Contribuições dos blogs e avanços tecnológicos na melhoria da educação

Categories: Trabalhos

0

Contribuições dos blogs e avanços tecnológicos na melhoria da educação Premium Sy Jegaunss Man 06, 2012 4 pazes CONTRIBUIÇÕES DOS BLOGS E AVANÇOS TECNO ÓGICOS NA MELHORIA DA EDUCAÇÃO Marshall MC uhan, a partir de teorias de vários pensadores, que entre esses se destaca Neil Postman, aprofundou seu conhecimento sobre a “ecologia dos meios”. A ecologia dos meios analisa como os meios de comunicação afetam a opinião humana, a compreensão, a sensação, e o valor.

McLuhan em seu livro, Comprender los medios de comunicaclón: las extensiones del ser humano, McLuhan diz que oda tecnologia pode ser considerada como lógica extensão dos órgãos, sentidos, faculdades ou funções do ser humano. Isso, pode-se dizer, se enc ora Levinso empregou n eu I o termo “meio reme I” pa utilizam um meio pa com Levinson, em u A ediação” que Paul Levinson, empregou o nossas sociedades o outro. De acordo empre somos conscientes, tentamos fazer que os meios se pareçam mais com o homem . OS BLOGS: AMBIENTE COMUNICATIVO E DE APRENDIZAGEM NO IMAGINÁRIO DA WEB 2. Os blogs, originalmente usados como um exemplo de um diário virtual, veio aos poucos ganhando espaço no mundo, tanto que s blogs começou dando voz à presença pública. Pessoas comuns sem meros conhecimento no mundo intelectual da web, passaram a usar os blogs com o necessidade de introduzir comentários e noticias sobre um assunto em particular. Tempo depois de sua criação (1992 por Tim BernersLe), 1998, o número d SWipe to page de blogs chegava apenas a 20 e, em 1999, foram criadas para a internet ferramentas gratuitas de edição e publicação de blogs: Pitas e Blogger.

Pitas e Blogger contribuíram para incrementar o número de blogueiros, ampliando, portanto, as possibilidades expressivas de um novo ambiente de comunicações que se esenvolve rapidamente na internet: a blogosfera (tudo que circula no mundo dos blog). De acordo com estatísticas do Technorati, no começo do mês de abril de 2007, o número estimado de blogs no mundo atingia a marca de 170 milhões. A cada dia são gerados 120 mil novos blogs: 1. 4 por segundo, em média.

E, quanto ao número de textos que diariamente são publicados nos blogs, o Technorati estimou uma média diária de 1. 5 milhões por dia: 17 comentários ou posts por segundo. No Brasil, de acordo com o Ibope/NetRatings, “em agosto deste ano (2007), aproximadamente nove milhões de usuários cessaram e leram blogs. O número representa 46% de internautas ativos no mês e reforça o crescimento da blogosfera no Pais”. Outro levantamento, realizado pela Intel, mostra que, dos 170 milhões de blogueiros do mundo, 5,9 milhões são brasileiros.

Blogs. com:estudos sobre blogs e Comunicação Então os blogs, pode-se dizer, que virou uma ferramenta básica para a comunicação em um ambiente propriamente dito, digital, que favorece a remediação na internet contribuindo para o desenvolvimento da web. A NOVA EDUCAÇÃO A nova educação, traz a inclusão digital para colocar em prática o so de blog como meio de portabilidade para a educação de alunos. Ne digital para colocar em prática o uso de blog como meio de portabilidade para a educação de alunos.

Nelas, os alunos terão fácil acesso as matérias, notas e até mesmo provas que poderão ser aplicadas pelo professor em suas devidas atividades. E, quanto aos blogs, embora existam pretensões individuais de se tirar partido, não são uma ferramenta frequente nas universidades, mas sim entre os universitários. Os blogs são muito populares e estão sendo adotados massivamente pelos jovens graças a sua gratuidade e sua alta capacidade de difusão a informação e interação em benefícios próprio.

Uma das grandes vantagens do uso de blogs na área docente é que a maioria dos alunos os adota com facilidade, por já serem envolvidos nesse mundo da tecnologia desde pequenos, conclui- se que tenham uma pratica muito maior do que os próprios professores. A incorporação das novas tecnologias na educação é já uma realidade que nos facilita o aprendizado e a comunicação porque é um objetivo irrenunciável. Por isso, se faz necessário que as tecnologias sejam parte dos currículos com competências bem definidas.

A formação dos professores é fundamental em atéria tecnológica, já que eles têm que se atualizar no uso das ferramentas que seus alunos domlnam quase à perfeição. A alfabetização digital ainda está como uma disciplina pendente entre os professores, que devem reorientar suas práticas a projetos em que a aprendizagem instrumental seja um meio e não um fim, em que se criem motivações e a máxima seja “querer fazer para querer aprender, querer PAGF3ÜFd fim, em que se criem motivações e a máxima seja “querer fazer para querer aprender, querer atuar para querer produzir.

PERSPECTIVA POSSÍVEL: A APRENDIZAGEM MÓVE O aprendizado móvel representa uma profunda remediação ducativa que definitivamente vai além da já existente internet social (web 2. 0). A web 3. 0, projeta estruturar todo o conteúdo disponível na rede mundial de computadores dentro dos conceitos de “compreensão das máquinas” Adicionada a capacidade da semântica a um site, ele será mais eficiente. Ao se pesquisar algo, se terá respostas mais precisas.

O usuário poderá fazer perguntas ao seu programa e ele será capaz de ajudá-lo de forma mais eficiente, entender mais sua necessidade. Um mecanismo de busca como o Google permite que o usuário pesquise o conteudo de cada página,: se indicar o nome de um tor ou de um filme, todos os dados sobre este ator ou este filme aparecerão na tela. Poderá ainda utilizar a “busca avançada” para restringir um pouco mals os resultados.

Mas se este usuário não se lembrar do nome do ator ou do filme, dificilmente encontrará meios de localizá-los. A Web 3. 0 organizará e agrupará essas páginas, por temas, assuntos e interesses previamente expressos pelo internauta.. Por exemplo: todos os filmes policiais, que tenham cenas de perseguição de carros, produzidos nos últimos cinco anos etc. Wikipedia – “Web 3. 0” http://pt. wikipedia. org/wiki/Web_3. 0

Panoptismo

0

A verdade e as formas jurнdicas Michel Foucault Bentham programou, definiu e descreveu da maneira mais precisa as formas de

Read More

Processos gerenciais

0

[pic] or7 to view nut*ge tanto, umas das áreas que acredito que deve receber maior atenção é o marketing- comercial,

Read More