionais, por exemplo, das novas tecnologias. Complementarmente: * Conhecimento de línguas estrangeiras; * Disciplinas que tratem de assuntos internacionais, como ireito internacional, ou comércio internacional. Nos estudos do especialista Joseph A.

Bordogna apontam para as necessidades especificas a serem atendidas pela próxima geração de engenheiros, que se resume na necessidade de desenvolver a inovação pela integração e para isso seria necessário incluir na sua formação o domínio de questões ligadas a sistemas complexos, tais como: * Sustentabilidade: meio ambiente e uso eficiente da energia e materiais (sistemas renováveis); * Micro e nano sistemas: simultaneamente pequenos em tamanho e enormes em capacidade; Mega sistemas: extraordinariamente grandes e complexos; * Sistemas vivos: sistemas inteli entes que aprendem com o meio ambiente, ajustam a consertam; 3 inteligentes que aprendem com o meio ambiente, ajustam a operação e s consertam; * O engenheiro precisará ser capaz de transitar em várias disciplinas e campos, fazendo conexões necessárias a uma visão mais profunda e criativa e fazer as coisas acontecerem. Disso tudo, podemos concluir que desde a década passada, o perfil do engenheiro não mudou muito, mas conforme o mundo vai se desenvolvendo com novas tecnologias e culturas devido ? lobalização, o mercado exige cada vez mais do engenheiro.

Para este século, está visível que o engenheiro formado e preparado para o mercado atual deve saber projetar de forma a cumprir com os objetivos de segurança, confiabilidade, meio ambiente, custos, operacionalidade e manutenção; saber desenvolver produtos; criar, operar e manter sistemas complexos; entender as bases físicas, além dos contextos econômicos, industriais, sociais, políticos e globais nos quais a Engenharia é praticada; entender e participar de processos de pesquisas; e ter abilidades intelectuais capazes de permitir um aprendizado contínuo ao longo da vida. REFERENCIAS: * Nose M. M. , Rebelatto D. A do N. , Cobenge 2001, “O PERFIL DO ENGENHEIRO SEGUNDO AS EMPRESAS”, São Carlos. Artigo – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. 2002. * Silva Filho R. L L. , ARTIGO: “Para que devem ser formados os novos engenheiros? “. ESTADÃO. COM. 3WEducaçao, 19 de fevereiro de 2012. Disponivel em <www. estadao. com. br/ noticias/vidae, artigo-para-que-devem -ser-formados-os-novos- engenheiros,838027,0. htm> . Acesso em: 10 de março de 2012. 4DF4

Filosofia da educação

0

ANHANGUERA EDUCACIONAL S. A FAA-Faculdade Anhanguera de Anápolis Curso de Pedagogia Atividades Pagina 108 questões Pagina 109 questões 1,2 pagina

Read More

Fundamentos da economia

0

Capítulo 12 O Setor Externo Fundamentos do comércio internacional: a teona das vantagens comparativas O que leva os países a

Read More