Relatório aula prática

Categories: Trabalhos

0

AULA PRÁTICA DE BIOLOGIA CELULAR Diversidade celular 1. Introdução A teoria celular foi formulada no século 19 e deixa explicita que as células são as unidades estruturais e funcionais da vida. Os menores organismos são compostos por uma única célula, denominados organismos unicelulares. Já os maiores, são formados por milhares de células e chamados pluricelulares. Existe uma grande diversidade celular. Em amostras de água de açude, podem-se encontrar vários tipos diferentes de seres unicelulares, como protozoários.

Os vegetais são organismos luricelulares, possuindo parede celular (estrutura exclusiva de células vegetais, con célula, formada de p sac ar 3 pectinas; determina As células também di procariontes possue ica entre o melo ea lose, hemicelulose, es e eucariontes. As individualizando o núcleo celular. Já as eucariontes com carioteca, não permite que o DNA fique disperso no citoplasma; além de possuírem organelas mais especializadas. Na ultima aula pratica no laboratório de biologia, foram analisadas lâminas de organismos unicelulares . com material biológico contendo paramécios) e lâminas de vegetais . m material biológlco de vegetais como, tomate, cenoura, chuchu e batata). RAVEN, P. EVERT, R. F. , EICHHORN, E. S.. Biologia vegetal. sed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1996 2. Objetivos Atividade I: preparo de lâminas com material fresco de epiderme de vegetais- tomate, cenoura, chuchu e batata- também foram preparadas lâminas com água de açude, para análise de protozoários- paramécios. II: visualização das lâminas contendo células de organismos unicelulares e pluricelulares. 3. Material e Métodos Atividade Materiais: lâminas, lamínulas, água de açude, papel filtro.

Procedimentos: colocamos uma gota do material disponível (água de açude) na lâmina. A seguir, cobrimos a gota de água com uma lamínula e retiramos o excesso com papel filtro. Analisamos o material biológico no microscópio óptico. Atividade II: Materiais: vegetais (tomate, cenoura, chuchu e batata), lâminas, lamínulas, bisturl, água e microscópio. Procedimentos: raspamos a polpa dos vegetais, individualmente, com o bisturi, transferimos para uma lâmina e pingamos uma gota de água. A seguir, cobrimos o material com uma lamínula e analisamos com o auxilio do aparelho microscópio óptico.

Após a visualização no microscópio adicionamos uma gota de corante Iugol, á lâmina contendo material biológico da batata e observamos novamente. 4. Resultados e discussão Na primeira lâmina analisada, pode-se observar a água de açude, com alguns paramécios e algas. Os paramécios são estruturas unicelulares, que se deslocam rapidamente devido aos seus inúmeros cílios. A seguinte, lâmina do tomate, pode-se visualizar estruturas contendo o licopeno, responsável pela coloração avermelhada da fruta. O licopeno é uma substância anticancerígena, atuando pnncpalmente como prevenção ao câncer de próstata.

A lâmina contendo material biológico referente á cenoura, vemos o beta caroteno, substância responsável pela transformação da vitamina A no organismo dentro da arede do intestino. parede do intestino. Já na lâmina do chuchu, podemos observar a substância flavina, rica em minerais e responsável pela coloração esbranquiçada do vegetal. Por último foi analisada a lâmina contendo material biológico da batata, onde é possivel visualizar claramente os amiloplastos (amido), principal fonte energética vegetal. A batata é rica em carboidratos, consequentemente uma ótima fonte energética. Conclusão A partir desta prática experimental, foi possível identificar as diferenças morfológicas dos organismos á cima citados. Vista que os organismos unicelulares são seres muito pequenos e sua análise torna-se inviável sem o auxilio do aparelho microscópio. Os organismos pluricelulares também só foram possíveis ? visualização detalhada de seu tecido celular com o uso deste aparelho. Este microorganismo de vida livre (paramécio) é comum em águas doces estagnadas, como na égua de açude analisada. Trata- se de um representante do grupo dos protozoários ciliados e ertencente á ordem Peniculida.

Já os vegetais, cenoura (Daucus carota), tomate (Lycopersicon esculentum), chuchu (Sechium edule swartz) e batata (Solanum tuberosum), são organismos formados por inúmeras células , portanto pluricelulares. Com a análise mais especifica desses organismos foi poss[vel a visualização de substâncias como o betacaroteno na cenoura, o licopeno no tomate, flavina no chuchu e amiloplastos na batata. 6. Referências bibliográficas RAVEN, P. 1-1. , EVERT, R. F. , EICHHORN, E. S.. Biologia vegetal. sed. Rio de Janeiro: Guanabara Koo an. 1996 http://pt. wikipedia. org/wiki

Apagão de talentos

0

[pic] ADMINISTRAÇÃO RONDONOPOLIS – M 2011 [PiC] ora to view nut*ge Disciplina: Administração de Pessoas I Docente: Aline Santos Discente:

Read More

Cp ng1 dr3

0

ESCOLA SECUNDБRIA DA AMADORA Ano Lectivo 2011 12012 Curso EFA Secundбrio Бrea de competкncia: CIDADANIA E PROFISSIONALIDADE Nъcleo Gerador:l –

Read More