Relatorio técnico em vigilância em saúde

Categories: Trabalhos

0

CETAM CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS ESTÁGIO SUPERVISIONADO TÉCNICO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE RELATORIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO TÉCNICO DE VIGILÂNCIA EM SAUDE Tefé 2011 SEBASTIÃO RODRIG to view nut*ge ESTÁGIO SUPERVISIO EM SAUDE – CO DE VIGILÂNCIA MODULO VIGILÂNCIA SANITÁRIA, EPIDEMIOLÓGICA, AMBIENTAL Secretaria Municipal de Saúde Rua Marechal Deodoro, 660 – centro – Tefé – AM Vigilância em Saude Unidade de Saúde: Centro de Saúde São Miguel Turno(s): Matutino perí0d0 de realizaçao: 17/10/2011 a 02/12/2011 Relatório de Estágio Supervisionado ?

Medico Veterinário: Dr. : André Gustavo Lira Albuquerque 201 1 INTRODUÇÃO O estagio supervisionado do Curso Técnico em Vigilância em Saúde teve como supervisores do estagio: Médico Veterinário Dr. André Gustavo Lira Albuquerque, enfer(a) Vânia Ferreira Medeiros e enfer(a) Toska Juvita Nonato Alves, na qual deu inicio as atividad es no período de 17/1 0/11 a 02/12/2011 no total de 240 horas nas unidades de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental.

A prática de estágios do curso Técnico Vigilância em Saúde retrata as ações das vigilâncias ue atuando no município: Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental vivenciado no Centro de Saúde São Miguel, mostra que esta é um fase muito importante para pôr em prática teoria que aprendeu-se em sala.

Como Futuros técnicos de Vigilância em Saúde aprendeu-se a lidar com q e situação. PAGF 35 setor realizar no decorre do mês para acompanhamento dos estagiários. A proposta estabelecida pelos supervisores do estag10, um roteiro que devera ser seguido pelos estagiários nas unidades de estagio, em diferentes âmbit os que estão interligados ao centro de Saúde são Miguel.

Na unidade de Vigilância Sanitária foi abordado pelo orientador do estagio um breve histórico sobre a vigilância sanitária e como ela procede dentro do município de Tefé, foram colocados ponto de observação como inspeclonar, como adentrar num estabelecimento, como se porta em meio a uma inspeção dentre outros fatores abrandou o assunto relacionado a pratica e observação dos fiscais que atuam na área ha mais de quatro anos, um roteiro para que os estag iário possam acompanhar numa observação pratica a ação da Vigilância Sanitária em Tefé dentre esse roteiro as atividades desenvolvidas inspeções.

Após a explicação do superwsor os ficais da Vigilância Sanitária e estagiários do CETAM , saíram a campo para realizar inspeções e apreensões nos estabelecimentos comercias da cidade. Seguindo minuciosamente o roteiro de inspeção e baseando -se nas leis federais da ANVISA LEI NO 6. 437 e 986.

O estagio em Vigilância Epidemiológica teve como supervisora a Enfermeir a Vânia Ferreira Medeiros que é Coordenadora em exercício da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde no município de efé- AM, na qual se deu inicio o estagio com as atividades realizadas no eríodo de 01 a 1711 1/201 80 horas, no primeiro PAGF 3 5 Etelvina, que são digitadores e fazem trabalhos administrativo, busca ativa, investigação e outros.

Em segulda uma breve abordagem dos sistemas de Informação que a Vigilância Epidemiológica de Tefé, utiliza para informar os agravos e notificaçao no sistema: SIM, SINASC e SINAM. Na primeira semana foi repassado a todos os estagiários como preencher a ficha de Notificação no Sistema, na se mana seguinte os estagiário foram direcionados para investigação e fechamento de óbito: 01 (uma) MIF (Mulheres em Idade Fértil), 01 uma) investigação sobre óbito infantil – “Ficha de Investigação de Óbito Infantil.

Entretanto a vigilância epidemiológica no âmbito municipal realiza a medida do possível as atividades preconizadas pelo ministério da saúde e estabelece metas para a realização das atividades, pois o quadro de funcionário é bastante reduzido e o espaço muito delimitado pela amplitude do trabalho realizado pelo setor.

A pretensão de entender o cotidiano da realidade do perfil epidemiológico que a Vigilância no âmbito municipal envolvido no processo saúde doença em Tefé, analisando a distribuição e os atores determinantes das patologias, e o por quê causam danos à saúde e quais eventos associados ? saúde coletiva identificando as medidas especifica de prevenção, controle ou erradicação de doenças abrangerem fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, entendendo as ações de saúde que são realizadas no município.

Segundo a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8. 080/90): ‘Vigilância Epidemiológica é o conjunto de atividades que permite reunir a informação indispensável para conhec PAGF d 5 momento, o PAGF s 5 mesmo funciona no município pelo coordenador do etor de dengue senhor Edson Cunha.

Os estagiários do Curso Técnico em Vigilância em Saúde, Conhecendo e entendendo o liraa, no setor dengue encaminharam nos a sala de realização de teste rápido dengue, fazer atividade educativa (educação em saúde), acompanhar realizar ações de controle de campo educação em saúde , distinguir o SIVEP, fazer analise critica da POM2011 – criar sugestões, realizar vacina animal – Não pode ser realizado por falta de vacina, realizar atividade de educação em saude com foco na prevenção as zoonoses, Fazer fluxograma relacionando as atividades de controle e ssistência ao paciente, fazer mapa de casos localizado por área urbana e rural relacionando a ocupação do paciente e o padrão epidemiológico, realizar acompanhar atividades de pesquisa entomológica em área com maior índice de infestação calcular indicadores entomológicos, elaborar fluxograma para área de risco enfocando assistência ao paciente, medldas preventivas e medidas de controle especificas para essa área. Mapa de casos localizado por área urbana e rural relacionando a ocupação do paciente e o padrão epidemiológico, realizar acompanhar atividades de pesquisa entomológica em área com aior Índice de infestação calcular indicadores entomológicos, elaborar fluxograma para área de risco enfocando assistência ao paciente, medidas preventivas e medidas de controle es ecificas PAGF 6 35 Saúde do CETAM, onde os estagiários se credenciaram para realizar atividades para colocar a teoria em pratica.

Justifica-se pela relevância deste relatório pela necessidade de pesquisa e desenvolvimento de metodologias alternativas no âmbito municipal da cidade de Tefé, através da interdisciplinaridade, para uma possível educação em saúde e garantir a saúde da população, visto que a aquisição o conhecimento voltado a educação em saúde, vem se tornando uma atividade corriqueira entre os munícipes. Já que é comum ouvir, falar em questões voltadas a saúde, que os cidadãos possam se interessar em atender as orientações estabelecidas pelos técnicos de saúde que atuam no quadro funcional das unidades de Vigilância em Saúde e ainda hoje o índice de agravos, notificações, inspeções e outras ações realizadas na cidade é muito alto. Que se tenha mais consciência e Façam necessário buscar desenvolver novas alternativas para melhorar a qualidade do serviço local o mais atraentes e agradáveis.

São grandes as dificuldades do setores de vigilância saúde em fazer um trabalho serio e transparente e mostrar utilidades dos conteúdos para população e preservação da saúde, pois, a compreensão de outras parte da população ainda não esta inserido na cultura da cidade de certa forma dificultando a ação da Vigilância em saúde . O estagio supervisionado tem as implicações, para atender as necessidades advindas da sociedade em meio à integração com a relação da grande produção, de um lado, se dá no âmbito técnico e social que há dependência de técnicos capacitado s no etor, no âmbito municipa PAGF 7 35 questão é pensar, a linguagem do trabalho e os aspectos que diferenciam o homem enquanto o trabalho realizado na pratica com a finalidade de atingir toda área de cobertura. ara suprir essas atividades envolvem ações de controle realizando insp eções com mais freqüência nos estabelecimentos que visa municipal cobre há uma necessidade a suprir a demanda. Para aperfeiçoar e contribuir o aprimoramento do conhecimento teórico na pratica os fatores que contribuem com os impactos gerados pelo desconforto social e consistem em controlar a nalogia entre o instruclonal e funcional no âmbito da VISA – TEFÉ Integrar e identificar a extensão territorial abrangido pela Vigilância em Saúde do município de Tefé quais são os prejuízo causado em meio a socieda de. Selecionar o principais problemas saúde na cidade de Tefé vendo a realidade vivenciada pelas unidades de vigllância – no âmbito municipal.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVO VIDAS NA ETAPA DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE – MODULO VIGILÂNCIA SANITARIA Nos dias 17 a 18 de outubro do ano de 2001, no mercado municipal acompanhado dos stagiários e fiscais da vigilância sanitária de Tefé para apresentação e complementação do relatório Foram feitas as seguintes observações como: edifi cação e Instalação como piso: Tem ue esta livre de defeitos, rachaduras, tr e outros. Ralos bom estado de conservação, sem falhas de revestimentos e existência de proteção (telas) contra insetos e roedores, Iluminação: Natural ou artificial adequada à atividade desenvolvida, luminárias limpas e em bom estado de conservação, Ventilação: Ventilação e circulação de ar capazes de garantir o conforto térmico,

Instalações Sanitárias: Vasos sanitários com tampa, mictórios e lavatórios Íntegros, ser vidos de água corrente e conectados a fossa séptica. Conservação, iluminação e ventilação adequadas. Presença de lixeiras com tampa e produtos destinados a higiene pessoal, Abastecmento de água: caixas d’água dotada de tampa em perfeitas condições de uso , livre de vazamentos, infiltrações e descascamentos, Observações: Proibido o uso de caixas de amianto. – Verificar a realização de desinfecção dos reservatórios de água, encanamento em estado satisfatório e ausência de nfiltrações. – Comercialização de gelo produzido a partir de água potável.

Destino dos Resíduos (lixo): Lixo no interior do estabelecimento em recipientes tampados, uso de saco de lixo apropriado. Os manipuladores devem estar com Vestuário: Utilização de uniforme de trabalho adequado (avental e toca) à atividade, de cor ou tonalidade clara, rigorosamente limpos e em bom estado de conservação, Asseio pessoas: boa apresentação, asseio corporal, mãos limpas, unhas curtas, sem esmaltes, sem adornos (anéis, pulseiras, etc), manipuladores barbea dos, com os cabelos e bigodes parados e protegidos, Hábitos higiênicos: avagem cuidadosa das mãos antes da manipulação de alimentos, principalmente após qualquer interrupção e depois do uso de sanitários. Os manipuladores não deve re os alimentos, cuspir, sanitários.

Os manipuladores não devem: espirrar sobre os alimentos, cuspir, tossir, fumar, manipular dinheiro ou outros hábitos que possam contaminar o almento, Estado de Saúde: ausência de afecções cutâneas, feridas e ausência de sintomas e infecções respiratórias, gastrintestinais (diarréias) e oculares. No dia 24 de outubro de 2011 aconteceu inspeção as lojas endedoras de produtos inalantes como (Tiner e cola de sapateiro): Controle de venda de produtos tóxicos Matérias de Construção/lnalantes os estabelecimentos faz o controle de inalantes conforme determina a Visa Tefé de acordo com a Resolução RDC n 345 de 25 de Dezembro de 2005, que dispõe sobre produtos que contem substancias inalantes, algumas empresas não vendem mais o produtos, outras foram encontradas preenchidas as fichas de controle, no total foram visitados um total de 04 estabelecimentos.

Dia 25 de outubro de 2011 os estagiários do CETAM juntamente com a presença dos fiscais e vigilância sanitária realizaram inspeções nas comunidades de Emade, agrovila: Foram realizadas também visita na Est rada da Emade e Estrada da Agrovila, inspeções foram realizadas nas escolas, comércios incluindo uma panificadora, foram orientadas todas as escolas na questão higiênico sanitária do estabelecimento educaclonal juntamente com seu grupo de funcionário para a precaução de algum agravo a saúde da clientela de alunos que usufrui da escola Dia 26 de outubro de 2011, a atividade realizada se deu com inspeções realizadas nos Flutuantes que fazem Co imentícios, Comercio de

Tcc administração rh

0

BEATI – FACULDADE DE EDUCAÇAO, ADMINISTRAÇAO E TECNOLOGIA DE IBAITI DOUGLAS DELFINO 9 p ADMINISTRAÇÃO SALARIAL: O papel da remuneração

Read More

Conceito velocidade instantanea

0

Velocidade Instantânea DANIEL DE ARAUJO CABRAL. GEORGES LUIS BRITO PINHEIRO, FÉLIX FERREIRA NETO, RAFAEL RIQUE COSTA ANDROCHESKI IESAM-lnstituto de Estudos

Read More