Comportamento organizacional

Categories: Trabalhos

0

1. Comportamento Organizacional 1. 1 Conceito O comportamento organizacional é o nome que damos a um conjunto de ações cujo foco é a transformação interna, moldando seus membros e ao mesmo tempo trabalhando o lado externo, se fortalecendo e se adequando às novas tecnologias, social, cultural, política e superando as pressões do mundo moderno, é um campo de estudos. Ele estuda três determinantes do comportamento nas Esse estudo aplica o grupos e o efeito da com que as organiza também o absenteis 1 Svip to view next page , grupos e estrutura. bre as pessoas, os rtamento, para fazer azmente, evitando

O estudo do Comportamento organizacional inclui componentes básicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho. O Comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas. As áreas predominantes são: • Psicologia: Ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes modificar o comportamento dos seres humanos e dos animais. ??? Sociologia: Estuda o sistema social no qual os individuos desempenham seus papeis, ou seja, estuda as relações das pessoas entre si. das disciplinas no estudo do CO • Psicologia: Aprendizagem, motivação, personalidade, emoções percepção, treinamento, eficácia de liderança, satisfação com o trabalho, tomada de decisão individual, avaliação de desempenho, mensuração de atitudes, seleção de pessoal, planejamento do trabalho e estresse profissional. Analisa o indivíduo. • Sociologia: Dinâmica de grupo, trabalho em equipe, comunicação, poder, conflitos, comportamento intergrupal.

Analisa o grupo e o sistema organizacional. • Psicologia Social: Mudança comportamental, mudança de atitude, comunicação, processos grupais, tomadas de decisão em grupo. Analisa o grupo. • Antropologia: Valores comparativos, atitudes comparativas, análise multicultural, cultura organizacional e ambiente organizacional. Analisa o grupo e o sistema organlzaclonal. • Ciência Política: Conflito, políticas intra-organizacionais, poder. Analisa o sistema organizacional. 3. Sistemas em CO Por volta do ano de 1950, emergiu a Teoria dos Sistemas Gerais, formulada e desenvolvida pelo economista Kenneth

Boulding e pelo biólogo Ludwig von Bertalanffy. Sistema é um conjunto integrado de partes, íntima e dinamicamente relacionadas, que desenvolve uma atividade ou função e destinado a atingir um objetivo específico. Porém, existem sistemas de natureza e complexidades diferentes, por exemplo: homem e automóvel. Os dois possuem subsistemas (várias partes) que se inter-relacionam, interatuam e interdependem tendo seus objetivos pré-estabelecidos: vida e transporte, porém são bem diferentes entre si.

Kenneth Boulding então agrupou os sistemas segundo sua com lexidade: Sistemas abertos e sistemas fechados. També níveis de hierarquia. 21 fechados de CO Sistemas Fechados Sistemas Abertos São os sistemas cujo intercâmbio com o ambiente (entradas e I São os sistemas que apresentam intensas relações de intercâmbio saídas) é pequeno e conhecido. Uma determinada entrada com o ambiente através de múltiplas entradas e saídas. Ex: as I corresponde a uma única saída. Ex: máquinas organizações.

Níveis: Sistemas estáticos: Compõe-se de estruturas, tipificadas pelo I Auto-regulável: a vida começa a se diferenciar da não vida. São I padrão dos átomos em uma formula molecular. Ex: mapas da Terra. lorganismos simples. Ex: células. Dinâmicos simples: São os que têm movimentos predeterminados. I Vida vegetal: Já tem divisão de trabalho entre as células Ex: mecanismos de relógio. Ex: folhas. formadoras. Cibernéticos Simples: permitem ao sistema regular-se e manter Reino animal: Já possuem os receptores especializados de determinado equilíbrio dentro de limites estabelecidos.

Ex: informação (olhos, ouvidos, etc. ). Ex: animais. termostato. Ser humano: Possui qualidade auto-reflexiva, memória altamente Idesenvolvida e ha memória altamente Idesenvolvida e habilidade de interpretar símbolos. Ex: homem. I lorganizaçao social: o mais omplexo dos sistemas. Um conjunto I Ide papéis ligados por através de comunicação entre os sistemas. I Ex: empresas. Fonte: PLT e Idalberto Chiavenato, Administração nos novos tempos – 2 ed. – RIO de Janeiro: Elsevier, 2004 pg. 70 2. Visão Sistêmica / Mudança 2. Pensamento Sistêmico No século XX surgiu uma corrente filosófica denominada pensamento sistêmico- Ele contrapõe a fragmentação que existia anteriormente. Temos como exemplo de fragmentação a especialização onde se estuda a fundo uma determinada área. A abordagem sistêmica nada mais é que uma nova forma de percepção da realidade. Ela mostra que os sistemas não podem ser compreendidos individualmente e sim vistos e entendidos no contexto do todo. Vislumbra as organizações sob um ponto de vista macro e envolvente que nenhuma outra teoria anteriormente havia conseguido.

As transformações em do atual requerem 4 21 para outro diferente, transição. Ela implica transformação, perturbação, interrupção, ruptura dependendo de sua intensidade. Heráclito, o filósofo sofista grego dizia que: “O mundo caracteriza-se pela mudança, tudo muda”. Para ele a única constante no mundo é a mudança. Temos alguns geradores de mudança: globalização, pois os ercados estão mais dinâmicos. A tecnologia permite que se trabalhe à distância. A diversidade causada pela migração, pois, nos faz conviver com pessoas de diferentes regiões, usos e costumes. 3.

Mudança na visão do grupo O mundo está diariamente passando pelo processo de mudança , seja essa mudança , interna ou externa, na sua vida profissional ou particular. Entretanto é necessário enxergar, quais mudanças são necessárias, para que ela desenvolva, sem causar nenhum tipo de empecilho. Em uma organização há lideres, cujo talento é nato, no qual enxergam as necessidades de que empresa procura são aqueles que fazem acontecer, onde há também os acomodados, que enxergam as mudanças como ameaça, pois, estão acostumados, a viver em um ambiente do qual eles já sabem o que irá acontecer.

Lideres tem que ser pessoas de ação, ter bom relacionamento com os demais, ser o exemplo no processo de mudança, tem que saber quando estabilizar o processo de mudança assim que necessário, saber delegar o que irá mudar, como será mudado, quem será indicado, quais tecnologias a serem aplicadas. Sabemos que nao podemos fazer mudanças, de uma hora para a outra, temos que analisar o que temos que mudar ter a isão da mesma.

Sendo assim, temos que dele ar e preparar essas pessoas, elas serão os elementos c udança, tendo que s 1 interna e externa tem que estar muito bem desenvolvida dentro de uma organização, terá que contar com outras pessoas, porque para obtermos sucesso na mudança, teremos com contar com a ajuda deles, onde acabou de ficar nas “mãos” dos mesmos. Um dos piores inimigos da mudança é o medo, medo de que não funcione, medo de não conseguir ir adiante, e com isso muitos preferem ficar na mesmice, o medo paralisa as pessoas, impossibilitando-as de continuar com seu objetivo inicial.

A sociedade em nossa volta nos obriga a mudar, à de certa forma acompanha seu crescimento, quem imaginaria que hoje poderíamos controlar parcialmente uma empresa não estando presente nela e que maquinas substituiriam esforço braçal, entre outros está também o envolvimento com culturas diferentes, hábitos e costumes que forçam a empresa a acompanhar, ou melhor, a mudar, para que não fique uma empresa ultrapassada, porque pessoas que são inovadoras e criativas, dificilmente conseguem ficar em uma empresa onde a maioria está estagnada, onde ele sabe que não conseguirá obter êxito profissional. . Inovação e as Organizações . Inovação Na pesquisa realizada com os nossos colegas, propusemos algumas perguntas sobre inovação, onde de diferentes formas opinaram e definiram o conceito inovação. Sabemos que inovação é um assunto muito amplo, e por isso nossa primeira pergunta foi: O que é inovação? De vinte pessoas entrevistadas, com faixa etária entre 20 e 35 anos, sete responderam que é criar coisas novas, oito delas responderam que é descobrir algo novo, e cinco responderam que é transformar o que é velho em algo novo.

Vejamos que de diferentes maneiras todas deram uma só definição, pois Inovação é criar, transformar, enco . Nossa segunda dificuldade de inovar? Todos os nossos entrevistados concordaram que tradição é o que dificulta a inovação dentro de uma empresa. Pois a maioria delas simplesmente prefere manter costumes, a mesma linha de produção, determinados produtos, não se esforçando para enxergar que o mercado vem crescendo e que inovar passou a ser uma regra caso a empresa queira progredir. Nossa ultima pergunta foi: O que uma empresa precisa ter para poder inovar, obtendo bons resultados?

De todos os nossos entrevistados onze responderam criatividade, sete responderam funcionários competentes, e duas responderam etas bem definidas. Nossa pesquisa nos esclareceu, o que muitos já sabem inovar é enxergar novas formas se conseguir aquilo que se deseja, pois sabemos que há diversas formas de tentar e inovando em cada uma delas é que descobriremos qual é a correta, onde nos levará ao sucesso de determinada situação. E com as organizações não é diferente, inovação é a exploração com sucesso de novas ideias, é um conceito bastante variado, dependendo principalmente de sua aplicação.

Organizações que inovam podem ter sucesso em vários departamentos, vejamos um aumento de faturamento ignificativo, acesso a novos mercados, aumento de margens de lucros entre outros. Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas que se referem à inovação de produto ou de processo são conhecidas como inovação tecnológica. Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negócio, novos, processos e métodos organizacionais. Ou até mesmo novas fontes de suprimentos. Geralmente confundem inovação e processo de inovação com melhorias continuas e processos relacionados a esse tema. ara que a inovação se caracterize como tal, é necessário que seja causado um impacto significativo a estrutura de preços, na participação de mercado, na receita da empresa etc. 2. A dinâmica da inova ão na receita da empresa etc. 2. A dinâmica da inovação De um modo geral, as empresas são o centro da inovação. É por meio delas que tecnologias, invenções, produtos, enfim, idéias chegam ao mercado. A grande maioria das grandes empresas possuem áreas inteiras dedicadas à inovação, com laboratórios de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que contam com diversos pesquisadores.

Apesar deste papel central exercido pelas empresas, a interação entre parceiros é fundamental. Sem ela, as inovações são dificultadas. . O indivíduo/PersonaIidade e Motivação 4. 1 Concepções de Personalidade “Personalidade é a organização dinâmica dos traços no interior do eu, formados a partir dos genes particulares que herdamos, das existências singulares que experimentamos e das percepções individuais que temos do mundo, capazes de tornar cada indivíduo único em sua maneira de ser, de sentir e de desempenhar o seu papel social. Existem várias concepções de personalidade. Abaixo citaremos algumas delas: 1. Os seres humanos foram criados iguais quanto à sua capacidade potencial, a ocorrência das diferenças individuais eria interpretada como uma decisiva influência ambiental sobre o desenvolvimento da personalidade, sendo assim a sociedade corrompe o homem. Se todos tivessem igualdade de oportunidades não haveria desta ue de determinados indivíduos. a Vida. Ele pode mudar de convicções ideias, crenças, profissão, porém continuará sempre com o mesmo modo de ser.

A personalidade é inata e não modifica a sua natureza no decorrer da existência. Porém, verificamos que o ser humano não deve ser considerado exclusivamente ambiente, nem exclusivamente herança, e sim uma combinação dos dois elementos. Os seres humanos são ssencialmente iguais e funcionalmente diferentes, pois têm a mesma essência humana (ontologicamente), porém, têm diferenças funcionais (modo de ser, etc. ). O modo de ser do indivíduo é preenchido com seu conteúdo, que lhe dá a unidade e a característica de ser, exclusivo e ímpar, em relação a todos os demais seres humanos. . 2 Principais teorias da Personalidade Alfred Adler Adler discute as três maiores tarefas com que o indivíduo se defronta: trabalho, amizade e amor. Enfatizou também que a sede I de poder e notoriedade é o principal estímulo da atividade humana. A pessoa tenta compensar o sentimento de inferioridade I I através de atitudes que o façam sobressair na sociedade. pode até chegar ao crime como recurso para melhorar economicamente. Pode resultado, uma reação positiva ou William James ter pela intenção e pelo negativa. le personalidade emerge da interação entre as faces criada Para ele personalidade emerge da interação entre as faces criadas I e usuais da consciência com os aspectos pessoais e os relacionados à vontade. Segundo ele o cérebro humano é o órgão responsável pela coordenação dos estímulos provenientes dos sentidos e dos reflexos condicionais, além disso, é responsável or aceitar os princípios da evolução orgânica, na qual o sistemal nervoso, ou a Inteligência, tem a função mediadora de tornar ambiente.

Carl Rogers possíveis suas respostas ao I Aceitar-se a si mesmo é um pré-requisito para uma aceitação mais I Ifácil e verdadeira dos outros. Ele usa o pressuposto de que as I pessoas usam a experiência para se definir. Sua teoria está I nova visão holística, ecológica, inteiramente conforme a organistica e sistêmica, pois se refere à lógica do organismo como um todo, se esforçando para atingir os seus objetivos. Friederich Perls Suas ideias deram ori 0 DF 21

Instrumentais cirúrgicos completo.

0

TÉCNICAS DE MANEJO DO ECOTURISMO Interpretação ambiental Capacidade de Carga Manejo do Impacto da Visitação Interpretação Ambiental Conceitos 1: A

Read More

Sistema solar

0

TRABALHO SISTEMA SOLAR APRESENTAÇAO Esse trabalho traz informações sobre planetas, estrelas, satélites, cometas e outros assuntos relacionados ao Sistema Solar.

Read More