Sistemas de informação na área de logística

Categories: Trabalhos

0

SIS EMA DE INFORMAÇÃO Conceito Através da interligação de um conjunto de tecnologias há a possibilidade de captar, armazenar e processar dados desejados com o intuito de disponibilizá-los e transformá-los em informações competentes para qualquer tomada de decisão empresarial. O Sistema de Informação é definido por Laudon e Laudon (2007, p. 9) como: cr Swipe to r. t page Um sistema de infor conjunto de compon n tecnicamente como que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de declsbes, a coordenação e o controle de uma organização.

Além de dar apoio à tomada de decisões, à coordenação e ao controle, esses sistemas também auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos. Esse conjunto de componentes citado pelo autor, diz respeito a todo equipamento, procedimento e pessoal que criam um fluxo de informações utilizadas nas operações diárias de uma organização e no planejamento e controle.

Conforme Gomes e Ribeiro (2004, p. 1 54) Sistema de Informação é um subsistema do sistema empresa e, dentro da mesma linha de raciocínio, pode-se concluir que seja composto de um conjunto . 62) define Sistema de Informação: O processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura declsória da empresa e que proporcionam a sustentação administrativa, visando à otimização dos resultados esperados. E Gomes e Ribeiro (2004, p. 53) ainda ressalta que os Sistemas de Informação podem afetar toda a empresa, passando a ser uma influência em cada uma de suas atividades (logística, operações, comercialização, vendas e serviços), em conjunto com o Sistema de Informação básico. Como pode ser visto através dos vários autores descritos, os Sistemas de Informações abrangem e tem influencia sobre todas as áreas de uma empresa que as possui, servindo como parâmetro para as mais variadas ações, mas principalmente no que diz respeito ao suporte dado para a administração das mesmas.

Sistema de informações logísticas Como foi visto anteriormente, o Sistema de Informação é uma ferramenta de extrema importância dentro de uma empresa. E na Logística, não é diferente. Conforme gallou (1993) Sistema de Informações Logísticas é um subsistema do sistema de informações gerenciais, que providencia a informação specificamente necessária para a administração logística. Porém, Bowersox e Closs (2001 , p. 39) descrevem que: Historicamente a importância da informação para o desempenho da logística não tem tido o devido destaque.

Esta negligência é fruto da falta de tecnologia adequada para gerar as informações desejadas. Os níveis gerenciais também não possuíam uma avaliação completa e uma aprofundada da maneira comunicação rápida e precisa pode melhorar o desempenho logístico. Essas duas deficiências históricas foram eliminadas. A tecnologia atual é capaz de atender aos mais exigentes requisitos e informação. Se desejado, a informação pode ser obtida em tempo real.

Os executivos estão aprendendo a usar essa tecnologia de informação para elaborar soluções logísticas únicas e inovadoras. O sistema de informação na Logística pode ser representado em uma pirâmide como mostra a Figura 1 1 a seguir: Figura 11 . Hierarqua de utilização do sistema de informações logísticas Fonte: Ballou (1993, p. 281) Conforme Ballou (1 993), os níveis da pirâmide representam como o Sistema de Informação Logístico são analisados e tratados em cada setor de forma específica dentro de uma organização.

Como pode ser percebido, no nível mais baixo da pirâmide, o operacional, refere se a transações e as consultas, sendo essas interações com o sistema com grande freqüência o que acaba exigindo uma velocidade considerável na obtenção da informação. No segundo nivel, analisando a pirâmide de cima para baixo, a informação é característica para os supervisores de primeira linha. Nessa escala, as informações são obtidas em forma de relatórios de andamento e planejamento, que podem ser gerados diariamente para análise e decisões.

O terceiro nlVel da pirâmide trata-se de planejamentos e ontroles estatísticos, sendo uma extensão do nível supervisório à medida que se ciclo de replanejamento for geralmente menor que um ano e maior que um dia E finalmente, tratando se do uarto nível na pirâmide, que se referem ao Sistema de Inf renciais, nela ocorrem os pnGF na pirâmide, que se referem ao Sistema de Informações Gerenciais, nela ocorrem os planejamentos estratégicos e através dela metas, políticas e objetivos são tomados, decidindo dessa forma toda a estrutura logistica e, portanto, os recursos necessários para executar a distribuição e o suprimento.

Com a definição de Ballou podemos ver que em todas as áreas escalão de uma empresa, a informação tem sua necessidade e velocidade característica. Ainda segundo Ballou (2006, p. 1 33), também conhecido por alguns como o pai da Logística, afirma que: O SIL precisa ser abrangente e ter a capacidade suficiente para permitir a comunicação não apenas entre as áreas funcionais da empresa (marketing, produção, finanças, logística, etc. mas também entre os membros do canal de suprimentos (vendedores e clientes). Compartilhar informações selecionadas [… ] são ações que conseguem reduzir as incertezas ao longo da cadeia de suprimentos, à medida que seus usuários vão encontrando aneiras de tirar proveito da disponibilidade da informação. Para melhor exemplificar e ilustrar a definição descrita segue abaixo, Figura 12, a estrutura básica de um sistema de informação logística: Figura 12.

Estrutura básica de um sistema de informações logísticas. Fonte: Ballou (1993, p. 282) portanto, percebe-se que pelas definições, nos dias de hoje, as informações que circulam em tempo real devido a adequação e auxilio de sistemas de informação logísticos, que ficam disponíveis em diversos departamentos para que os mesmos possam usufruir das informa ões da forma desejada.

Crise do sistema colonial – brasil

0

Inconfidência Mineira A Inconfidência Mineira ocorreu na Região de Minas Gerais com uma grande insurreição colonial, contra o domínio Português.

Read More

Cultura midiatica e serviço social: uma convivência necessária.

0

FACULDADE DE TECNOLOGIA DO NORDESTE Curso: Serviço Social Disciplina: Ciência, tecnologia e sociedade. Professor: Samuel Andrade CULTURA MIDIATICA E SERVIÇO

Read More