Resenha sociologia rural: aspectos conceituais

Categories: Trabalhos

0

Resenha: Texto 1 A sociologia rural tem como primórdio a integração e a igualdade entra as pessoas que vivem e fazem história no meio rural. Essas mesmas pessoas enfrentam uma resistência a mudanças no que tange a socialização por meio da educação e também na introdução de novos conceitos que vem quebrar certos aspectos tradicionais dos povos dos campos. Infelizmente, hoje nos cursos de agronomia no Brasil, na América Latina e em partes da America, não se dá a importância devida à sociologia rural.

O que acaba refletindo com a empatia por partes dos rodutores e ruralistas tradicionais em relação aos estudantes e aos agrônomos, que ineficiente com eles. papel sociológico en de liderança, planeja determinada comuni ora ta e, po de uma maneira norma exerce um te com as questões e pessoas de uma A sociologia rural visa uma interligação humana com os processos introdutónos de cunho rural. Não é de hoje que esta sociologia tenta aprofunda-se nos meios mais remotos das ciências agrárias. É através disso que é possível medir os padrões de vida das pessoas, tal como as necessidades prioritárias desses rupos.

A sociologia rural é mais de caráter reativo que proativo, pois é eficaz no que atinge a fase de planejamento, mas não é de mesma eficiência na execução das tarefas. Resumindo, a sociologia somente dá sugestões e assume um papel secundário nos programas de ação. Nos EUA. to page EUA, a sociologia rural ganhou o mais significativo espaço, o que infelizmente não acontece com a mesma intensidade nos outros países latinos, como o Brasil. É mais vantajoso investir em outras áreas menos complexas com a sociologia do que na érea do ampo pra os sociólogos modernos.

A contribuição da sociologia é principalmente a conceituação cientlfica sobre a vida rural e os processos vigentes. Diagnosticar as características rurais, a existência de grupos sociais, mudanças agrícolas, métodos mais frequentemente utilizados pelos ruralistas são algumas áreas de interesse cientifico. Os programas de extensão, pelo menos nas últimas décadas, tem se intensificado nos países latino- americanos, com o objetivo principal de implantar cooperativas e assoclações nos lugares de interesse de pesquisa, ou seja, o meio rural.

A partir disso desenvolveu-se condições aos camponeses para um auto-desenvolvimento, onde, através de métodos produtivos mais inovadores, aprimoram as técnicas antigas e visões ultrapassadas. Mesmo com todos os esforços dos sociólogos em aplicar os conhecimentos nos meios das comunidades rurais, ainda são enfrentadas barreiras culturais, barreiras de interesse politico, na interação com as pessoas desses grupos, o número baixo de profisslonals nesta área social, tudo Isso contribu para o insucesso dos programas de ação.

Mesmo assim, os que se inserem nesse meio tem feito um trabalho com muita fundamentação e base nas estruturas e primitivas sociológicas. Eles pesquisam o modo de vida da gente rural, as relações sociais entre esses indivíduos sociológicas. Eles pesquisam o modo de vida da gente rural, as relações sociais entre esses indivíduos, os padrões de interação social que ocorre dentro dessas comunidades, aplicando a influencia que a ciência da sociologia rural tem nesta comunidade.

Resenha: Texto 2 A sociologia rural é aplicada quando surgem mudanças sócias e rises sociais que modificam ou intensificam o meio. No Brasil, por exemple, em meados do século XX, a maioria das pessoas morava nos campos, o que exercia uma visão social aplicada ? área rural. Com a grande movimentação subsequente de pessoas migrando para os grandes centros, as cidades modificando o espaço de vida rural; Com isso a sociologia rural ganhou espaço também devido essas modificações ocorridas, ou seja, crises momentâneas.

Podemos ver a sociologia rural depende da sociologia urbana e de contextos regionais de desenvolvimento. A sociologia rural te cunho específico, o meio rural, mas sofre influência dos meios. Ela descreve os fatos sociais rurais e a relação com o meio urbano. Está fundamentada nas ciências básicas de economia rural, geografia e estatística rural e tem grande influencia com a sociologia urbana.

Há muitas diferenças que delimita a sociologa rural da urbana, tal como: A sociologia rural está diretamente vinculada com o campo e as áreas afins agrícolas e os seus meios de utilização, já sociologia urbana está atenta aos processamentos e ndustrialização e as modificações sociais oriundas desses processos. Há também a diferença de ambiente, já que o homem do campo não enfrenta barulhos consta PAGF3ÜFd a diferença de ambiente, já que o homem do campo não enfrenta barulhos constantes e nem muita polução, o que é visto de forma freqüente nas cidades e no modo de vida do homem das cldades.

O modo de vida é diferente, tal como o espaço fisico e comportamental. Há também uma diferença latente das camadas sociais, o que provoca certo isolamento e independência, de orma que na cidade vizinhos de porta não se conhecem e na zona rural os vizinhos de vários quilômetros são interagidos e conhecem todo o modo de vida um do outro de forma muito intrínseca. As pessoas nas cidades conhecem muitas pessoas, mas não num sistema fechado de relacionamento e diálogo e é mais quantitativa.

No campo o sistema de relacionamento é aberto e muito mais integrado mesmo que as pessoas têm poucos contatos de relação com indivíduos numa mesma área. As maiorias das pessoas vêem o meio rural como uma válvula de escape do cotidiano estressante das cidades. E o meio rural se mostra muitas vezes muito mais agradável a ponto de pessoas com condições de morar nas cidades preferem a vida rural.

E em efeito disso, um efeito inverso, as pessoas do meio rural procuram as cidades, despojando-se do jeito pacato de viver, para correr atrás de empregabilidade e vida bem sucedida. Parece que sempre a grama do vizinho é mais verde nesses casos. É certo afirmar que as sociologias distintas têm um papel de complementação para o estudo e interação e relação de dependência desses dois meios de convivência.

O estado eficiente e a globalização

0

SUMÁRIO . Introdução 4 . Democracia 5 3. Autodeterminação 10 Nacionalldade 12 4. 5. Cosmopolitismo 20 6. Meio Ambiente 24

Read More

Cadeias de suprimentos e empresas virtuais

0

FACULDADES INTEGRADAS CAMÕES – FICA ar 6 Swipe to page CADEIAS DE SUPRIMENTOS EMPRESAS VIRTUAIS fornecimento são entes interdependentes, que

Read More