Química

Categories: Trabalhos

0

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ENGENHARIA AMBIENTAL ar 3 to view nut*ge LUCAS BECKHAUSER DE MORAES radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. Este efeito deve-se principalmente aos raios Infravermelhos de gases como o Dióxido de Carbono, Metano, Óxidos de Azoto e Ozônio presentes na atmosfera que vão reter esta radiação na Terra, permitindo-nos assistir ao efeito calorífico dos mesmos.

O efeito conjunto de tais substâncias pode vir a causar um aumento da temperatura global estimado entre 2 e 6 oc nos próximos 100 anos, mesmo tratando-se de poucos graus, levaria ao degelo das calotas polares e a grandes alterações a nível topográfico e ecológico do planeta. • Chuva Ácida: A chuva ácida é uma das principais conseqüências da poluição do ar. As queimas de carvão ou de petróleo liberam resíduos gasosos, como óxidos de nitrogênio e de enxofre. A eação dessas substâncias com a água forma ácido nítrico e ácido sulfúrico, presentes nas precipitações de chuva ácida.

Os poluentes do ar são carregados pelos ventos e viajam milhares de quilômetros; assim, as chuvas ácidas podem cair a grandes distâncias das fontes poluidoras, prejudicando outros países. Esse processo é intensificado em por causa do grande lançamento de gases poluentes na atmosfera, fenômeno esse, que ocorre principalmente nas cidades industrializadas, com grande quantidade de veículos automotores. PAGFarl(F3 quantidade de veiculos automotores. Um dos preju(zos que a chuva ácida causa é a liberação de metais tóxicos que estavam no solo.

Esses metais podem alcançar rios e serem utillzados pelo homem causando sérios problemas de saúde. Maneiras para evitar a chuva ácida: -Conservar energia -Transporte coletivo -Utilização do metrô -Utilizar fontes de energia menos poluentes -Purificação dos escapamentos dos veículos -Utilizar combustíveis com baixo teor de enxofre. Distâncias das fontes poluidoras, prejudicando outros países. CONCLUSÃO Concluímos que o uso abusivo de nossas matérias-primas e de ossos recursos naturais está se refletindo nas mudanças que estão ocorrendo no meio ambiente (clima, fauna ,flora , etc. , se esse uso descontrolado continuar os efeitos serão devastadores, mas ainda podemos reverter esse quadro, se cada um ajudar um pouco, já é um grande passo em busca de um desenvolvimento sustentável. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS http:,qpt. wikipedia. org,wwpoIui%C3%A7%C3%A30_atmosf http://impactosambientaiscfnsa. blogspot. com/2009/09 Icamada-de-ozonio. html http://pt. wikipedia. org/wiki/Efeito_estufa http://pt. wikipedia. org/wki/Chuva_%C3%A1 cida [pic] PAGF3ÜF3

Análise fenomenológica do filme: minha vida em cor de rosa

0

Análise Fenomenológica do Filme: “Minha vida em cor de Rosa” Ludovic, é um menino de sete anos de idade, que

Read More

Artido bulling escolar

0

BULLIYING: IDENTIFICAÇÃO E INTERVENÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR Maria Aparecida Coss RESUMO O artigo tem por objetivo analisar o papel da

Read More