Relatorio de estagio

Categories: Trabalhos

0

INTRODUÇÃO: A importância do estágio para a formação profissional não só busca responder as situações que desafiam o aluno estagiário na educação, como o ajuda a reconhecer-se ou não na profissão, tendo como objetivo cnar condições para o aluno entrar na futura realidade profissional. Dessa forma o estagiário quer ajudar o aluno a conhecer a comunidade na qual está inserido, seus problemas e suas possibilidades no que se refere a educação , cultura, arte, bem como os aspectos sociais , partilhando com a mesma de suas pesquisas e conhecimentos.

O treinamento e formação desse ovo profissional exi trabalho e desenvolvi faz lembrar que, a at a construção de nov responder e interpre or17 tc view concepções de essariamente se agogica requerem a dar conta de de presente, mas, há também que se considerar a permanente revisão destes saberes, o que esta sendo satisfatório e o que é preciso mudar na reflexão sobre a instituição. O parâmetro desta avaliação é sem dúvida a aprendizagem dos alunos, objetivos prioritários da tarefa do educador.

O estágio como componente curricular favorece a interação teórica-prática mais do que aprendizagem, compreender uma ivência para aprender como fazer sem que o entendimento acompanhe o porquê e para quê da ação. Dai podemos dizer que no estágio o aluno vivência a práxis profissional e ao vivenciá- la aprende a utilizar o instrumento e a interagir numa rede institucional e pessoal, em situações corretas e desafiadoras.

Contudo, o estágio mesmo mesmo apresentando dificuldades, contribui para estabelecer o elo entre teoria e prática, aprimoramento de habilidades profissionais; ampliação e compreensão a respeito dos compromissos profissionals e da postura ética em uma instituição. Enfim, tentaremos mostrar nesse relatório que o trabalho psicopedagógico na instituição tem caráter preventivo no sentido de procurar criar competências e habilidades para solucionar problemas encontrados.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: As instituições, comprometidas socialmente com um ensino de qualidade, estão buscando novos caminhos possíveis de promover o desenvolvimento humano da comunidade atendida, como também refletindo sobre os problemas de aprendizagem enfrentados pelos estudantes e identificando estratégias que possibilitem a formação condizente com as exigências da sociedade.

A Psicopedagogia, por sua vez, é a área que estuda e lida com tal processo e, numa ação profissional, deve englobar vários campos de conhecimento, para integrá-los e sintetizá-los, pois poderá intervir positivamente nesse repensar da ação educativa, nesse desejo de adequação na educação como entende Macedo (2005). Os pressupostos da Psicopedagogia permitem indicar novos contextos educacionais, com o objetivo de aproximar áreas e saberes, em prol do atendimento aos sujeitos que apresentam dificuldades ou distúrbios de aprendizagem.

A necessidade dos docentes em buscar apoio na Psicopedagogia, or meio de ações planejadas por profissionais especialistas desta área, para o fazer pedagógico surge também em razão da própria complexidade que envolve o processo para garantir a aprendizagem, com base na concepção de uma proposta pedagógica pautada na cons PAGF70F17 garantir a aprendizagem, com base na concepção de uma proposta pedagógica pautada na construção social do conhecimento.

O ensino atual não pode, pois, reduzir-se à transmssão de informações e conhecimentos a serem guardados pelos alunos, como se o saber fosse uma coisa, um objeto que tem utilidade, enfim, algo a ser consumido. O educador e o educando não mais podem ser enquadrados como consumidores (de informações descartáveis, por exemplo).

No ambiente escolar, os indivíduos devem fomentar a postura de produtores, dotados de autonomia e desejo para construir novos conhecimentos e resignificar saberes. Nesta perspectiva, entende-se que as instituições escolares, visando garantir um ambiente motivador de construção de conhecimento, terão que investir na mudança de perfil de seus educadores, para substituírem a imagem clássica do professor como transmissor de conhecimentos, pela do professor como orientador ou mediador.

Sua função, portanto, será a de encadear e fomentar os processos de construção do aluno, considerando o saber culturalmente organizado (PIMENTA; ANASTASIOU, 2002; SANTANA, 2006). Urge, então, que se discuta a diferença entre trenamento e formação, ciência e tecnologia, informação e conhecimento e seu compromisso com o social ou com o capital, como afirmam Pimenta e Anastasiou (2002).

Se os professores nao se conscientizam de seu papel como mediadores no processo de ensino-aprendizagem, não haverá de fato construção de novos conhecimentos, mas apenas a transmissão de informações, o ue exclui a possibilidade do estudante elevar sua criticidade para confrontar posicionamentos e opiniões sobre os diversos assuntos contemplados nas grades curriculares confrontar posicionamentos e opiniões sobre os diversos Para a construção do PPP, os dados da avaliação institucional poderão embasar as ações e estratégias de enfrentamento das questões problemáticas.

Uma delas diz respeito —ao fazer condicionado de boa parte dos docentes, o que acaba fortalecendo práticas tradicionais de ensino, como a opção por aulas puramente expositivas, que inibem a participação dos studantes na construção de novos conhecimentos. De acordo com Goergen (2004, p. 19): O que a revolução tecnológica está, efetivamente, provocando é uma nova profissionalidade docente, uma reconfiguração da prática docente.

Não há mais lugar para a figura do professor como principal fonte de informação, depositário da verdade e de todas as certezas se coloca ante os alunos para transmitir-lhes, de forma dogmática, tudo o que sabe e que talvez tenha aprendido há muitos anos. Libêneo, Oliveira e Toschi (2003) refletem sobre a necessidade de desenvolver ações e competências profissionais na busca e uma gestão participativa, ao conceber a demanda por uma comunidade democrática de aprendizagem na ação organizativa escolar.

Os autores apresentam a seguinte argumentação: A comunidade deve ser o espaço público em que se discute o conhecimento, a organização curricular, as relações sociais, os modos e os critérios de avaliação, as normas. Esse caráter de diálogo e de compartilhamento de significados entre as pessoas da comunidade escolar possibilita à escola como um todo adquirir experiência, acumular recursos cognitivos e operacionais, construir competências coletivas (LIBÂNEO; OLVIVEIRA; TOSCHI, 003, p. 386-387). 7 construir competências coletivas (LIBÂNEO; OLVIVEIRA; TOSCAI, A proposta de algumas reflexões a respeito da Psicopedagogia visa situá-la como uma área multidisciplinar, na busca da ressignificação das práticas, sejam estas concebidas como pedagógicas ou terapêuticas. Desta maneira, a intervenção psicopedagógica surge para religar esses saberes e desejos, instigando o indivíduo a buscar sua superação e encontrar um meio de desenvolver a autoria e autonomia sobre seu processo de aprendizagem.

Sobre o termo Psicopedagogia, a autora citada argumenta: —Embora contenha m seu nome os termos psicologia e pedagogia, seu significado não está relacionado a uma junção destas duas dlsciplinas e sim, está ligado a todas as disciplinas que estudam o processo de aprendizagem, inclusive estas relacionadas. (BARBOSA, 1998, p. 13 De acordo com Coll (1994), a atuação do psicopedagogo não está vinculada apenas ao ambiente escolar, no atendimento ao universo infantil.

Consoante o autor: Todos os processos educativos, independentemente do contexto institucional em que ocorrem: instituições escolares, famílias, empresas, centros de educação de adultos, centros de formação capacitação, associações de trabalho e comunitárias, são suscetíveis de fazer parte do campo de ação dos profissionais da psicopedagogia. (COLL, 1994, p. 25). A Psicopedagogia institucional propõe analisar a instituição escolar e suas relações com o de abordagem reflexiva e crítica, buscando construir um espaço que contribua para a redução do fracasso escola do nosso país.

A dlficuldade escolar aparece hoje entre os problemas de nosso sistema educacionais mais estudados e discutidos. Porem o aparece hoje entre os problemas de nosso sistema educacionais mais estudados e discutidos. Porem o que ocorre muitas vezes é a busca pelos culpados de tal fracasso e a partir daí, percebe- se um jogo onde ora culpa a criança, ora a família, ora uma determinada classe social, ora todo um sistema econômico, polltico social. Mas será que existe mesmo um culpado para a não aprendizagem?

Se a aprendizagem acontece em um vinculo se ela é um processo que ocorre entre subjetividade, nunca uma única pessoa pode ser responsabilizada. Fica cada vez mais claro que o conhecimento é determinante recurso social, econômico, cultural e humano neste novo periodo de nossa evolução histórica: a sociedade aprendente. ? Hugo Assman que nos diz que com a expressão sociedade aprendente pretende-se inculcar que a sociedade inteira deve entrar em estado de aprendizagem e transformar-se numa imensa rede de ecologias cognitivas.

Assim aprender e ensinar no século XXI são necessariamente lidar com a aprendizagem numa perspectiva de construção de ecologias cognitivas, onde a capacidade de aprender estar sendo cada vez mais necessária nas distintas interações que, enquanto sujeitos, estabelecemos com os outros, com o meio, ou seja, com a sociedade. A psicopedagogia no Brasil, hoje, tem relevante papel neste entido, organizando práticas docentes em associação a esta nova realidade.

O ensinante na educação básica, e nos demais níveis de escolaridade, com auxílio do profissional Psicopedagógico, pode superar as poss[veis dificuldades relativas às mudanças essenciais que a práxis pedagógicas contemporâneas necessita. O ensinante, mesmo sem ser o único elemento significativo em todo esse movimento, elemento significativo em todo esse movimento, continua sendo o protagonista no que diz respeito das decisões pedagógicas, apesar de outros tantos fatores que neste processo interferem.

O nsinante como fundamental elemento e por seu papel em sala de aula que atua, pode favorecer a mudança, visto ser ele que direciona sua própria pratica pedagógica. (Como se dá o trabalho na instituição) A psicopedagogia área do conhecimento interdisciplinar tem como objetivo de estudo a aprendizagem humano. E o psicopedagogo, potencializar as necessidades individuais, no decorrer do processo de aprendizagem.

Conhecer os fundamentos da psicopedagoga implica em refletir sobre as suas origens teóricas, ou seja, revisar velhos impasses conceptuais que subjazem na ação e na atuação da psicopedagogia e a psicologia no aprender do fenômeno educativo. (Bossa, 2000). A psicopedagogia estuda o ato de aprender e ensinar, levando sempre em conta as realidades internas e externas da aprendizagem tomadas em conjunto. E, mais, procurando estudar a construção do conhecimento em toda a sua complexidade, procurando colocar em pé de igualdade os aspectos cognitivos, afetivos e sociais que lhe estão implícitos.

O seu objeto de estudo é a pessoas a ser educada, seus processos de desenvolvimento e as alterações de tais processos. Focaliza as possibilidades de aprender, num sentido amplo não só a escola, mas também a amllia e a comunidade. segundo BOSSA: (2000 p. 29) o campo de atuação do psicopedagogo, refere-se não só ao espaço físico onde se dá esse trabalho, mas especialmente epistemológico que lhe cabe ou se•a o esse trabalho, mas especialmente epistemológico que lhe cabe, ou seja, o lugar deste campo de atividade e o modo de abordar o seu objeto de estudo.

A função do psicopedagogo institucional é de grande importância para a aprendizagem da criança e do adolescente, ele é mais um cooperador que o questiona sempre como fazer e para que fazer qual a função de tudo isso. O psicopedagogo nao vai dizer ao professor o que é que ele tem que ensinar, o professor sabe muito bem, e melhor do que qualquer profissional ligado à área, mas o psicopedagogo vai pontuar o “como” ele tem que ensinar. No fundo o psicopedagogo vai auxiliar o professor a refletir sobre si e sobre a sua pratica e como articulá-las.

A função do psicopedagogo é mostrar para o seu cliente as várias possibllidades que ele tem para sair daquela situação difícil e problemática. É se utilizar possibilidades criativas e eficazes, e só através da reflexão do professor e do seu aluno é que se conseguirá uma real ransformação do indivíduo e isso é aprendizagem. Naturalmente, o trabalho desse profissional se dá numa situação de relação entre pessoas. Não é uma relação qualquer, mas um encontro entre educador e educando. ? pertinente concluir que é fundamental na escola a presença do psicopedagogo institucional, POIS, o mesmo tem conhecimentos específicos para atuar junto as dificuldades de aprendizagem, como também é capacitado para compor a equipe escolar contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento educacional, atuando nos processos educativos entendendo que as ificuldades na educação é uma realidade nas escolas do país, e o psicopedagogo é preparado para atender a essa necessidade. RELATORIO DE OBSERVAÇAO D país, e o psicopedagogo é preparado para atender a essa necessidade.

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DO AMBIENTE: A Instituiçao de Ensino, Escola José Sampaio do Lago, está localizada na Praça do Trabalhador SIN na cidade de Macajuba estado da BA, apresentando à seguinte estrutura física: 14 salas de aula, um auditório, uma diretoria, uma cozinha, dois almoxarifado, uma sala de professores utilizada como secretaria, ma biblioteca, sete sanitários sendo um reservado para os funconários e os demais para os alunos, divididos em masculino e feminino, Essa instituição funciona a?

Nos turnos matutino com quatorze classes, vespertino treze classes e noturno uma classe multisseriada, tendo como divisão de nível escolar a seriação. A escola oferece o ensino fundamental do 1a ao 50 ano tendo como pública alvo criança e jovens adolescentes da zona rural e urbana. A quantidade de alunos por turma varia de 25 a 45 alunos. As salas são amplas, porém não possuem ventiladores apesar do forte calor que faz nessa região.

O espaço da escola é muito grande, a maior parte da área não é coberta, o que dificulta o trabalho na hora da recreação, existe também, uma quadra de esportes sem cobertura e mal consemada e muito pouco utilizada. Contudo, a conservação das salas, corredores e mobiliários são boas, embora falte à conscientização de alguns alunos pelo patrimônio escolar publico.

Em relação ao quadro de profissionais disponíveis para o funcionamento da instituição em descrição, a mesma tem em disponibilidade 14 docentes no turno matutino; 13 docente no turno vespertino e 1 no turno noturno, com as seguintes specializações: 3 com formação em licenciaturas Letras/lnglês; 3 com f PAGF40F17 noturno, com as seguintes especializações: 3 com formação em licenciaturas Letras/lnglês; 3 com formação em licenciaturas em Historia; 5 com formação em licenciaturas em Biologia; Icom formação em licenclaturas de Matemática, 5 com formação em Normal Superior; 3 com pós graduação em gestão e demais com formação em Magistério. Alguns docentes estão participando do curso de capacitação em Alfabetização e Letramento. Alem do corpo administrativo que é composto por: 1 Diretora om pós-graduação em gestão; 2 vices diretoras com licenciatura em Historia e Biologia; 1 coordenadora pedagógica com formação em Pedagogia e concluindo a pós-graduação em Psicopedagogia; 1 secretario com formação em Serviço Social; auxiliares administrativos, pessoal de apoio e auxillares de serviços gerais(porteiros, merendeiras, vigilantes e auxiliares de limpeza).

Sobre a estrutura pedagógica da instituição referida acima, constatei que a mesma elabora e possui os seguintes documentos da gestão pedagógica: O Projeto Politico Pedagógico (PPP), o Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE), em andamento o Regimento escolar que norteiam regras e decisões para o seu bom funcionamento. São documentos elaborados com a ajuda dos docentes com exceto o Regimento Escolar que será reformulado (atualizado). Além disso, são realizadas, semanalmente, reuniões de coordenação, onde os docentes analisam materiais para estudos e planejamento das aulas. Não há, no entanto discussão entre os professores sobre as dificuldades encontradas em sala de aula, contudo, há um apoio pedagógico. São realizadas também reuniões com a família para a apresentação de boletins e dialogo sobre os filhos. A instituição trabalh

Balanced scorecard

0

UNIÃO DINÂMICA Dê FACULDADES CATARATAS – UDC FACULDADE DINÂMICA DAS CATARATAS BALANCED SCORECARD Objetivo — Entender os fundamentos do Balanced

Read More

Pesquisa software opensource

0

UNIVERSIDADE CATOLICA DE SANTOS Danielle Ballester Ferramentas Open Source para gestão de projetos: Pesquisa sobre a utilização desta modalidade de

Read More