Trabalhos

Categories: Trabalhos

0

Colégio Metrópole Curso Técnico em Edificações Estruturas de Concreto Armado Ancoragem e Aderên ors to view nut*ge Belo Horizonte 2012 Definição A aderência é o que impede que uma barra de aço escorregue em relação ao concreto que a envolve. Alem de ser responsável por fazer com que concreto e aço trabalhem juntos. Através da aderência, é possível que as deformações de compatibilidade e a transferência de esforços entre concreto e aço tornem-se fundamentais para o surgimento do concreto armado. 2.

Tipos de Aderência Devido a diferentes fenômenos que ocorrem entre esta ligação e concreto e aço, podemos dizer que o fenômeno da aderência pode ser dlvidido em três parcelas que explicaremos a seguir, sendo elas: Aderência por adesão, Aderência por atrito e por ultimo Aderência mecânica. 1 . Aderência por adesão Esta é caracterizada pela resistência de separação dos materiais (concreto e aço), que ocorre devido a ligações físico-químicas entre as barras de aço e a argamassa geradas durante o inicio de pega do cimento.

Caso haja deslocamentos entre a barra e a massa que á envolve, as ligações são destru(das. Concreto Figura 1 Aço – Aderência por Adesão (PINHEIRO & MUZARDO, 2003). A figura acima representa uma li a ão por adesão entre um cubo de concreto e uma placa d caso, para separar estes “força de arrancamento”, representada por F. Nota se que esta força de arrancamento será maior do que a força de adesão, devido ao atrito entre a barra de aço e o concreto.

Figura 2 – Aderência por atrito (PINHEIRO & MUZARDO, 2003) Na figura acima percebemos que a Força F é formada pelas tensões de aderência (representadas pelas setas vermelhas) que estão distribuídas ao longo da barra. 3. Aderência Mecânica Este tipo pode ser caracterizado pela presença de saliências na superfície das barras de aço. Tais saliências comportam-se como se fossem peças de apoio que consequentemente mobilizam as tensões de compressão do concreto. pic] Figura 3 – Aderência Mecânica (Alberto Vilela Chaer) Os efeitos da aderência mecânica podem ser encontrados tanto em “barras de alta aderência” quanto em “barras lisas”, como ilustrado acima. PAGF3rl(FS inclinação maior que 450 sobre a horizontal; b) horizontais ou com inclinação menor que 45a sobre a horizontal, desde que: para elementos estruturais com h < 50cm, localizados no máximo 30cm acima da face inferior do elemento ou da junta de concretagem mais próxima; - para elementos estruturais com h 60cm, localizados no mínimo 30cm abaixo da face superior do elemento ou da junta de concretagem mais próxima.

Os trechos das barras em outras posições e quando do uso de formas deslizantes devem ser considerados em má situação quanto à aderência. ” O esquema a seguir ilustra situações de boa e de má aderência. Má aderência Boa aderência Figura 5 – situações de boa e má aderência (PINHEIRO ê MUZARDO, 2003) . – Resistêncla de Aderência Segundo a NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto – item 93. 2. ” A resistência de aderência de calculo entre armadura e concreto na ancoragem de armadur -tracionadas, deve ser Superficial Lisa (CA 25) I Entalhada (CA 60) I Alta aderência (CA 50) 2,25 I Observaçóes: ICoeficiente de Conformação Inb 11,2 1• nb é o valor mínimo do coeficiente de conformação superficial que a barra deve ter quando submetido a ensaio definido pela NBR I 17477 (“parâmetro de qualidade”) • 01 é o coeficiente para cálculo da tensão de aderência (“parâmetro de cálculo”)

Ji-paraná e suas bacias

0

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GES AO AMBIEN Al ENDRIO DE SOUZA STRINGARI Ji-Paraná, suas bacias

Read More

O meio ambiente a o engenheiro

0

A ENGENHARIA O MEIO AMBIENTE Começo este trabalho citando Art. 225 da Constituição federal “Todo cidadão tem direito ao meio

Read More