Platão

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HISTÓRIA Aristócles, o filósofo a quem chamamos de Platão (do grego platos que indica largura), supostamente recebeu o apelido por seus ombros largos. Nascido em Atenas, provavelmente entre os anos de 428 e 427 a. C. , começou cedo a entusiasmar-se com a filosofia de Crátilo, um seguldor de Heráclito, mas somente por volta de seus 20 anos encontrou Sócrates, de quem seria discípulo até que este morresse.

Criador de diversas teorias filosóficas e grande contribuinte da sabedoria da época, Platão foi o fundador da Academia, instituição prestigiada onde jovens am em busca de instrução e até homens ilustres reuniam-se para debater ideias. Suas mais famosas teorias são utilizadas como base até os dias de (ou das Formas) e a FILOSOFIA Em sua filosofia, Plat ora to view nut*ge Teoria das Ideias ma em três partes distintas, cada uma com uma virtude particular.

A primeira parte, localizada na cabeça, é a Alma Racional, cuja principal virtude é a sabedoria. A segunda parte localiza-se no peito e é a alma Irascível, associada à vontade que dá ânimo aos homens, e tem como virtude a força. A mais baixa de todas é a Alma oncupiscente, localizada no ventre e responsável pelos desejos e necessidades báslcas, têm como wrtude a moderação. Alma Racional (razão) I a alma superior, destina-se ao conhecimento das ideias.

Localiza-se na cabeça, e tem uma virtude principal, a Sabedoria. Alma Irascível Esta alma está associada à vontade, dando ao Homem o ânimo necessário para enfrentar os problemas e os conflitos. Localiza-se no peito e tem uma virtude, virtude, a Força Alma concupiscente I É a mais baixa de todas. É constituida pelos desejos e necessidades básicas. Está localizada no ventre, e tem como virtude, a Moderação.

O alinhamento dessas almas (sob o governo da Razão) seria o caminho para a obtenção da felicidade e da Platão defendia ainda a existência de dois mundos, um de ideias e outro dos sentidos. O Mundo das Ideias (real, imutável, eterno, etc. ) contem os modelos ou arquétipos de todas as coisas que são ‘projetadas’ no Mundo Sensivel (mutável, ilusório, finito). Essas “projeções”, contudo, seriam imperfeitas, já que diferem de sua ideia essencial (essa sim, perfeita e imutável). ma mesma deia essencial, portanto, poderia ser projetada de diferentes maneiras no plano sensorial. Para ilustrar essa ideia, podemos utilizar como exemplo duas canetas de marcas diferentes. Para a criação de ambas foi utilizada a ideia essencial de “caneta”, mas os criadores de ambas tiveram vislumbres diferentes dessa ideia, projetando-a da maneira imperfeta que sua visão conseguiu interpretar. Platão divide ainda os tipos de conhecimento, conforme a realidade (mundo) a que pertence, conforme ilustrado Formas de Conhecimento I Tipos de Realidade Razão Saber, Ciência

Sentidos Opinião, Crença ÉTICA Mundo Inteligível I Mundo Sensível a volta a uma grande reforma social, política e econômica, para que a sociedade se adequasse a uma maneira de viver mais ética, moral e justa. Tal reforma exigiria a substituição da plutocracia da época por um modelo de governo onde os governantes seriam os melhores homens de seu tempo (em termos de conhecimento e sabedoria), o que levaria à criação de uma “Cidade Perfeita”, dividida em 3 segmentos distintos que vão de acordo com a filosofia platônica das diferentes partes da alma.

No topo dessa sociedade (governo) estariam os filósofos e sábios, Guardiões da Cidade escolhidos por mérito e sujeitos ? um regime severo e disciplinado, responsável pela tomada de decisões políticas. Abaixo dos Guardiões, estariam os guerreiros, responsáveis pela defesa, manutenção da ordem, tarefas militares e policiamento da Cidade. Na base da hierarquia da “Cidade Perfeita” estariam os produtores, mercadores, etc.

Dedicados às atividades econômicas, à produção de bens e ao comercio. Alma I Cidade Almas ou partes da alma I Virtude Classes sociais Funções na Cidade Ideal Alma Racional(Nous) I Sabedona I Filósofos I Supremos Guardiões da Cidade. O governo deve ser entregue a sábios, pois estes são os únicos que ascenderam às ideias superiores de Uno- Bem e Beleza. I Alma Irascível (Thymós) Força Guerreiros Dedicam-se ? defesa, manutenção da ordem, tarefas militares e de policiamento.

Alma concupiscente(épithymia) Moderação I Produtores I Dedicam-se às atividades econômicas, produção de bens e ao Platão defendia a redução da ação dos mercadores e produtores e abolir completamente sua participação em decisões políticas, efendia ainda o limite às pro riedades, a di PAGF3ÜFd completamente sua participação em decisões políticas, defendia ainda o limite às propriedades, a disseminação do vegetarianismo – assim como Pitágoras – e até mesmo a extinção da unidade famlliar, já que quena que todos os cidadãos se tratassem como irmãos, criados pelo Estado e não por uma família.

Ao estado caberia, ainda, educar os cidadãos em suas respectivas virtudes, possibilitando sua felicidade. Como Sócrates, Platão também assume que existem valores morais de validade universal. A estes valores, Platão atribui a qualidade de Ideias (Justiça, Bondade, Bem, Beleza, etc. ), pressupondo que são eternos e estão inscritos na alma de todos os homens.

Como Platão foi discípulo de Sócrates, sua concepção essencial de ética acaba compartilhando diversos elementos da concepção socrática, diferindo de maneira mais óbvia em dois aspectos. O primeiro é que, apesar de seguirem a ideia de que “basta saber o que é bondade para ser bom”, ao contrário de Sócrates (que não exprime de maneira objetiva o que entende por “bondade”), Platão define essa bondade como sendo a Ideia Geral de bondade, um conceito abstrato cuja sombra era a noção cotidiana de bondade. ara descobrir a verdadeira Bondade, portanto, sena necessário afastar essa sombra refletida por convenções para chegar ao conceito de bondade em si. A segunda diferença é que ao propor sua utopia, Platão esforça-se se não para definir este conceito absoluto de bondade, ao menos para definir como seria uma sociedade na qual ela poderia prosperar. BIBLIOGRAFIA http://resenhas. sites. uol. com. br/etica. html http://afilosofia. no. sapo. pt/plataol . htm

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