Explique a relação existente entre risco e retorno e demonstre como os dois indicadores podem influenciar na decisão de investimento.

Categories: Trabalhos

0

Explique a relação existente entre risco e retorno e demonstre como os dois indicadores podem influenciar na decisão de investimento. Premium gy flaviaportal 08, 2012 6 pagos Administração Financeira Orçamentária Universidade Castelo Branco Pólo Unificado — Porto Alegre Flávia Portal Espíndol Explique a relação ex como os dois indicad investimento.

OBJETIVO or6 rno e demonstre na decisão de O presente trabalho tem por objetivo apresentar as incertezas de um investimento, seus riscos e retornos possíveis, a forma como as empresas agem quanto o assunto é investimentos e aplicações. nvestimento no futuro. Quanto maior o grau de incerteza, maior o risco e maior o retorno esperado e vice-versa. Todo investidor deve escolher suas aplicações entre o menor risco possível e o maior retorno posslVel.

DESENVOLVIMENTO A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando astos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa, para tanto dispomos de: Investimentos: Que são recursos depositados de forma temporária ou permanente em certo negócio ou atividade da empresa, em que se deve levar em conta os riscos e retornos potenciais ligados ao investimento em um ativo financeiro, o que leva a formar, determinar ou definir o preço ou valor agregado de um ativo financeiro, tal como a melhor composição para os tipos de ativos financeiros. Os ativos financeiros são classificados no

Balanço Patrimonial em investimentos temporários e em ativo permanente (ou imobilizado), este último, deve ser investido com sabedoria e estratégia haja vista que o que traz mais resultados é se trabalhar com recursos circulantes por causa do alto índice de liquidez apresentado. Instituições Financeiras: Que são empresas intimamente ligadas às finanças, onde analisam os diversos negócios disponíveis no mercado de captais, podendo ser aplicações, investimentos ou empréstimos, entre outros, determinando qual apresentará uma posição financ investimentos ou empréstimos, entre outros, determinando ual apresentará uma posição financeira suficiente à atingir determinados objetivos financeiros, analisados por meio da avaliação dos nscos e benefícios do empreendimento, certificando-se sua viabilidade.

A tomada de decisão de investimento consiste na decisão da aplicação dos recursos financeiros em ativos correntes (circulantes) e não correntes (ativo realizável a longo prazo e permanente), o administrador financeiro estuda a situação na busca de níveis desejáveis de ativos circulantes , também é ele quem determina quais ativos permanentes devem ser adquiridos quando os mesmos devem ser substituídos ou liquidados, busca sempre o equllíbrio e nlVeis otimizados entre os ativos correntes e não-correntes, observa e decide quando investir, como e quanto, se valerá a pena adquirir um bem ou direito, e sempre evita desperdícios e gastos desnecessários ou de riscos irremediavel, e ate mesmo a imobilização dos recursos correntes, com altíssimos gastos com imóveis e bens que trarão pouco retorno positivo e muita depreciação no seu valor, que impossibilitam o funcionamento do fenômeno imprescindível para a empresa, o ‘captal de giro’. Como criténos de decisão de investimentos entre projetos mutuamente exclusivos, pode haver conflito entre o VAL (Valor Atual Liquido) e a TIR (Taxa Interna de Rendibilidade).

Estes conflitos devem ser resolvidos usando o critério do VAL Tomada de decisões de financiamentos diz respeito ? captação de recursos diversos para o financiamento dos ativos correntes e não correntes, no que tange a todas as atividades e operações da empresa; operações estas que necessitam de capi PAGF3rl(F6 todas as atividades e operações da empresa; operações estas que necessitam de capital ou de qualquer outro tipo de recurso ecessário para a execução de metas ou planos da empresa. Leva-se sempre em conta a combinação dos financiamentos a curto e longo prazo com a estrutura de capital, ou seja, não se tomará emprestado mais do que a empresa é capaz de pagar e de se responsabilizar, seja a curto ou a longo prazo. O administrador financeiro pesquisa fontes de financiamento confiáveis e viáveis, com ênfase no equilíbrio entre juros, benefícios e formas de pagamento. ? bem verdade que muitas dessas decisões são feitas ante a necessidade (e até ao certo ponto, ante ao desespero), mas independente da situação e emergência é necessária uma análise e estudo profundo e minucioso dos prós e contras, a fim de se ter segurança e respaldo para decisões Risco: É a possibilidade de perda. Quanto mais certo for o retorno de um ativo ou de uma carteira de ativos, menor sua variabilidade e, portanto, menor seu risco. Ex: O depósito numa caderneta de poupança é menos arriscado. A Diferença entre risco e incerteza está relacionada ao conhecimento das probabilidades ou chances de correrem certos resultados. O risco ocorre quando quem toma as decisões da aplicação de um ativo pode estimar as probabilidades relativas vários resultados, com base em dados históricos, o que chamamos de distribuições probabilísticas objetivas.

Quando nao se tem dados históricos e precisa fazer estimativas aceitáveis, ou seja, distribuições probabilísticas subjetivas, lidamos com a incerteza. O retorno esperado é o que um indivíduo espera que uma ação possa proporcionar no próximo período. É apenas uma expectativa, PAGF um indivíduo espera que uma ação possa proporcionar no próximo período. É apenas uma expectativa, já que o retorno efetivo poderá ser maior ou menor que o esperado. A expectativa e um indivíduo pode simplesmente ser o retorno médio que o título obteve no passado. A relação entre risco e retorno, quando o retorno sobre o investimento deve ser proporcional ao risco envolvido, e o risco é uma medida da volatilidade dos retornos e dos resultados futuros.

A volatilidade é a quantidade de flutuações que ocorrem com uma série de números quando eles se desviam de uma série representativa. O risco de ativo individual, apesar de medir o risco de ativo individual da mesma maneira que o risco de uma carteira é importante diferenciá- los, porque aqueles que mantêm carteiras recebem alguns enefícios. A fim de sentir melhor o conceito de risco relativo a retornos esperados de um dado ativo, é útil avaliar risco pôr ambos os pontos de vista, quantitativo e comportamental. A analise de sensibilidade é uma simples visão comportamental de risco que é obtida usando-se a análise de sensibilidade, que consiste em se considerar inumeros resultados possíveis ao se avaliar um projeto.

O procedimento básico é avaliar um ativo, usando-se inumeras estimativas de possíveis retornos, para se ter uma percepção da variabilidade dos resultados. uma das abordagens mais comuns é estimar os retornos mais pessimistas piores), mais prováveis (esperados) e mais otimistas (melhores), relacionados a um ativo. Neste caso, o risco do ativo será refletido pela faixa, que é a medida básica de risco. A faixa pode ser encontrada subtraindo-se o resultado pessimista do otimista. Quanto maior for a faixa para um dado ativo, maio subtraindo-se o resultado pessimista do otimista. Quanto maior for a faixa para um dado ativo, maior é a variabilidade ou risco que ele deve possuir.

As probabilidades são usadas para se determinar mais apuradamente o risco envolvido num ativo, uma probabilidade de um evento pode ser considerada chance percentual de ocorrer um certo resultado, atribuindo- se probabilidades aos resultados de um investimento, é possível estimar o valor esperado do seu retorno. O valor esperado de um ativo é um retorno médio ponderado, em que os pesos usados são as probabilidades dos varios resultados. Independente das probabilidades serem objetivas ou subjetivas, o valor esperado é calculado da mesma maneira. CONSIDERAÇÕES FINAIS Portanto, quanto maior o índice de liquidez, mais simplificando essa relação, pode-se concluir que quanto maior o risco, maior o retorno provável.

Nas operações dentro do mercado financeiro, ssumindo-se grandes riscos, implicitamente, assume-se também a possibilidade de grandes retornos. Isto não significa que o retorno está garantido, e sim que há a possibilidade de se ter uma boa remuneração. Para que um investidor possa ter um maior retorno, deverá aceitar um maior nivel de risco. Em regra geral, os investimentos com maior grau de risco possuem um prêmio de risco como um dos componentes da taxa de retorno, maior a rentabilidade. Espero que esse trabalho tenha conseguido alcançar o escopo para o qual foi elaborado: passar uma noção geral e simples do tema exposto. REFERENCIAS

1ª guerra mundial

0

O início da Grande Guerra O estopim deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-hungaro, durante

Read More

Trabalhos

0

Eles participam dos grupos de trabalho e órgãos de governança da GRI, usam as Diretrizes da GRI em seus relatórios,

Read More