Poluição

Categories: Trabalhos

0

Tratamento de água Segundo informações da COPASA para se construir um sistema de abastecimento de água, é necessária à realização de estudos através de profissionais altamente qualificados na avaliação da necessidade da população e o crescimento populacional e industrial do local a ser abastecido. Com base nas informações estudadas se projeta um sistema de abastecimento de agua tratada, durante o período analisado nestes estudos.

Estes estudos também mostram que a estação de tratamento será realizada através de captação, adução, estação de tratamento, eservação, rede de distribuição e ligaçóes domiciliares. A captação pode ser realizada superficialmente ou na forma subterrânea. Captação superficial através de gravidade bombeamento, uma de motobombas que or7 s ou represas N aso do to view a por um conjunto do manancial para envio a estação de tratamento constru da junta a captação.

As águas captadas superficialmente passam por algumas fases de tratamento como: Oxidação: São oxidados os metais presentes na água, principalmente o ferro e o manganês, que se apresentam normalmente dissolvidos em água bruta, através da injeção de loro ou produto smilar, tornando os metais insolúveis na água facilitando sua remoção em outras etapas do tratamento. Coagulação: a remoção da sujeira é realizada dentro de um tanque de mistura rápida contendo dosagens de sulfato de alumínio ou cloreto férrico, podendo adicionar cal a mistura para Swlpe to vlew next page manter o PH da água a nível adequado.

Estes coagulantes aglomeram a sujeira formando os flocos. Floculação: a água coagulada e misturada dentro dos tanques, fazendo com que os flocos se tornem mais pesados, volumosos e consistentes. Decantação: os flocos formados são separados da água através da sedimentação no fundo dos tanques. Filtração: a água passa por filtros constituídos por camadas de areia ou areia e antracito, suportados por cascalhos de diversos tamanhos, que retêm as impurezas que ainda não foram sedimentadas.

Desinfecção: nesta fase a água está visivelmente limpa, porém recebe o cloro para a eliminação de germes que são nocivos a saúde, garantindo a boa qualidade da água. Correção: a água recebe uma dosagem de cal para correção de seu PH, o que ajuda da proteção das tubulações contra corrosão u incrustação. Fluoretação: em atendimento a portaria do ministério da saúde aplica-se uma dosagem de flúor para redução das incidências de caries dentárias.

Captação subterrânea é efetuada através de poços artesianos, perfurações para captação de agua em lençóis subterrâneos, esta captação também é realizada através de motobombas instaladas perto do lençol d’àgua e enviada à superfície por meio de tubulações. A égua destes poços estão quase que isenta de contaminações, muitas vezes nao apresentam turbidez e por isso não precisa se tratada com as águas superficiais, neste caso ela assa apenas pelo processo de desinfecção. COPASA, 2012) Processos de tratamento de efluentes líquidos para definição do processo de tratamento de efluentes industriais são testadas e utilizadas divers PAGFarl(F7 Para definição do processo de tratamento de efluentes industriais são testadas e utilizadas diversas operações unitárias. Os processos podem ser classificados em físicos, químicos e biológicos em função da natureza dos poluentes a serem removidos e ou das operações unitárias utilizadas para o tratamento. GIORDANO, 2011) Processos físicos: removem os sólidos em suspençao edimentares e flutuantes, através de gradeamento, peneiramento, separação de óleos e gorduras, sedimentação e flotação. Gradeamento: utilizam-se grades mecânicas ou de limpeza manual com espaçamento entre barras normalmente entre e 2 cm, para remoção de sólidos grosseiros que causam entupimentos e impactam no aspecto do sistema de tratamento.

Peneiramento: as peneira mais utilizadas possuem entre 0,5 a 2mm, objetivando a remoção de sólidos com diâmetros superiores a ela e que também causam entupimentos. As peneiras podem ser mecanizadas por escovas em caso de fluentes gordurosos. Separação água e óleos: este processo ocorre por diferença de densidade, sendo normalmente as frações oleosas mais leves que a água e são recolhidas na superfície. Sedimentação: é a etapa de clarificação, aplicada em acordo a característica do efluente e do processo de tratamento..

Filtração: é o processo de passagem de uma mistura através do filtro, que retém os sólidos em suspenção e acordo a capacidade do filtro. O processo de filtração em membranas é atualmente o processo com maior desenvolvimento para aplicações em efluentes industriais. Sua aplicação pode ocorrer tanto em reatores de lodos ativados quanto em processos de polim PAGF3rl(F7 Sua aplicação pode ocorrer tanto em reatores de lodos ativados quanto em processos de polimento para retenção de microrganismos ou moléculas orgânicas responsáveis por cor ou toxidade.

Flotação: Processo utilizado para a clarificação de efluentes e a consequente concentração de lodos, deve ser aplicada principalmente para sólidos com altos teores de óleos, graxas, detergentes tais como os oriundos de indústrias petroquímicas, pescado, frigoríficos e de lavanderias. (GIORDANO, 2011) Processos químicos: são considerados como processos químicos esses que utilizam produtos químicos, que promovem a remoção dos poluentes ou condicionem a mistura de efluentes a ser tratada aos processos subsequentes. (GIORDANO, 2011).

Os principais processos encontram -se listados a seguir: Clarificação química: remoção da matéria orgânica coloidal, incluído os coliformes). Baseado na coagulação dos coloides seguindo da floculação e separação de fases por sedimentação ou flotação. A desestabilização pode acontecer por diversos meios: o calor , a agitação , agentes coagulantes químicos, rocessos biológicos, passagem de corrente elétrica, ou ainda a eletrocoagulação com a adição de coagulantes químicos. Eletrocoagulação: remoção de matéria orgânica, inclusive de compostos coloidais, corantes e óleos e gorduras.

Passagem da corrente elétrica pelo efluente em escoamento pela calha eletrolítica. A separação de fases pode ser melhorada por sedimentação posterior, separação das fases sólida (escuma) e l[quida (efluente tratado) ocorre na própria calha. O arraste para a superfície, dos coágu os e flocos formados, devido à ads ocorre na própria calha. O arraste para a superfície, dos coágulos e flocos formados, devido à adsorção desses ao hidrogênio gerado por eletrólise; a fase tratada é escoada pela parte inferior da por ocasião da dessorção do hidrogênio.

Precipitação de fosforo e outros sais ( remoção de nutrientes), pela adição de coagulantes químicos compostos de ferro e ou alumínio. A precipitação de metais ocorre pela formação de hidróxidos metálicos, devendo ser verificada a curva de solubilidade dos metais (pH x solubilidade). Cloração para desinfecção Oxidação por ozônio, para a desinfecção. A oxidação dos cianetos ocorre pela reação do (on hipoclorito em meio alcalino, com a formação do gás carbônico e nitrogênio. Os metais após a oxidação dos cianetos tornam-se insolúveis na forma de hidróxidos.

Redução de cromo hexavalente: a utilização de cromo hexavalente nos banhos de galvanoplastias e curtumes é aprincipal origem do cromo nos efluentes industriais. O cromo ainda é utilizado como componente de tintas anticorrosivas e em tratamento de águas para sistemas de resfriamento. Oxidação de cianetos Precipitação de metais tóxicos: a coagulação química e osteriormente a precipitação do fósforo é o método mais eficaz para a remoção deste nutriente dos esgotos sanitários ou efluentes industriais. Troca iônica (GIORDANO, 2011).

Processos biológicos: Os tratamentos biológicos de esgotos e efluentes industriais têm como objetivo remover a matéria orgânica dlssolvida e em suspensão, através da transformação desta em sólidos sedimentáveis (flocos biológicos), ou gases (et. al RAMALHO, 1991). Os processos de t em sólidos sedimentáveis (flocos biológicos), ou gases (et. al Os processos de tratamento biológicos têm como princípio tilizar a matéria orgânica dissolvida ou em suspensão como substrato para microorganismos tais como bactérias, fungos e protozoários, que a transformam em gases, água e novos microorganismos.

Os microorganismos, através de mecanismos de produção de exopol[meros (GRADY Jr e LIN, 1980), formam flocos biológicos mais densos que a massa líquida, da qual separam-se com facilidade. A fração da matéria orgânica transformada em sólidos situa-se na faixa de 6 a (GRADY Jr e LIN, 1980), dependendo de diversos fatores, tais como, o processo adotado e a relação alimento microorganismos (A/M). A outra parte da matéria orgânica é ransformado em gases, notadamente o gás carbônico e/ ou em metano nos sistemas anaeróbios.

Os flocos biológicos em excesso, chamado de excesso de lodo, são retirados dos sistemas de tratamento e submetidos a processos de secagem natural ou mecanizada. Os esgotos e os efluentes industriais clarificados devido ? remoção da matéria orgânica em suspensão (coloidal ou sedimentável) e dissolvida, bem como pela redução da presença de microorganismos, são considerados tratados. O grau de tratamento requerido é função da legislação ambiental, ou seja, das características ou pelo uso preponderante atribuído ao corpo eceptor. (et. al. FEEMA, 1992).

Os principais processos são: Lagoas anaeróbias e fotossintéticas; • Os processos aeróbios são normalmente representados por lodos ativados e suas variantes: aeração prolongada; lodos ativados convencionais PAGFsrl(F7 representados por lodos ativados e suas variantes: aeração prolongada; lodos ativados convencionais; lagoas aeradas facultativas; aeradas aeróbias; • Os processos facultativos são bem representados pelos processos que utilizam biofilmes (filtros biológicos, biodiscos e biocontactores) e por algumas lagoas (fotossintéticas e aeradas acultativas).

Os biocontactores apresentam tambémprocessos biológicos aeróbios. • Os processos anaeróbios ocorrem em lagoas anaeróbias e biodigestores. (GIORDANO, 2011 Um outro método de tratamento efluentes quimicos é por meio da radiação ionizante. A radiação Ionizante atua na degradação dos compostos orgânicos originando substâncias de estrutura molecular mais simples que podem ser biodegradadas no ambiente, além do que para muitos desses compostos, não há alternativas convencionais de tratamento.

A utilização da radiação ionizante, principalmente a proveniente e feixe de elétrons de alta energia gerado em aceleradores, tem demonstrado ser um processo eficiente para o tratamento de efluentes líquidos e lodos por apresentar as seguintes características: produção de espécies altamente reativas, não requer a adição de reagentes químicos, permite a decomposição de compostos orgânicos, operação segura, processo facilmente controlado e limpo sem a formação de substâncias poluidoras e radioativas. CASAS, 2004) Bibliografia Disponível em: . Acesso em 06 de Abril de 2012. Disponível http://www. ipen. br/biblioteca/teses/23000. pdf> Acesso em 06 de Abril de 2012.

Manuseio de materiais explosivos

0

Definição de explosivos Explosivo é a substância, ou a mistura de substâncias químicas, que tem a propriedade de, ao ser

Read More

Sistema organizacional cbc

0

O que realmente conta é, além do conhecimento, a habilidade para interagir de forma harmoniosa com os demais profissionais, ter

Read More