Fundamentos em administração ii

Categories: Trabalhos

0

naqui SUMário 1 . INTRODUÇÃO 2. Planejamento, Organização, Direção e Controle.. 2. 1 2. 4 — 4 2. 2 Organização…… 2. 3 Direção… 6 7 3. Departamentalização.. 3. 1 Área de Recursos 3. 1. 1 primeira Proposta.. 3. 1. 2 Segunda PACE 1 ar 17 to view 3. 3. 2 Segunda proposta… IO 3. 4 Área de Produção…. 11 3. 4. 1 primeira Proposta… 3. 4. 2 Segunda 3. 5 Área de Economia e Sustentabilidade 3. 5. 1 Primeira 12 3. 5. 2 segunda 2 4. Funções do Diretor da Organização 5. Linhas de Créditos para Investimentos na Organização… 6. CONCLUSÃO… 16 7. REFERÊNCIAS…. PAGF70F17 … 12 …. 3 quatro) para 11 (onze) e de 1 (uma) para 2 (duas) máquinas de produção, ou seja, a empresa precisa passar o mais rápido possfrv’el por um processo de reestruturação, refinando o planejamento, a organização, a dlreç¿o e o controle. A Partir dessa reestruturação iremos compor na empresa do Sr. Eustáquio as Áreas de Recursos Humanos, Finanças e Contabilidade, Marketing, Produção e Economia e Sustentabilidade. Também iremos destacar quais as funções que o Sr. Eustáquio deverá desempenhar dentro da empresa e apresentar que linhas de crédito poderiam utilizadas para a reestruturação e crescimento da organização. Planejamento, Organização, Direção e Controle. 2. 1 Planejamento Primeiramente a empres uio deve vincular o setor indispensável hoje em dia para graduações de selos de qualidade. Vejamos algumas definições sobre qual é a função de planejamento: “O processo de planejamento é a ferramenta para administrar as relações como o futuro. É uma aplicação especfica do processo de tomar decisões. As decisões que procuram de alguma forma, influenciar o futuro, ou que serão colocadas em prática no futuro, são decisões de planejamento (MAXIMINIANO, 2004, p. 38). para Stoner e Freeman (1994, p. ), planejar sgnifica que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método, plano ou lógica, e não em palpites. A Administração do Sr. Estáquio não poderá ser feita na base do “achômetro”: acho que pode dar certo! Acho que Este o caminho! Acho que vamos conseguir! O Planejamento será essencial para que a organização estabeleça suas prioridades e melhore seu desempenho organlzacional, ou seja, estabeleça de forma clara os objetivos e metas. 2. Organização A Organização ou estruturação da empresa deve levar em conta três questões. a Autoridade: é o direito de mandar e o poder de se fazer obedecer. 20 Responsabilidade: é a obrigação de fazer e prestar contas do que foi feito. 30 Divisão do Trabalho: é considerado como princípio fundamental da organização, isto é, a organização existe porque o trabalho do homem é dividido, uma vez que ele não pode faze ao do trabalho decorre PAGFd0F17 arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização, de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma”.

Redefinir Organogramas/fluxogramas implantando uma produção em linhas/séries que possam caminhar de forma ontínua, sem gargalos e com uma produção capaz de acompanhar as necessidades. Indicar um responsável para cada área da empresa, principalmente para as finanças, departamento de suma importância para a empresa, que se encontra abandonada, desta forma a empresa poderá crescer de uma forma mais organizada.

Os gráficos da organização citados acima apresentam a estrutura organizacional, ou então, o movimento ou fluxo de suas atividades, daí sua classificação em dois tipos de modelos: A) Organogramas: a estrutura organizacional da empresa pode ser representada graficamente por meio de pequenos retângulos – ambém conhecidos por “caixas” – e linhas indicativas das ligações hierárquicas. B) Fluxogramas: serve para designar até um simples rascunho, no qual se faz, por exemplo, uns círculos ou retângulos ligados por linhas em forma de flechas, com a finalidade de mostrar como é que a coisa funciona ou se movimenta.

O fluxograma serve também para acusar, os defeitos, os erros, as falhas, os retrabalhos, as demoras ou atrasos e assim por diante. 2. 3 Direção Direção é o processo administrativo pela qual o administrador terá que conduzir e coordenar todo seu pessoal na execução de arefas antecipadamente planejadas, ou seja, conseguir que os empregados executem as tarefas ou serviços pela quais respondem. Lembrando que tarefa é um trabalho que se há de concluir em determinado tem 0′ serviço é o exercício de funções obrigatórias, ou, então, o e qualquer trabalho.

PAGF desempenho de qualquer trabalho. O Sr. Eustáquio deverá aperfeiçoar ou implantar métodos para dar uma direção qualitativa para sua empresa. Um deles será o de: Ordens ou instruções, as mesmas serão dadas ou emitidas pelo encarregado da direção, enquanto ao empregado cumpre bedecer, executando o que lhe foi determinado, existem dois aspectos que podem ser mencionados a respeito das ordens de serviços: Quanto a amplitude, ordens gerais obrigação de todos os empregados da empresa, ordens especificas = competência de um ou de poucos empregados da empresa.

Quanto à forma, ordens orais = ordens dadas de viva voz aos executores, ordens escritas ordens dadas por escrito aos executores. Outro método muito importante que deve ser adquirido rapidamente pelo Sr. Eustáquio é o de Motivação, pois sua organização encontra-se no momento com um alto grau de rotatividade de funcionários. Do ponto de vista do administrador, a motivação compreende a criação de condições que proporcionem satisfação pessoal a quem trabalha sob suas ordens. Não é tarefa simples, pois o comportamento humano é complexo.

Segue três formas pela qual o Sr. Eustáquio poderá utilizar para motivar seu pessoal: 10 Melhor remuneração: De modo geral, podemos dizer que o pagamento de bons salános ou altos salários constitui boa motivação para o trabalhador, pois é com o dinheiro ganho que satisfaz as suas necessidades e de sua família. 20 Trabalho interessante: Ninguém gosta de fazer o que ão lhe agrada, se for obrigado a fazer, provavelmente o fará mal. Cabe ao administrador, com uma boa dose de competência, o papel de tornar agradáveis e interessantes as tarefas de seus subordinados. a Tratamento humano: O empregado não deve ser confundido com os equipamentos de produção. O Administrador deve criar motivações para o trabalhador desempenhar os equipamentos de produção. O Administrador deve criar motivações para o trabalhador desempenhar a contento suas obrigações. As relações familiares e sociais, as condições de vida e de saúde, passatempos favoritos, vida religiosa, etc. , são mportantes para o trabalhador e o administrador deve observar esses fatores e procurar dentro das possibilidades da empresa, proporcionar ao colaborador (não mais funcionário) a satisfação de seus desejos e interesses. . 4 Controle O Controle consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, bem como assinalar as faltas e os erros, a fim de repará-los e evitar sua repetição. De forma que a empresa do Sr. Estáquio cresça rapidamente sem pular etapas é necessário ter controle, as prioridades terão que se concentrar em se manter bons registros e controles inanceiros sobre o fluxo de caixa, o estoque, os dados dos clientes, os pedidos de venda, as contas a receber, as contas a pagar e os custos, estando ou não buscando o crescimento imediato.

O crescimento rápido, ou mesmo o crescmento lento, não exonera a necessidade de haver controles eficazes. Na realidade, é especialmente importante ter procedimentos estabelecidos, protocolos e processos e usá-los. Embora os erros e as ineficiências nunca possam ser completamente eliminados, pelo menos o Sr. Eustáquio precisa ter certeza que o esforço está sendo feito para alcançar os níveis altos da produtividade e de ficácia organizacional, ou seja, alcançar seus objetivos. 3. Departamentalização 3. 1 Áreas de Recursos Humanos 3. 1. 1 Primeira Proposta.

Planeiar – Primeirament recrutamento interno, própria organização, para preencher um cargo vago. Organizar – Tal recrutamento será feito por meio da avaliação de habilidades e conhecimento dos colaboradores, para assim distribui-los em éreas de afinidade. Não sendo posslVel preencher todas as vagas, será realizado o processo de seleção de novos colaboradores, seguindo os critérios de conhecimento e habilidades inerentes a cada função. Dirigir – Serão realizadas pelo departamento de Recursos Humanos, periodicamente, avaliações de eficácia de treinamentos e capacitações realizados com os colaboradores.

Controlar – Caso alguma avaliação de colaborador tenha resultado insuficiente para a função, serão estabelecidos metas e prazos para adequação da situação encontrada. 3. 1. 2 Segunda Proposta Planejar – Qualificação dos colaboradores. Serão apresentados cursos de capacitação para que os funcionários almejem cargos mais elevados. Organizar – Cada setor designará um funcionário por vez para fazer o curso de capacitação Dirigir – Tendo feito o curso de capacitação, o departamento de Recursos Humanos Irá fazer um avallação com os funcionários que fizeram o curso.

Controlar – Logo feito a avaliação, fica a cargo do administrador no caso o Sr. Eustáquio avaliar os resultado da avaliação, e decidir se continua com o processo ou se faz alguma mudança. 3. 2 Áreas de Finanças e Contabilidade 3. 2. 1 Primeira Proposta planejar – Interface entre compras e vendas com intuito de trabalhar a produção (just in time). Organizar — O Setor de compras deve se preocupar em comprar insumos de uma maneira organizada, de forma que não faltem nsumos e nem sobre os mesmos em rande quantidade, ou seja, ra a produção. anter um estoque na m PAGF 17 É de suma importância que o setor de vendas ande em sintonia com o setor de compras e com a produção, pois os insumos serão comprados de modo que possam atender as necessidades da produção para que a mesma atenda aos pedidos repassados pelo setor de venda de maneira rápida e qualitativa. Controlar – Cabe ao responsável pelo setor vendas e ao responsável pelo setor de compras e produção andarem em perfeita sintonia para que no momento adequado implantar novas mudanças de modo que possam atender as mudanças xigidas pelo mercado. . 2. 2 Segunda Proposta planejar – Implantar uma contabilidade do tipo gerencial para facilitar o planejamento, controle, avaliação de desempenho e tomada de decisões pelos usuários internos (Diretor e Gestor). Organizar — Organizar orçamentos, relatórios de desempenho, de custos e outros não rotineiros para facilitar a tomada de decisões, elaborados de forma detalhada, com especificidades de partes da entidade, como produtos, departamentos etc.

Dirigir – Relatórios produzidos sempre que necessários pela administração, com horizonte temporal variável, que vai desde horas a vários anos. Controlar – O mais importante para o contador ou administrador gerencial da empresa não é saber calcular, mas interpretar indicadores e elaborar relatórios com os pontos fortes e fracos do processo operacional e financeiro da empresa, visando propor alternativas de curso futuro. 3. 3 Área de Marketing 3. 3. primeira proposta Planejar – Sabemos que a propaganda é uma das ferramentas de marketing mais utilizadas para consolidar e perpetuar a imagem da marca de uma empresa, mantendo o cliente informado, através das inúmeras vertentes da mídia, sobre seus produtos ou serviços. Con o consumidor e seu em o consumidor e seu ambiente, podemos então criar uma propaganda que desperte a atenção do mercado e atenda as necessidades e desejos da empresa do Sr. Eustáquio.

Organizar – Depois de criada, a propaganda vai ser veiculada nos diversos meios de comunicação. O Sr. Eustáquio vai escolher o que melhor convém para seu negócio, se um anúncio no rádio, na W, no jornal, na Internet, ou até mesmo em todos esses veículos. Uma boa imagem pode influenciar as intenções de compra bem como encorajar novos consumidores a experimentarem certos produtos ou serviços. E se a intenção é de apresentar ou onsolidar a marca, é de fundamental importância certos cuidados para se ter um anúncio criativo e eficaz.

Dirigir – Fazer um anúncio com uma agência de propaganda, ou profissional do ramo, certificar-se sempre de sua experiência, pois para se fazer um bom anúncio é necessário conhecer bem a empresa, o seu posicionamento, os objetivos e metas e os produtos e serviços que se deseja ofertar ao mercado. Evitar a tentação de aprovar um anúncio apenas pela beleza. Priorize também a eficiência da mensagem que está sendo transmitida e analisar os anúncios de seus principais concorrentes para onhecer suas estratégias e o nível de agressividade de cada um deles.

Controlar – O Administrador de utilizar sempre a relação custo x benefício, pois economizar no material pode ser um desastre. A proposta do anúncio pode perder muito sem a qualidade e não ter o retorno desejado: o barato pode sair caro! 3. 3. 2 Segunda Proposta Planejar – Segundo Cerqueira (2005) os pioneiros no desenvolvimento de projetos de endomarketing foram os japoneses e foi a partir da administração partlcpativa que surgiram grandes projetos no mundo ocidental. O endomarketing será criado na empresa do Sr. Eustáquio para atrair e reter seu primeiro cli 17

Depreciação pecuária

0

DEPRECIAÇÃO, EXAUSTÃO E AMORTIZAÇÃO NA AGROPECUÁRIA DEPRECIAÇÃO – aplica-se somente aos bens tangíveis. Exemplos: máquinas, equipamentos etc. EXAUSTÃO — aplica-se

Read More

Técnicas de negociação

0

O PROCESSO DE NEGOCIAÇAO Processo de Negociação, define-se basicamente como sistema de transformação entre entradas (força inicial, fornecendo ao sistema

Read More