Sistemas de informação na gestão de empresas

Categories: Trabalhos

0

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3 2 DESENVOLVIMENTO 4 2. 1 TIPOS DE SI’S4 2. 1. 1 Sistemas de informação rotineiros ou transacionais…. 2. 1. 1 . 1 Sistemas de gestão empresarial integrada. or6 2. 1. 1 . 1. 1 Sistemas de 01 to view nut*ge decisão… 1. 1. 2 sistemas de 2. 1. business. • • • • • • • • • 2 1 1 . 1. 3 Sistemas de gestão eletrônica de documentos (GED).. 2. 1. 1 . 1. 4 Sistemas de data Warehouse (armazém de dados 6 1 . 1. 5 Conceitos de Sistemas de Informação. CONCLUSÃO. nformação constitui essa infra – estrutura na organização e deve ser composto por recursos computacionais, humanos e rganizacionais, que devem agir de maneira integrada, dando apoio à gestão de negóclos. Para melhorar a aplicabilidade dessa tecnologia nas organizações, surgiu também a necessidade de um profissional que possua sua formação dentro da concepção sistêmica (especialista – generalista) e que possa auxiliar os administradores a definir o alicerce para tomada de decisão e definição de politicas.

DESENVOLVIMENTO Um Sistema de Informação (SI) é um sistema cujo elemento principal é a informação. Seu objetivo é armazenar, tratar e fornecer informações de tal modo a apoiar as funções ou rocessos de uma organização. É responsabilidade do Analista de Sistemas definir os objetivos do SI, as informações que o SI manipulará, os processos e pessoas que farao parte do SI, as máquinas que serão usadas nos processos e o inter-relacionamento entre os vários SI’s na organização. 1 Tipos de SI’S Vários tipos de SI’s tilizados nas organizações. quelas realizadas no dia-a-dia. Por isto, são facilmente identificados no nivel operacional da organização. Geralmente, são os primeiros a serem implantados, apesar de esta não ser necessariamente uma regra. A razão é ue são os mais fáceis e baratos de serem implementados (ou adquiridos), além de darem origem aos sistemas mais avançados (gerenciais e de apoio à decisão). Os Rotineiros têm por objetivo processar dados, isto é, fazer cálculos, armazenar e recuperar dados (consultas simples), ordenar e apresentar de forma simples dados para os usuários.

Seu beneficio principal é a agilização nas rotinas e tarefas, incluindo documentação rápida e eficiente,busca acelerada de informações e cálculos rápidos e precisos. 1 Sistemas de Gestão Empresarial Integrada – ERP (Enterprise Resource Planning) São sistemas que unem e integram os diversos sistemas rotineiros ou transacionais de uma organização. Permitem integrar os departamentos, de forma a agilizar processos e ainda gerar o Just-in-time (produção por demanda, sem estoques).

Por exemplo, quando uma venda é feita, a entrada é dada no sistema rotineiro de Vendas, mas o sistema de produção e o sistema de compras já ficam sabendo o que terão que fazer. 1 Sistemas de Apoio à Decisão (SAD’s ou DSS – Support Systems). Decision Um SAD recebe como entrada alternativas para solução de um problema e devolve as conse üências para cada alternativa. Assim o administrador po lé a melhor alternativa. AGF3tf6 várias alternativas) e ainda avalia as alternativas através de técnicas de what-if e se eu fizer isto, o que acontecerá tais como proJeçao e regressao. Sistemas de E-business Sistemas de e-business que integram os sistemas empresariais e possibilitam o intercâmbio de informação e dados entre aplicações em tempo real, possibilitando a realização de negócios via internet. 4 Sistemas de gestão eletrônica de documentos (GED) Objetivo: armazenar e recuperar documentos, utilizando bancos de dados. A recuperação é feita por atributos do documento. Exemplo: encontre o contrato feito com a empresa XYZ no ano de 2002.

Vantagem: redução de papéis Consequências: – diminuição de custos diretos (ex: menos formulários) – menos tempo para recuperar informações – mais espaço disponível – menos risco de incêndios 5 Sistemas de data warehouse (armazém de dados) Objetivo: agilizar tomada de decisões sem onerar bases transacionais. na tomada de decisões, coordenação e controle de uma organização e, além disso, esses sistemas também auxiliam os gerentes e colaboradores na análise de problemas, visualização de assuntos complexos e na cnação de novos rodutos.

Os sistemas de informação definem-se como sendo um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicação e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informação em uma organização como mostra a figura abaixo (O’BRIEN, 2004e URBAN et al. , 2007). • Hardware: computadores e periféricos, como impressoras, processadores, monitores, teclado, dispositivos de leituras externo, etc. Juntos, eles aceitam dados e informação, processa-nos e permitem sua visualização. • Software: é um conjunto de programas que permite que o hardware processe os dados. ??? Pessoas: são aqueles indivíduos que trabalham com o sistema. São usuários de hardware e software. • Banco de dados: é uma coleção de arquivos, tabelas e outros inter-relacionados que armazenam dados e suas respectivas associações. • Redes: é um sistema de ligação que permite o compartilhamento de recursos entre diversos computadores. • Procedimentos: é um conjunto de instruções sobre como combinar os elementos mencionados de forma a processar as informações e gerar as sardas desejadas. Também podemos dizer que são as funções que o sistema deve executar. ic] CONCLUSÃO De acordo com o estudo que tivemos, vimos que o sistema de informação (SI) é o centro da organização de uma empresa. Onde se agrupa diversos departamentos envolvendo pessoas na execução das tarefas e inserção de dados. Os sistemas de informação d o sendo um coniunto inserção de dados. Os sistemas de informação definem-se como sendo um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicação e recursos de dados que coleta, transforma e dissemna informação em uma organização. http://www2. videolivraria. com. br/ dfs/651g. pdf

Análise textual

0

UNIJORGE Curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda – In semestre Disciplina: Oficina de Leitura e Escrita Atividade proposta no

Read More

Conhecendo tóquio

0

ntroduçao O Japão é um arquipélago, que possui aproximadamente quatro mil ilhas e dessas se destacam quatro: Hokkaido, Honda, Shikoku

Read More