Conceitos de controladoria

Categories: Trabalhos

0

1. BREAK EVEN POINT Em português: Ponto de Equilíbrio. Denomina-se o volume de atividade operacional onde o total da margem de contribuição da quantidade vendida ou produzida, se iguala aos custos e despesas fixos. O Break Even point é um indicador importante para as entidades, pois permite a empresa conhecer a dimensão necessária para tornar o projeto lucrativo evidenciando a capacidade mínima em que a entidade deve operar para não ter prejuízo.

A partir do momento em que se atinge, e se supera o ponto de equilíbrio o projeto começa a se ors to next*ge O ponto de equilíbrio d: lançamento de um p iabilização desse pr xemplo, no , no estudo de onhece qual o montante de vendas necess rio para cobrir os custos totais e a partir de quando se começa a obter lucro, e começa a traçar metas para alcançar o montante de vendas estimado. 2. EFEITO TESOURA É um indicador que demonstra o descontrole no crescimento do saldo negativo de tesouraria a curto-prazo, estando acima do crescimento da Necessidade de Capital de Giro – NCG.

O Efeito Tesoura corre quando a empresa financia a maior parte da necessidade de capital de giro através de empréstimos a curto-prazc. Observando este conceito em um plano gráfico, esequilíbrio econômico financeiro da empresa. Por exemplo, se uma empresa expande excessivamente suas vendas, e o capital de giro não acompanha na mesma proporção a empresa então passa a operar um volume de negócios sem dispor de recursos suficiente para financiar seu ciclo financeiro, ocasionando o efeito tesoura. 3.

LUCRO CONTÁBIL O Lucro contábil é o lucro apurado na DRE – Demonstração de Resultado do Exercício, conforme os princípios contábeis. É formado pelas receitas operacionais e não operacionais, deduzindo os custos e despesas operacionais e não operacionais, adota-se para apuração do lucro contábil o regime de ompetência. 4. LUCRO ECONOMICO É o aumento da riqueza da empresa num determinado período. O lucro econômico é obtido quando a receita ultrapassa o custo de oportunidade dos insumos, é mensurado pelo crescimento do patrimônio líquido, originado pela manipulação dos ativos.

Sua função é indicar onde os recursos estão sendo empregados e se estão empregados em empreendimentos úteis. LUCRO FINANCEIRO É o lucro que se tem em caixa. Utiliza-se como base a entrada e saída de numerário do caixa, sua análise deve ser feita verificando as receitas que foram realmente recebidas e os gastos realmente esembolsados em determinado eríodo. TEORIA DAS RESTRIÇÕES. É uma filosofia de negócios, que tem por objetivo identificar e resolver as restrições, que limitam o desempenho e delongam o alcance das metas nas empresas.

O conceito foi introduzido em 1 984 por Eliyah M. Goldratt no seu livro A Meta, conforme o autor a teoria foca a melhoria continua e possui cinco passos: 1 – Deve-se identificar a restrição; 2 – Deve-se decidir como explorar a restrição; 3 – Deve-se subordinar a Alta Direção; 4 – Deve_se elevar a restrição; 5 – Caso a restrição seja quebrada, deve-se voltar ao início, mas ão deixar que a inércia no processo volte a criar uma restrição.

De acordo com a Teoria das Restrições, toda organização tem, pelo menos uma restrição que delonga o alcance de suas metas e limita o desempenho do sistema. Essas restrições podem ser classificadas como restrições internas, externas, ou de mercado. SILVA, José Pereira da. Análise financeira das empresas. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010. PADOVEZE, Clavis Luis. Controladoria estratégica e operacional: conceitos, estrutura, aplicação. 2. ed. São Paulo: Thomson, 2011. http://www. templo. com. br ption=com_content&view

Planeta àgua

0

Planeta Água ( letra de Guilherme Arantes Cantada por Sandy e Júnior) Água que nasce na fonte to view nut*ge

Read More

Escola

0

A eficiência energética no dia-a-dia Eficiência energética pode ser definida como a otimização que podemos fazer no consumo de energia.

Read More