Relatório de organica

Categories: Trabalhos

0

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA- DQIJI RELATORIO DE QUIM AULA PRÁTICA SOBR ENTAL NTE ors to view nut*ge Disciplina: Química Orgânica Experimental Docente: Profr Dra. Adaiane Spinelli Discentes: Carla Poliana Moura Braga Cristiani da Silva Lino de Barros Daniela Cristina Oliveira Lobato Walkimar Aleixo da Costa Júnior solvente que não contém inicialmente o analito, é aconselhável usar um solvente orgânico suficientemente volátil para poder ser removido por evaporação.

O solvente orgânico deve ser o mais uro possível para evitar a contaminação da amostra analítica final (VOGEL, et al. , 2002). 3 – OBJETIVOS Na referida aula prática, foi realizada uma das técnicas de separação mais empregadas em laboratório de Química Orgânica: a extração com solvente. Foi extraido iodo (12) de uma solução de Iugol ou tintura com o n-hexano para posteriormente ser feita a quantificação da massa de iodeto de potássio (Kl) na refenda solução. 4 – PARTE EXPERIMENTAL 4. – Materiais • 2 béquer de 250 mL da Vidrolex, • 2 provetas de 10 ml_ da Satelit, • Funil de decantação, ?? Suporte metálico. 4. 2 — Reagentes • Solução de tintura com 10 % de iodeto de potássio • N-Hexano (NUCLEAR). 4. 4 — procedimento Experimental • Mediu-se 10 ml_ da solução de iodo com o auxílio de uma proveta e transferiu-se para o funil de decantação; • Mediu-se 10 ml_ de n-hexano com o auxílio de uma proveta e transfira para o funil de decanta ão_ Foi observado que a fase orgânica e a fase aquosa n ram (a fase orgânica PAGO t’ s adequada.

Com uma das mãos a rolha foi segurada para ter certeza que não soltará e com a outra mão segurou-se a torneira; ?? Inclinou-se o balão em um ângulo de 450 e agitou-se vigorosamente com movimentos circulares; • Inclinou-se o funil para cima e abriu-se a torneira para que os gases formados fossem liberados; • Prendeu-se o funil de cantaçao com uma garra de argola com um béquer logo abaixo do funil; • Esperou-se que as duas fases se separassem; • Abriu-se a tampa da parte superior, e separou-se a fase aquosa da fase orgânica abrindo a torneira; • Tranferiu-se a fase orgânica pela tampa do funil de decantação para um béquer; • Recolocou-se a fase aquosa dentro do funil de decantação e dicionou-se mais 10 ml_ de n-hexano_ Separou-se novamente as duas fases. O processo foi repetido mais duas vezes; • Por fim, coletou-se a fase aquosa em um béquer de massa conhecida e o béquer foi aquecido até completa evaporação da água; • Deixou-se o béquer esfriar e logo após, ele foi pesado novamente. 5 – RESULTADOS E DISCUSSÃO Após a realização do experimento pode-se perceber que o iodo, apesar de ser apolar ele se dissolve bem em meio aquoso (meio polar) quando na solução houver a presença do iodeto de potássio (solução denominada Iugol ou solução de tintura).

Isso é explicado pela formação do (on triiodeto como mostra a equação a seguir: Kl + 12 K+ + 13-. Entretanto, como a solução de tintura entrou em contato com um solvente orgânico (n-hexano), percebeu-se que o n-hexano passou PAGF3rl(FS tintura entrou em contato com um solvente orgânico (n-hexano), percebeu-se que o n-hexano passou de incolor para um roxo intenso. Isso ocorreu porque apesar de estar dissolvido na solução de tintura, o lodo é mals solúvel em meio orgânico por possuir caráter polar, então o íon triiodeto foi desfeito formando o íon iodeto e iodo (13- -+ 12), e este então passou do meio aquoso para ser solubilizado no n-hexano, modificando assim, a coloração do hidrocarboneto.

Tabela 1 : Comparações das massas do béquer antes e depois da evaporação da fase aquosa e a massa obtida de iodeto de potássio Béquer antes da evaporação Béquer após à evaporação I Iodeto de potássio encontrado Massa (g) | 100, 976 1100, 982 0,006 Levando-se em conta que a solução havia 10% de iodeto de potássio e que a densidade de Kl é de 3,13 g/cm3, foram realizados os cálculos necessários e descobriu-se o rendimento m porcentagem de iodeto de potássio recuperado na extração: PAGF 10 = Entao: C d. T. 1000 c = 3,13 g/L. 0,1. 1000 c = 313g/ % (rendimento) = m recuperada 100% m total 5 – CONCLUSAO . 100% C m/V(L) 313g/L = m/o,01L m = 1,917. 10-3 g 0,006 g 1,917. 10-3 g Desse modo, pode-se concluir que a recuperação de iodeto de potássio em uma solução de Iugol através da extração com solvente orgânico, no caso o n-hexano, se mostrou uma técnica ineficaz, uma vez que o valor em porcentagem da massa recuperada foi excessivamente baixo (0,192%). – REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS BECKER, H. G. 0. ; BERGER, W. DOMSCHKE, G. ; FANGHANEL, E. ; FAUST, J. ; FISCHER, M. ; GEWALD, F. G. K. ; GLUCH, R. ; MAYER, R. ; MULLER, K. ; PAVEL, D. ; SCHIMDT, H. ; SCHOLLBERG, K. ; SEILERK. S. E. ; ZEPPENFELD, G. organikum – Química orgânica Experimental. trad. atual por Amélia Pilar Rauter e Bernardo Jerosch Herold. – 2a edição – Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993. VOGEL, A. 1. ; MENDHAM, DENNEY, R. C. ; BARNES,J. 0. ; THOMAS, M. J. K. ; Análise Química Quantitativa. trad. atual por Júlio Carlos Afonso, Paula Fernandes de Aguiar e Ricardo Bicca de Alencastro. – 6a ediçao – Rio de Janeiro: LTC Editora, 2002.

A brincadeira como instrumento de aprendizagem em sala de aula.

0

A BRINCADEIRA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA. ‘BINELLO, G. A. 2CARVALHO, M. S. 12 Alunos do curso

Read More

Principais fatos do brasil colonia

0

22/04/1 500 – Expedição chefiada por Pedro Álvares Cabral, com dez naus, três caravelas e 1. 500 homens a bordo,

Read More