Metodo historico critico

Categories: Trabalhos

0

“terra infértil, estéril”. Geografia e clima Vista da cidade de Gr Seu rebordo oriental, Metodo historico critico Premium gy neta2012 anpenR 24, 2012 pages Planalto da Borborema O Planalto da Borborema, também conhecido como Serra da Borborema ou Serra das Russas ou, antigamente, como Serra da Copaoba, é uma região montanhosa brasileira no interior do Nordeste. medindo aproxmadamente 250 km de norte a sul, indo de Alagoas, passando por Pernambuco, Paraíba e chegando ao Rio Grande do Norte. O termo Serra da Borborema é utilizado para indicar as várias porções do Planalto nos estados agraciados om a beleza de suas serras e vales.

No Estado da Paraíba, onde o planalto cobre todo o agreste paraibano, Serra da Borborema e Planalto da Borborema são sinônimos. Borborema quer dizer to view nut*ge ar 3 Ixada litorânea com um desnível de 300m, o que lhe contere ao topo uma altitude de 500m. Para o interior, o planalto ainda se alteia mais e alcança média de 800m em seu centro, donde passa a baixar até atingir 600m junto ao rebordo ocidental. Diferem consideravelmente as topografias da porção oriental e da porção ocidental. A leste erguem-se sobre a superfície do planalto cristas de leste ara oeste, separadas por vales, que configuram parcos relevos de 300 m.

Aproximadamente no centro-sul do planalto eleva-se o maciço dômico de Garanhuns, que supera a altitude de 1 000 m. Com altitude média de 400 m, podendo chegar a mais de 1 000 m — como é o caso do Pico do Jabre, de 1 197 m e do Pico do Papagaio, de 1 260 m — Swlpe to vlew next page em seus pontos extremos (serras), o planalto está encrustado no agreste do Nordeste Oriental, espalhando-se de norte a sul e tendo como fronteira natural as planícies do litoral (região úmida) e a depressão sertaneja (região semi-árida).

Constitui uma área de transição entre a mata atlântica e a caatinga, possuindo vegetação variada que vai desde a caatinga propriamente dita até resquícios de mata atlântica (matas de brejo) nos pontos mais altos das serras, como ocorre na Unidade de Conservação Estadual Mata de Goiamunduba, na Paraíba. Parque Estadual Pedra da Boca, Araruna. Com amplitude térmica mais acentuada que o litoral, por conta da continentalidade, normalmente passando dos 300C durante o dia e cerca de 200C à noite, chegando a cair algumas vezes para 130C à noite em alguns locais mais elevados. l Vem se constituindo em uma região de forte atração turística, principalmente para os habitantes da área litorânea, que são atraídos pelas paisagens e o clima agradável que apresenta, nomeadamente nas vizinhanças de Chã Grande, Gravatá e Garanhuns (Pernambuco), Araruna, Lagoa Seca, Campina Grande, Bananeiras e Solânea (Paraba). Outros motivos de interesse são os festejos juninos, as feiras, a cullnária e o artesanato.

O ecoturismo também vem pouco a pouco se desenvolvendo, como é o que vem ocorrendo no Parque Estadual Pedra da Boca, ituado no município de Araruna recentemente criado. Os solos em geral são pouco profundos e de fertilidade natural bastante variada, com predominância de fertilidade média e alta. O clima do planalto é seco, muito quente, semi-árido, com a es PAGFarl(F3 predominância de fertilidade média e alta.

O clima do planalto é seco, muito quente, semi-árido, com a estação chuvosa estendendo-se até o outono, com precipitações médias anuais de 400 a 650 mm, condições em que predormna a caatinga hipoxerófila. Nesta unidade de paisagem, existem ainda áreas de icroclimas com pluviosidades bem mais elevadas, com trechos de floresta perenifólia, subcaducifólia e caducifólia. O potencial de águas subterrâneas também é baixo, com predominância de águas salinas. Principais cidades Vista do Açude de Bodocongó, Campina Grande.

No Planalto da Borborema localizam-se importantes cidades, tais como: * Campina Grande (Paraíba), conhecida como a “Rainha da Borborema”, por situar-se no topo e no centro do Planalto, e por ser o entrocamento, a congregação de mais de 60 municípios que formam o Compartimento da Borborema, o maior entreposto omercial, educativo, de saúde e economia do interior da Região Nordeste * Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe e Caetés (cidade natal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva) (Pernambuco) * Arapiraca (Alagoas) * Santa C uz (Rio Grande do Norte) Serra do Bodopitá. A Serra do Bodopitá é uma cadeia montanhosa que se encontra na Paraiba e estende pela cidade de Fagundes(PB). A serra tem uma formação geológica datada da era arqueana que compreende um maciço rochoso que possui grande área de terras altas, entre 950 m a quase 1 200 mil metros de altitude. PAGF3ÜF3

Segurança turística

0

171 9 Gestão de pessoas Objetivo Estudar e discutir a função da gestão de pessoas, sua concepção interdependências, interfaces, papéis

Read More

Fazendo um brienfing

0

TRABALHO CRIAR UM BRIEFING PARA UM CLIENTE QUE DESEJA REALIZAR UMA CAMPANHA DE PUBLICIDADE DEFINIR O CLIENTE: DEFINIR MERCADO DE

Read More