Utilização de tutorial para o ensino à distância – ead através da abordagem de um conceito lecionado em várias disciplinas.

Categories: Trabalhos

0

Utilização de tutorial para o ensino ? distância – ead através da abordagem de um conceito lecionado em várias disciplinas. Premium gy lui7simarc 05, 2012 | E pagcs Utilização de tutorial para o Ensino à Distância — EAD através da abordagem de um conceito lecionado em várias disciplinas.

José Maurício de Souza, Luiz Antonio Simões Marcondes, Ricardo Candido da Silva, Rodrigo Cruz da Silva, Samuel Shie Faculdade de Tecologia – FATEC Ipiranga Rua Frei João, 59 04280-130 – Paulo -sp – Brazil or6 jmsouza@hotmail. co lui ricardo. silva70@fatec . e samuelshiel@gmail. SII p@hotmail. com, Abstracta The purpose ofthis work is to promote a new way to develop the knowledge using a meda that has become very popular nowadays, the World Wide Web.

Using simple audiovisual resources, was developed a tutorial that through menu-driven navigation between expository pages and video lectures is made to study the truth table and its applications exploring interdisciplinarity inherent in four courses: Discrete Mathematics, Architecture and Organization of Computers, Algorithms, and Microcomputer Programming This tutorial can be released at pecific sites of educational institutions or even popular sources of reference, such as academic blogs.

Through this method of play and popularity of this media is expected to expand the tutorial pode ser divulgado em sítios específicos de instituições de ensino ou até mesmo em fontes populares de referência, como os Blogs acadêmicos. Através deste método lúdico e da popularidade desta midia se espera ampliar as opções de ensino e incentivar o aprendizado. 1.

INTRODUÇÃO O presente trabalho se originou do Projeto Interdisciplinar de Sistemas que foi um trabalho proposto pela coordenação do urso com vistas à fixação dos conhecimentos adquiridos em aula, estimular o trabalho em equipe e também funcionar como incentivo à criatividade. A fim de promover uma nova maneira de desenvolver o conhecimento ao utilizar um meio de comunicação que se tornou muito popular nos dias atuais, a rede mundial de computadores, utilizando recursos audiovisuais simples, desenvolveu-se um tutorial, uma ferramenta para e-learning.

Apresenta-se, a seguir, como se desenvolveu o projeto. 2. TUTORIAL PARA O ENSINO À DISTÂNCIA EAD DA TABELA VERDADE. Foi desenvolvido um tutori software Microsoft Discreta; Arquitetura e Organização de Computadores; Algoritmos e Programação em Microinformática se fez necessária a construção de um capítulo introdutório sobre o conceito Tabela Verdade. 2. 1 TEMA Com o intuito de facilitar o entendimento escolheu-se como tema o ambiente de um restaurante por se tratar de algo amplamente conhecido e abrangente.

Todos os exemplos práticos abordados nas quatro disciplinas se referem às rotinas de um restaurante. 2. 2 ESTRUTURA A estrutura das aulas contidas no tutorial é basicamente a mesma: ?? é feita uma introdução a respeito da disciplina; • aborda-se a Tabela Verdade utilizando-a pela visão da referida disciplina; • são apresentados exemplos teóricos para o entendimento dos conceitos e • são apresentados exemplos práticos abrangendo as rotinas de um restaurante.

Conforme a Figura 1, a seguir, procurou-se relacionar os assuntos entre as disciplinas de forma a dirigir a seqüência das aulas na seguinte ordem: 1 u Matemática Discreta, 20 Arquitetura e Organização de Computadores, 30 Algoritmos e em 40 Programação em Microinformática_ DE COMPUTADORES . 3. 1 Teoria A aplicação da tabela verdade se estende a muitas áreas, e entre elas a lógica digital que é aplicada em circuitos e computadores.

Na disciplina Arquitetura e Organização de Computadores, podemos ver sua aplicabilidade nas portas lógicas que vamos entender mais a seguir. Encontramos uma boa definição para portas lógicas em (Lourenço et al. , 1996, p 46): “As portas lógicas constituem os dispositivos básicos dos circuitos digitais e têm como objetivo a implementação de funções lógicas” Esses circuitos fazem o controle dos fluxos de energia, erando, com sua combinação, diversos resultados práticos.

São representados símbolos que são utilizados para representar as operações lógicas, sendo os pnncpais ANO, OR e NOT, e suas derivadas NAND, NOR, XOR e XNOR. Conforme a Figura 2 a seguir PAGF Grelhado com salada 110 13 III I Fritas com refrigerante Utilizando as portas lógicas vistas, a Figura 3 demonstra um circuito lógico que sinalizaria o pedido de cada um desses pedidos. Figura 3 – Circuito dos pedidos Onde: Tabela 2 Tabela Verdade dos edidos lúdico e da popularidade desta mídia se espera ampliar as opções e ensino e incentivar o aprendizado.

De acordo com o número de acessos, com as divulgações em outros sítios e com os comentários recebidos, o tutorial, produto deste trabalho poderá ser aprimorado e até mesmo outros assuntos poderão ser abordados e novos tutoriais poderão ser produzidos. REFERÊNCIAS: ALENCAR FILHO, Edgard de. (2002). Iniciação à lógica Matemática Edgard de Alencar Filho. Iniciação à lógica Matemática, São Paulo: Nobel. DAGHLIAN, jacob (1995) Lógica e álgebra de Boole. sao Paulo: Atlas. FERREIRA, Cesário José. (2012). MEU MUNDO : Álgebra das roposições Disponível em : < http://wvw/. esariof. xpg acesso em 22 abril 2012, 23. 00. GOODRICH, Michael T. ; TAMASSIA, Roberto. (2002). - Projeto de algoritmos : Fundamentos, análise e exemplos da internet, Rio Grande do Sul : gookman. LIPSCHUTZ, Seymour; LIPSON, Marc. (2008). Matemática Discreta (Coleção Schaum), Rio Grande do Sul : Bookman. LOURENÇO, Antonjo; CRUZ, Eduardo; FERREIRA. sabrina; CHOUERI JUNIOR, Salomão. (1996). Circuitos Digitais. São Paulo: Érica,. 321 p. (Coleção estude e use. Serie Eletrônica Digital) SILVA, Mário Gornes da. (2 tica - Terminologia. São

Estauto da criança e do adolescente

0

[pic] LINHAS GERAIS SOBRE O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE to view nut*ge SALVADOR 2012 O Direito da Criança

Read More

Descrição e análise de cargos

0

Descrição e Análise de Cargos Nem sempre é o gerente de linha ou o profissional de RH quem desenha os

Read More