Relatório de microbiologi

Categories: Trabalhos

0

AULA PRÁTICA DE MICROBIOLOGIA AMBIENTAL Relatório entregue como parte das atividades avaliativas da disciplina Laboratório de Microbiologia do Curso de Engenharia Ambiental Docente: Patrick Duca 1. Introdução Os microrganismos aumentam a fertilidade do solo pela conversão (fixação), do nitrogênio atmosférico em compostos nitrogenados, utilizados pelas plantas na síntese de proteínas. o nut*ge Convertem as substâ tornando-os úteis pa os PACE 1 ora microrganismos dec não é possível imagi realizadas fertilizam postos inorgânicos, ue os imais mortos, mas ões bioquímicas de nutrientes. Este é um processo complexo, do qual participam muitos tipos de microrganismos. Calcula-se que 0,4 há de solo fértil contém cerca de 500kg de bactérias e talvez, quantidades equivalentes de fungos, protozoários e algas. É uma verdade generalizada que, quanto mais microrganismos existirem no solo, mais produtivo ele será.

O solo é constituído por um grande número de seres vivos microscópicos. Uma colher de chá do solo fértil de um jardim pode conter bilhões de microrganismos. Du Swipe to nex: page Duas palavras caracterizam a flora microbiana do solo_ abundância e diversidade. Direta ou indiretamente os dejetos e corpos de animais mortos e tecidos de plantas finalmente penetram no solo. Os microrganismos são responsáveis por essas transformações, convertendo plantas mortas e matéria animal em substâncias inorgânicas simples que nutrem as plantas.

As plantas então servem de alimento para os animais e plantas, os microrganismos desempenham um papel importante na manutenção da vida na terra. Microrganismos do solo A quantidade e os tipos de microrganismos presentes no solo dependem de muitos fatores ambientais: * Quantidade de nutrientes disponíveis; ‘k Umidade disponlVel; * Grau de aeração * Temperatura 2. Objetivo Contar e identificar meios de culta de bactérias. 3.

Materiais e Reagentes * Placas de Petri * Tubos de ensaio; * Solução salina 0,85% estéril com 9 ml, * Nove amostras de meio de cultura; * Erlenmeyer; ‘k Duas amostras de Solo distintas * Bastão de vidro; * 1 Pipetador / Pêra , * pipeta; PAGFarl(F3 prática, foram dividas em dois grupos as placas de Petri, , osteriormente, diluiu-se em água destilada amostra de solo distribuída pelo professor, a seguir deixou repousar a solução por alguns minutos, após a espera distribui-se a solução do erlenmeyer nos tubos ensaio já contendo solução salina.

A seguir retirou se da suspensão dos tubos e inoculou-se a superfície com o auxílio da alça de drigalsky, posteriormente os microrganismos foram isolados e colocados para a chamada incubação separados por grupos de temperatura, um de temperatura ambiente e outro grupo na estufa à 370. Ao passar de uma semana encubada, ssas placas perceberam-se nelas um aumento de colônias. Para finalizar foi feita a contagem de colônias de bactérias presentes naquelas práticas.

Com a ajuda de uma caneta de retroprojetor contou-se a quantidade de bactérias seja ela NA ou AS. Já terminada a prática, higienizou-se as bancadas. 5. Conclusão Conclui-se que é adequada a metodologia de contagem de bactérias no solo seja ele rico ou não. 6. Referência Bibliográfica http://www. zemoleza. com. br/carreiras/6697-microrganismos -do-solo. html. Microrganismos do Solo. Acesso em 24/04/2012 PAGF3ÜF3

A educação escolar pública e democrática no contexto atual: um desafio fundamental

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DE DE FORA Faculdade de Educação Fisica e Desportos Relatório Educação Física Inclusiva: Aluno: Murilo Teixeira Diniz, 200921066.

Read More

Reflexões sobre o ato de estudar

0

Reflexões sobre o ato de estudar um conjunto de sugestões que podem ajudar você a ter um melhor rendimento na

Read More