Ética na política
• Introdução… 05 o O que é • Desenvolvimento… 06 o Ética e moral……. o Os fins justific orv meios… „.. S”ipa to view nextpage 14 • 15 o Perguntas……….. o Questionário……… ética pode ser definida como uma definição de reflexão crítica sobre a moralidade e outras teorias. E como seria “ética na politica”? E o que veremos a seguir! Desenvolvmento Quando se trata da rel PAGF ca e política não há consciência individual. Estes imaginam poder realizar a política apenas pelos meios puros. O moralismo abstrato concentra a atenção na esfera da vida privada, do indivíduo.
Portanto, aprisiona a política à moral intimista e subjetiva deste. Ao centrar a atenção na esfera individual, o moralista julga o governante tão-somente por suas virtudes e vícios, enfatizando suas esperanças na transformação moral dos indivíduos. Ao agir assim reduz um problema de teor social e coletivo a um problema individual. No limite, chega à conclusão de que as questões sociais podem ser solucionadas se convencermos os indivíduos isoladamente a contribuírem, por exemplo, dividindo sua riqueza como os desafortunados.
O resultado é catastrófico: o moralista angustia-se porque política não se enquadra nos seus valores morais individuais e termina por renunciar à própria ação política. Dessa forma, contribui objetivamente para que prevaleça outra política. De um lado o “realismo político”; de outro, o moralismo absoluto. Nem tanto mar, nem tanto terra. A política e a moral, embora expressem esferas de ação e de comportamento humano específicas e distinto, são igualmente importantes para a ação humana no sentido da transformação social.
Política e moral são formas de comportamento que não se identificam (a primeira enfatiza o coletivo; a segunda o ndivíduo). Nem a política pode absorver a moral, nem esta pode ser reduzida à política. Embora sejam esferas diferentes, há a necessidade de uma relação mútua que não anule as características particulares de cada uma. Portanto, nem a renúncia à política em nome da moral; nem a exclusão absoluta da política. 19 Mas, ainda fica a pergunta inicial: é possível a ética na política? Para uma resposta mais abrangente é preciso analisar as diferenças entre ética e moral (conceitos que usamos de forma indistinta). ?tica e moral Em nosso cotidiano enfrentamos problemas morais e éticos. Por exemplo: devo cumprir a promessa que fiz ao meu amigo, embora venha a perceber que fazê-lo me causará prejuízos? Sempre devo dizer a verdade ou há ocasiões em que a mentira não apenas se faz necessária como será benéfica ao meu interlocutor? Devo persistir numa ação que moralmente é valorada como boa, mas cujas conseqüências práticas são extremamente prejudicais a outrem? Se cumpro ordens posso ser julgado do ponto de vista moral? Se meu amigo colabora com o inimigo devo denunciá-lo?
A questão ética é, portanto, uma questão prática que extrapola a política no sentido restrito da política institucional. ? interessante como se exige ética na política e, muitas vezes, no âmbito da vida privada, procedemos de forma antiética. Aliás, determinados casos politicos onde se alardeia a exigência da ética, nada tem a ver com esta: são, em suma, meros casos de polícia. Esta relação direta com a realidade dos indivíduos contribui para o entendimento comum ue assemelha ética à moral e toma uma pela outra. U lo desta confusão ser. A palavra moral vem do latim mos ou mores, ou seja, costume ou costumes.
A primeira é uma ciência sobre o comportamento moral dos homens em sociedade e stá relaclonada à Filosofia, isto é, pergunta-se sobre a fundamentação última das questões. Sua função é a mesma de qualquer teoria: explicar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade, elaborando os conceitos correspondentes. A segunda, como define o filósofo Váquez (1 992), expressa “um conjunto de normas, aceitas livre e conscientemente, que regulam o comportamento individual dos homens”. O campo da ética é diferente da moral: enquanto tal não lhe cabe formular juízo valorativo, mas sim explicar as razões e proporcionar a reflexão.
A moral pressupõe regras de ação e mperativos materializados em realidades históricas concretas. A moral antecede à própria ética, é normativa e se manifesta concretamente nas diferentes sociedades enquanto resposta às suas necessidades. Sua função consiste precisamente me regulamentar as relações entre os indivíduos e entre estes e a comunidade, contribuindo para a estabilidade da ordem social. A moral não é natural. Pelo contrário, resulta da ação do homem enquanto ser social, histórico e prático. Como fato histórico, a moral corresponde aos diversos estágios da evolução da humanidade.
A ética acompanha este desenvolvimento em se reduzir à moral. No entanto, ambas se confundem porque a ética parte de situações concretas, isto é, dos fatos e consequentemente da existência da moral. Explicitado as relações e diferenças entre ética e moral, retomemos o fio da meada: é possível a ética na política? Se seguirmos o itinerário da politica, dos gregos à modernidade, verificaremos que não há resposta simples nem única. De um lado, a exigência da éti modernidade, verificaremos que não há resposta simples nem única.
De um lado, a exigência da ética enquanto componente da politica expressa o desejo da sua moralização. Como a moral é essencialmente uma forma de comportamento relacionada com a consciência individual, seus critérios chocam-se com a esfera da politica enquanto atividade coletiva. A política pressupõe ainda confrontos e conflitos entre interesses de grupos opostos e antagônicos, o que potencializa ainda mais o choque com os imperativos morais do indivíduo. Na política não é apenas o interesse individual que está em jogo, mas também os interesses de grupos e coletivos expressados pelas ações dos Indivíduos. ? verdade que muitas vezes aquilo que aparece como algo pertinente à coletividade, e fato mascara o interesse pessoal e carreirista do político que pede seu voto e que faz o discurso do bem comum. Mas, mesmo este político está preso aos interesses dos grupos que financiam sua eleição e, de certa forma, precisa mediatizar seu interesse egoísta com aquele do grupo social do qual faz parte ou do qual depende financeiramente para dar vãos pollticos mais altos. Além do mais, nem que se resuma à mera retórica, ele necessita aparentar ser o que não é: um defensor dos anseios coletivos, do bem-estar social da coletividade.
Por outro lado, a moralização da política recoloca uma antiga roblemática: a relação entre o público e o privado. Foram os gregos na Antigüidade que inventaram o espaço da politica enquanto expressão da vontade coletiva, isto é, enquanto esfera da ação humana que submete a vontade arbitrária e pnvada do poder pessoal do governante às instltuiçáes públicas. Dessa forma, cunharam a distinção entre a autoridade pública “expressão do coletivo” e autoridade pri PAGF 19 cunharam a distinção entre a autoridade pública “expressão do coletivo” e autoridade privada identificada com o déspota, o chefe de família.
A condição da política é justamente a ausência do espotismo. Os fins justificam os meios? Com Maquiavel a política atinge a maioridade e é concebida enquanto esfera autônoma da vida social. A politica deixa de ser pensada a partir da ética e da religião. Neste sentido, Maquiavel representa uma dupla ruptura: com os clássicos da antiguidade greco-romana e com os valores cristãos medievais. A política deixa de ser pensada apenas no contexto da filosofia e se constitui enquanto um campo de estudo independente, com regras e dinâmica livres de considerações privadas, morais, filosóficas ou religiosas.
Em Maquiavel, a política identifica-se com o espaço do poder, nquanto atividade que na qual se assenta a existência coletiva e que tem prioridade sobre as demais esferas da vida humana. A politica funde-se com a realidade objetiva, com os problemas concretos das relações entre os homens: deixa de ser prescritiva em torno de uma abstração moral e ideal e passa a ser vista como uma técnica, com leis próprias, atinente ao cotidiano dos indivíduos. Para Maquiavel a política deve se preocupar com as coisas como são, em toda sua crueza, e não com as coisas como deveriam ser, com todo o moralismo que lhe é subjacente.
Ao libertar a política da moral religiosa, Maquiavel explicitou eu caráter terreno e transformou-a em algo passível de ser assimilado pelos comuns dos mortais. 12 politica desprovida de moral e de boa fé, um procedimento astucioso e velhaco. De fato, o florentino nada mais fez do que demonstrar a hipocrisia da moral da sua época, isto é, mostrar como, por trás de uma moralidade que justificava a dominação dos senhores feudais e da senhora feudal, a Igreja Católica, a polltica era cruel e friamente praticada através de meios nada cristãos: traições, assassinatos, guerras etc.
A política explicitada e descrita em sua obra com dezenas de xemplos retirados da história mais se assemelham ao inferno dantesco do que ao paraíso prometido aos pobres camponeses, desde é claro, que eles se conformassem com a exploração e a situação de miséria em que viviam. Ontem como hoje a recompensa ao conformismo está no pós-morte, no além. Maquiavel não introduziu as práticas amorais na política. A despeito de toda a moralidade, o “maquiavelismo” que lhe imputam já se fazia presente antes dele escrever sua obra mais polêmica: O Príncipe.
Quem ler este livro sem levar em consideração e estudar minuciosamente o contexto histórico no ual ele escreveu, não aprenderá nem fará justiça ao seu autor. Com Maquiavel cai por terra a falácia da política enquanto busca da justiça, do bem comum etc. A fraseologia cristão medieval fundada na moral religiosa mascara o fundamento da politica e do Estado: a manutenção do poder político em torno das classes dirigentes em cada época histórica. Conquistar e manter o poder: eis em síntese a finalidade essencial da política. ? neste sentido que Maquiavel cunha sua famosa e mais polêmica frase: “Os fins justificam os meios”. Muito já foi dito e escrito sobre esta assertiva. E ela ermanece atual. Em primeiro lugar, é difícil não reconhecer que há uma relação entre fins e meios. C atual. Em primeiro lugar, é difícil não reconhecer que há uma relação entre fins e meios. Como diria um revolucionário russo: “É preciso semear um grão de trigo se quiser obter uma espiga de trigo” Há uma relação dialética entre fins e meios, no sentido de que há uma interdependência entre ambos.
O problema é o que a afirmação maquiaveliana encerra em si: o que se pode e o que não se pode fazer para atingir determinado fim? Se o fim é justo, todos os meios justificam-se? Esta questão não pode ser satisfatoriamente respondida sem equacionarmos outra que se coloca a priori: o que justifica o fim? Ora, a realidade social na qual vivemos está longe de assemelhar- se ao paraíso ou à harmonia positivista da ordem e progresso.
A ordem se mantém a ferro e fogo, isto é, a partir da ocultação ideológica das relações e mecanismos de exploração e pelo uso do aparato repressivo estatal, sempre que se faz necessário. Por outro lado, este século, se pensarmos filosoficamente e não apenas do ponto de vista tecnológico, enterrou a ilusão positivista mas também iluminista e a leitura evoluclonista arxista de que a humanidade marcharia sempre numa direção progressista. Duas guerras mundiais, o nazismo, o fascismo, o stalinismo, as ditaduras de esquerda e de direita etc. negam qualquer idéia no sentido de uma evolução linear positiva. Mesmo de um ponto de vista essencialmente capitalista, o progresso é um fracasso pois que toda a riqueza produzida com o desenvolvimento tecnológico está concentrada cada vez mais em mãos de poucos, aumentando o fosso entre ricos e pobres e não precisa ser marxista para verificar que a miséria aumenta no mundo, que a desigualdade cresce e que as mazelas sociais tingem até mesmo os países mais poderosos. desigualdade cresce e que as mazelas sociais atingem até mesmo os países mais poderosos.
Assim, a questão dos fins está relacionada à questão política- social. Porém, se entendemos a política enquanto conflitos de interesses entre grupos e classes sociais, a justificação dos fins diz respeito às opções que fazemos quanto ao projeto político. Evidentemente adotar uma ou outra opção justificará este ou aquele fim. Numa sociedade onde impera a desigualdade e as relações de dominação e exploração entre as classes e grupos ociais, os fins não são universais, como também não o é a moral.
Justificado o fim pelo projeto social que assumimos, podemos então discutir se os fins justificam os meios. Há uma tradição, que começa com o próprio Maquiavel, que responde afirmativamente (quanto a este é preciso esclarecer que ele se refere ao Estado e não aos procedimentos morais individuais). Se pensarmos na ação política concreta seria ingenuidade, própria de um moralismo abstrato desligado de contextos históricos concretos, imaginarmos que tanto a direita quanto a esquerda não justificou os meios utilizados pelo fim perseguido. Esta análise nos coloca diante de problemas concretos.
Partindo do pressuposto que os fins buscados são diferentes, pode a direita e a esquerda utilizar os mesmos meios? Quem luta pela liberdade pode usar recursos ditatoriais, repressivos? Quem respeita a vida humana pode adotar procedimentos de tortura assassinatos etc. , em nome do objetivo político? O que diferencia uma ditadura de esquerda de outra de direita? O terrorista que luta pela liberdade de seu país justifica os melos que utiliza e que, invariavelmente, vitima inocentes? Os fins justificam os meios, é verdade. Mas apenas na medida em que estes meios não