Plaquetopenia

Categories: Trabalhos

0

1. INTRODUÇAO Os cuidados com a saúde da mulher estão entre as ações essenciais do Ministério da Saúde. Os programas desenvolvidos buscam oferecer um atendimento em saúde mais humanizado e de melhor qualidade para elas. A manutenção da boa saúde da mulher exige uma série de cuidados e atitudes preventivas. Cada mulher tem uma história e uma bagagem hereditária que devem ser analisadas cuidadosamente com a supervisão de um profissional, para garantir uma vida saudável e sem surpresa. O programa Saúd a Integralidade e a pr norteadores e busca direitos sexuais e dir a atenção obstétric OF9 SUS usa principios o campo dos S. p iew nent page nsa„ ênfase na melhoria liar, na atenção ao abortamento e no combate à violência doméstica e sexual. Também agrega a prevenção e o tratamento das DST e a atenção às mulheres vivendo com HIV/AIDS e às portadoras de doenças crônico-degenerativas e câncer ginecológico. Além disso, amplia as ações para grupos historicamente alojados das políticas públicas nas suas especificidades e necessidades, como as trabalhadoras rurais, as mulheres negras, mulheres na menopausa e na terceira idade, com transtornos entais, com deficiência, as lésbicas, as indígenas e as presidiárias.

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher deve atender à população feminina brasileira acima de IO anos de idade. domiciliares. 2. 2 Objetivo Específico. Tivemos como objetivo específico traçar um plano de cuidados a puérpera onde foram elaborados cuidados relacionados ao seu estado puerperal e ao recém nascido recomenda-se observar higiene pessoal rigorosa durante a utilização da Colagenase + Cloranfenicol. Antes da aplicação, deve-se fazer a limpeza do local com solução fisiológica estéril, emovendo-se todo o material necrosado e exsudatos, que impedem a cicatrização.

A ação da enzima depende da limpeza do local da aplicação. O uso prolongado de antibióticos pode, em alguns casos, resultar no desenvolvimento de microorganismos não susceptíveis, inclusive fungos. caso isto ocorra, descontinuar o tratamento e tomar as medidas adequadas. Gravidez e Amamentação: Não há relatos de problemas em humanos. As reações adversas são mínimas e extremamente raras, mas há relatos esporádicos de ardência, dor, irritação, eczema, rubor, reações de hipersensibilidade e hiperemia local, obretudo se o produto for usado fora da área da lesão. pode haver reação de hipersensibilidade ao cloranfenicol.

Discrasias sanguíneas, incluindo anemia aplástica, que são raras, podem ocorrer com o uso de cloranfenicol tópico. (RIBEIRO, 2006) 5 . PATOLOGIA PLAQUETOPENIA 5. 1 Definição da patologia Segundo Alves (2007) a plaquetopenia (trombocitopenia) é uma diminuição das plaquetas (trombócitos) que participam na coagulação. Habitualmente o sangue contém de 150 000 a 350 000 plaquetas por microlitro. A hemorragia anormal pode dar-se por uma quantidade de plaquetas inferior às 30 000 por icrolitro, embora em geral os problemas não se observem até que desça abaixo das 10 000 por microlitro.

Muitas doenças podem reduzir o número de plaquetas, mas muitas vezes não se detecta uma causa específica. As quatro razões principais que produzem uma diminuição na quantidade de plaquetas são uma produção insuficiente na medula óssea, o sequestro das plaquetas por um baço grande 3 plaquetas são uma produção insuficiente na medula óssea, o seqüestro das plaquetas por um baço grande, o aumento do seu uso, da sua destruição ou, finalmente, a sua diluição no sangue. 5. 2 Sintomas

Alves (2007) relata que a hemorragia cutânea talvez constitua o primeiro sinal de diminuição na quantidade de plaquetas. Muitas vezes aparecem diversas lesões puntiformes purpúreas na parte inferior das pernas e contusões de pouca importância podem originar pequenos hematomas dispersos. É possível que as gengivas sangrem e se detecte sangue na matéria fecal ou na urina. Os periodos menstruais podem ser anormalmente intensos. A cirurgia e os acidentes podem revestir um caráter perigoso, já que pode ser difícil deter a hemorragia. ? medida que diminui a quantidade de plaquetas, a hemorragia torna-se ais intensa. As pessoas que têm muito poucas plaquetas . com frequência de 5000 a 1 0 000 por microlitro de sangue) correm o risco de perder grandes quantidades de sangue no aparelho gastrointestinal ou de desenvolver hemorragias cerebrais mortais inclusive sem que haja qualquer pancada. 5. 3 Diagnóstico Os médicos temem a presença de trombocitopenia em doentes que sofrem contusões e hemorragias anormais.

Controlam muitas vezes sistematicamente a quantidade de plaquetas dos que sofrem de perturbações que originam trombocitopenia. Ocasionalmente, detecta-se a presença de rombocitopenia por meio de análises de sangue realizadas por outras razões em doentes que carecem de sintomas de hemorragia. A determinação da causa da trombocitopenia é de importância fundamental para tratar esta doença. O médico deve determinar se o paciente sofre de uma perturbação que causa trombocitopenia.

Caso assim não se’a, é possível que alguns sintoma 4DF9 perturbação que causa trombocitopenia. Caso assim não seja, é possível que alguns sintomas contribuam para determinar a causa. (PINELLI, 2002) Por exemplo, as pessoas habitualmente têm febre quando trombocitopenia é produto de uma infecção, de uma doença auto-imune, como o lúpus eritematoso sistémico, ou então de uma púrpura trombótica trombocitopenia. Mas a presença de febre não é habitual quando a causa é a trombocitopenia idiopática ou o uso de medicamentos.

Um baço grande, que o médico palpa durante um controlo clínico, sugere que o baço captura as plaquetas e que a trombocitopenia é produto de uma perturbação que origina um aumento do baço. Pode examinar- se uma amostra de sangue ao microscópio ou então avaliar de forma automatizada o volume e a quantidade de plaquetas a im de determinar a gravidade da trombocitopenia e encontrar as possíveis causas. Uma amostra de medula óssea extraída por meio de uma agulha (aspiração da medula óssea) e examinada ao microscópio pode oferecer informação acerca da produção de plaquetas. PIN ELLI, 2002) 5. 4 Tratamento Se a trombocitopenia é causada por um medicamento, habitualmente corrige-se interrompendo a administração do medicamento-os pacientes com valores muito baixos de plaquetas recebem um tratamento no hospital ou então são aconselhados a permanecer na cama a fim de evitar lesões acidentais. Quando a hemorragia é muito intensa, realiza-se uma transfusão de plaquetas, em especial quando a trombocitopenia é causada por uma diminuição na produção de plaquetas (ALVES, 2007) 6.

DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM DXI – Risco de lesão Prevenir hemor Meta – S incisão cirúrgica com água e sabão. – Observar sinais flogísticos – Estimular deambulação – Estimular ingesta hídrica – Evitar drogas licitas e ilícitas Proporcionar ambiente seguro evitando risco de queda e traumas. – Realizar acompanhamento com hematologista regularmente. – Oferecer apoio psicológico. DX2 – Risco de Infecção Meta – Evitar problemas relacionados a amamentação e ao puerperio Cuidados – Cuidados com a pega e posicionamento do RN – Hidratar as mamas com o próprio leite.

Tomar banho de sol das 8:00 da manha às 10:00 horas e no período da tarde depois das 16 horas. – Realizar ordenha se necessário – Procurar amamentar de 3 em 3 horas – Observar quantidade e aspecto de lóquios – Observar quanto e aparecimento de edema de membros inferiores DX3 – Amamentação eficaz Meta – Aperfeiçoamento da amamentação Cuidados – Observar a satisfação do RN após cada mamada Explicar as fases do leite orientando que o RN fique e 30 a 40 minutos em cada mama. – Estimular o vínculo mãe, filho e pai. Proporcionar um ambiente calmo e tranquilo. – Evitar alimentos como café, chocolate, refrigerante, pimenta e alimentos condimentados assim evitando o acúmulo de gases no RN DX4 – Tensão do papel dos cuidados Meta – Diminuir tensão do papel do cuidador NHBA- Auto Estima Cuidados – Proporcion o cuidador. cuidador Cuidados – Proporcionar descanso ao cuidador. – Orienta-la quanto há evitar preocupações relacionadas aos membros da família. – Incentivá la quanto à realização de atividades de azer. Orienta-la quanto a importância do auto-cuidado e de sua privacidade. – Evitar conflito familiar. – Evitar sobrecarga de atividades, solicitando apoio familiar sempre que necessário (Pai). – Diminuição do nivel de stress 7. EVOLUÇAO DA ENFERMAGEM A. C. A portadora de plaquetopenia apresenta-se em BEG, consciente, orientada, nega queixas álgicas, comunicativa, afebril, ansiosa, ativa, pele integra corada e hidratada. ao exame físico encontra-se, cabeça: Apresenta normocefalia, pele corada, hidratada, boa elasticidade.

Cabelos apresenta seborréia. Olhos: Pálpebras, pupilas, Íris e conjuntiva normais à inspeção. Sem nistagmos, escotomas, paralisias e alterações na acuidade visual. Nariz: Sem deformações, corrimento, obstruções, desvio de septo e função olfativa normal. Boca e Garganta: Lábios, bochechas, rima bucal, gengiva, glândulas, palato e faringe sem alterações à inspeção. Ouvidos: Pavilhão e conduto auditivo externo sem alterações à inspeção. Sem corrimento e sem alterações na função auditiva.

Pescoço: Simétrico, sem desvio de traquéia, palpação da tireóide normal, pulsação das carótidas resentes e normais, simétricas e sem sopros, sem linfonodos palpáveis, musculatura da nuca sem rigidez. Tórax: Eupnéico, ausculta da voz normal. Mamas simétricas, túrgidas, presença de tubérculos de montgomery. Grande quantidade de leite materno intermediário e mamilos protrusos. Abdome: S montgomery. Grande quantidade de leite materno intermediário e mamilos protrusos. Abdome: Semi-globoso. Genitália: Puérpera refere lóquio de aspecto flavo em pequena quantidade.

Coluna vertebral, membros superiores e inferiores: A puérpera apresenta edema, +++ (cacifo) que se encontra nos membros superiores e nferiores. Refere eliminações fisiológicas presente. 8. PROGNÓSTICO DE ENFERMAGEM Paciente com bom prognóstico, pois se apresenta com boa orientação relacionada à amamentação, aos cuidados do RN e auto-cuidado. Ciente da sua patologia, pois procurou assistência médica especializada. 9. PRESCRIÇAO DE ENFERMAGEM Alimentar-se em pequena quantidade (se possível), sendo de 3 em 3 horas.

Realizar a higienização da ferida operatória, se necessário. Ingesta hídrica adequada, se necessário. Estimular deambulação, sempre que possiVel. Hidratar as aréolas e bicos após a cada mamada. Tomar banho de sol nas mamas, antes das 1 0:00 horas da manha e após ás 16:00 horas. Realizar ordenha se necessário Amamentar RN, sendo de 3 em 3 horas Tomar medicações, conforme prescrição médica. Realização de higiene oral e corporal, se necessário. 10. OUTRAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES Realizar orientações sobre planejamento familiar.

Orienta-la quanto a importância da puericultura 8 que, o achado do diagnostico da puerperal(iniciais) ,resultou na detecção da queda dos valores normais dos números das plaquetas,vindo a interferir no processo de cicatrização de ua ferida operatória(cesariana) , na sua recuperação e no cuidado a ser prestado com seu recém- nascido, ocasionando assim grandes preocupações e procura por uma investigação com hematologista, afim de analisar o que ocasionou tal anormalidade , visando assim prevenir possíveis danos.

Nos enquanto profissionais da saúde devemos orientar sobre a importância de estar seguindo corretamente o pré- natal, ressaltar a importância de estar realizando os exames laboratoriais solicitados, a fim de prevenir complicações futuras, visando assim o bem estar de mãe e filho. g

Tower glas

0

ESCOLA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE TECNOLOGIA EM PETROLEO E GAS Disciplina: Gerenciamento de Reservatório. Prof. : Neymara

Read More

Doramundo

0

Febre amarela A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos contaminados por um flawvirus e ocorre na América

Read More