Fayol

Categories: Trabalhos

0

Faculdade de Tecnologia FAESA CET-FAESA Gestão Aplicada Nome: Felipe Rangel e Iná de Paula Curso: Comércio Exterior 1 B Prof. Yuri Blanco INTRODUÇAO Vamos fazer um correlação entre as teorias desenvolvidas por Henri Fayol e Frederick Wilslow Taylor com uma rotina de trabalho ambientada nos dias de hoje, como comparativo usaremos uma empr empresa “X”. ORGANIZAÇÃO RACI rda apenas como ar 3 to view nut*ge Taylor verificou que os funcion rios obtinham o conhecimento para execução de suas tarefas do trabalho através da observação de funcionários mais experientes.

Ele notou que este fato esultava em diferentes métodos empregados na execução da mesma tarefa. Sempre há técnicas e ferramentas melhores que as demais. Estas tecnicas e ferramentas podem ser encontradas, analisadas e aperfeiçoadas de forma científica através de um estudo de tempos e movimentos, substituindo métodos empíricos por métodos científicos. Dessa forma é possível estabelecer um padrão para a organização através de uma pesquisa. Isto foi chamado de Organização Racional do Trabalho (ORT).

Segundo Taylor, os operários não tinham competência, nem formação ou meios para analisar cientificamente o seu trabalho e étodo ou ferramenta mais eficiente. Os supervisores deixavam sob a responsabilidade dos seus subordinados a escolha da melhor técnica de execução do trabalho. A Administração Científica ocorre uma realocação e divisão das responsabilidades. A gerência é responsável pelo planejamento e supervisão do trabalho dos operários, enquanto estes se limitam a execução das tarefas.

A ORT é baseada nos seguintes princ[pios: 1 . Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos; Estudo da fadlga humana; Divisão do trabalho e especialização do operário; 4. Desenho de cargos e tarefas; Incentivos salariais e prêmios de produção; 6. Conceito de Homo Economicus (Homem Econômico); 7. Condições ambientais de trabalho, como iluminação e conforto; 8. Padronização de métodos e ferramentas; g. Supervisão funcional.

ANÁLISE DO TRABALHO E ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS O instrumento básico de racionalização do trabalho é o estudo de tempos e movimentos (motion-time study). O trabalho é mais bem executado e de forma mais econômica através da análise do trabalho. Isto é através da divisão e subdivisão dos m uma tarefa. e a sua reprodução em uma série ordenada de movimentos. Os movimentos inúteis eram eliminados, enquanto os úteis eram simplificados. Esta análise era seguida de estudos de tempos e movimentos.

Este estudo verlficava o tempo médio que cada operário levava para executar uma determinada tarefa. A este tempo médio eram adicionados os tempos mortos e elementares (esperas, saídas dos operários para resolução de outros assuntos) formando o chamado tempo padrão. Dessa maneira era padronizado o método de trabalho, assim como passava a existir uma referência de tempo de execução. É sabido que suas principais vantagens são: 1. Elimina movimentos inúteis e os substitui por outros mais eficazes; 2.

Racionaliza a seleção e treinamento de pessoas; 3. Melhora a eficiência do operário e o rendimento da produção; 4. Distribui uniformemente o trabalho, para não haver falta ou excesso do mesmo; 5. Oferece uma base para salários e bonificações. Os seus objetivos são: 1 Eliminação do desperdício de esforço humano; 2. Adaptação dos funcionários às suas tarefas; 3. Treinamento dos operários para melhor adequação aos seus trabalhos; 4. Maior especialização em suas atividades; 5. Estabelecimento de nor cáo de trabalho. PAGF3ÜF3

Direito agrário de roraima

0

FACULDADE CATHEDRAL OF17 p A FUNÇAO SOCIAL D SUA IMPORTÂNCIA PARA RORAIMA E REGIÃO AMAZÔNICA terra. Nesse sentido nossa pesquisa

Read More

Escola

0

Objetivo: este breve ensaio tem por objetivo, com base no texto “A Escola conservadora: as desigualdades frente à escola e

Read More